O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESPORTES - São José quer superar campanha de 2008

Vice-campeão no ano passado o time do São José, que empatou em 3 a 3 com o Presidente Vargas, atual campeão, na estreia do Içarense, prepara uma equipe para surpreender os adversários.

O Esporte Clube São José, vice-campeão de 2008, empatou em 3 a 3 na abertura do Campeonato Içarense de Futebol, com o Presidente Vargas, que detêm o atual título municipal.

Pensando alto a direção investiu numa equipe de nível com o objetivo de conquistar a taça de campeão da competição organizada pela Liga Atlética Içarense (LAI).

O presidente Simão Custódio afirmou que a cada ano que passa o campeonato se torna mais difícil devido ao ato nível das equipes, que visando o título, contratam atletas de peso, como é o caso da Praia, do Vila Nova e Presidente Vargas, sem desmerecer os outros times.

“Essas equipes já são referência na competição e darão muito trabalho aos adversários”, comenta.

O Campeonato Içarense já pode ser considerada uma competição de alto nível, pois muitos atletas são referências em outros clubes da Região Carbonífera e também do sul de Santa Catarina.

Sem modéstia, Custódio faz questão de frisar que o São José preparou uma equipe forte e superior a de 2008 com meta de ser campeão içarense.

Sobre o jogo do fim-de-semana contra o Barracão ele afirmou que a equipe terá cautela dentro de campo, pois qualquer vacilo nesta fase pode ser prejudicial no transcorrer da competição.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Sonho Infantil realiza papel social com responsabilidade

Crianças aprendem e se desenvolvem de forma responsável e diferenciada com apoio pedagógica do Centro de Educação Sonho Infantil, localizado na Rua São Donato, n° 335, no Centro de Içara.

Há 17 anos, o Centro de Educação Sonho Infantil vem atuando no município de Içara com uma filosofia diferenciada, na qual evidencia a qualidade em educação, prevalecendo o bem-estar de estudante, família, escola e sociedade.

Atendendo a crianças desde a Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com atividades diferenciadas a cada seguimento, contando com 20 funcionários, entre pedagogos, assistente social, psicólogo, Direção, secretária e outros.

Segundo a diretora e orientadora pedagógica, Jucélia Melo Cardoso, o Centro de Educação inovou em 2009 o atendimento em horário integral para a Educação Infantil, atendendo a crianças a partir de sete meses de idade.

No horário vespertino, atende à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Fundamental no horário das 13h15min às 17h30min.

Jucélia ressalta que acontece há quatro anos a Escola de Pais, em encontros mensais com diferentes temas e palestrantes.

No período matutino, o Centro de Educação atende ao Maternal I e II, porém, em período integral. As atividades desenvolvidas são voltadas ao lúdico, a fim de desenvolver habilidades cognitivas e motoras da criança, proporcionando maior conhecimento sobre o próprio corpo e aguçando a criatividade, segurança, espontaneidade, entre outras competências.

No período vespertino, o Centro desenvolve atividades através de planejamento curricular, projetos de acordo com a necessidade de cada turma, a fim de proporcionar o ensino-aprendizagem de cada estudante.

Dentre os projetos, há saídas de estudos. No último dia 22, as turmas de 1° e 2° anos foram visitar o Museu da Infância, na Unesc, em Criciúma, onde foi abordado conteúdo já trabalhado em sala de aula, sob o tema “Resgatando Brincadeiras Antigas”, esquecidas nos dias atuais.

A diretora administrativa e assistente social, Isis Regina Meller Casagrande, informa que a escola oferece oficinas extracurriculares, como apoio pedagógico e coral, terceirizando capoeira e teatro, que acontecem das 17h30min às 18h30min.

“Temos a certeza de que só tem bons frutos quem é capaz de sonhar com responsabilidade, determinação e segurança”, finaliza a diretora.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Visão geral das ocorrências do Corpo de Bombeiros em 2009

Neste ano, o Corpo de Bombeiros de Içara registrou 759 ocorrências, classificadas em sete categorias. Saiba como proceder em cada uma destas situações antes de discar o 193 de Emergência.

De janeiro a abril de 2009, o Corpo de Bombeiros de Içara registrou 759 ocorrências, das quais 60% não precisariam ser atendidas necessariamente pela corporação, conforme explica o soldado Luiz Henrique da Silva.

