O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.922 - Içara, 5 de agosto de 2010

Neve cai em 10 cidades de SC e em Içara acusou 8º C







PDT é coligado com o PMDB no município e apóia PP estadual







Samae discute Saneamento Básico em Audiência Pública

EDITORIAL - A economia será pequena

O Samae realizou na noite de ontem uma reunião no bairro Raichaski para tratar sobre o tratamento de esgoto na localidade e contou com apenas quatro pessoas.
Ou o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto não fez divulgação ou a comunidade está desinteressada.
A participação popular é deveras importante para que ocorra as melhorias mas, caso o cidadão cruze os braços as mudanças vão demorar a acontecer e depois não adianta reclamar. O cavalo encilhado passa uma vez no mesmo lugar, já diz um ditado antigo.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane Mendes


Direito do consumidor

Direito do consumidor: cheque pré-datado apresentado antes do dia gera indenização.

Todos sabem que o cheque é na verdade uma ordem de pagamento à vista. Entretanto, há muito tempo existe a figura do cheque pré-datado, que é uma prática arraigada no comércio em que se insere no cheque uma data futura para apresentação da cártula.
Esta prática não retira do cheque, para todos os fins, a qualidade de ordem de pagamento à vista, tanto é que, mesmo com data futura, o banco irá compensar o cheque, ainda que apresentado antes da data aprazada. Entretanto, o recebimento do cheque pelo estabelecimento comercial com data futura como forma de pagamento constitui-se em um contrato verbal de ampliação de prazo para depósito bancário e deve ser respeitado.
Portanto, tendo ajustado data futura para a apresentação do cheque não pode o comerciante apresentá-lo antes, pois estará descumprindo com o acordo efetuado e trazendo transtornos e percalços para a vida do consumidor, uma vez que este será surpreendido por um pagamento com o qual não contava e com recursos financeiros menores do que o planejado para o mês, muitas vezes, tendo que se valer de empréstimos para poder saldar as outras dívidas e até mesmo para garantir seu sustento.
Esta questão já vinha sendo analisada pelo judiciário há muito tempo, sendo que o Superior Tribunal de Justiça decidiu de forma favorável ao consumidor, entendendo que "caracteriza dano moral a apresentação antecipada do cheque pré-datado".
Portanto, a apresentação de cheque antes da data ajustada entre as partes constitui fato capaz de gerar prejuízos de ordem moral ao consumidor e, ao fazer valer o direito à indenização, o consumidor estará fazendo com que a prática de apresentação de cheques antes da data estipulada não mais ocorra, pois certamente aquele que receber um cheque pré-datado passará a ter muito mais cuidado com o mesmo.

POLITICA - PDT se reúne para definir apoio a candidato estadual

Durante a noite de terça-feira, o PDT de Içara reuniu-se na casa da vice-presidente, Maria Brígido Vieira, cujo objetivo principal era definir apoio ao candidato Rodrigo Minotto.

O PDT de Içara reuniu-se na noite de terça-feira, dia 3, na residência da vice-presidente do partido, Maria Brígido Vieira, no bairro Primeiro de Maio.
De acordo com Maria, o principal objetivo da reunião foi de tratar a respeito da candidatura de Rodrigo Minotto ao cargo de deputado estadual pela legenda. “Minotto é nosso candidato preferencial, inclusive por ser da Região Sul e o trabalho desenvolvido na rcidade”, pondera a vice-presidente.
Já sobre a coligação estadual entre o PDT e o PP, visto que o presidente estadual do partido, Manoel Dias, é o vice na chapade Angela Amin, e os partidos estão em lados opostos na cidade, visto que a sigla está coligada com o PMDB, atualmente na Administração, ela fala com serenidade. “Somos oposição, mas a causa é por um bem maior, nesse momento devemos pensar estadualmente”, relata, afirmando que as mesmas posições continuam a ser defendidas em Içara. “Somos contráriosà Mina e a Cooperaliança. Não vamos mudar só porque houve a coligação”, defende, acrescentando que a decisão “foi uma composição do partido, mas não podem deixar de apoiar Maneca, que é de Içara”, finaliza.
Já para Arnaldo Lodetti Júnior, presidente do PP de Içara, a questão é natural. “Da mesma forma que nas outras coligações há divergências. O que compete é conversar para tentar diminui-las. A questão municipal é diferente da estadual”, defende Lodetti sobre as diferenças.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espero colaborar com a equipe e com os trabalhos já realizados. Quero fazer minha parte e que quando Gentil voltar, a prefeitura esteja ainda melhor.” Vice-prefeito José Zanolli, no dia 2 de junho, em seu discurso de posse quando assumiu o comando da Administração Municipal por 60 dias, Nesta segunda-feira ele entregou o cargo à Gentil.

