O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Edição 1.725: EDITORIAL - Oleiros estão deixando Içara emburacada

Se não houver uma fiscalização ostensiva da Administração Municipal de Içara, através da Fundai, Içara vai se transformar em verdadeiro queijo suíço, totalmente emburacada.
Isso porque os oleiros e ceramistas de telhas retiram o barro de terras do município, não tampam os buracos e, devido o peso do material, acabam deixando as estradas intrafegáveis.
Os locais onde eles retiram o barro estão se transformando em grandes açudes, arma-dilhas aos municípes, que tem que conviver com a degradação ambiental sem que haja fiscalização da Fundai.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Vereadores devem convocar Fundai e Sindicato dos oleiros

Ficou determinado que serão convocados para a sessão do dia 6 de novembro, o secretário de Obras, o presidente da Fundai e o presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica Vermelha.

Devido ao feriado nacional, do dia 12 de outubro, a a sessão ordinária da Câmara Municipal de Içara foi realizada nesta terça-feira.
Entre vários assuntos discutidos, foi aprovado o Requerimento nº 138/09, de autoria dos vereadores Antônio de Mello e Jurê Bortolon, ambos do PMDB, que requerem a presença no dia 6 de novembro, do secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, do presidente da Fundai, Walterney Ângelo Réus, e do presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, Sérgio Pagnan, para tratar dos assuntos relacionados sobre a extração de argila no município de Içara.
Logo após a sessão os vereadores participaram de uma reunião, na Escola Municipal, como os moradores do Lotea-mento Ana Eliza, no bairro Vila Nova, pa-ra tratar das rei-vindicações da comunidade. O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, também participou do encontro.
De acordo com Re-ginaldo Cardoso, presidente da Associação de Moradores, a Administração Municipal ficou de patrolar as ruas, reformar as bocas de lobos e drenar o rio que passa pela localidade. “Os serviços devem ser iniciados em breve, logo após a Secretaria de Obras terminar a manutenção nos bairros Presidente Vargas e Esplanada”, finaliza.

GERAL - Moradores do Rio Acima vão bloquear estrada se oleiros não taparem buracos

Alguns moradores revoltados com estragos na Rua Geral provocados por caminhões de Cerâmicas Vermelhas, que não cumprem acordo de colocar areão na estrada, devem bloquear via.

A Rua Geral da localidade Rio Acima, em Içara, ficou intrafegável desde a noite de segunda, 12, até a manhã desta terça-feira.
Segundo os moradores e líderes da comunidade, El-dori dos Santos e Idê Fras-son, desde sexta-feira, alguns veículos atolaram nos buracos, impossibilitando de vez a passagem de outros carros.
Um caminhão, que estava atolado, descarregou a areia que transportava e os moradores espalharam no local, amenizando a situação provocada pelo transporte de barro pelas Cerâmicas Vermelhas na via, que não estariam cumprindo o acordo de depositarem uma carga de a-reão por uma de argila que retiram do município.
“Falei com o dono de uma cerâmica para trazer uma carrada de caco para jogar nos buracos, mas disseram que não tem na-da a ver com isso. Se a prefeitura não solucionar o problema iremos cercar a estrada”, declarou Santos.
Idê disse que tentaram contato com a Secretaria de Obras, mas não obtiveram sucesso. Nem o secretário, José Eloir do Nascimento, nem o encarregado de Obras, Dilnei Darcy Lima, foram encontrados. Ela diz que a culpa não é da Administração Municipal e sim dos ceramistas, no entanto reivindica: “onde andam os vereadores, que só aparecem para pedir votos?
O presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça, Sérgio Pagnan, informou que as empresas sócias da instituição cumprem com as determinações do Ministério Público (MP) e que não receberam quaisquer reclamações atualmente, e que as reivindicações anteriores foram atendidas. “É só me ligar, marcar reunião que participarei junto com os donos de cerâmica que fazem parte do sindicato. Basta dizer qual o ceramis-ta que está trazendo transtorno à comunidade que solucionaremos o problema”, declarou.
A assessoria de imprensa da Administração Municipal de Içara, informou que a estrada foi patrolada na quarta-feira, 7, mas que no dia seguinte as empresas de extração da argila estavam com 15 caminhõ-es na via o que provocou a deterioração da mesma. Não há previsão para novas ações de recuperação da via, contudo a gestão municipal marcará reunião, até o final desta semana, com os empresários do setor, que trabalham naquela região, para ver o que pode ser feito.

