O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Esportes: Servidores municipais de Içara disputam campeonato de bocha

Teve início nesta terça-feira o Campeonato Interno de Bocha da Prefeitura Municipal de Içara, realizado na Cancha do Maneca, no bairro Cristo Rei, em Içara.
O primeiro jogo foi entre "Com Nós Ninguém Pode" e "Os Maestros". O segundo, foi disputado entre os times do Paço Municipal e Charle Brown (time da Secretaria de Obras).
Na quinta-feira, ocorrem o terceiro e quarto jogos do campeonato. Se enfrentam Câmara Municipal e Fundai e na seqüência Agricultura e "Com Nós Ninguem Pode".
Charle Brown formado por Lalo, Néri, Valério e Agenor Brunel foi a equipe vencedora do Torneio Início, realizado semana passada.

Variedades: Modelo de Araranguá ganha concurso internacional

A modelo Melanie Nunes Fronckowiak, brasileira, de apenas 20 anos, natural de Araranguá, ganhou na última quarta-feira, dia 12, um concurso internacional na França, no qual foi eleito o bumbum mais bonito do mundo.
Melanie tem 20 anos, 90 cm de busto, 60 cm de cintura, 90 cm de quadril, e suas medidas encantaram admiradores do mundo inteiro.
O concurso foi patrocinado por uma grife de lingerie francesa.
Na categoria masculina o ganhador foi o francês Saiba Bombote.
Os dois disputaram o título com 45 finalistas de 26 países, e ganharam um contrato em uma campanha internacional da empresa que promoveu o concurso, além do prêmio em dinheiro de 15mil euros cada e um seguro dos bumbuns.
O concurso se chama Show me your Sloggi", e está na segunda edição. As informações do evento foram divulgadas pela Sloggi.
A final do concurso aconteceu na internet, onde foram mostradas 11mil fotos e com mais de 31 milhões de votos foram feitos para eleger o bumbum mais bonito.
De Portugal aos Países Bálticos, do Reino Unido à Sicília, da Austrália ao Brasil, e do Japão à África do Sul — candidatos e candidatas de todo o mundo participaram deste concurso de beleza único na Internet.
Melanie Nunes Fronckowi-ak nasceu em 16 de janeiro de 1988, no Hospital Regional de Araranguá, depois os pais foram morar em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Polícia: Menores arrombam casa na Zona Norte do Rincão

Quatro menores de idade foram pegos em flagrante quando tentavam furtar objetos de uma casa de veraneio no Balneário Rincão. Eles vieram da cidade de Forquilinha com o objetivo de invadir uma das várias casas que permanecem vazias durante o inverno.
Os meninos já haviam arrombado a residência, na Avenida Getúlio Vargas, quando os vizinhos notaram atitudes suspeitas e chamaram a Polícia Militar. Quando chegaram ao local, os policiais flagraram os adolescentes G.L.M., de 14 anos, D.M., de 15, I.D.R., de 14 e I.D.R., de 15 anos escolhendo o que seria levado da residência.
A tentativa de furto aconteceu por volta da meia noite de ontem e os quatro adolescentes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Ci-vil (PC), em Içara.
Segundo informações da PC, os garotos foram acompanhados até suas casas pelo Conselho Tutelar de Forqui-lhinha, que veio a Içara especialmente para levá-los. Como os quatro são menores de idade, foi registrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado, eles responderão pelo ato dentro de uma semana, na presença dos pais.
Durante o inverno, vários casos de arrombamentos e furtos foram registrados no Balneário Rincão. Contudo, segundo Pedro Ferreira, policial civil que atua no Balneário Rincão, esse tipo de crime diminui 70% no verão. "Eles se aproveitam mais quando as casas estão fechadas e tem pouca gente na praia", explica.

Geral: Trocar de operadora e permanecer com mesmo número já é possível em Içara

O serviço de portabilidade, tão esperado entre usuários da telefonia celular, já chegou no município de Içara. A opção permite que o usuário troque de operadora, sem perder o número.
De início, todas as operadoras presentes em Içara (Claro, Tim e Vivo) anunciaram que, por enquanto, não cobrarão para a migração.
Para Jorge Fólis, gerente da Pulsar, uma das autorizadas da Tim em Içara, a grande vantagem é para o cliente. "Isso irá melhorar as relações entre cliente e operadora. Se a operadora oferecer vantagem, não há por que o cliente querer trocar", afirma.
A Pulsar ainda não cadastrou nenhum cliente para fazer a modificação.
Por enquanto, a Star Cel, revendedora da Claro, foi a que mais recebeu clientes buscando pelo serviço. "Só nestes primeiros dias, já cadastramos se-te pessoas", conta a vendedora Josiane Luiz.
Já a Intelectus, autorizada da Vivo, realizou dois cadastros, segundo declaração da atendente Agda Silva.
A Vivo dá a vantagem da resposta rápida: o cliente tem que esperar apenas três dias úteis para receber o resultado da análise se poderá ou não fazer a troca, enquanto nas outras duas o prazo é de cinco dias.
A troca pode ser feita quantas vezes o consumidor desejar, desde que não esteja em débito com a antiga operadora.
Quem deseja migrar, basta comparecer à loja da operadora para qual quer ir e preencher um cadastro. Depois de fazer o pedido, o consumidor tem até dois dias úteis para se arrepender da troca. Caso não entre em contato com a operadora, a migração é automática.
Usuários que possuem planos de descontos para números da mesma operadora devem ficar atentos. Se o número cadastrado for portado para outra operadora, o cliente passa a pagar mais caro pela ligação do celular.
Até agora, apenas a Claro apresenta um diferencial: quando o cliente liga para outro celular da Claro, escuta um toque diferente.