A visita do ouvidor geral do Estado
Ivo Vanderlind e do coordenador da ouvidoria geral de Santa Catarina, Marlei Rinaldi, ao município de Içara, nesta quarta-feira, marcou mais uma etapa no processo de implantação da Ouvidoria municipal que terá a instalação efetivada ainda este mês pela Administração Municipal.
Conforme Gilmar Bonifácio, do comitê gestor, que coordena a implantação da ouvidoria no município, a reunião foi de apresentação do programa aos ouvidores setoriais, secretários e gestores. O projeto que seguirá o modelo utilizado pelo governo do Estado e municípios como Florianópolis e Blumenau, tem como objetivo principal aproximar ainda mais a população do poder público.
Ele acrescenta que a implantação da ouvidoria será um instrumento importante no auxilio da gestão e além de todos os benefícios, permite ao órgão público aper-feiçoar os serviços e identificar fatores e áreas que necessitam de atenção. “O que vem de encontro com a proposta da Administração Municipal de estar perto da população, pois a ouvidoria é um instrumento de valorização da cidadania e uma canal de diálogo”, salientou.
A ouvidoria funcionará de duas maneiras: por telefone (número será divulgado posteriormente) das 13h às 19h; e através de link no site da prefeitura. Ambas possibilitarão à comunidade meios de solicitar informação, elogiar, reclamar e dar sugestões aos diversos setores da Administração Municipal. Além do sigilo absoluto cada procedimento deve ter prazo médio de uma semana para receber resposta. O próximo passo é a capacitação dos ouvidores setoriais que segundo o Ouvidor Geral do estado é um procedimento rápido e fácil. “A capacitação será feita no município num período de aproximadamente três horas. Aproveito e parabenizo a Administração Municipal pela iniciativa de implantar este canal de desburocratização do serviço público”, ressaltou Vanderlind.

Pelo menos
dez cidades catarinenses registraram neve nesta quarta-feira. De acordo com a Epagri/Ciram, o fenômeno ocorreu em São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, Anita Garibaldi, Urussanga, Orleans, Ponte Alta, Santa Cecília e Lauro Müller. Apenas São Joaquim, Urubici e Urupema já tinham registrado neve nestes últimos 11 anos, nas outras seis cidades foi a primeira vez que nevou neste período. Desde o ano de 2000 o Estado não registrava neve em tantas cidades no mesmo dia.

GERAL - Samae apresenta dados do Plano de Saneamento Básico

Audiência pública apresentará hoje estudo sobre o saneamento básico no município para os próximos 30 anos; presidente do Samae convida população içarense a participar do encontro.

A população içarense conhecerá hoje estudos e propostas do Plano Municipal de Saneamento Básico, sendo uma das primeiras cidades da Associação Municípios da Região Carbonífera (Amrec) a desenvolver o plano.
A divulgação será realizada no Centro Comunitário do Bairro Jardim Elizabete, às 19h, na 1ª Audiência Pública do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara (Samae). Posteriormente, o estudo completo do município deverá ser entregue à autarquia.
Conforme o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, o estudo levantou dados que fundamentam uma espécie de “Plano Diretor das Águas”, o qual projetará os serviços para os próximos 30 anos.
“Como o estudo trata do futuro do município, é muito importante que a audiência seja prestigiada pela população”, destacou Preis. Ele acrescenta, que o plano possibilitará futuramente a criação de uma agência reguladora de água, estabelecendo os valores de cobrança de taxas e tarifa.
O estudo abrange os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. O levantamento dos dados foi realizado pela empresa Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis.
Na noite de ontem, o Samae realizou uma reunião no bairro Raichaski, para expor os benefícios e transtornos que as obras de implantação de esgotamento sanitário trarão à comunidade, já que os serviços serão iniciados na próxima semana na localidade. Apenas quatro pessoas participaram do encontro. Na última quinta-feira, 29, a obra no município foi contabilizada em um quilômetro.

