O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Edição 1.815: EDITORIAL - Iniciada briga entre Mina e comunidade

Depois de quase um ano de silêncio reiniciou a briga entre moradores de Santa Cruz e Esperança com a Empresa Rio Deserto, proprietária da Mina 101, que são contrários a instalação da mineradora de carvão em Içara.
O motivo é que a empresa estuda há possibili-dade de eftuar a lavação do rejeito no município, o que vem preocupando as comunidades e também os demais içarenses.
A empresa afirma que nada está confirmado.
Agora cabe aos órgãos ambientais fiscalizar.

CHARGE

COLUNISTA -Marion Silveira


Aposentadoria por
tempo de contribuição:
Quem tem direito?


Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, ele tem que combinar três requisitos: tempo de contribuição, pedágio e idade mínima.
Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade, 30 anos de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição).
As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos, 25 de contribuição (mais adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição).
O professor que venha comprovar tempo efetivo de exercício das funções de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio, tem o tempo de contribuição reduzido em 5 anos, podendo, aposentar-se aos 30 anos de contribuição (homem) e 25 anos de contribuição (mulher).
A carência exigida para os segurados inscritos até 24/07/91 que implementaram todas as condições para se aposentar no ano de 2008 é de 162 contribuições. Esta carência au-menta em 6 contribuições a cada ano até chegar a 180. Para os segurados inscritos após 24/07/91, a ca-rência é sempre de 180 contribuições mensais. Os períodos de recebimento de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez não contam para carência, porém é contado como tempo de contribuição e manutenção da qualidade de segurado.
A renda mensal da apo-sentadoria por tempo de contribuição é de cem por cento do salário-de-benefício aos 30 anos de contribuição, para a mulher, e 35 anos ao homem.
O salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 cor-responderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, que vem sendo corrigidos monetaria-mente, desde julho de 1994.
Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. Nos dois ca-sos será aplicado o fator previdenciário, que nada mais é do que um redutor do valor da aposentadoria que está relacionada com a idade do segurado e a expectativa de vida.
O valor não poderá ser superior ao teto de contribuição e nem inferior a um salário mínimo. É prudente que o segurado planeje a aposentadoria e seja assessorado por especialista na área para não ter surpresas quando receber a carta de aposentadoria.
Até a próxima semana.

POLITICA - Polêmica entre vereadores sobre a lavagem de carvão

Os vereradores revelam as posições a respeito da Mina 101, de propriedade das Empresas Rio Deserto, que pretende fazer a lavagem do rejeito, em Içara, que inicialmente seria feito em Siderópolis.



A empresa mineradora Rio Deserto, responsável pela implantação da Mina 101, nas localidades de Santa Cruz e Esperança, em Içara, manifesta interesse de realizar a lavação do rejeito carvão no local e fazer o transporte para a mina desativada no Poço Oito, sendo que inicialmente seria transportado para Siderópolis.
O assunto vem gerando polêmica entre os munícipes e os representantes da Câmara de Vereadores, visto que o requerimento na pauta da sessão da Câmara Municipal de Içara,, realizada no dia 1o de março, constava a discussão a respeito do Projeto de Lei PL/01/2010, de autoria dos vereadores Geraldo Baldissera (PDT), Darlan Bitencourt Carpes (PP) e André Mazzuchello Jucoski (PSBD), que visa a proibição do beneficiamento, lavagem e depósito de rejeitos do carvão mineral no munícipio. Contudo, o projeto foi retirado da pauta de votação pelo autor, Geraldo Baldissera.
Jucoski diz que ainda não viu o projeto da Mina 101, mas ele e o partido são contra a lavagem e o depósito em Içara. “Em reunião feita com a executiva do PSBD, concluímos que somos favoráveis ao acordo para que o carvão seja lavado em outra comunidade, mas agora iremos acompanhar tudo de perto”, revela o vereador tucano, citando que Baldissera pode ter retirado o projeto para conseguir buscar mais votos favoráveis a transferência de local.
Já o vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), o Mazinho, afirma que não é nem contrário, nem favorável a questão. “Sou pelo correto. Se há uma lei que proibirá a lavagem ou não, isso deverá ser decicido pe-la Fundai (Fundação do Meio Ambiente de Içara), além de conferir a constitucionalidade da questão com o procurador federal”, finaliza Mazinho.
Já Neuzi Berto Silveira (DEM), relata que irá se posicionar após a reunião que será realizada entre o final dessa semana e a semana que vem com os empresários da Rio Deserto. “Os responsáveis irão mostrar os projetos aos vereadores, para a análise, e ai sim terei uma opinião”, ressalta Silveira.
Quem também compartilha da mesma opinião, é Antônio de Mello (PMDB). “Como o processo está em tramitação, precisamos saber no que dará. Primeiro, a empresa iria retirar o carvão e levar para Siderópo-lis, mas agora temos que ver como ficará, levando em consideração o compromisso com o meio ambiente, em recuperar as áreas degradadas”, conta,
Joaci Domingos, o Boca (PP) comenta o seguinte. “Nessa altura, não sou contra nem a favor. Temos antes que saber qual o tipo de trabalho que será desenvolvido”, declara Boca.
Já o presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), é favorável. “Isso vai gerar emprego, renda e arrecadação. O município precisa disso”, confirma Costa.
Para Jurê Bortolon (PMDB), a questão da mineração já foi aprovada. “Agora temos que estudar o projeto da lavagem do carvão”, encerra Bortolon.
Até o fechamento da edição, o autor do projeto não quis se manifestar e os vereadores Darlan Carpes (PP) e Itamar da Silva (PP) não foram localizado.

