O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 10 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.188 - 10 de setembro de 2011

Esportes: Terceira rodada do Regional de Futsal será neste sábado
(Foto: Maso Nyetto)



(Foto: Maso Nyetto)



Geral:

Dia
da
Pátria
O Desfile Cívico, que seria nesta quarta-feira, foi adiado, devido à chuva, para domingo, em Içara e no Distrito Balneário Rincão

(Foto: Junior JI)
Polícia: Lan Houses tem que se adequar as novas regras




.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Enchentes voltam castigar o Estado

Santa Catarina já contabiliza mais de 800 mil pessoas afetadas pelas chuvas que castigam o Estado desde a quarta-feira (7).
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, são 819.338 pessoas atingidas em 86 cidades. Ao todo, 57.481 pessoas estão desalojadas (na casa de amigos ou parentes) e 8.220, desabrigadas.
Mas, Içara, por enquanto não tem pessoas desabrigadas, os problemas maiores são algumas estradas que estão intransitáveis.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Presidente da Cooperaliança cobra 0800 da Millenium

Contratada em caráter emergencial para fazer a manutenção do serviço de iluminação pública em Içara, a empresa Millenium estima que até a próxima semana o 0800 já esteja funcionando.

(Foto: Divulgação)
Anteriormente feita pela Cooperaliança, a manutenção do sistema de iluminação pública de Içara passou a ser responsabilidade da Prefeitura Municipal desde o dia 1º de julho.
Serviços referentes à iluminação foram solicitados pelo tele atendimento da cooperativa até o final de agosto. Após esta data, as solici-tações deveriam ser feitas para a empresa Millenium, de Içara, contratada pela prefeitura em caráter emergencial para fazer o serviço.
Em reunião nesta quinta-feira, dia 8, o presidente em exercício da Cooperaliança, Jorge Rodrigues, cobrou do dono da Millenium, Júlio De Lucca, a pouca divulgação dos telefones de contato para os serviços de manutenção. “A Millenium possui um 0800 para atender as solicitações quanto à iluminação, mas não fez nenhuma campanha para divulgar este número. As pessoas ainda não tomaram consciência de que a Cooperaliança não é mais a responsável por este serviço, e nos ligam cobrando mais eficiência e agilidade”, comentou Rodrigues.
A cobrança do presidente partiu do número de reclamações e de informações que a cooperativa ainda esclarece, diariamente sobre o assunto.
“Embora a responsabilidade tenha sido repassada ainda no mês de julho para a Millenium, recebemos todos os dias ligações de con-sumidores da cooperativa com dúvidas sobre o assunto. Por isso, a nossa preocupação”, explicou.
Rodrigues também cobrou números que mostrem para a sociedade a demanda de serviços solicitados pelos consumidores e executados pela empresa.
O empresário Júlio de Lucca explicou que o número para atendimento já existe: 0800-600-04-90, mas o sistema para fazer o controle de registro de chamada, entre outros quesitos, ainda não tinha sido instalado.
“Tivemos um contratempo, mas acredito que na semana que vem já tenhamos o sistema instalado. Assim, vamos estudar uma forma de divulgar o número. Entre as ideias está a divulgação na imprensa e panfletos de casa em casa”, informou o empresário.
Ainda de acordo com De Lucca, algumas solicitações demoram um pouco a serem atendidas por que a empresa espera acumular pedidos, no caso de lugares mais distantes.
Para contato com a Millenium, os associados e consumidores da cooperativa podem ligar no telefone: (48) 3045-0480. No encontro Rodrigues também realizou o repasse à empresa referente ao mês de julho.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Desfile Cívico em Içara e Praia do Rincão acontece neste domingo

Com a previsão do tempo marcando sol para domingo, dia 11, o desfile cívico, que foi cancelado no dia 7, poderá ser realizado; o tema da marcha é os 50 anos do município de Içara.
(Foto: Arquivo JI)
Devido à previsão de chuva no feriado de 7 de setembro, o desfile cívico, que marca a comemoração do Dia da Independência, foi transferido para este domingo, dia 11, em Içara e no Balneário Rincão.
A previsão para domingo é de predomínio de sol durante todo o dia.
Em Içara, a programação começa às 9h, com concentração na rua Sete de Setembro, passando pela rua Altamiro Guimarães e dispersão na Rua Ipiranga.
O palanque das autoridades ficará localizado na Praça da Igreja Matriz São Donato.
No período da tarde, a partir das 14h, será a vez das escolas e instituições do Balneário Rincão iniciarem o desfile, que acontece na Rua Paraná.
O desfile cívico de 7 de setembro deste ano terá como tema “Içara 50 anos”. Cada escola, entidade ou associação levará às ruas projetos com foco na comemoração do cinquentenário do município.
O desfile vai ter na abertura a participação do 28º GAC; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; entidades; associações; Fundação Assistencial de Içara (FAI), com grupo da melhor idade; Fundação Municipal de Esportes (FM E); escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).
O público vai ser recepcionado pela banda da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Ao final do desfile, o município receberá uma homenagem especial pelos 50 anos. Estarão presentes 45 instituições. Cada pelotão será formado por no mínimo 30 e no máximo 100 participantes, sendo que à frente deverão levar uma faixa com o nome da instituição que representam.
A Semana Cívica teve início no dia 1º de setembro, na Praça da Juventude, às 9h, com hasteamento da bandeira e apresentações artísticas e culturais alusivas à pátria, feitas por alunos do município.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Lan houses e cyber cafés devem se adequar as novas regras

