O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

ESPORTES - Barreiras e De Bona Gesso vencem mais um no Suíço

Os dois times, com os resultados desta quarta-feira, continuam na liderança do Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva do Sul Catarinense e são fortes candidatos ao título de 2009.

A chuva fria que caiu na noite desta quarta-feira não impediu que mais duas partidas do Campeonato de Futebol Suíço, Taça Lan House Sun Shine, fossem realizadas no Campo do Toni, no Bairro Aurora (Mineração), em Içara.

No primeiro confronto o De Bona Gesso venceu por 3 a 2 o Primos. Marcaram os gols Bicudinho e Danilo (2) e André Colombo, em duas oportunidades descontou para os Primos.

Levaram cartões amarelos Helton (De Bona) e Laerte (Primos).

Já o Barreiras, manteve a invencilidade na competição, evenceu o Blauth do Brasil por 3 a 1, gols de Quatorze e Mailon (2), descontando Moacir.

Receberam cartões amarelos Gabriel, Mailon e Aguinaldo (Barreiras).

Dando sequência na rodada, jogam nesta sexta-feira, Praia x São Domingos e CPAI x Poço Oito.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Programa “Paz na Linha” dá inicio da campanha na Escola Quintino Rizzieri

O objetivo da campanha da Ferrovia Teresa Cristina é conscientizar os estudantes sobre os perigos e cuidados em relação à ferrovia, que corta grande parte do município de Içara.

Escola Municipal Quintino Rizzieri, foi o primeiro estabelecimento de ensino da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) a receber os palestrantes do Programa “Paz na Linha”, da Ferrovia Teresa Cristina, empresa de Tubarão.

Os representantes da Ferrovia Teresa Cristina iniciaram o Programa “Paz na Linha” com os alunos da escola do bairro Jardim Elizabete, em Içara.

O programa consiste em palestras dinâmicas para conscientizar as crianças e jovens sobre os perigos e cuidados em relação à ferrovia.

Isto porque a escola em questão fica ao lado dos trilhos da ferrovia, local onde os alunos têm acesso facilmente, até porque residem nas proximidades.

Segundo um dos palestrantes do programa, Marcelo Cruz, que é técnico de segurança no trabalho, muitos jovens e crianças colocam pedaços de pau, de madeiras e até ferros nos trilhos, só para verem o que acontece com o trem. “Isso já causou vários descarrilhamentos dos trens e, em 1997, duas locomotivas tombaram por causa dessas brincadeiras”, conta o técnico da ferrovia.

Além de Cruz, outros dois funcionários da Ferrovia Teresa Cristina conversaram com os alunos: o supervisor de segurança patrimonial, Vanderlei Pires, e o estagiário da área de segurança no trabalho, Idio Júnior.

Ao todo, serão dez escolas visitadas pelo programa, nos municípios de Içara e de Siderópolis.

Para auxiliar no engajamento dos alunos no programa, dois concursos são realizados em cada escola. Um de desenho para as séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e outro de redação para as séries avançadas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

O tema dos desenhos e das redações deve ser sobre a conscientização sobre os perigos e os cuidados em relação às ferrovias. O prêmio é uma bicicleta para cada concurso. Ao final, 20 bicicletas serão entregues, ou seja, duas por escola.

Jaqueline dos Santos, diretora da Escola Quintino Rizzieri, disse acreditar no papel social da empresa e que o da escola também está sendo feito, quando utiliza o programa para avaliações sócio-pedagógicas.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Comando da PM homenageia policiais

O comandante da 6ª Região Policial Militar, coronel Nazareno Marcineiro, e o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gilmar Luiz Mônego reuniram grande parte da tropa do 9º Batalhão de Polícia Militar nesta quarta-feira para anunciarem a chegada de 10 novas viaturas que a partir da próxima semana já serão empregadas no serviço operacional, auxiliando nas rondas e nos chamados, sendo distribuidas nos dez setores de policiamento de Criciúma.