A Rio de Deserto afirma que o projeto não está concluído

As Empresas Rio Deserto estão aplicando novas tecnologias para a classificação de carvão, processo que tradicionalmente é chamado de beneficiamento. Na Mina Novo Horizonte, o equipamento que já está sendo utilizado é o aerosseparador, que usa o ar para separar o carvão e dispensa totalmente o uso de água. O projeto de classificação do carvão na Mina 101, em Içara, ainda não está concluído e somente daqui 20 dias será protocolado junto aos órgãos competentes. E que a ideia é utilizar uma tecnologia chamada meio denso, que vai consumir menos de 1/3 da água necessária no processo tradicional de beneficiamento. Para a mesma quantidade de carvão a separar, no método de classificação meio denso são utilizados 250 metros cúbicos de água, enquanto o beneficiamento tradicional são necessários 800 metros cúbicos.
Outra grande diferença é a área necessária para implantação do sistema. Se fosse utilizado lavador, a área da mina e beneficiamento precisaria de 100 hectares. Já na tecnologia meio denso, o equipamento poderá ser colocado na mesma área onde já está a mina em implantação, sem aumentar o espaço já ocupado hoje. Pelo projeto, a tecnologia meio denso será associada a outras duas tecnologias, o espessador de lamelas e o filtro prensa. O primeiro será utilizado para separar os finos da água, no processo de clarificação do líquido. O resultado da separação são finos sólidos ainda úmidos, e esta água será retirada através do filtro prensa, o que resultará em rejeitos secos e em forma de blocos. A ideia é que este material seco seja colocado no depósito de rejeitos no Poço 8, em Içara. No entanto, o projeto ainda não está concluído e, por consequência, ainda não tem licenciamento. Os rejeitos ficariam por dois a-nos neste depósito, depois voltariam a ser colocados no interior da mina, em um novo processo chamado Draw Back. A partir dos dois anos de operação da mina, todo re-jeito seria depositado no interior da mina e a área do Poço 8 será recuperada conforme já ocorreu em outras áreas. "Desde que a Mina 101 começou a ser planejada, novas tecnologias surgiram e as Empresas Rio Deserto estão sempre pesquisando e buscando o que há de novo para poder produzir com o menor impacto ambiental possível", explica a engenheira Rosimeri Redivo, responsável pela Gestão Integrada da empresa.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Sou o único pré-candidato aqui da cidade que já havia passado nas prévias do partido em novembro. Estou trabalhando na minha eleição”. Frase do ex-vereador Adilor Guglielmi, o Dóia (PSDB), sobre os boatos de que havia desistido da candidatura à deputado estadual em outubro de 2010.

