O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CAPA: Edição1.916 - Içara, 28 de julho de 2010

Lodetti garante que desunião no PP é especulação







Vigas da Ponte do Torneiro estarão prontas em 40 dias






Lobo-marinho é encontrado no Balneário Rincão

EDITORIAL - Comércio vence queda de braço

Igreja e comércio de Içara estão de mãos dadas no processo contra a instalação da Mina 101 na cidade mas a relação não é harmonio-sa no que se refere a Festa de São Donato.
Como retaliação contra a CDL, cuja maioria dos asso-ciados aprovaram a abertura das lojas no feriado, a Comissão de Assuntos Eco-nômicos Pastorais (CAEP) não vai realizar a Feira da Indústria e do Comércio.
A Festa de São Donato há muito tempo deixou de ser um evento religioso, pois as barracas instaladas não são de nenhuma entidade e sim de pessoas que tem um produto pra vender e pagam para estar ali e não é pouco. Não se pode servir a dois senhores: Deus e ao dinheiro. Está na Bíblia.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Lodetti garante que brigas no PP são mera especulação

Conforme o presidente da legenda, Arnaldo Lodetti Júnior, o que andam dizendo sobre o PP não passa de mera especulação, e afirma que algumas decisões só dizem respeito à Executiva.

Se normalmente existem especulações no mundo da política, em ano eleitoral o aumento é considerável.
Como é o que está acontecendo com o PP de Içara, cujo rumores apontam que a maioria dos filiados da legenda, cujo cargo de presidente é ocupado por Arnaldo Lodetti Filho, foram favoráveis à retirada dos advogados Fabiano Castanhetti e Gabriel de Souza de uma das salas ocupadas pela legenda.
De acordo com informações de Lodetti, algumas questões são internas, ou seja, só dizem respeito ao partido, mas declara que os dois advogados não foram retirados, e que no momento, não daria mais informações sobre a questão.
O advogado Fabiano Castanhetti, reforça a declaração do presidente. “A nossa relação com PP está normal”, alega, também afirmando que há muita especulação sobre a questão.
Contudo, os dois advogados continuam sendo os responsáveis legais pelas ações ajuizadas contra o prefeito em licença, Gentil Dory da Luz (PMDB), a AIP (Ação de Impugnação de Mandato) colocada no município, que entra audiência no final de agosto e outra em Brasília, que aguarda a manifestação do relator, o ministro Arnaldo Versioni, ambas pelo mesmo motivo: abuso de poder econômico. Conforme Castanhetti, o fato de as contas do PMDB terem sido aprovadas, não tem influência, “pois não é o partido que está em julgamento”.
Até o fechamento da redação, não foi possível fazer contato com Souza.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espero contar com o apoio dos içarenses durante as eleições, meu partido é Içara”. Candidato à deputado estadual Adilor “Dóia” Guglielmi (PSDB), que colocou o bloco na rua em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 3 de outubro.

O prefeito licenciado
Gentil Dory da Luz (PMDB) deve ficar mais algum tempo de licença médica e com isso José Zanolli (DEM) vai procurando substituí-lo a altura. Tem se esforçado para isso e tem participado de várias reuniões durante esses 60 dias
Agora uma coisa é certa. José Zanolli não retorna para a presidência do Samae. O advogado Paulo Preiss Neto deve ser mantido no cargo. É o que parece. E onde vão alojar o Zanolli? Esse assunto deve esquentar a política em Içara.

Os capítulos
da novela envolvendo a Ponte do Torneiro, em Jaguaruna, na divisa com o Balneário Rincão, em Içara, não tem hora para terminar. Candidatos que forem na localidade pedir voto vão escutar umas verdades.

CDL
venceu a queda de braço com a CAEP, que resolveu cancelar a Feira da Indústria e Comércio que seria realizada paralela a Festa de São Donato.
A maioria dos expositores não quiseram disputar a concorrência.

A possível briga interna no PP

entre o Presidente Arnaldo Lodetti Júnior e os advogados Gabriel de Souza e Fabiano Castanhetti está tomando proporções que fogem da competência do partido. Lodetti afirmou que o assunto é interno do PP e que não saiu nenhuma nota sobre isso. Também não afirmou e nem desmentiu. Já Castanhetti afirma que é tudo especulação.
A briga tem a ver com o processo de cassação de Gentil da Luz e José Zanolli. Lodetti ficou de falar com a imprensa sobre esse assunto até dia 30.
Estamos no aguardo.

