O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Edição 1.845: EDITORIAL - Guerra entre MIV e Mina 101

Desde que avisou que íria se instalar em Içara as Empresas Rio Deserto já gastou um bocado e também já se incomodou bastante. A Mina 101, em fase de instalação nas localidade de Santa Cruz e Esperança, vem sofrendo pressão do Movimento Içarense pela Vida (MIV), que também tem pressionado os vereadores favoráveis a instalação da mineradora. A guerra está feita.
O último manifesto foi a colocação de outdoors mostrando os vereadores que são contra e a favor da mina, mas, que ficaram expostos apenas um dia devido a empresa ter medo de processo.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Síncope e Lipotimia

O que é Síncope?
Perda repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação, pode ser devido a múltiplas causas, desde um simples susto (ansiedade, tensão emocional) até um quadro encefalítico. Existe prevalência elevada em pessoas de idade. Também é chamada de desmaio súbito.
As causa?
Podem ser: doença cérebro-vascular, convulsões; de origem cardíaca, tais como: arritmias, doença cardíaca estrutural ou isquêmica; embolia pulmonar, hipertensão pulmonar; metabólicas, tais como hipoglicemias, intoxicações; neurogênica/vascular, como hipotensão postural, síncope situacional ou vasodepressora; infecciosas; psicogênicas; desconhecidas, ao redor de 40%.
O que se sente?
Náuseas, tonturas, suor moderado ou abundante, palidez, visão borrada, acinzentada, perda da consciência.
Como é o diagnóstico?
Exames clínicos e neurológicos são necessários para equacionar corretamente o episódio de inconsciência. São necessários, quando pertinente, diversos exames que vão desde um simples hemograma e dosagens de glicose até uma ressonância magnética. Casos mais graves, especialmente doenças de origem cardíaca, requerem uma atenção maior. Enquanto o paciente estiver desmaiado deve ser acomodado deitado, a cabeça sem angulações e as pernas elevadas.
Prevenção:
- Ao sentir que vai desmaiar, procure deitar com as pernas mais alta que a cabeça.
- Se não for possível deitar, sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Este procedimento aumenta o fluxo de sangue no cérebro.
- Procure não se levantar bruscamente, faça-o lentamente, para que a freqüência cardíaca e pressão sangüínea tenham mais tempo para se ajustar à posição vertical.
- Se você começou a tomar alguma medicação nova e acha que o desmaio foi ocasionado pela medicação, procure o médico, pois pode ser necessário ajustar a dosagem.
- Em épocas de altas temperaturas, como verão, passar por muito calor, ter sensação de abafamento, ingerir pouco líquido, ficar em pé por um longo tempo, fazer exercícios e desidratar-se são condições propícias para ocorrer um desmaio.
O que é Lipotimia?
É a perda mais ou menos completa do conhecimento acompanhada da abolição das funções motrizes, com integral conservação das funções respiratória e circulatória. Ela se constitui no primeiro grau de síncope: é acompanhada de palidez, suores frios, vertigens, zumbidos nos ouvidos: a pessoa tem a impressão angustiante de que vai desmaiar, mas, de fato, raramente, perderá o conhecimento. O fênomeno pode ser causado por emoção violenta, por súbita modificação da posição deitada para a posição vertical, ou por toda circunstância análoga, susceptível de alterar a circulação. A lipotimia usualmente não é grave mas é importante averiguar.

POLÍTICA - Outdoors do MIV é colocado e retirada em menos de um dia

Após a MIV assinarem um contrato com a empresa Adalberto Outdoor, correspondente a colocação de quatro outdoors em pontos da cidade, o proprietário os retirou, alegando motivos jurídicos.


