O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CAPA: Edição1.857 - Içara, 6 de maio de 2010


Clio fica destruído após colidir com caminhão



O acidente ocorreu na Rodovia Alexandre Beloli, no bairro Jardim das Paineiras, na divisa entre Içara e Criciúma


Apae é beneficiada por recursos de pena alternativa



Alunos de Içara participarão da Provinha Brasil



Novelli espera que Lula aprove reajuste aos aposentados

EDITORIAL - Ficha limpa anula corruptos

Proibir a candidatura de pessoas que tenham sido condenadas por intuições colegiadas é uma determinação em vigor já em outros países.
E funciona, porque raramente é veiculado uma notícia de políticos corruptos do outro lado do Atlântico, mas aqui, é fato todos os dias.
Na Alemanha o eleitor está proíbido de votar se tiver problemas com a justiça.
É hora de acabar com o foro privilegiado para os corruptos, que tem de ser tratado como ladrão.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Câmara aprova reajuste de 7,71% para aposentados

Contrariando o ministro da previdência, que relatou que a arrecadação do governo não poderá pagar aumento superior a 7%, os deputados votaram a pauta durante a noite de terça-feira.


Contrariando o ministro da Previdência Social, José Eduardo Gabas, que mostrou aos líderes da oposição da Câmara a arrecadação e as despesas do setor nos últimos anos, no intuito de convencer os deputados que não haveria condições de o governo federal conceder um reajuste superior à 7% para os aposentados, o plenário aprovou na votação de terça-feira, o reajuste de 7,71% para as aposentadorias com valor acima de um salário mínimo. A medida provisória ainda será votada no Senado, onde os líderes da base já anunciaram o apoio aos 7,71%. Depois vai para a aprovação ou não do presidente Lula da Silva.
O governo alega não ter condições para pagar aos aposentados um índice muito acima da proposta original da MP, de 6,14%, em vigor desde o dia 1º de janeiro. Os deputados votam agora os destaques apresentados à medida provisória.
Para o presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Içara, Antônio Novelli, “apesar de não ser o aumento esperado, significa que a classe está unida”. O que ele se refere é o índice de 9,2%, correspondente ao aumento do salário mínimo. “O governo tem que ver, que os aposentados não são gato morto, e estamos unidos, acompanhando as votações”, argumenta Novelli.
Ele acrescenta que foi uma luta das associações do país inteiro. “A nossa caminhada até Brasília não foi em vão. Quero dedicar esse momento em homenagem ao companheiro da Confederação Brasileira dos Aposentados, a Vicente Fernandes Barbosa, de Pernambuco, que faleceu durante a luta”, finaliza o sindicalista.

COLUNISTA - Maso Nyetto



“Eles vão pegar o nosso dinheiro e dividir entre eles. E essa gente ainda quer continuar no Estado”.” Frase do Vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), que é contra a gestão compartilhada, na sessão de segunda-feira, sobre a informação de que 14 diretores e mais o presidente da Casan, Valmor de Luca, teriam recebidos R$ 100 mil na divisão do lucro da empresa.

No dias 1º de maio
foi criado o PRB Jovem em Içara, que tem como presidente: Daniel Loch, vice: Ramíres Viana Stolk, secretário: Felipe Das-soler, tesoureiro: Ivan Felício e Vogal: Moisés Silvano Vieira.
“Precisamos mostrar a nossa força como fonte de idéias e renovação, nos politizar e mostrar o quanto podemos. O PRB Jovem de Içara não será somente mais um “Braço” do partido, queremos participar de várias discussões em torno de diversos assuntos que envolvem não somente política, mas também educação, saúde, esporte e social, principalmente voltados aos jovens de nossa cidade. Vamos ter Voz Ativa” comenta Daniel Loch, ressaltando total apoio ao pré-candidato à deputado estadual Aldo Wagner Fernandes, empresário e presidente do PRB de Içara. “Aldo Fernandes será um legítimo representante de nossa cidade na Assembléia Legislativa, por isso abraçamos sua candidatura e vamos estar juntos com ele nesta caminhada.


Pensando
nos votos dos aposentados os deputados aprovaram aumento de 7,71% para a classe.
Agora vai para apreciação do Congresso e depois para aprovação ou não do presidente Lula da Silva.
Se votar contra os aposentados vão dar o troco nas urnas. Será que ele vai arriscar? A Dilma Rousseff não vai deixar isso ocorrer.