Rápidas
* Os acessos a Barra Velha, via Lagoa dos Esteves, e via Rua Antônio Pagani, pela Zona Sul do Balneário Rincão estão péssimos. Os motoristas tem que fazer um verdadeiro rali para trafegar nas estradas que precisam de uma atenção maior da subprefeitura
* A Secretaria de Agricultura de Içara realiza hoje, a partir das 8h30min, no Centro Comunitário da Vila São José, uma homenagem especial aos agricultores da cidade. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara será também homenageado pelos 40 anos.
*Temos uma candidata ficha limpa, preparada e que representa a oposição de 8 anos feito pelo PP. Conversamos com todos os partidos e não fazemos política do toma lá da cá, de intervenção”. Deputado Joares Ponticelli, presidente estadual do PP.
* “Aqui não tem confusão nem divisão, só solução”, comentou a senadora Ideli Salvatti (PT), sobre o seu partido, quando esteve em Criciúma na semana passada, dando uma alfinetada no PMDB, que está dividido e em pé de guerra.

Frase
“Talvez, para purificar a política bastasse admitir à Câmara apenas gagos”. (Louis Latzarus - jornalista francês - 1878-1950).

GERAL - Uma homenagem aos trabalhadores rurais

Em meis as dificuldades, agricultores do município terão evento alusivo à profissão; produção de fumo não tem protocolo de reajuste de compra assinado, podendo sofrer queda na safra.

Na data em que se comemora o Dia do Agricultor, produtores de fumo trabalham em meio a apreensão. Na última semana, empresas aquisitoras do produto e representantes da agricultura estiveram reunidos no Rio Grande do Sul para definir a tabela de compra da próxima safra do tabaco.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefano, as empresas se comprometeram a manter o reajuste de 0,7% a 10% sob a tabela da safra 2009/2010, apesar de não haver assinatura do protocolo.
O presidente relatou que a compra do produto tem sofrido um queda expressiva nas últimas safras. “Por causa do preço muito alto as empresas que exportavam não querem mais comprar do Brasil. No próximo ano não poderemos brigar por um reajuste. Nossa preocupação é não deixar o preço cair”, disse. Ele aponta também que as campanhas antifumo têm contribuído para o enfraquecimento nas vendas.
Ele antecipa que para a safra 2010/2011, que inicia em novembro, haverá uma queda de 7% na produção de fumo, com a “tendência de diminuir cada vez mais”. “Os agricultores devem procurar novas alternativas para se manter no campo. Vejo um futuro muito grande na agricultura, para isso é preciso competência e qualidade no produto”, finalizou.
E com o intuito de valorizar a categoria, órgãos do setor realizam hoje. às 8h30min, no Centro Comunitário da Vi-la São José, um café colonial, palestras, almoço, eventos culturais e encerramento com missa em prol dos trabalhadores do campo.

POLÍCIA - Motociclistas se envolvem em acidentes em Içara

Corpo de Bombeiros de Içara atendeu a duas ocorrências envolvendo motocicletas em Içara, uma delas aconteceu no Centro e a outra foi na Rodovia SC-444, no acesso ao Loteamento Jussara.

O Corpo de Bombeiros de Içara atendeu uma ocorrência no inicio da manhã de ontem, onde se envolveram na colisão duas motocicletas, no Km 9 da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), no Loteamento Jussara.
Conforme os bombeiros J.A.M., 41 anos, que conduzia a moto CG-125 placa PPT-1841, de Içara, perdeu o controle e acabou sofrendo uma luxação no tornozelo e foi encaminhado ao Hospital São Donato, onde passou por exames de rotina, sendo liberado horas depois.
Outro caso envolvendo uma motocicleta teve registro no fim da tarde de segunda-feira, dia 26, ocorreu na esquina da Rua Do-nato Valvassori com a Sete de Setembro, no Centro da cidade. O condutor da Honda Biz placa ATV-5223, de Içara, R.L.A., 21, foi atingido pela Toyota placas IIA-2312, também de Içara, dirigido por J.C., 25. Os socorristas levaram o motociclista até opronto-socorro do Hospital São Donado em estado grave. Ela sofreu fratura exposta na perna e traumatismo craniano, e o caso dele inspira cuidado. Já o motorista da caminhonete não sofreu nenhum ferimento.
Os plantonistas do Hospital São Donato, informaram que o acidentada permanece em estado grave, e continua em observação, sendo que a maior preocupação ficou pelo impacto, pois o capacete não resistiu e se quebrou causando grande dano a cabeça da vítima.