Através do contrato no 232, de 1º de abril de 2010, ficou estipulado que a empresa Adalberto Outdoor seria responsável pela colocação de quatro outdoors do Movimento Içarense pela Vida (MIV), detalhando os vereadores que eram contrários e os favoráveis a implantação da Mina 101,da Empresa Rio Deserto, com os dizeres “Vereadores que votaram contra o povo e vereadores que votaram a favor do povo”.
Contudo, um dia após a colocação, que aconteceu na sexta-feira, dia 9 de abril, ospainéis foram retirados, sem nenhuma explicação.
O proprietário da empresa, Adalberto Pizzetti, afirma que na durante a data de colocação, estava em Florianópolis, e não acompanhou o processo. “Retirei porque achei melhor, em função da forma como estava redigido. Entrei em contato com o jurídico da empresa, e tentei falar com o Renato Brígido, que me ligou em seguida e expliquei o que estava acontecendo”, esclarece Pizzetti, afirmando que ele seria o responsável pelo material, caso acontecesse alguma coisa. “O vereador To-ninho de Mello me procurou, questionando qual seria a fundamentação sobre a frase, baseado em que fato”, relata. Pizzetti finaliza que os outdoors podem ser recolocados, contanto que os dizeres sejam trocados.
Para Brígido, integrante do MIV e também membro da CAEP (Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais), relata que, ao conversar com Pizzetti, foi informado de que “os vereadores o ameaçaram com a criação de uma lei que impedisse a colocação de outdoors na cidade”.

Brígido acrescenta que o movimento também tomará as providências jurídicas para a resolução do fato, e rebate dizendo que “ pesquisas apontam que o povo é contrário à instalação da mina, quem é favorável será contra o povo, e que o movimento veio para contar a verdade a todos, incluisve estamos fazendo orçamento com outras empresas para a recolocação do material”.
Ele finaliza com o relato que “o vereador Darlan Carpes disse que o material foi retirado porque o MIV não cumpriu com o contrato, mas quem não cumpriu foi a empresa”.
O já citado vereador Darlan Carpes (PP), confirmou o que disse, “já que estava um zum zum zum na cidade de que eles colocaram os outdoors e depois não sabiam de quem deveriam cobrar”, argumenta. Ele também diz que “ficou triste com a retirada, pois quando foram colocados na primeira vez, isso ajudou muito na campanha, expondo meu nome, foi uma propaganda boa, pois nunca escondi que era favorável a implantação da mina, nem quando as pessoas me perguntavam isso”.
O vereador Toninho de Mello (PMDB), afirma que realmente conversou com Pizzetti, mas sobre amenidades. “Até achei estranho, quando ouvi na cidade as pessoas comentando que os vereadores o pressionaram. O que conversamos sobre outdoor, é que em algumas cidades estãos sendo determinadas uma série de normas para que eles possam ser colocados. A menos que ele tenha me entendido mal, mas creio que não”, argumenta o vereador peemedebista sobre a polêmica.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Temos o aval do ex-prefeito Heitor Valvassori para nos candidatarmos. Ele disse que nos validará com seu apoio.”. Paulo Roberto Brígido, presidente do PSDB de Içara, confirmando que o partido tucano terá candidatura própria á prefeito de Içara, com, total, apoio do Partido Progressista. A notícia foi em novembro de 2009

Na quarta-feira
a equipe do Centro de Educação e Cultura Pastor Pedro Valentim Monteiro, da Igreja Evangélica de Içara, promoveu um coquetel com alguns vereadores de Içara, entre eles, Acirton Costa e esposa, o vice-prefeito José Zanolli, o secretário de governo Jairo Celoy Custódio, para divulgar os projetos educacio-nais e sociais.
Ao contrário das demais igrejas, a Evangélica tem um bom relacionamento com os políticos.

Adilor Guglielmi
o Dóia, ainda na condição de pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB está focando ações também em municípios do Extremo Sul.
Na quinta-feira, ele passou o dia mantendo contato com lideranças de Passo de Torres e Praia Grande, onde tem bom relacionamento.
Para se eleger Dóia precisa de 45 mil votos.

Para atingir
o maior número de pessoas na campanha de imunização contra a gripe H1N1 unidades de saúde do município de Içara estarão com as portas abertas neste sábado, das 8h às 17h.
Estarão abertas as unidades de saúde dos bairros Cristo Rei, Aurora, Vila Nova, Balneário Rincão, Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Silvana e Policlinica Central.

A comissão

informa que o recurso da Administração Municipal contra uma das servidoras da extinta Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi) foi negado pelo Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis.
A decisão publicada na quinta-feira, ratifica a responsabilidade do Poder Público na quitação dos débitos trabalhistas deixados pela entidade. E, isto inclui os salários atrasados, além do Fundo de Garantia que não era depositado.Apesar de ser uma ação individual, a decisão do juiz Gerson Paulo Conrado deverá abrir jurisprudência para as mais de 180 pessoas demitidas seguirem o mesmo caminho.