Os números são classificados em sete tipos de ocorrências:

- Traumas e emergências: 635;
- Auxílios à população: 59;
- Incêndios: 37;
- Atividades fiscais e de orientação: 12;
- Casos relacionados ao meio-ambiente: 8;
- Apoios a outros órgãos: 5;
- Afogamentos e arrastamentos: 3.

Os casos de meio-ambiente são relacionados ataques de abelhas, cobras e animais peçonhentos que ameacem a população.

Os casos de afogamentos e arrastamentos são relativamente poucos porque, na maioria deles, apenas o salva-vidas já é suficiente para atender a ocorrência, não necessitando acionar o Corpo de Bombeiros.

“Na verdade, há muitos casos em que somos acionados desnecessariamente”, conta Silva.

O soldado diz que os casos, em que o Corpo de Bombeiros se faz realmente preciso, são separados em “urgências” e “emergências”. A primeira são os casos de mais prioridade, nos quais as vítimas precisam ser cuidadas e levadas para um hospital o mais rápido possível.

A segunda é caracterizada pelos casos que necessitam de rapidez no atendimento, mas que não são necessários o atendimento do Corpo de Bombeiros, como na maioria dos casos de mal-súbitos, que compõem a maior parte da categoria “Traumas e Emergências”, com 635 casos.

“Significa que os próprios familiares, vizinhos ou pessoas próximas poderiam realizar o atendimento ou levar as vítimas para um hospital, nos casos em que ela não possa se locomover sem riscos e consciente”, explana o soldado, que continua: “assim, deixamos de atender as urgências, que são realmente graves e precisa do nosso serviço, para atender as emergências, uma vez que não podemos, por lei, negar atendimento a ninguém”.

Ele ainda conta que neste ano já receberam de cinco a dez trotes no telefone da guarnição e que mesmo os içarenses devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e não diretamente no Batalhão de Içara.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Quintino Rizzieri encerra Projeto Família Unida

Com o tema Escola e Família Unida Aprendizagem garantida, a E.M.E.F. Quintino Rizzieri iniciou as atividades do ano letivo de 2009. O objetivo é levar os pais a participar mais ativamente na vida dos filhos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem na escola e em casa.

Várias atividades foram realizados no trimestre dentro do projeto, entre eles: resgate da origem das famílias, brinquedos antigos, receitas do tempo da vovó, feita pelas próprias avós dos alunos, no dia das mães elas foram homenageadas, com palestra sobre valorização da mulher na sociedade.

Na área da saúde os alunos participaram de palestras com nutricionistas sobre a boa alimentação, e também receberam a visita de um cirurgião-dentista.

A escola ainda tem uma grande preocupação com a leitura e a escrita desenvolvendo atividades especifica, como: “o dia da leitura” e o “correio”, onde os alunos se comunicam por cartas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Saúde: Alunos da APAE são vacinados

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os anos, os alunos matriculados na Escola Especial “Sonho Dourado”, a APAE de Içara, recebem a vacina contra a gripe. O envolvimento dos diversos segmentos sociais tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e de seus familiares.

Com a chegada do inverno o índice de gripe entre os jovens e os mais idosos torna-se muito mais comum e fácil de ser adquirido, aproveitando a campanha de vacinação dos idosos realizado pelo governo federal todos os anos, os alunos especiais recebem a dose, pois muitos deles tem o imunológico mais sensível.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: NAES inaugura novas instalações

A idealização de uma antiga reivindicação foi concretizada na noite de terça-feira. Administração Municipal e Secretaria de Educação inauguraram as novas instalações do NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo de Içara), localizado na Rua Vitória, 729.

De acordo com a gestora Municipal de Educação Giovana dos Santos, este novo espaço atende uma antiga e justa reivindicação de alunos e funcionários, “pois é mais amplo e arejado suprindo as necessidades de todos que utilizam os serviços e as salas de aula”.

O prefeito Gentil da Luz afirmou que todas as ações que beneficiarem o processo de aprendizagem dos cidadãos içarenses receberão dedicação e apoio da Administração Municipal. “Quando se tem um ambiente aconchegante e acolhedor o aluno se sente mais a vontade e valorizado. Também ressaltamos que além de beneficiar alunos e colaboradores a qualidade no ensino vem de encontro com o objetivo de elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Içara”.

