O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Esportes: Bairro Aurora conquista título no interbairros de futebol suíço

Na noite de ontem foi realizada, no Complexo Esportivo do Jardim Silvana, a final do Campeonato Interbairros, adiada depois de duas semanas de muita chuva.
O Bairro Aurora sagrou-se campeão no futebol suíço pós vencer a Praia dos Rincão, nos pênaltis.
A partida foi bem disputada e no tempo normal ficou empatada em 4 a 4. Na decisão dos pênaltis o Bairro Aurora levou vantagem, após o goleiro defender dois pênaltis, e ficou com o título.
Durante os 61 jogos disputados foram marcados 299 gols sendo esta uma média de 4,9 gols por partida, foram contabilizado 161 cartões amarelo e apenas 15 cartões vermelhos, o número de diretores expulsos durante a partida foram apenas três.
Junto com o jogo da final foi realizado a entrega da premiação das olimpíada entre bairros, que contou com diversas localidades de Içara, em disputas que variaram em cabo de guerra, bocha, canastra, sinuca entre outras.
O interbairros já tornou-se um evento tradicional na cidade. O presidente da FME , Claúdio Blissari, afirmou que os moradores aceitaram muito bem as competições, tornaram uma disputa saudável entre os bairros da cidade, o evento continuará fazendo parte da programação do calendário da cidade para o próximo ano.

Variedades: Museu do bairro Linha Anta agora é responsabilidade da Prefeitura de Içara

Guarda, manutenção e administração da antiga Capela de Santo Antônio, da localidade de Linha Anta, agora são de responsabilidade do Poder Executivo de Içara. O objetivo é legalizar definitivamente a criação do Museu Sacro, que por pedido da comunidade receberá o nome de Padre Claudino Biff, em memória ao pároco de Morro da Fumaça, que tanto lutou para a restauração da antiga Capela. O local é utilizado pela Secretaria de Saúde e dispõe exposições sacras e atividades culturais.
Uma vasta programação cultural com a comunidade marcou a assinatura do comodato entre a Diocese de Criciúma, que até então respondia pela capela, e a Prefeitura de Içara, nova responsável.
Durante toda a terça-feira, houve explicações sobre conceito, utilidade e importância do museu para o resgate e conservação da memória da comunidade.
Participaram do evento a Escola de Ensino Fundamental de Linha Anta, o Clube de Mães local, a Unesc e o Departamento Municipal de Cultura de Içara.

Polícia: Cartório Bertan é interditado por supostas irregularidades

Alguns sinais de que há algo de errado no Cartório Bertan fizeram com que a Corregedoria Geral de Santa Catarina pedisse o afastamento de Jorge Bertan, então registrador oficial do local. Ele está afastado desde terça-feira e a situação continuará assim por 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 30.
As possíveis irregularidades foram constatadas em uma das inspeções correcionais de rotina da Corregedoria, realizada em Içara, no período de 22 a 26 de setembro.
Segundo o assessor correcional Xedes Ribeiro Freitas, as possíveis irregularidades ainda não podem ser divulgadas. "Contudo, se no final do processo for constatado que os fatos são passíveis de perda de delegação, ele terá que deixar o cartório definitivamente", explica.
Além do afastamento de Bertan, a portaria autorizou a designação de uma interventora, ou seja, uma pessoa para ocupar o lugar dele durante o período fora.
Quem assume o papel é Marlene Roecker Nunes, que não quis fazer declarações, pois afirma ter sido pega de surpresa com os fatos.
De acordo com Ribeiro, ela foi designada para substituí-lo devido a experiência que tem no serviço. Marlene trabalha no cartório há 25 anos.
Apesar de os acontecimentos terem deixado todos um pouco surpresos, os serviços de atendimento ao público continuam normalmente.
O Cartório Bertan é o único de registro de imóveis da co-marca de Içara e funciona no bairro Primeiro de Maio.