As novas viaturas só trarão mais segurança aos moradores das localidades vizinhas, dando mais agilidade aos casos de chamadas.

Aproveitando o momento foram homenageados quatro policiais militares que estão se destacando em seu trabalho no tocante a aplicação efetiva nas comunidades da filosofia da Polícia Comunitária. São eles: cabo Deloir Ilíbio, da comunidade de Vila Nova, soldado Claudecir Alves, da localidade de Barra Velha, ambos de Içara, mais o soldado André Andrade, de Estação Cocal, Morro da Fumaça, e o PM Cristiano Patrique Teixeira, do Balneário Esplanada, Jaguaruna.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Família de aposentado morto em Pedreiras suspeita de assassinato

Devido aos ferimentos na face e o corte na cabeça, o filho do aposentado encontrado morto nesta segunda-feira suspeita de latrocínio, pois a quantia de R$ 5 mil sumiu da residência do idoso.

A Polícia Civil continua investigando a morte do aposentado Dorídes Hercílio Goulart, 75 anos, ocorrido nesta segunda-feira, no Bairro Pedreiras, em Içara.

Ele foi encontrado morto com lesões na cabeça em um dos cômodos da residência.

De acordo com o filho, Éder Serafim Goulart, a principal suspeita é de latrocínio, isto é, assalto seguido de morte, pois, segundo ele, cerca de R$ 5 mil sumiram da casa.

“Meu pai costumava guardar todo o dinheiro da aposentadoria em casa, debaixo do colchão. Todo o dinheiro sumiu”, conta Éder, que foi quem encontrou o pai morto às 17h30min do dia 6 de julho.

Segundo o Instituto Médico Legal (IML), Goulart deve ter falecido por volta do meio-dia. Havia hematomas na região dos olhos e um ferimento na nuca.

O aposentado morava sozinho e, segundo o filho, provavelmente estava almoçando quando foi abordado. Ele não acredita, pelos ferimentos, que tenha sido um acidente doméstico, como a Polícia Civil sugeriu inicialmente.

Além do dinheiro, vários cartõs de banco e documentos de identificação pessoal do aposentado foram levados.

“Meu pai sempre foi tranquilo, nunca incomodou ninguém. Sempre gostou, desde jovem, de guardar bicicletas velhas, partes de carros, cuidar dos cachorros. Não vejo outro motivo para o assassinato se não o dinheiro que ele mantinha no quarto”, conta o filho, que é motorista de ônibus e estava trabalhando no momento do óbito.

Segundo Éder, antes de ele encontrar o corpo do pai, um vizinho, menor de idade, passou pela cozinha da casa, mas não viu o corpo no chão. Quem lhe contou foi o próprio adolescente.

O delegado da Polícia Civil, Rafael Iasco, estava em Florianópolis ontem e não pode falar sobre o caso.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Audiência apresenta diagnóstico

Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Assistência Social, apresentou à população o diagnóstico da situação habitacional do município. Os dados foram repassados em audiência pública, na noite de terça-feira, no auditório da Cooperaliança, com a presença do prefeito Gentil Dory da Luz, lideranças comunitárias e representantes do Poder Público, da Caixa Econômica Federal e da Logos (empresa que presta assessoria). O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) ainda envolve o Ministério das Cidades.

O prefeito ressaltou a importância de realizar um trabalho que acabe com o déficit habitacional em Içara. “Nossa Administração está voltada para a comunidade e não vamos medir esforços para sanar o déficit habitacional do municipio”, enfatizou Gentil da Luz salientando que a união de forças encurta os caminhos para a concretização de objetivos.

Segundo a assistente social, Daniela Militão nestas audiências a população pode conhecer o diagnostico social de nossa cidade. “Esta foi mais uma etapa cumprida junto à empresa Logos e a administração municipal que não mediu esforços”, declarou.