POLÍCIA - Consumo de bebida alcoólica está proibido em posto de combustíveis

Polícia Civil de Santa Catarina, através de uma portaria, proibe a venda ou consumo de bebidas com álcool, em lojas de conveniências, depois das 22h, de domingo a quinta-feira.

Acabou as festas nos postos de combustível para aquelas pessoas que aproveitavam a loja de conveniências para conversar com os amigos ou simplesmente apreciar a movimentação, enquanto bebiam. Agora vão ter que achar um novo local de encontro.
Através de uma portaria, a Polícia Civil proibiu o consumo de bebida alcoólica nesses estabelecimentos. Se antes beber após a meia-noite estava proibido, agora, o horário ficou bem mais experemido. Está expressamente proibido o consumo nos horários das 22h às 8h de domingo à quinta-feira, já na sexta-feira, no sábado e na véspera de feriado, o horário é das 0h às 8h.
O objetivo é reduzir a criminalidade em áreas de risco. A fiscalização será feita pela Polícia Militar. Os postos que descumprirem estão sujeitos à interdição, multa, suspensão ou até cassação do alvará de autorização de funcionamento.
A ordem de fiscalização começará pelas capitais, as demais cidades terão tempo para providenciar avisos aos consumidores sobre as novas regras.
O gerente do posto de combustível Ipiranga, localizado as margens da SC-444, em Içara, Igor do Nascimento, informa que a medida ao mesmo tempo em que é segura para os funcionários do estabelecimento quanto para os clientes, pode causar uma queda no lado financeiro. “Os clientes gastam mais quando ficam no estabelecimento, agora irão procurar outro lugar para esse tipo de coisa”.
Outro posto que tem movimento e está localizado próximo a uma casa de eventos as margens da SC-444, é o Oliva. O gerente Alexandre Fernandes afirmou que já foi instruído pelos proprietários para evitar a aglomeração de pessoas, evitando qualquer tipo de conflito. “Nosso maior cuidado é quando tem festa, pois muita gente vem fazer esquento por aqui, então temos que controlar qualquer tipo de movimentação suspeita, para evitar maiores problemas”, comenta.

POLÍCIA - Sete acidentes em três horas deixa um ferido na 444

Das 14h às 20h a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara, no Liri, em Içara registrou sete acidentes na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444) que causaram apenas danos materiais e deixou uma pessoa ferida.
Segundo a PMRv, a primeira colisão ocorreu às 14h, próximo a entrada ao bairro Nossa Senhora de Fátima com três carros: o Megane placas MSR-1636, conduzido por V.M.C, 48, o Pálio placas MEJ-0289, dirigido por E.C.R., 23, e a S-10 placas MVA-7420, cujo motorista era S.R., 44.
O segundo acidente aconteceu na entrada ao Loteamento Planalto entre o Pálio placas MNL-6997, dirigido por C.D.R., 36, e a Parati placas LYD-2972, conduzida por L.M., 42.
Próximo ao Motel Tokitô a colisão foi entre o Siena placas MHW-5246, conduzido por G.V., 40, e o Vectra placas CKQ-1480, dirigido por C.R., 40.
Na sequência, no bairro Liri, colidiram o Gol placas BPG-3657 e o Pálio placas MND-8257. Já nas proximidades do Posto Olivia a chuva provocou acidentes entre o Pálio placas MCN-3477, a Parati placas ZXY-3238 e o Vectra placas LZX-4755.
Os policiais rodoviários se deslocaram até o anel viário, no bairro Presidente Vargas, para atender a colisão entre o Clio placas ARF-1802, dirigido por J.A.J.S., 27, e a Saveiro placas AMG-6042, conduzida por J.S.P., 29.
E a última ocorrência de trânsito registrada pela PMRv foi na SC-487 que liga Pedreiras às lagoas, entre a Blaser placas CEX-1939 e o Corsa placas DLP-3319.

VARIEDADES - Dia Nacional da Saúde é comemorado em Içara

A Secretaria de Saúde de Içara aproveita a Festa de São Donato para comemorar também o Dia Nacional da Saúde junto à comunidade, com ações de prevenção a diversas doenças.