Geral: Negligência médica pode ser a causa da morte de bebê

A operadora de caixa, Márcia Aparecida Machado, 23 anos, moradora do bairro 1º de Maio, em Içara, chegou ao Hospital São Donato na manhã de 31 de outubro, já apresentando dores de parto.
Segundo o representante comercial, João Carlos da Rosa, 49 anos, cunhado da paciente, uma parteira que estava de plantão no momento, informou à Márcia que ela não apresentava condições para realizar um parto normal.
De acordo com Rosa, o ginecologista Lauro Nogueira, chegou ao hospital às 23h15min (aproximadamente 12 horas depois dos primeiros toques na gestante). Com o rompimento da bolsa da paciente o médico informou que ela passaria por parto normal assim que apresentasse a dilatação necessária.
Em situação de aflição e muita agonia Márcia sentia que a qualquer momento perderia o bebê. Foi quando o chefe da enfermaria chamou Nogueira, (exatamente às 04h30min da manhã, mais ou menos 17 horas após as contrações) que ao analisar a situação da gestante chamou a anestesista para iniciar o trabalho da cesariana.
Ao nascer a criança foi transferida para o neonatal do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão e veio a falecer no dia 15 de novembro às 01h20minmin. O motivo da morte foram problemas respiratórios gerado pela aspiração de mecônio (secreção liberada pela criança). Márcia afirma que a culpa do falecimento foi a negligência do médico que, segundo ela, poderia ter realizado o parto antes do estado do bebê ter piorado. Ela conta que não foi visitada por Nogueira nessas 12 horas que ficou na sala a-guardando o retorno.
Relato do médico
A equipe de investigação do JI, também entrou em contato com o médico Lauro Nogueira no intuito de apurar a versão.
Ele afirmou "ter todos os papéis ponta a ponta dizendo que ela apresentava ótimas condições para um parto normal". O médico desmente a acusação de que não teria dado assistência à paciente. "Eu fiquei o tempo todo do lado dela. Enquanto ela não apresentou dilatação eu a-guardava na sala de espera, onde sempre aguardo, num sofá, mas sempre indo ver como estava estado dela" afirma o médico.
Nogueira explica que foi chamado pelo chefe da enfermagem porque a família estava gerando barulhos e inquietações no hospital. "Eles tiveram que me chamar pelo alvoroço que a família estava causando. Quando cheguei notei que a dilatação estava demorando e então decidi partir para a cesariana", conta ele. O doutor informou que ao ser transferida para a UTI de Tubarão a criança recebeu alta e depois de receber duas vacinas das enfermeiras. Depois disso, a criança teve uma convulsão, voltou para UTI e então, veio a falecer.
A diretora administrativa do HSD, Morgana Zock, informou que a família já esteve no hospital fazendo a denúncia por escrito que foi en-caminhada para a comissão de ética médica, podendo, se preciso, ser encaminhada ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
A assessoria jurídica do Hospital Nossa Senhora da Conceição não quis se manifestar sobre o assunto sem antes verificar o laudo médico da criança. A família deverá registrar Boletim de Ocorrência.

Edição 1.513: Política - Defani assume presidência provisória do PC do B

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) esteve reunido no dia 12 de novembro e restruturou o quadro de dirigentes.
Assume a presidência do partido até a conferência municipal extraordinária que ocorre dia 10 de dezembro de 2008, Claudinei Defani, que já integrava a comissão municipal do partido comunista.
Ele vai substituir a advogada Marion Silveira, que renunciou ao cargo em outubro, após as eleições municipais de 2008.
"O PC do B honra mais uma vez os seus 86 anos de história, dedicados as lutas sociais e dos trabalhadores e sai muito fortalecido do processo eleitoral de 2008", explica Defani.
Ele acrescenta que a vitória política serve de ânimo e esperança na construção de uma Içara mais justa e democrática. "Após as eleições municipais, muitas pessoas procuraram o partido, atraídos pela forma diferente de fazer campanha, baseada na ética, transparência e seriedade", comenta o comunista.
O objetivo principal para 2009 do PC do B é o crescimento e fortalecimento do partido, com a participação