VARIEDADES - Educação e Cultura propõe Calendário Unificado

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Tereza Feltrin Borges, o documento é importante para que as festas no munícipio sejam apreciadas pelos munícipies.

A Secretaria de Educação e Cultura de Içara, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, está elaborando a criação de um Calendário Unificado de todas as Entidades do Município, cujo esboço já está realizado a partir dos dados existentes na pasta.
Dentre as informações que a compõe, estão os eventos que englobam todos os munícipes, totalizando assim uma grande agenda cultural.
Conforme a Gestora da Secretaria de Educação e Cultura, Giovana dos Santos, o projeto é “um levantamento dos eventos da cidade, para que seja feito um calendário vigente para o ano de 2011”, explica, acrescentando que o prazo para o envio dos dados vai até apróxima sexta-feira, dia 30 de julho. “Após o recebimento das informações, iremos analisar juntamente com o Conselho Municipal quais ações são mais importantes e repassalas à todos os moradores”, reforça Giovana sobre a questão.
Já a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Tereza Feltrin Borges, relembra que, durante viagens para outros lugares, “as pessoas recebem um caderno, sabendo assim o que está acontecendo, as datas e locais das festas”, justifica a presidente, acrescentando que as festas mais divulgadas são aquelas das regiões centrais.
A respeito da questão do tempo do planejamento, ela relata que ele não ficou pronto no primeiro semestre para que nenhuma comunidade ficasse de fora da programação.
Tereza Feltrin Borges explica que o conselho, composto por 22 representantes que atuam em 11 àreas diferentes, sendo distribuídos dois em cara área, já existe há algum tempo, e que conforme determinação do estatuto, um terço dos representantes devem fazer parte do Poder Público de Içara.
Ela finaliza com um pedido às entidades que ainda não entregaram seu calendário anual, que façam o mais rápido possível, disponibilizando o material na Casa da Cultura, ou ainda através do e-mail: artes@icara.sc.gov.br para que o Calendário Unificado possa ser impresso e as programações divulgadas.

ESPORTES - Muita expectativa para a final da Bocha sexta-feira

A Fundação Municipal de Esportes de Içara realiza, nessa sexta-feira, a final do Campeonato Municipal de Bocha entre Transportes Raichaski e Gonçalves Esportes, na Cancha do Nanico.

A decisão do Campeonato Municipal de Bocha de Içara, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria, será nessa sexta-feira, às 19h45min, entre Transportes Raichaski x Gonçalves Esportes, na Cancha do Nanico, na localidade de Jaqueline.
Vidraçaria Santa Luzia conquistou o terceiro lugar, enquanto a equipe Darolt ficou na 4ª posição.
As equipes finalistas tiveram o melhor desempenho durante todos os três meses de competição, tendo o maior número de torcedores também. O bom público que compareceu nas diversas canchas espalhadas pela cidade surpreendeu até mesmo os organizadores, que registraram, em alguns dos dias de jogos, uma média bem acima do esperado..
Um dos organizadores do evento e representante da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, Valdemar da Rocha, afirmou que a clássica rivalidade entre os bochófilos resultou na presença de um bom público nas partidas de bocha. “O alto nível, de competitividade e de habilidade de alguns atletas, chamaram muito atenção dos participantes”, comentou Rocha.
“Ambas as equipes tiveram um bom desempenho e mereceram estar na final da competição municipal, esperamos uma partida bem disputada e competitiva, onde todos irão sair ganhando, tanto o público quanto os torcedores.
O Campeonato Municipal de Bocha ficou dentro da expectativa dos organizadores e deve voltar ao calendário da FME já no próximo ano.