O PLHIS é um documento que indica as necessidades habitacionais do município e o que deve ser feito para resolver o problema, especialmente o da Habitação Popular. Nas necessidades do município, a prioridade será para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que não tenham moradia ou que vivam em condições consideradas precárias.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Baleia é vista próxima à Plataforma de Pesca

Uma baleia franca foi vista na manhã desta quarta-feirano Balneário Rincão. O mamífero chegou a se aproximar da plataforma de pesca norte, mas se afastou rapidamente e seguiu em direção ao norte da costa catarinense.

Na busca de baías protegidas e águas calmas, as baleias francas saem das regiões frias da Península Antártida em uma viagem de aproximadamente três mil quilômetros até o litoral Sul do Brasil.

Animais adultos prontos para o acasalamento e fêmeas grávidas atravessam o oceano numa jornada que pode durar de dois a três meses. O litoral sul-brasileiro é a mais importante área de concentração reprodutiva de baleias francas no Brasil.

A temporada reprodutiva das Baleias francas no Brasil é de julho a novembro, e nesta época elas aparecem em Santa Catarina, principalmente em Imbituba.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Comércio de Içara terá horário estendido no sábado

Liquidações de alguns produtos de inverno, como os calçados e roupas, com escontos que chegam até 50% nas peças, são as vantagens oferecidas pelas lojas de Içara com a ampliação do horário sábado, dia 11 de julho, na Promoção Sábado Total.

O comércio abre das 8h às 12h e das 13h30mim às 17h. Na região do Balneário Rincão e outros bairros algumas lojas também estarão abertas o dia inteiro facilitando as compras à população.

No próximo mês, o potencial do comércio do município estará em exposição na 10ª Feira da Indústria e Comércio de Içara, que será realizada em conjunto com a 59ª Festa de São Donato e tem apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

O projeto já virou rotina nas cidades, principalmente com as estações pouco definidas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Administração de Içara busca novos meios de contratar médicos

Devido os processos seletivos na área da saúde não completarem o número de vagas necessárias, a Secretaria de Administração busca outros meios legais para contratação de profissionais.

Após dois processos seletivos para contratação de profissionai da área de Saúde, a Secretaria Municipal estuda agora novos métodos de contratação, pois algumas vagas disponíveis nos processos seletivos não foram preenchidas por falta de interesse dos profisionais.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família (PFS), Glícia Pagnan Silveira, já foram contratados, desde a homologação dos resultados, no dia 20 de abril de 2009, nove enfermeiros, 18 técnicos em enfermagem, três médicos para o PFS, três psicólogos, um farmacêutico, um terapêuta ocupacional, dois cirugiões-dentistas, seis auxiliares de consultório dentário e um médico geriátrico (único inscrito).

Para as vagas de psiquiatra, cardiologista e alergista, não houveram contratações por falta de profissionais inscritos.

“No primeiro processo seletivo, só dois profissionais para vagas de psiquiatra se inscreveram, mas desistiram depois por considerarem o salário baixo. No segundo processo seletivo, não houve candidatos”, expõe Glícia, acrescentando que esse é um problema sério em outros municípios da região.

De acordo com a secretária de Administração, Pedra Silvano, está sendo estudado junto ao procuradoria do município, Walterney Ângelo Réus, uma nova forma de contratação para que o problema da demanda seja resolvido o mais rápido possível.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Emancipação do Rincão em pauta

A Comissão de Emancipação do Balneário Rincão reuniu-se com os deputados estaduais do sul de Santa Catarina, durante o dia de ontem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).

No encontro ficou acordado que a comissão irá no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para conversar com relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), Ministro Marco Aurélio de Mello, e a Procuradoria Geral da República, até agosto findar de vez a emancipação do Rincão.

A comissão também encaminhará um documento com assinatura de todos os deputados estaduais de SC, afim de pressionar uma agilidade do supremo diante do processo.

A reunião ocorreu a pedido do deputado estadual Decio Góes (PT).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gestores e Secretários, quem tem mais autonomia na AMI

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, anunciou no início do ano que, em seis meses, estaria tudo resolvido. Já se passam sete meses e ainda tem cinco pastas respondidas por gestores.