Gabriel de Souza
advogado da coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, responsável, junto com o advogado Fa-biano Castanhetti, pelas ações que requerem a cassação do Prefeito Gentil Dory da Luz, afirmou que somente ele pode falar sobre o assunto. “Agora todo mundo quer ser o pai da criança. Ninguém está autorizada a falar sobre o assunto, a não ser nós dois. Nem o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior”, afirmou o advogado.
Na edição de quarta-feira quem se manifestou sobre o assunto foi o advogado Alessandro Abreu, cujo contato foi repassado pelo PP.
Parece que os progressistas não estão em sintonia.

Está decidido
o Balneário Rincão vai continuar contando com os serviços do Posto de Atendimento Bancário do Banco do Brasil/Besc. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, pela instituição.
A superintêndencia regional do banco voltou atrás sobre o fechamento, que deveria ocorrer no dia 9 de março, depois que um grupo de comerciantes se reuniram terça-feira com o gerente da agência do Besc de Içara, Diego Citadini, e negociaram a permanência do posto bancário.
Ficou definido também que no prazo mais breve possível o posto deverá mudar de endereço, indo para o Centro do Rincão.

Rodrigues Mendes
o Sapinho, candidato da chapa 2 a presidência da Uaci, esteve na redação do Jornal Içarense, nesta sexta-feira, mas a candidata da chapa 1, Si-moni Serafim, e o presidente da Uaci, Vanildo Warmling, não compareceram, para dar explicações sobre as eleições.
Sapinho afirma que está na disputa.

Estudantes
dos cursos do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã de Içara/SC realizarão em 7 de março, a Ação Mulher Mirassol, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, às 14h, na Associação Beneficente Mulheres Voluntárias do Mirassol.
Na ocasião serão oferecidos a comunidade os serviços de manicure, pedicure, escova, penteados e corte de cabelo executados pelos alunos das turmas de Corte de Cabelo. Para abrilhantar o evento o aluno Jailson Crepaldi Inácio, do curso de Secretariado, irá mostrar todo o seu talento ao som dos teclados, e os demais jovens farão atividades recreativas com as crianças da comunidade enquanto as suas mães se embelezam.

GERAL - Sindserpi antecipa discussão de reajuste salarial de servidores

Segundo a presidente do Sindicato, Vera Regina Vieira, apesar de a data base ser em maio, houve a antecipação da discussão do reajuste com os servidores em virtude das eleições.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindiserpi), convocou os funcionários públicos municipais para participarem de uma reunião, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 17h.
O assunto em discussão e votação será a negociação do reajuste salarial da categoria.
De acordo com a presidente da entidade, Vera Regina Vieira, a data base para a discussão do aumento salarial é o mês de maio.“Contudo, como esse é um ano eleitoral, antecipamos as negociações para estarmos respeitando a legislação”, declara a presidente, afirmando que há quase dez anos há um ganho real, e que a luta do sindicato será para manter esse mesmo padrão de reajuste. “Ainda não definimos um valor que será apresentado. Mas sabemos que a inflação está variando entre 4 a 4,5%”, ressalta Vera, afirmando que enviou ofício ao prefeito Gentil Dory da Luz, para agendar uma reunião, no dia 11 de março, para discutir do repasse salarial.
Até o fechamento da edição não foi possível localizar o prefeito de Içara para falar sobre o assunto.

POLÍCIA - Presidente do Conseg do Centro analisa temporada e fala de projetos

O presidente do Conseg do Centro, Maurino Peres Barbosa, informou que a maior índice de roubos e furtos foram no Balneário Rincão, e um projetos para 2010, que irá focar a juventude.

O número de ocorrências de assaltos e furtos no município de Içara durante a temporada de verão teve um aumento muito relativo, principalmente na região do Balneário Rincão, de acordo com informações do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Içara, Maurino Perez Barbosa.
Segundo ele, o número de casos na parte central de Içara foi menor que nos outros anos, e a surpresa ficou com as ocorrências no Rincão. “Durante este ano nós usamos o mesmo projeto de segurança aplicado durante os anos anteriores, queremos deixar para fazer mudanças a partir deste ano, quando acontece troca de comando”, explica.
Ele complementou. “A boa noticia do ano foi o crescimento das guarnições na região de Içara, a cidade passa a ter um planejamento próprio com a formação da guarnição especial, primeiro passo para formar um Batalhão da Polícia Militar na cidade.”
O projeto a ser lançado pelo Conseg esse ano terá o apoio da Polícia Militar, da Secretária de Educação e de Saúde. A primeira reunião de 2010 será realizada dia 25 de março, no Clube Ipiranga. O projeto inicial consiste em agir em todas as escolas com projetos educacionais contra o uso de drogas, já que o primeiro foco da violência são os jovens.

