O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Esportes: Caiçara folga de olho na tabela

Pelo Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) acontece neste sábado apenas três jogos entre Metropolitano x Meleiro (as duas equipes lideram as Chaves A e B da competição), Cocal do Sul x Itaúna e Internacional e Rui Barbosa que acontecem às 15h30min. O
s demais jogos que en-cerram a primeira fase serão disputados no dia 19 de outubro, domingo.
O Caiçara, representante de Içara, está com seis pontos, e vai aproveitar mais uma semana de folga para treinar forte e corrigir as falhas. Os jogadores tem como objetivo se superar em campo e sair com a vitória no próximo domingo, contra o Itaúna, que levou a vantagem na primeira partida e venceu por 3 x 1, em Siderópolis. Os dois times tem a mesma pontuação.
Para se manter no campeonato o Caiçara não pode perder o próximo compromisso e a classificação depende dos outros resultados. E para isso confia na pontaria do atacante Biá, que já marcou quatro gols.
O artilheiro da competição é Romennig, do Meleiro, que já marcou oito vezes e pode disparar na artilharia, caso marque no confronto com o Metropolitano.

Variedades: Romeiros manifestam a fé

Uma multidão de romeiros do Sul de Santa Catarina é esperada durante este final de semana na comunidade de São João de Urussanga Baixa, divisa entre as cidades de Treze de Maio e do Morro da Fumaça.
O local abriga uma das ma-iores imagens da padroeira no Sul do Brasil.
A escultura com mais de 13 metros de altura se tornou referência para os devotos de Nossa Senhora Aparecida. Todos os anos milhares de pessoas visitam a comunidade para rezar, pagar ou fazer promessas.
Segundo moradores, no final de semana o local é tomado por romeiros, que chegam de ônibus, de carro, de bicicleta e até a pé, mas o movimento maior de pessoas é no dia da homenagem a santa.
De acordo com a projeção dos devotos que cuidam do local uma grande quantidade de pessoas devem passar pela comunidade de São João de Urussanga Baixa para assistir a missa e participar das novenas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que acontecem no alto da colina.
Os devotos, da Santa que residem em Içara, ralizam novenas e missas na localidade de Boa Vista, em um altar construído com a imagem de Nossa Senhora.
A data de 12 de outubro lembra Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, cuja imagem, de barro cozido, foi achada em 1717 no rio Paraíba do Sul, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Neste dia também é comemorado o Dia das Crianças, criado em 1920.

Polícia: Caso da morte em Sanga Funda será julgado em um mês

Depois de seis anos da tragédia que marcou de forma negativa um baile beneficente no bairro Sanga Funda, em Içara, o acusado Odair José Molgaro finalmente será julgado. A decisão será por Júri Popular no Fórum da Comarca de Içara, no próximo dia 6 de novembro.
Molgaro é acusado de homicídio, lesão corporal e crime de rixa. Os delitos foram registrados em um baile beneficente no centro comunitário da localidade de Sanga Funda, há seis anos.
Pessoas que participavam do baile na hora da briga, afirmam que Molgaro, na época residente do bairro Pedreiras, teria entrado no local portando uma faca e, no meio de uma briga, esfaqueou seis pessoa.
Uma das vítimas, Alexandre Oliveira Alves, morreu depois de ter ficado cinco dias no hos-pital. Ele teve o pulmão e uma artéria perfurados e, após ser submetido a uma cirurgia, ficou em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Hospital São José, em Criciúma.
Na época, não só a comunidade, mas toda a cidade ficaram revoltados com o crime. "Somos uma comunidade do interior, nossos garotos são agricultores e trabalhadores", afirmou o pai de um dos feridos, Jorge Mário Fernandes.
As outras quatro vítimas do caso foram liberadas do hospital sem maiores complicações. O Júri se realizará às 9h e será julgado por sete pessoas. Ao juiz, cabe declarar a sentença e zelar pela ordem no tribunal.

Geral: Enfermeiras fazem plantão para vacinar contra a rubeóla

Há 8 anos, a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de Içara. Agora, o objetivo do Ministério da Saúde é erradicar a doença até 2010, ou seja, a meta é eliminar o vírus, fazendo com que mais nenhum brasileiro sofra deste mal.
Para isso, a campanha de vacinação foi realizada no mês passado em todo o país. Os municípios deveriam vacinar, no mínimo, 95% da população de homens e mulheres. Contudo, em Içara, o desinteresse da população fez com que a meta não fosse a-tingida e a data de término da campanha, adiada diversas vezes. "Mesmo assim, é raro quando vem mais de uma pessoa no dia inteiro se vacinar, o pessoal não sabe da importância dessa prevenção e dos perigosos da rubéola", explica Sirlene Ferreira, técnica de enfermagem que atua na sala de vacina do Posto Central do município de Içara.
Vacina na Praça
Agora, para tentar reverter esse quadro, a Vigilância Epi-demiológica faz um último chamado à comunidade. A equipe estará na Praça da Matriz durante todo o dia de hoje, no qual todas as lojas estarão abertas, devido ao "Sábado Mais".
Na ocasião, quatro enfermeiros estarão abordando a população que passar pelo local onde a tenda da vigilância estará montada. "Com o evento, queremos atingir aos pais que estiverem um busca do presente dos seus filhos para o dia das crianças", afirma Viviane Maragno, responsável pela rede de frio e pelos programas da Vigilância Epi-demiológica de Içara.
Medo desnecessário
Muitos dos içarenses que ainda não fizeram a vacina contra a rubéola justificam o fato pelo medo que dizem ter de agulhas. Entretanto, a agu-lha da vacina usada para prevenir contra a rubéola é menor do que todas as outras, conta Viviane. "Não há razão para ter medo", diz.
A incidência maior da doença é entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Por isso a campanha deste ano tem como alvo os adultos.
Até agora, foram vacinados cerca de 17 mil pessoas em Içara. A meta do município é imunizar 18.938 homens e mulheres.

Edição 1.485 - Política: Quem não votou tem dois meses para justificar o voto

Após o dia da votação das eleições municipais que ocorreram em todo o país, em 5 de outubro, o eleitor brasileiro tem o prazo de 60 dias (até 4 de dezembro) para formalizar a ausência no pleito, encaminhando requerimento de justificativa eleitoral (em anexo) ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito.
Esse requerimento pode ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral, ou, na impossibilidade, encaminhado, por via postal, ao cartório da zona eleitoral onde o requerente é inscrito.
Nas cidades de Florianópolis e de Joinville, como haverá 2º turno no dia 26 de outubro, o eleitor que não puder comparecer terá também 60 dias (até 26 de dezembro) para justificar a ausência.
O requerimento de justificativa deverá ser preenchido e instruído com o comprovante do impedimento à votação, como, por exemplo, cópia de atestado médico, passaporte, entre outros. O acolhimento ou não das alegações apresentadas ficará a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.