Para a diretora Pedagógica Regional do CEJA, Célia Casagrande Cechela, um ambiente acolhedor é tão importante no processo de construção do ensino aprendizagem quanto o próprio processo. “As novas instalações mostram a preocupação da Administração Municipal também com a educação de jovens e adultos que hoje ganham tempo devido à localização. A Administração está proporcionando um ambiente mais adequado a estes munícipes que já tem uma carga horária extensa por trabalharem o dia todo”, declarou salientando que estas atitudes além de beneficiar os que estudam no NAES ampliaram o número de matriculas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Ponte intransitável gera tumulto em Içara e Morro da Fumaça

A ponte que liga Rio Pasqualini, em Içara, e Ronco D´água, em Morro da Fumaça, causa tumulto para motoristas e pedestres e Secretaria de obras não tem previsão para solucionar o problema.

“Isso é uma falta de vergonha! Nós elegemos os políticos para depois nos depararmos com um tipo de situação como essa”. Com estas palavras, o morador de Morro da Fumaça, Osmar Andrade, protestou o estado em que se encontra, atualmente, a ponte que liga Morro do Fumaça a Içara.

De acordo com ele e outros moradores da localidade a situação se estende a mais ou menos um ano.

“Há um mês nós tivemos que interditar a passagem com areia para negue passagem de carro”, explicou a oleira Iria Lopes.

Esta insatisfação atinge a população das duas cidades. E a revolta da comunidade é o fato de “um lugar que pertence a duas prefeituras e nenhuma deu solução ainda”, como protestou Osmar.

No momento em que a equipe de reportagem do Jornal Içarense visitou o local, vários motociclistas tentaram atravessar a ponte, arriscando as próprias vidas, já que as madeiras estão totalmente soltas e a probabilidade de não suportar o peso do veículo é ainda maior. Na parte de Içara, diversos carros ficam estacionados e as pessoas precisam fazer o trajeto a pé, percorrendo, as vezes, até 10 quilômetros para chegar ao local desejado.

O secretário de obras, José Eloir do Nascimento, informou que não há previsão para o reparo da ponte. “Nós levantamos um projeto de todas as pontes necessárias em Içara e enviamos ao Governo Federal a fim de solicitar recurso, porém este documento ainda está em Florianópolis”, disse Eloir.

Enquanto o Governo Federal não envia recurso a população da Linha Pasqualine e de outros bairros continuarão sofrendo com o problema.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - LHS e Pavan absolvidos

Para decepção da oposição, diga-se Partido Progressista, e para alegria dos militantes e lideranças do PMDB e do PSDB, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e o vice, Leonel Pavan, foram absolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por 6 a 1 do processo que poderia culminar com a cassação dos dois.

Seis dos sete ministros negaram o recurso 703, proposto pela coligação Salve Santa Catarina (PP/PMN/PV/Prona), que tinha o interesse de beneficiar o candidato derrotado Esperidião Amin (PP).

Os ministros acompanharam o voto do relator Félix Fisher, que considerou que não houve abuso de poder político e econômico por parte do gover-nador de Santa Catarina.

O julgamento
Interrompido em 21 de fevereiro do ano passado, quando três ministros haviam sugerido a perda do cargo de Luiz Henrique, o julgamento começou ontem às 19h20min e foi suspenso por meia hora, às 21h25min. Logo em seguida, os ministros votaram pela absolvição de Luiz Henrique, que soube do resultado em Joinville.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Demitidos fazem manifesto

Os ex-servidores da Associação Feminina de Assistência Social (Afasi) realizam, sábado, um manifesto contra a Administração Municipal de Içara.

Vestidos de preto, simbolizando luto, munidos de cartazes e carro de som, eles se concentrarão às 9h, no Posto Tigrão, no trevo da Rodovia SC-444 com a Rua Marcos Rovaris, de onde sairão em passeata até a Praça Matriz São Donato.

Além das 178 ações trabalhistas, um mandado de segurança está sendo elaborado para garantir a aplicação da Legislação Municipal (LC 36/2009). A intenção é fazer com que os valores em atraso sejam quitados em 10 parcelas, sem o redutor de 30%.

Segundo a comissão dos demitidos da Afasi, a dívida trabalhista soma o valor de R$ 2,02 milhões. Isto sem contar com as possíveis multas e correção monetária pelo atraso do pagamento. Pela proposta da Administração Municipal, o montante poderia ser liberado mediante ao desconto de 30%. Assim, o débito total seria reduzido para R$ 1,41 milhões.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Carteiras de CNH passarão a serem emitidas no município

Secretário de Segurança Pública do Cidadão de SC, deputado Ronaldo Benedet, garantiu a implantação imediata do Ciretran em Içara, garantindo a emissão de carteiras de motoristas.