VARIEDADES - Torcedor carioca faz filme sobre a história do Criciúma

Um torcedor carioca demonstrou todo o seu amor pela equipe tricolor do Sul de Santa Catarina produzindo um Curta Metragem, contando o trabalho para conseguir acompanhar os jogos do Tigre.

O Curta Metragem que conta o sofrimento de um torcedor do Tigre ao tentar acompanhar a final do Campeonato Catarinense pela Internet acaba de ganhar um trailer, exibido pela internet.
O material está postado no Youtube e em breve toda a filmagem também vai ganhar a internet.
Estudante de Cinema e Fotografia, o carioca Paulo Estrela poderia ter escolhido um dos grandes clubes do futebol do Rio para torcer, mas deixou todos de lado para declarar seu amor pelo Criciúma.
O jovem, que nunca morou em Santa Catarina, resolveu transformar a paixão pelo Tricolor em um Curta Metragem. A inspiração para o filme veio em 2008.” Eu moro aqui no Rio de Janeiro mesmo e torço pelo Criciúma, tenho camisa e tudo”, destaca Paulo. “Em 2008 eu estava procurando uma lan house para ouvir a final do jogo entre o Tigre e o Figueirense, na disputa pelo título do catarinense. A transmissão ficava caindo o tempo todo e dai surgiu a idéia para o curta”, recorda.
Contudo, na encenação do filme o adversário é o outro e o cenário sai da lan house para ficar em um apartamento, localizado no bairro de Copacabana.
O filme, batizado de ”Vamos meu Tigre”, é uma ficção sobre um torcedor do Criciúma, que reside no Rio de Janeiro e vivencia todo o clima da final do Campeonato Catarinense entre o Criciúma e o Avaí pela internet.
Na trama, o protagonista é Fernando, tentando as-sistir o jogo final que será disputado no Estádio Heriberto Hülse. O time da Capital marca primeiro, logo depois o Tigre empata a partida. Dessa forma termina a primeira etapa de 1 para o Criciúma 1 para o Avaí”, relata.
O filme transmite, a paixão por um time que passou por várias glórias ao mesmo tempo que teve decepções com a torcida.
Com a nova diretoria a equipe pretente voltar os tempos em que todos saiam na rua com a camiseta preta e amarela e enchiam os estádios com bandeiras.

ESPORTE - Criciúma tem dois expulsos e apenas empata com Atlético

Depois de sair vencendo com gol de Glaydson, o Tigre cedeu o empate para o time de Ibirama, fora de casa, e soma apenas dois pontos no returno do Campeonato Catarinense, o que é muito pouco. .



Atlético-Ib e Criciúma não passaram de um empate em 1 a 1, nesta quinta-feira, pela segunda rodada do Returno do Campeonato Catarinense.
. Com o resultado as duas equipes chegam apenas a dois pontos, número muito baixo para quem tem pretenção de ser campeão do segundo turno.
. Na próxima rodada, o Atlético de Ibirama enfrenta o CFZ Imbituba, fora de casa, no domingo, dia 7, às 17h. Enquanto o Criciúma recebe o Metropolitano, na segunda-feira, dia 8, às 20h30min, no Estádio He-ríberto Hülse.
Com o confronto de ontem a noite as duas equipes já se enfrentaram 27 vezes, sendo 13 vitórias do Tigre, oito do Atlético, e seis empates. O ataque tricolor marcou 44 gols e o adversário balançou a rede 29 vezes.
No Estadual o Criciúma conquistou 14 pts enquanto o Atlético tem 20. O Tigre marcou 15 gols e sofreu 18, enquanto o time de Ibirama tem 16 gols e 11 contra.