Hoje, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Saúde. Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde de Içara realiza ações junto à comunidade na Festa de São Donato, que inicia também hoje e vai até o dia 8. Uma barraca estará oferecendo orientações sobre prevenção a doenças, vacina contra a Poliomielite, para crianças de zero a 5 anos, e vacina contra a H1N1, para quem ainda não se vacinou. Uma ambulância também vai estar disponível no local a fim de atender à demanda da festa.
“Uma equipe de saúde vai estar em algumas unidades estratégicas, realizando entrevistas, dando orientações e medicamentos para pessoas que desejam parar de fumar. Os interessados poderão obter mais informações nos postos de saúde”, explica a gerente administrativa da Secretaria, Lisy Barcelos.
Ainda em comemoração à Semana da Saúde, acontecerá no dia 20 de agosto, no Clube Ipiranga, a primeira formatura de agentes comunitárias capacitadas e treinadas para a função. Elas realizaram um curso de 4 meses, contabilizando mais de quatrocentas horas de estudos.
Além destas ações, a Secretaria de Saúde anuncia edital para a compra de 3 carros utilitários para o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), que conta com psicólogo, nutricionista, assistente social e farmacêutico.
O núcleo tem sua sede provisória na Estratégia Saúde da Família, no bairro Raichaski, mas atende todo o município, apoiando os Programas de Saúde da Família (PSFs).
No âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Saúde comemora com uma solenidade alusiva à data, com assinatura de acordos, exibição de vídeos e lançamento de publicações.
O evento inicia às 14h, em Florianópolis, no auditório do Lacen, na Rua Felipe Schmidt, 788, Centro, e tem acesso gratuito. Na ocasião será lançado o novo slogan do SAMU, que está comemorando a marca de 1 milhão de atendimentos realizados no território catarinense.
No evento, o Secretário de Estado da Saúde, Roberto Hess de Souza, também assinará um convênio de cooperação técnica com a empresa de promoção à saúde TopMed, contratada pelo Governo do Estado para apresentar um “diagnóstico” da condição de saúde dos servidores públicos estaduais.
Também será apresentada a edição número 3 da Revista Catarinense de Saúde da Família, que traz relatos de experiências realizadas nos municípios no campo da Estratégia Saúde da Família.

ESPORTES - Últimos dias para inscrição da corrida de São Donato

A Fundação Municipal de Esportes FME de Içara aguarda até a próxima sexta-feira as inscrições para a 1ª Corrida de São Donato, que será realizado neste sábado do Centro ao Bairro Aurora.

Para comemorar as festividades do padroeiro São Donato será realizado neste sábado, a 1ª Corrida de São Donato. O objetivo do evento é fazer a interação da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara com uma das festas mais tradicionais da cidade, que é a Festa de São Donato.
Os interessados ainda tem mais dois dias para garantir a participação no evento esportivo. As inscrições foram prorrogadas até sexta-feira, dia 6 de agosto, devido ao retorno das aulas na cidade. Os atletas que ainda pretendem participar da competição devem se dirigir até a sede da FME, no Complexo Esportivo, bairro Primeiro de Maio, Içara, ou pelo e-mail: fme@icara.sc.gov.br ou ainda pelo telefone (48) 3432-8438. As fichas de inscrições também podem ser adquiridas na Casa dos Esportes San Remo, Vida Sports e Casa da Cultura.
Ao todo, está programado a realização de 14 categorias tendo o percurso total entre a praça central do Bairro Aurora e a Praça São Donato, no Centro da cidade. Só que nem todos os atletas largarão do mesmo ponto, pois estão sendo priorizados a saúde e o bem estar de todos. O início do percurso será destinado somente aos atletas com mais de 19 anos. Para quem tem de 14 a 18 anos, a referência de partida será em frente ao Centro Comunitário da Vila São José. Já o terceiro marco para a largada será a escola municipal do bairro Primeiro de Maio, para corredores de 10 a 13 a-nos. A FME informa que deste modo todos poderão participar das atividades sem extrapolar os limites físicos e aproveitar o feriado de uma forma saudável.
A premiação irá variar de categoria para categoria. Além das medalhas e troféus, o evento ainda premiará em dinheiro os melhores colocados no Aberto. Para os homens, os três primeiros lugares valerão, respectivamente, R$ 500, R$ 250 e R$ 150. Já para as mulheres, R$ 300, R$ 200 e R$ 100. A escola que apresentar o maior número de estudantes será homenageada ainda com a entrega de um kit com rede de vôlei, nove bolas, quatro raquetes para tênis de mesa, além de suporte para a rede da modalidade e 10 bolinhas.