O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Esportes: Campeonato de Escolinhas chega a fase semifinal

O Campeonato de Escolinhas de Içara 2008 teve a última rodada realizada neste sábado com os jogos da 9ª rodada da competição.
O número de gols na rodada cairam mas o nível da disputa está cada vez mais alto, motivando os atletas.
Pela categoria Sub-12 os resultados foram esses. Anjos da Paz 1 x 3 Vila Nova; Caiçara 3 x 2 Presidente Vargas; Centro 0 x 1 Jardim Silvana; Praia 1 x 4 Bairro Aurora. No Sub-14: Anjos da Paz 1 x 11 Vila Nova; Caiçara 1 x 6 Presidente Vargas; Centro 1 x 1 Jardim Silvana; Praia 4 x 0 Bairro Aurora.
Confira os classificados para semifinal da competição, sábado, 11 de outubro, às 8h30min. Sub-12: Presidente Vargas x Centro e Caiçara x Bairro Aurora. Sub-14: Vila Nova x Presidente Vargas e Centro x Praia do Rincão.

Polícia: Quanto mais perto das eleições, maior é a violência em Içara

As ocorrências sobre violência registradas em Içara estão cada vez mais freqüêntes. Depois de placas destruídas e carros depredados, a moda agora são as bombas de fabricação caseira. Há onze dias das eleições, mais dois casos de atentados com bombas foram registrados no município de Içara.
A bomba em baixo de um carro
O primeiro atentado foi no Jardim Silvana, por volta das 21h de terça-feira. A bomba foi lançada na garagem da casa da mãe de Rodrigo Mendes, conhecido por Sapinho, presidente da Associação de Moradores do bairro. Ele estaria morando com ela, temporariamente. No momento da explosão, Sapinho estava em uma reunião do partido. Sua mãe estava em casa com mais cinco pessoas, incluindo a mulher de Rodrigo e um bebê de um ano e quatro meses, filho do casal. "Eu estava dentro de casa e quase tive um ataque quando escutei o barulho. É muita falta de respeito. Meu filho nunca fez mal para ninguém", conta Maria Ambrosina Mendes, mãe de Rodrigo.
"Poderia ter acontecido u-ma tragédia. Isso é terrorismo. Pior é que paguei a primeira prestação do carro segunda-feira. Quem fez isso vai se arrepender mais tarde", comentou Sapinho, muito abalado com o ocorrido.
Segundo Ambrosina, o carro era movido a Diesel e isso fez com que o estrago não fosse tão grande. "Se fosse à gasolina, teria queimado toda a casa. A quantidade de fumaça que se espalhou na hora foi horrível", relata. A explosão destruiu o forro da garagem, partes da rede elétrica e jogou partes do veículo, uma Sportage, para todos os lados. Segundo a polícia, a bomba caseira teria sido colocada propositalmente em baixo do carro, e não arremessada. A dona da casa confirma o caso: "Aqui o portão sempre ficava aberto, pois é um local tranqüilo de morar". Os policiais ainda afirmaram que depois de rondas por todo o bairro, nenhum suspeito foi encontrado. Alguns vizinhos dizem ter visto uma Blazer preta, com ocupantes armados, rondando o local na hora do atentado, mas a polícia não os encontrou.
Segundo Mendes relatou à polícia, a motivação do crime seria política, já que ele é cabo eleitoral de uma candidata a vereadora.
Bomba é jogada dentro da residência
O segundo caso de atentado com bomba caseira ocorreu na madrugada de ontem, por volta das 2h30min. O alvo, desta vez, foi no bairro Vila Nova. Ali, os vândalos teriam quebrado o vidro da frente da casa e jogado a bomba na cozinha. A casa, completamente de madeira, ficou com uma janela, parte do assoalho e o forro destruídos. "Vi de longe aquela fumaceira e vim conferir. Quando eu vi estava essa desgraça", diz o agricultor Aloar Borges Velho, apontando para o vidros quebrados na janela frontal da casa. Os peritos do IGP estiveram na residência e encontraram um pedaço de foguete de vara (usado em festividades) sobre o assoalho, que ficou parcialmente destruído com a explosão.
Segundo uma vizinha de porta do dono da casa, a desconfiança ali, o motivo também é político, mas em um caso diferente. "Pagaram para ele colocar uma placa em frente à casa, ele colocou, mas logo tirou. Eles foram lá e a pregaram de novo e ele tirou de novo. Então acho que foi por vingança", afirma.
Conforme o delegado Alfeu Orben, apenas um inquérito policial foi aberto porque os dois casos podem ter a mesma autoria. Ele vai encaminhar os casos ao juíz eleitoral de Içara.

Geral: Venda de bebidas alcoólica pode ser proibida em Içara

Com o objetivo de tentar amenizar as confusões em Içara no dia das eleições, 5 de outubro, o promotor eleitoral Mauro Canto da Silva, fez ontem um requerimento ao Juiz Eleitoral da 79ª Zona: ele demanda que a venda de bebidas alcoólicas seja proibida em todo o município no dia do pleito. "Como se tem observado nos últimos dias, o clima na disputa eleitoral no município tem se acirrado, com intensas disputas, inclusive ameaças e morte, agressões físicas, destruição de carros e placas, uso de artefatos explosivos e, por último, disparos de armas de fogo contra veículos. Tais discussões são potencialmente ampliadas pelo consumo de álcool, conforme se denota de diversas pesquisas científicas além do conhecimento agregado com a experiência do dia a dia forense", alega o promotor.
O pedido encontra-se com o juiz eleitoral de Içara, pendente de análise. Se for aprovado, Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas da 0h de 4 de outubro de 2008 às 19h de 5 de outubro de 2008, em bares, lanchonetes, restaurantes, mercados, padarias e em quaisquer estabelecimentos comerciais. Também está proibida a venda informal ou ambulante.

Edição 1.478 - Política: Ipat/Unes aponta diferença em Içara

A pesquisa do Ipat/Unesc encomendada e divulgada pelo Tribuna do Dia nesta quarta-feira apresentou uma diferença entre os candidatos à prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP) e Gentil da Luz (PMDB).
Na consulta, divulgada há duas semanas, havia uma diferença de 4,5% entre a coligação "Por Uma Içara Mais Humana", encabeçada por Gentil da Luz, e a "Por Uma Içara Mais Forte", de Heitor Valvassori.Na pesquisa de ontem a diferença subiu para 8,2% de diferença. Já número de indecisos caiu de 21,7% para 14,5%.
Na pesquisa estimulada, em que há sugestão de nomes aos entrevistados, Da Luz aparece com 44,2% da intenção de votos enquanto Valvassori recebe 36%.
Na espontânea, em que não há nomes como sugestão, a diferença é quase a mesma. É 42,7% contra 35,7%.
Na pergunta sobre em quem o eleitor não votaria no dia 5 de outubro, o prefeito de Içara continua com a maior rejeição. Valvassori tem 32,5% e Da Luz, 25,8%. Na pesquisa anterior, os índices eram de 27,2% para Heitor e 21% para Gentil. Fazendo uma evolução comparativa entre uma pesquisa e outra, ambas do Ipat/Unesc, pode-se perceber o crescimento de Gentil da Luz. Antes ele tinha 38,8% e agora está com 44,2%. Heitor Valvassori também cresceu, mas dentro da margem de erro. Na primeira, apresentava 34,3% e no momento está com 36%.
A pesquisa foi registrada com o nº 547/2008.a venda informal ou ambulante.