POLÍCIA - Estufa é totalmente destruída por estouro de fornalha


Segundo relato do dono da propriedade o incêndio teria sido provocado por uma fissura , que acabou por estourar a fornalha da estufa de fumo, tendo o fogo se alastrado e queimado tudo.

Estufa de propriedade do fumicultor Orlando Raul Guglielmi, localizada na comunidade de Espi-gão Primeiro, em Içara, ficou totalmente destruída por um incêndio, por volta das 18h, de sexta-feira, 9.
De acordo com ele a fornalha estava trincada, o que teria ocasionado o estouro, incendiando a estufa de fumo. “No sábado fiquei até sem condições de falar, após perceber o que havia acontecido”, declarou o produtor.
A perda foi total e o prejuízo em cerca de R$ 30 mil, equivalente a estrutura e 1,5 mil kg de fumo.
“É muito triste, ver pegar fogo no nosso suor”, desabafou a esposa do fumicul-tor, Nadir Pereira Matos Guglielmi.
Segundo os produtores de fumo será apurada de-talhadamente o que causou rachadura na fornalha.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o incêndio, mas as chamas já haviam se alastrado por todo o ambiente e só puderam impedir que o fogo não se espalhasse pa-ra a outra estufa.

VARIEDADES - Entidades realizam festas para as crianças de Içara

O Dia das Crianças foi movimentado em Içara, sendo que a gurizada do município contou com diversas opções de diversão em comemoração à data dedicada a elas e não faltou alegria.

Um grande número de pessoas participou da Festa das Crianças oferecida pela Sociedade Recreativa e Esportiva Liri (SER Liri), em parceria com a Secretaria Regional (SDR) e Prefeitura Municipal de Içara.
Durante três dias, crianças das mais diversas idades tiveram acesso a todo tipo de brincadeira, incluindo parque de diversões, camas elásticas, piscina de bolinhas, tirolesa, pinturas, pernas de pau, entre outras atividades.
O patrocínio do Governo do Estado, através da SDR e da prefeitura, somaram mais de R$ 37 mil e possibilitaram o acesso gratuito às atrações.
Esta foi a 7ª Festa das Crianças da SER Liri, que segundo os organizadores, cresce consideravelmente a cada edição. Eles vão continuar buscando colaboradores e na próxima e-dição deverão fazer uma festa maior do gênero, que é oferecida gratuitamente para a população.
A Associação Beneficente Família Feliz, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Primeiro de Maio, ambas de Içara, também fizeram a felicidade da criançada na data destinada a elas.
Contando com a participação da comunidade o e-vento é considerado um sucesso e a repetição no próximo ano já é aguardada pelos principais interessados e beneficiados com a iniciativa: a criançada.
Muitas crianças carentes puderam desfrutar de momentos de felicidade. Fora distribuído, no Centro Comunitário da comunidade, cachorro-quente, refrigerante, pipoca e brinquedos (bolas), e aconteceram brincadeiras, como cama elástica e ping-pong.
Após a festa foram entregues cachorros-quente e refrigerantes às famílias carentes na comunidade de Vila Nova, em Içara.
A gratificação dos or-ganizadores foi no sentido de que muitas famílias não têm condições de dar um simples presente aos filhos, e trabalho social co-mo este proporciona as pessoas mais carentes momentos de diversão e felicidade. Uma ação singela que certamente marca a vida dos baixinhos com boas recordações.
As diretorias da Família Feliz e da Associação de Moradores do Bairro Primeiro de Maio, em nomes dos presidentes Daniel Fernandes e Fabiano Ma-narin, agradecem aos colaboradores que contribuíram para a concretização da festa e fazem votos de que esse dia especial se repita, com maior intensidade, em 2010.
Outras entidades de Içara também realizaram festas para as crianças, como a Associação Beneficente do Balneário Rincão (A-brain), que atendeu centenas de menores no Centro Comunitário.

ESPORTES - Caiçara marca seis pontos em duas partidas da Larm

Em três dias o Caiçara disputou duas partidas e saiu vitorioso, 1 a 0 sobre o Metropolitano e 2 a 1 no Meleiro, o que levanta a moral da equipe no Campeonato Regional da Primeira Divisão.