O município de Içara contará em breve com os serviços do Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), assim será possível que a Carteria Nacional de Habilitação (CNH) seja emitida na cidade sem que os motoristas precisem se deslocar até Criciúma.

Outro ponto positivo. A impressão das carteiras de identidades será feita em Içara.

A medida ficou definida em uma reunião, nesta quinta-feira, em Florianópolis, entre os vereadores peedebistas Acirton Costa, Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Mello, juntamente com o presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramontim, o diretor da Câmara Legislativa de Içara, Paulo César Crescêncio, e o assessor parlamentar, Jorge Custódio, com o secretário de Segurança Pública e do Cidadão de Santa Catarina, deputado estadual Ronaldo Benedet, que deu sinal verde para a implantação imediata dos serviços do Ciretran na cidade de Içara.

O próximo passo é o secretário de Segurança Pública e os vereadores se reunirem com o prefeito Gentil Dory da Luz e secretariado para discutir em que estrutura irá funcionar a Circunscrição Regional de Trânsito.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentadoria por tempo de contribuição: Quem tem direito?

Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar três requisitos: tempo de contribuição, pedágio e idade mínima.

Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade, 30 anos de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de de-zembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição).

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos, 25 de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição).

O professor que comprove tempo efetivo de exercício das funções de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio, tem o tempo de contribuição reduzido em cinco anos, podendo, aposentar-se aos trinta anos de contribuição (homem) e vinte e cinco anos de contribuição (mulher).

A carência exigida para os segurados inscritos até 24/07/91 que implementaram todas as condições para se aposentar no ano de 2008 é de 162 contribuições. Esta carência aumenta em 6 contribuições a cada ano até chegar a 180. Para os segurados inscritos após 24/07/91, a carência é sempre de 180 contribuições mensais. Os períodos de recebimento de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez não contam para carência, porém é contado como tempo de contribuição e manutenção da qualidade de segurado.

A renda mensal da aposentadoria por tempo de contribuição é de 100% do salário-de-benefício aos trinta anos de contribuição, para a mulher, e aos trinta e cinco anos de contribuição, para o homem.

O salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, que vem sendo corrigidos monetariamente, desde julho de 1994.

Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. Nos dois casos será aplicado o fator previdenciário, que nada mais é do que um redutor do valor da aposentadoria que está relacionada com a idade do segurado e a expectativa de vida.

O valor não poderá ser superior ao teto de contribuição e nem inferior a um salário mínimo. É prudente que o segurado planeje a aposentadoria e seja assessorado por especialista na área para não ter surpresas quando receber a carta de aposentadoria.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI - Construção abandonada do Centro Cultural de Içara

A construção do Centro Cultural de Içara está totalmente abandonada há meses, no Centro de Içara. Os materiais, tijolos, areias, brita, estão expostos ao tempo, enquanto as ferragens da estrutura começam a enferrujar e o mato vai tomando conta da obra.

O prefeito Gentil Dory da Luz explicou que o Centro Cultura ou de Eventos deve ser construido na antiga Vectra, projeto que está buscando viabilizar. No local onde seria construido o Centro Cultural pretendem centralizar as ações da Saúde, que é a maior necessidade em Içara.

“Cerca de 98% dos predios da Saúde são alugados e uma Unidade de Saúde 24 horas e a Policlinica são prioridade da Administração Municipal e o Centro Cultural não é uma prioridade pois se fosse o prefeito anterior não teria desviado os recursos da conta salário, no valor de R$ 900 mil. Muito se falou mas apenas as sapatas, que também não foram pagas, estão de pé”, finalizou o prefeito.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1632: EDITORIAL - Já é hora de aparecerem resultados

Domingo completa cinco meses que o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e coligados assumiram o comando da Administração Municipal de Içara e os estados das ruas e pontes continuam péssimos, se houve alguma melhora foi muita pouca, que nem deu para perceber.

Mesmo tendo dificuldades para adquirir areião e trabalhando com máquinas sucateadas os resultados nesta área já deveriam ter aparecido. A reforma de pontes deveria ser uma prioridade antes que ocorra um acidente mais grave, como ocorreu com um casal que caiu em um buraco, no Cristo Rei.

Por um lado a Secretaria de Finanças está com as contas da atual administração em dia, e que continue assim até o fim do mandato, os fornecedores agradecem.

A maioria dos içarenses optaram pela mudança no Poder Executivo porque queria melhorias, se isso não começar a parecer em breve a insatisfação será vísivel e as manifestações de cobranças passarão a ser contantes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.