O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Educação: Semana de mobilização em Içara

Durante toda a semana que passou, diretores, merendeiras e professores da rede municipal de ensino estiveram trabalhando em prol no novo ano letivo. Quem realizou a mobilização em torno dos profissionais foi a secretária de Educação de Içara, Giovana dos Santos. Segundo ela, é necessária a integração entre os profissionais, além de a semana ter servido como um período para se estabelecer metas e objetivos a serem alcançados em 2009.

Foram palestras motivacionais, formação para educadores, elaboração de projetos nas unidades escolares, 1ª Jornada Pedagógica para professores de educação física e reuniões para definir os últimos detalhes antes da volta oficial das aulas no município.

Giovana falou da importância do grupo e afirmou que o sucesso da educação está no empenho e na dedicação de cada um. "Precisamos trabalhar de maneira unifica-da, com os mesmos pensamentos, objetivos e metas. O resultado de nosso trabalho estará refletido na satisfação de nossas crianças em frequentarem a escola", avalia a secretária.

O vice-prefeito, José Zanolli, deu as boas vindas à equipe de educadores, enfatizando a importância do comprometimento de cada um com a formação dos cidadãos içarenses.

Desde o dia 2 de fevereiro os profissionais já estão nas unidades escolares e CEIs para atendimento à comunidade e organização das atividades do ano letivo.

O retorno às salas de aula da rede municipal ocorre na próxima segunda-feira, dia 16.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Arquitetos apresentam projeto para o Rincão

Questões ambientais, acessibilidade, transporte, uso de bicicleta e aproveitamento dos espaços públicos já existentes do Balneário Rincão são o que constarão no projeto que os professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, de Criciúma, pretendem desenvolver para a Administração Municipal de Içara.

Os dois lados se reuniram ontem para discutir o planejamento urbano do balneário. Os arquitetos da Unesc irão desenvolver um estudo do local e apresentar proposições ao prefeito Gentil Dory da Luz. O estudo sobre a praia será a principal atividade desta edição da 2ª OPUR (Oficina de Planejamento Urbano), que será realizada de 9 a 13 de março, nos laboratórios de projetos da universidade, com a participação de mais de 200 estudantes.

Os acadêmicos serão divididos em nove grupos, tendo como instrumentos o mapa cadastral do município, imagens de satélites (ortofotos) e fotografias a serem produzidas durante os estudos de campo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Içarense ganha primeiro lugar em competição de maquete

O içarense Stivie Gomes, residente na cidade de Olney, Maryland (EUA), ganhou o primeiro lugar na competição de engenharia de construção de maquete de ponte de madeira, em Maryland. Sendo sua a única a resistir o peso máximo de 65 kg.

O concurso foi realizado no sábado, em Baltimore. Gomes foi representando Sherwood High School, onde é aluno.

Ele ganhou uma carta de crédito de US$ 1,000 para a universidade que escolher. Ele é neto do casal Luiz e Tereza Brígido Cardoso.

Parabens Stivie!!!

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Mestre de Obras do Salete Scotti nega que a reforma esteja mal realizada

Tesoureiro da Associação de Pais e Professores do colégio diz que um "remendão" está sendo realizado. No entanto, mestre de obras e fiscal da Secretaria Regional negam que o trabalho esteja sendo mal feito.

Correndo contra o tempo para finalizar a reforma do Colégio Salete Scotti, o mestre de obras responsável, Claudionir Machado, indigna-se com críticas destrutivas realizadas pelo tesoureiro da Associação de Pais e Professores na Rádio Difusora sobre o serviço realizado. "Toda a rede de fiação está sendo trocada. A grande maioria já foi substituída. Agora só falta o quadro geral, que será trocado por último", explica.

Ele diz que ficou sabendo das reclamações do tesoureiro através da mídia e que o tal crítico não havia sequer visitado as obras para entender como estava sendo realizada a reforma. Além das reclamações sobre a fiação, ele também comentou a possível reutilização dos vasos sanitários nos banheiros. "Eles colocam o piso no banheiro e botam o mesmo vaso, todo quebrado", disse em entrevista à Rádio Difusora.

O mestre de obras rebate: "Só não foi trocada a parte de louça, que não estava no projeto. Além disso, os vasos estão inteiros". O Jornal Içarense foi até o local e confirmou a afirmação de Machado, registrando com fotos a colocação de novos fios.

Além disso, o fiscal de Obras da Secretaria Regional, arquiteto Emir Berlinck, também negou teoria do tesoureiro. "Toda a parte elétrica e parte hidrosanitária está sendo substituída. O forro de madeira foi trocado, as telhas, as janelas, os pisos e revestimentos", afirma. Ainda assim, Berlinck promete manter fiscalização intensa na obra.

O início das aulas foi adiado, devido à reforma e está previsto para o dia 25 de fevereiro.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1563 - Esportes: Anel Viário vence Guerreiros e é campeão do Suíço Noturno

Depois de uma disputa acirrada, na noite de ontem, o Posto Anél Viário venceu a equipe dos Guerreiros, por 2x1 e consagrou-se campeão do Campeonato de Futebol Suíço da Zona Sul Noturno, Taça Castelo Esportes.

A equipe do Posto Anél Viário conquistou o título do Campeonato de Futebol Suíço da Zona Sul Noturno, Taça Castelo Esportes, ao vencer na noite de ontem o Guerreiros por 2x1.

A partida foi bem disputada durante todo os minutos, com as duas equipes procurando definir o jogo. O Guerreiros, que fez a melhor campanha e não tinha sentido o gosto da derrota foi surpreendido pelo Posto Anel Viário que levou o troféu de campeão 2008/2009 ao vencer por 2x1, com gols de Jair Bala e Fernando, descontando Jair.

Foram 66 jogos e um total de 180 gols marcados, com média de 2,8 gols por partida. A artilharia ficou com o atacante Jair Bala , do Anel Viário, que balançou a rede 12 vezes.

O coordenador do evento esportivo, professor Altair Salvador, o Kuquy, confirmou as expectativas da competição. "Os jogos foram mais além do que imaginavamos, o índice técnico está melhorando a cada circuito o que avaliza a realização da competição no final do ano. Muitas equipes já mostraram in teresse em participar do Suíço da Zona Sul Noturno o que mostra a qualidade da competição", finaliza Kuquy.

Outro ponto positivo foi a participação do público que foi superior a expectativa dos organizadores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.