Pedro Neves Marques
que deve se candidatar a vereador em 2012 I(falta definir o partido) recebeu parentes e amigos, no dia 10 de abril, para comemorar seu aniversário.
Marques, que trabalhou como gerente operacional do Samae é contra a gestão compartilhada com a Casan, que segundo ele é um retrocesso no desenvolvimento de Içara.

GERAL - Assinada a parceria entre Conab e Coopafi

Foi assinado o convênio no valor de aproximadamente R$706 mil, que beneficiará 104 famílias de produtores rurais do município, além de 14 entidades beneficentes da região, superando 2005.



Foi realizado na tarde de sexta-feira, no auditório da Cooperaliança, em Içara, a assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos, entre a Conab e a Coopafi, assinado pelo vice-prefeito de Içara, José Zanolli (DEM), que na ocasião representava o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), além do superintendente da Conab, Sione Lauro de Souza, o engenheiro ambiental da Epagri, Edson Borba Teixeira, o secretário de Agricultura do município, Silvio Viana, e o presidente da Coopafi, José Manoel Rabello.
Após a celebração da assinatura, que destinará, através da Credisol, o montante de aproximadamente R$ 706 mil, que beneficiará 104 famílias de produtores rurais, além de 14 entidades beneficentes, um número muito acima de 2005, primeiro ano em que houve a parceria no valor de R$119 mil e 34 famílias.
Para esse ano, 36 produtos fazem parte do pacote do Governo Federal, permitindo, assim, como ressaltou o engenheiro da Epagri, a diversificação de renda e atividade dos agricultores içarenses, além de ser estratégico, resgatando a prática da agricultura familiar.
Rabello defendeu que o programa deva ser transformado em projeto de lei, enquanto que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Estéfano, revelou que uma proposta já encontra-se nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

POLÍCIA - Incêndio em oficina mecânica pode ter sido ato criminoso

O Corpo de Bombeiros de Içara teve muito trabalho, na madrugada de sexta-feira, para apagar o fogo que destruiu uma oficina no bairro Nossa Senhora de Fátima, causando prejuízo de R$ 200 mil.



A Guarnição do Corpo de Bombeiros de Içara foi acionado na madrugada desta sexta-feira, dia 16 abril, para controlar o incêndio numa oficina de caminhões no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Conforme o cabo Becker, as chamas destruíram o escritório do empreendimento. Mas, o incêndio foi controlado a tempo de não se espalhar pelos 80 metros quadrados do prédio.
Na ocorrência, foram usados 4 mil litros de água do caminhão de Içara e mais mil litros de um carro de apoio de Criciúma.
De acordo com informações de Fabrício Nascimento dos Santos, um dos funcionários da empresa, os proprietários ainda calculam o valor total do estrago. “Se formos ver tudo, entre peças e equipamentos e o próprio escritório, podemos calcular um prejuízo por volta de R$ 200 mil”, comentou. “A nossa única suspeita, no momento, é que o ato seja de vandalismo, pois o único material furtado foi o rádio de um dos veículos de um cliente, finaliza Santos.
O caso agora passará por uma investigação policial e caso seja comprovado o incêndio tenha sido criminoso o culpado pode pegar de seis meses a três anos de prisão com pagamento de multa.
Poucas horas depois, às 5h40min, o Corpo de Bombeiros de Içara também atuou em outro incêndio. Dessa vez para dar apoio a guarnição de Morro da Fumaça. Na cidade vizinha, uma cerâmica teve 290 metros consumida pelo fogo, que, provavelmente, iniciou em uma fornalha, após sofrer um super aquecimento. Foram usados 5 militrso de água para conter as chamas.
Nos dois incêndios não houve feridos.

VARIEDADES - Voluntários do Vida Jovem recebem curso de capacitação

Promovido pela instituição em parceria com o grupo Cruz Azul, o primeiro módulo do curso aconteceu mês passado em Criciúma, enquanto que a segunda etapa aconteceu nesta sexta-feira.