O Caiçara faz uma boa campanha de recuperação no Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm), no fim de semana.
No sábado, o time de Içara recebeu o líder Metropolitano, no Estádio Diomício Freitas, e venceu por 1 a 0. Diego marcou o gol aos 20 minutos do primeiro tempo. A equipe içarense subiu a 7 pontos, ficando em nono lugar, e entrando na briga pela classificação. Já o Metropolitano, com duas derrotas consecutivas, estacionou em 17 pontos.
Um único ponto. Isto é tudo o que o Caiçara precisa para afastar definitivamente o perigo do rebaixamento no Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm). Já para se classificar, ainda há seis pontos a serem disputados. Contra o Itaúna e Cocal do Sul. O primeiro em casa. E o segundo fora. O time está vivo e quer reação.
A prova disso foi obtida no confronto de segunda-feira, contra o lanterna, Me-leiro, quando os içarenses viraram o jogo e subiram na tabela. Agora, somam 10 pontos, igual ao Itaúna.
No primeiro tempo, a bo-la rolou sobre o campo en-charcado do Estádio Dio-mício Freitas, mas nenhuma das equipes balançou a rede. Já na etapa seguinte, Romennig abriu o placar, aos 32 minutos, para o Meleiro. Como somente a vitória interessava, o Cai-çara fez algumas alteraçõ-es, que deram resultados. O zagueiro Saulo usou a cabeça para empatar a partida aos 38 minutos. E Mar-celinho reverteu o placar numa cobrança de pênalti aos 41 minutos.
As duas vitórias deram mais ânimo aos jogadores.

DISTRITO - Liberados recursos para combate do surto de pulgas na Lagoa dos Freitas

A Secretaria de Saúde de Içara informou que os recursos para realização do projeto de controle e prevenção do surto de pulgas e bichos-de-pé na Lagoa dos Freitas já foi liberado.

A Secretaria Saúde de Içara disponibilizou os recursos para realização do projeto que visa previnir e combater o surto de pulgas, carrapatos e bicho-de-pé na comunidade da Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão.
De acordo com a gestora da Saúde, Mira Dagostim, foram liberados cerca de R$ 7 mil, que serão destinados para a compra de produtos químicos e outros materias que serão usados no combate aos parasitas. O setor de compra da Secretaria de Saúde do município já está providenciando a aquisição dos ítens solicitados pela médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Maricelda Borges Figueredo, que elaborou e coordenará a execução do projeto.
Uma reunião, nesta quarta-feira, entre representantes das Secretarias de Saúde e de Agricultura, mais a Vigilância Sanitária, tratará do assunto, especificando detalhes da operação.
Segundo Maricelda, as chuvas das últimas semanas amenizaram a situação, no entanto, com a chegada do verão a infestação de pulgas, carrapatos e bicho-de-pé tende a ser mais intensa. “Infelizmente a A-dministração Municipal está ajeitando a Casa e não conseguimos realizar o projeto preventivo. Ainda vamos apagar a fogueira neste ano”, declarou a veterinária.
Será aplicado vermec-tina nos animais e prestado assistência no principa-is focos de inestação dos parasitas. Já para 2010, u-ma campanha maior de conscientização deverá ser viabilizada para resolver o problema recorrente. “Muitas pessoas, ainda, não cuidam dos animais domésticos, adequadamente, por falta de informação”, explica ela.
De acordo com Mira Da-gostim “esse é um projeto, que faz parte da campanha ‘Cão Amigo’, que tem amparo educativo no sentido de informar como se deve cuidar dos cães”.
As ações nas comunidades Lagoa dos Freitas, Pedreira e Balneário Rincão deverão iniciar nas próximas semanas, assim que a etapa de palestras nas escolas municipais, pela conscientização das crianças sobre a posse responsável, do projeto Cão Amigo, seja concluída.
O presidente da Associação de Moradores da Lagoa dos Freitas contou que no momento não há reclamações sobre a infestão de parasitas, mas que a grande quantidade de cães nas ruas é preocupante, principalmente, com a iminên-cia do verão. Ele disse que vai propor à Administração Municipal e aos moradores da comunidade que esses animais sejam levados para um local apropriado e as despesas divididas entre as partes.