Eleitores
deixaram para a última hora para transferir ou fazer título. Fizeram fila no Cartório Eleitoral, nesta quarta-feira.

Rápidas
*Vereador Osmar Manoel dos Santos (PP) disse que tem vários projetos para o presidente Walterney Reús assinar e ele não aparece por lá.
* O coordenador Executivo do Procon, Giovani Martins enviou um ofício das atividades do órgão ao Legislativo rebatendo as críticas dos vereadores.
* Empresários de Criciúma devem entregar aos pré-candidatos a deputados estaduais e federais a lista de reivindicações da região carbonífera.
* Claudete Mazzuco, foi exonerada da Secretaria Social, pelo ex-marido Mariano, por declarar que Criciúma estaria exportando os mendigos para Araranguá
* Criciúma começou a Operação “Tapete Preto” em diversas vias públicas e Içara vai começar qual operação tatu, para achar o secretário de Obras.
* PP, PMDB, PR e PTB sugeriram a suspensão da votação do “Projeto Ficha Limpa” com o objetivo de fazer mudanças que podem amenizar as punições.
* Por muito tempo o Hospital São Donato foi usado como cabide político, torço que o presidente Acirton Costa consiga desvincular isso. Tem que ter pulso.

Frase
“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”. Eça de Queiroz - Escritor brasileiro (1845-1900).

GERAL - Recursos de pena alternativa proporcionam melhorias na Apae

Com auxílio do recurso e outros colaboradores, a Escola Especial Sonho Dourado instalou um laboratório de informática e um núcleo de atendimento clínico, e outras 5 instituições são beneficiadas.



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara, (Escola Especial Sonho Dourado) através de recursos de pena alternativa liberados pelo Ministério Público, proporciona benefícios aos alunos.
Com auxílio do a verba e de outros colaboradores foi construída e passa pelos últimos reparos, um núcleo de atendimento clínico, onde serão realizados os trabalhos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e de assistência social.
Foi instalada também uma sala de informática, na qual os alunos desenvolvem a digitação, aprendem a utilizar programas e a navegar na internet.
Para a professora de informática da entidade, Sinara Rodrigues, as aulas são importantes porque “estimulam o raciocínio rápido e lógico, exigem concentração e desenvolvem a coordenação motora”.
A presidente da entidade, Emília Valvassori, disse que todos os colaboradores são muito importantes para a manutenção estrutural e para o respectivo tratamento aos alunos.
Ela afirmou que a contribuição dos promotores vai além da liberação dos recursos, já que ajudam a esclarecer os direitos, considerando que os alunos enfrentam discriminação e dificuldades de acessibilidade. Em Içara, outras cinco instituições recebem recursos de pena alternativa.
Apesar dos avanços, as Apaes de Santa Catarina estão enfrentando a iminência de perder um convênio feito com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora Clair Martinello Faracco, o risco se deu por incluir professores no convênio, o que seria uma falha. Ela acrescentou que a presidente estadual da entidade se reuniu essa semana com o ministro da saúde, José Gomes Temporão, para tentar garantir o benefício.
Em Içara são192 alunos matriculados, desde de menores de um ano aos 55. As turmas são divididas de acordo com a idade e a deficiência de cada aluno.

POLÍCIA - Iniciadas obras do novo posto da PMRv na SC-444

PMRv de Içara começa, juntamente com auxilio da comunidade, a construção do seu novo posto policial que havia sido destruído em 2006 depois que um caminhão atingira o prédio.


Dois policiais militares e um reeducando sob regime semi-aberto do Presídio Santa Augusta, de Criciúma, estão metendo a mão na massa na construção do novo posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PM-Rv) do bairro Liri, em Içara, as obras que tiveram o início a cerca de três semanas.
Com orçamento próprio de apenas R$ 4,2 mil, a obra conta com a colaboração de empresários da região, como Henrique Salvaro e Anselmo Freitas, além das empresas Walpizzo e Engemix. Expectativa de conclusão vem de acordo com o orçamento, já que não a recursos do governo.
O Sargento da PMRv, Adilson, afirmou que na próxima semana será finalizada a laje, com isso as obras terão uma paralisação, por falta de material.
O prédio terá 48 metros quadrados divididos entre recepção, cozinha, banheiro e sala.
O local é o mesmo em que os policiais trabalhavam até 2006, quando a estrutura de madeira utilizada como base acabou destruída num acidente. Desde esta época, o atendimento foi deslocado para uma antiga garagem, agora adaptada.
As novas obras irão trazer muito mais comodidade aos soldados e deste modo aos civis que utilizam o local para pedir informações também poderão ter um melhor acesso.
“Quando as obras ficarem pronta o local atual de atendimento, voltará a ser utizado como garagens das viaturas. Mesmo com o término das obras não haverá aumento de efetivo no batalhão, será apenas uma construção que trará conforto a todos”, explicou o sargento.
Os interessados em fazer alguma doação para a obra podem entrar em contato na própria PMRv no bairro Liri ou pelo telefone (48) 3462-0330.
É neste momento que se percebe a burocracia do Poder Público, que gasta dinheiro em obras desnecessárias e não ajuda quem realmente precisa.