Conforme estipulado pela resolução número 101 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 31 de maio de 2001, que estabelece as diretrizes para o atendimento e tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias alucinógenas, que estabelece que todo os erviço, para funcionar, deverá estar devidamente licenciado pela autoridade sanitária competente.
Além da capacitação das pessoas que lidam no local, as normas também dizem que serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência ou outros vínculos de um ou dois turnos, segundo modelo psicossocial, são unidades que têm por função a oferta de um ambiente protegido, técnica e eticamente orientados, que forneça suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ou dependentes de substâncias psicoativas, durante período estabelecido de acordo com programa terapêutico adaptado às necessidades de cada caso. É um lugar cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares. Oferece uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas, resgatando a cidadania, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológica, e de reinserção social
Para isso os voluntários do Centro de Recuperação Vida Jovem, de Içara, em parceria com a Cruz Azul do Brasil, com sede em Blumenau, uma organização cristã que foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1877, e presente em 51 países, está realizando o curso de capacitação, na Igreja Luterana, em Içara..
De acordo com o responsável pelo Centro de Recuperação Vida Jovem, Rodrigo da Rosa, esse é o segundo módulo do curso, que acontece nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 20h, onde os sete monitores e coordenadores responsáveis pelos dependentes químicos, estão recebendo as devidas instruções.
O primeiro módulo do curso, aconteceu durante o mês de maio, em Criciúma, enquanto que o terceiro está previsto para o mês de agosto, onde também haverá o encerramento e a entrega dos certificados.Para quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo, o Centro de Recuperação fica na Estrada Geral da Urussanga Velha ou ligar para (48) 9947 0990.

ESPORTES - As primeiras colocadas do Joesi participam do Jesc

Depois de cinco de dias de competições encerrou nesta sexta-feira a 29ª Edição do Jogos Escolares de Içara, sendo que as escolas campeãs vão representar o município no micro regional em Urussanga.



Durante toda a semana foram realizados os Jogos Escolares de Içara (Joesi), que movimentaram um grande número de estudantes com idade até 14 anos das escolas municipais, estaduais e particulares.
As competições que envolveram os atletas içaren-ses foram atletismo, basquete, tênis de mesa, vôlei, xadrez, handebol e futsal.
As escolas que se consagraram campeãs em cada modalidade irão representar Içara no micro regional dos Jogos Estudantis de Santa Catarina (Jesc), que acontecerão de 26 de abril a 1º de maio, em Urussanga.
Confira os resultados das competições:.
Basquete Masculino:
1°) Quintino Rizieri
2°) Paulo Rizieri e em
3°) Ângelo Zanelatto.

Basquete Feminino:
1°) Paulo Rizieri
2°) Arlete Lodetti
3°) Quintino Rizieri.

Tênis de Mesa Masc:
1°) Tales Floriano, Matheus dos Santos e Jéferson Fernandes (Arleti Lodetti)
2°) Paditon de Freitas, Gustavo Silva e Wesley Pereira (Ângelo Zanelatto)
3°) Alison Cardoso, Alison Schimidt e Cleiton Nunes (Antônio Colonetti).

Tênis de Mesa Femino:
1°) Jadna Stano, Jéssica Oliveira e Luana Mota (Antônio Colonetti
2°) Tatiene Rocha, Cristiane Pedro e Gláucia Neves (Quintino Rizieri)
3°) Patrícia Silva, Gabriela Nascimento e Ana Carolina Fernandes (Salete Scotti dos Santos).

Xadrez Masculino:
1°) Salete Scotti
2°) Ângelo Zanelatto
3°) Maria da Glória.

Xadrez Femino:
1°) Quintino Rizzieri
2°) Quintino Dajori
3°) Maria Arlete Lodetti.

Vôlei Masculino:
1°) Maria da Glória
2°) Quintino Rizzieri
3°) Salete Scotti.
Vôlei Femino:
1°) Cristo Rei
2°) Quintino Rizzieri
3°) Gervásio Teixeira.

Handebol Masculino:
1°) Maria Arlete Lodetti,
2°) Paulo Rizzieri
3°) Colégio Cristo Rei.

Handebol Feminino:
1°) Maria Arlete Lodetti,
2°) Cristo Rei
3°) Maria da Glória.

Futsal Feminino:
1°) Maria da Glória
2°) Cristo Rei
3°) Maria Arlete Lodetti.

Futsal Masculino:
1°) Maria Arlete
2°) Melchíades Bonifácio
3°) Maria da Glória.

Atletismo Masculino:
1°) Maria Arlete
2°) Quintino Dajori
3°) Quintino Rizzieri.

Atletismo Feminino,
1°) Maria Arlete
2°) Quintino Dajori
3°) Tranqüilo Pizzeti.