Lei criciumense é adotada em todo o estado catarinense pelo governador Raimundo Colombo, obrigando aos proprietários dos estabelecimentos a se adequarem as novas regras

(Foto: Junior JI)
Em agosto foram aprovadas mudanças na lei estadual que determina o funcionamento de cyber cafés e lan houses. As regras já eram aplicadas em Criciúma por meio de uma determinação municipal e o exemplo de Criciúma foi utilizado para viabilizar as mudanças. O que valia no município, agora valerá para todo o Estado.
A partir da sanção do governador Raimundo Colombo, torna-se obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto, assim como será proibida a venda de bebidas alcoólicas e cigarros nesses estabelecimentos. A foto não era exigida anteriormente.
Outra nova determinação diz respeito aos menores de 18 anos que frequentam os estabelecimentos. Eles necessitam, agora, de uma autorização escrita e assinada por um dos pais ou responsáveis legais e proíbe que crianças frequentem sem que estejam acompanhadas por um dos pais ou por um adulto responsável, devidamente identificado.
Crianças e adolescentes também ficam proibidos de frequentar em horário de aula. Para isso, a lei obriga a inclusão, no cadastro dos clientes com idade inferior a 18 anos, de informações, como: escola em que eles estão matriculados e os turnos em que estudam.
Segundo alguns donos desses estabelecimentos será muito difícil controlar as idas e vindas dos menores ao local. Como disse um dos proprietários “os órgãos responsáveis devem se preocupar em fiscalizar os menores quando eles não vão a escola e não as lan houses e cybers cafés por estarem atendendo os clientes!” disse ele.
Também, acrescentou “que o Estado esta querendo transferir a responsabilidade de fiscalizar para os donos desses lugares. Mas concordam com a aplicação de algumas leis para usuários, não por serem menores de idade, porque não fornecem qualquer material impróprio para quaisquer faixa etária”, comentou o dono da lan.
Eles concordam que as crianças não devem deixar de ir a escola, para ficar nos computadores, “mas esse não é o único lugar que os menores vão para não ir a escola, esta é uma porcentagem mínima”, alegam.
Foram entrevistados dois donos de lan houses, sendo que um deles desconhecia o teor das novas regras.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: AIPA-Amigo Bicho realiza mais uma feira para adoção neste sábado

Cachorros e gatos encontrados nas ruas de Içara, ou que sofreram maus tratos pelos antigos donos, foram tratados e estarão para adoção na Praça Matriz São Donato neste sábado, 10.

A Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho) realiza neste sábado, dia 10, mais uma feira para adoção de animais, que acontece das 9h às 16h, na Praça da Matriz São Donato, Centro de Içara.
Estarão disponíveis cachorros e gatos, devidamente vermifugados, ou seja, tendo tomado remédio para vermes, e alguns castrados. Para adotar é necessário CPF, RG e comprovante de residência.
“Pedimos estes documentos para que possamos fazer o controle de quem está adotando os animais e, depois, conferir se eles estão sendo bem tratados”, explicou o secretário da associação, Max Amaral.
Também é necessário que as crianças que desejam adotar um bichinho estejam acompanhadas de um responsável mais velho, pois os animais só serão entregues na presença de um maior de 18 anos.
A associação pede a contribuição da comunidade com doação de ração, jornais, cobertores, remédios, caminhas, vasilhas, petiscos, papelão, entre outros itens para dar mais conforto aos bichinhos.
A AIPA-Amigo Bicho foi fundada no início deste ano e é formada por içarenses preocupados com os animais abandonados na cidade. Unida com o projeto Cão Amigo, da Administração Municipal, a associação cuida atualmente de quase 20 animais em um sítio. “Já chegamos a ter quase 80 hóspedes”, afirmou Max. A redução de cães e gatos ocorreu devido à realização das feiras.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Caiçara em busca da primeira vitória

O Caiçara volta a campo neste sábado pela quarta rodada do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça Empresas Rio Deserto.
O time colorado vai até Criciúma enfrentar o Mãe Luzia e precisa da vitória para pensar em seguir adiante na competição regional. Uma nova derrota prejudica os planos da equipe içarense.
Até o momento foram duas derrotas (Meleiro 2 x 1 e Metropolitano 3 x 0) e um empate (Grêmio Turvense 1 x 1).
O técnico Juvêncio Maciel espera uma reação dos atletas contra o Mãe Luzia que é uma forte equipe.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.