POLÍCIA - Colisão na Alexandre Beloli deixa duas pessoas feridas


Na noite de quarta-feira uma colisão entre o Clio Renault placas MDP-5044, de Içara, conduzido, por J.M.L.N, 20 anos, e o caminhão baú placas BWL-0311, de Sombrio, dirigido por H.G.M., 38, deixou duas pessoas feridas.
O acidente ocorreu na Rodovia Alexandre Beloli, que segundo os moradores é mal sinalizada e é um trecho perigoso.
Eles foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros até o Pronto-Socorro do Hospital São José, em Criciúma, com ferimentos na cabeça e nos braços.
Segundo N. o motorista do caminhão entrou na pista sem dar sinal, tentou tirar o carro para a esquerda e não teve como evitar a colisão.

VARIEDADES - Provinha Brasil será aplicada em Içara

A Provinha, que é elaborada pelo INEP e distribuida as escolas pelo MEC, serve para avaliar o nível de aprendizado dos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental.

A Provinha Brasil, que é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e distribuída pelo MEC/FNDE para as todas as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais.
O objetivo é proporcionar que todos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, participem da avaliação de a-prendizagem, que não possui finalidades classificatórias, mas sim de fornecimento de informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino, avaliando o nível de alfabetização dos alunos e turmas nos níveis iniciais de educação e diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações, o estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas e a melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino. Atendendo a todos esses propósitos, a equipe de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação do município de Içara, estará aplicando, até o final do mês de maio, nas unidades escolares, a Provinha Brasil.
“Com esta avaliação, o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, logo no começo do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita”, explica a coordenadora pedagógica Conceição Burigo Lima.
O INEP disponibiliza todos os anos, duas versões da Provinha Brasil. A primeira no início do ano e a segunda para ser aplicada no término do ano letivo.
De acordo com a Gestora de Educação de Içara, Giovana dos Santos, a aplicação da Provinha no primeiro semestre tem a perspectiva de constituir e consolidar uma sistemática de avaliação diagnóstica da alfabetização. “O nosso compromisso é estar avaliando e reavaliando o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças”, ressalta.

ESPORTES - Sub-11 de Futsal de Içara vai para Jaraguá disputar rodada do Estadual

A equipe de Futsal Sub-11 da Fundação Municipal de Esportes de Içara viaja no fim de semana para Jaraguá do Sul para disputar mais uma rodada da segunda fase do Campeonato Estadual.



Os atletas da equipe de futsal de Içara/FME (Fundação Municipal de Esportes), categoria Sub-11, viajam a Jaraguá do Sul, no final de semana, onde participam da segunda fase do Campeonato Estadual.
Com bons resultados nos primeiros jogos a equipe içarense está na sexta colocação geral da competição em que participam 29 times de Santa Catarina.
Nas partidas dos dias 7 e 8 de maio, os atletas da FME enfrentam Apama/Brinkids/Blumenau, de Blumenau; Colégio Evangélico Jaraguá/Luterprev/FME, de Jaraguá do Sul e Rui Barbosa/F.M.E.T., de Morro da Fumaça.
Apenas Içara e Morro da Fumaça, representam a região da AMREC na competição estadual de futsal na categoria Sub-11.
“Com esta equipe que formamos acredito que possamos conquistar excelentes resultados. É a continuidade de um trabalho iniciado no ano passado e que com o apoio da FME de Içara estamos dando sequência. E isto é fundamental para podermos ser formadores de atletas”, destaca, motivado, o técnico Gustavo Teixeira.
O returno acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, em Içara.
A iniciativa da FME em incentivar a criação das escolinhas começa a dar resultados em Içara.