Desde o inicio do mandato do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), está ocorrendo uma indefinição nas Secretarias da Administração de Içara. Algumas pastas estão sendo representadas por gestores, ou seja por gerentes administrativos, que não tem autonomia de assinar por ela, apenas administrá-las.

Atualmente no município de Içara existem 11 secretárias, sendo que cinco são respondidos por secretários a exemplo da Secretaria de Governo, que é representado pelo ex-vereador Jairo Celoy Custódio.

As outras seis Secretarias são respondidas por Gestores, e dois destes são representados por apenas um responsável, é o caso da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura que tem como gestora Giovana dos Santos.

Como o gestor apenas administra, ele não pode assinar pela pasta, são então escolhidos outros dois secretários, que assinam por ela quando necessário.

Segundo a assessora de imprensa da prefeitura o sálario de um gestor é abaixo de um secretário.

O prefeito Gentil da Luz não foi encontrado para falar se haverá mudanças ou se o quadro vai se manter como está.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane MENDES: Indenização por perda de capacidade

“Ocorre que, a realidade em que vivemos, infelizmente, não oferece muitas garantias à saúde do trabalhador.”

Trabalhador que tenha contraído uma doença profissional ou que sofreu acidente de trabalho pode ter direito a pensão vitalícia.

Sabe-se que a força de trabalho é um bem de grande valor para o trabalhador e que do trabalho que ele ga-rante a sobrevivência, a dignidade e o bem-estar.

Ocorre que, a realidade em que vivemos, infelizmente, não oferece muitas garantias à saúde do trabalhador, sendo poucos ainda os casos em que o empregador tem como deveria a preocupação em garantir, de forma efetiva, a segurança do trabalhador e um meio ambiente de trabalho salutar.

Sendo assim, o trabalhador brasileiro acaba exposto a riscos, seja pelo desempenho de atividades em um meio ambiente insalubre ou perigoso, ou ainda, pela repetição de tarefas que podem ocasionar doenças laborais.

Muitos ainda são os casos que chegam aos tribunais de acidentes de trabalho ou de doenças adquiridas pelo desempenho das funções do trabalhador. Não raros são os casos em que tais situações deixam sequelas no trabalhador, diminuindo-lhe a capacidade laboral, ou, exigindo do trabalhador um esforço maior para a execução as suas funções.

Nestes casos, é garantido ao empregador um benefício previdenciário, o auxílio acidente, mas esse benefício recebido através do INSS não exclui o direito a indenização, se o empregador não tiver sido diligente o suficiente para garantir um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.

As duas formas de reparação são distintas, o benefício previdenciário decorre da teoria do risco, com natureza compensatória, já o dever de indenizar do empregador, decorre da responsabilidade civil deste e tem natureza indenizatória, e é devido em virtude da existência de dolo ou da culpa.

Nestes casos, o empregador fica obrigado a reparar o dano, arcando com uma indenização pelo dano moral e ainda a uma pensão mensal vitalícia, equivalente ao grau de perda da capacidade laborativa.

Na verdade, nada mais justo do que reparar, pela falta de cuidado com a segurança e saúde do trabalhador, as consequências que acarretam a perda total e precoce da força de trabalho, ou a diminuição da capacidade de trabalho do empregado, que encontrará maior dificuldade em exercer as funções e em encontrar nova colocação no mercado de trabalho.

Até a próxima semana.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Gestores ou Secretários?

A charge possui direitos autorais, para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1659: EDITORIAL - Duas palavras dizem tudo

Na correria dos dias de hoje as pessoas esquecem de usar duas palavras básicas para a a convivência com terceiros: "muito obrigado" e "por favor".

O atropelo no trabalho, a falta de dinheiro e outras desculpas mais estão levando o homem a se tranformar em um ser anti-social, que aos poucos vai se isolando como um eremita.

Seja mais educado com os outros, que com certeza, os outros o serão com você.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.