Defesa do PMDB ainda não foi justifica

Mostrando tranquilidade, Paulo Preiss Neto, o advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", informou que oficialmente não foram citados pela Justiça Eleitoral mas tem provas suficientes para provar de que a matéria citada pela defesa da coligação adversária não é caluniosa. "Vamos demostrar isso no transcorrer da Instrução Pro-cessal", afirma Preiss.
O advogado lembra que as matérias da Retrospectiva são publicações que sairam na imprensa local e regional.
Sobre a revista Metrópole, de propriedade de Ivonei da Silva, Preiss, diz que não tem o que comentar, pois Ivonei da Silva está sendo arrolado como réu no processo movido pelo Governo do Estado. no qual a prisão dele já foi decretada. "Os meus comentários estão sendo tecidos devidos as informações que estou recebendo da imprensa, pois até o momento não fomos citados pelo Cartório Eleitoral de Içara e não temos conhecimento do que, realmente, se refere as ações impetradas pela coligação ad-versária", finaliza o advogado de defesa da coligação "Por Uma Içara Mais Humana".

Edição 1.512: Política: PMDB entra com processo contra PMDB e quer novas eleições

As especulações da mídia e os possíveis comentários de um processo que poderia trazer a cassação do prefeito eleito, Gentil da Luz, foram confirmadas ontem por informações do advogado da coligação "Por uma Içara Mais Forte", Gabriel de Souza.
Ele alega que entre os fatos irregulares cometidos por Da Luz, insere-se o "informativo" denominado "Retrospectiva", preparado pelo PMDB para mostrar à população os possíveis equívocos cometidos pelo adversário.
Segundo o advogado esse informativo foi distribuído antes do dia 5 de julho, sendo assim, julgado por propaganda extemporânea. Os panfletos entregues contra o adversário Heitor Valvassori, também foram anexados no processo, definidos como uso indevido de meios de comunicação. Um desses boletins, denominados "Carta Aberta ao Povo Içarense", fazia acusações ao atual prefeito Heitor Valvassori. Neste, constatava-se um possível desvio público. O outro folheto distribuído nas campanhas e julgado por Gabriel como irregular, foi à sátira que o partido da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", distribuiu como uma "prestação de contas" do atual prefeito referente à Lagoa do Jacaré. "... Eu disse para o Naelti e o Fabinho pegarem o dinheiro arrecadado com as ‘marrequinha’ só a noite para ninguém ver", trazia o informativo.
Ainda em denúncia contra o "jornal", usou-se uma matéria sobre possíveis ex-diretores da Cooperaliança que teriam sido condenados. Souza afirma que esse fato não ocorreu e a notícia não teve responsabilidade. O uso indevido da máquina pública na época em que Gentil era secretário regional e denuncias da Revista Métropole também foram usadas na ação.
Gabriel informou que os fatos estão sento analisados, mas adianta que o prefeito eleito tem grande probabilidade de não ser diplomado dependendo da decisão do juiz. Marco Augusto Guizi.

Esportes: Hoje tem mais três jogos pelo Futsal

Esta semana o Campeonato Interfirmas, 3ª Taça Casa do Rock, entra na 5ª rodada, e os jogos voltam a ser disputados nas terças e quintas, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, em Içara.
Hoje, acontecem três partidas entre Plasson x Copaza, Torrecid x JR/Kerubim e Cromocil x Farben. Já na quinta-feira as disputas são entre Budny x Gel Gráfica, Vitapan/Voltrônica x Agrovida/Bif Material de Construção e Giassi Filial 11 x Kasburg.
A competição municipal tem levado um bom público ao ginásio esportivo o que tem motivado a coordenação da Fundação Municipal de Esportes (FME).
A disputa, que teve inicio no dia 21 de outubro, entre 10 equipes de empresas da cidade de Içara divididas em duas chaves, que jogam todos contra todos, classificando os quatro melhores de cada grupo.
O maior destaque fica para Torrecid e do JR/Kerubim na Chave A. Ambas as equipes estão invictas. Os jogadores da Torrecid já marcaram 20 gols.
Já, na Chave B, o destaque fica por conta do time do Cromocil que contabilizou 19 gols em três jogos disputados tendo 100% de aproveitamento.
Apenas Castagnetti e Auto Escola ainda não pontuaram na competição municipal.
O Campeonato Interfirmas será disputado até 12 de dezembro.

Variedades: Fiéis da Quadrangular movidos pela fé

Ar gelado, chuvinha fina... Ingredientes perfeitos para ficar em casa e assistir a um bom filme. Mas o impacto da fé e a certeza de um Ser superior capaz de renovar vidas e trazer esperança àqueles que já não tem perspectiva, foi o que moveu mais de 70 pessoas, integrantes da Igreja Quadrangular, a uma cerimônia evangélica, que aconteceu domingo, dia 16, na Lagoa do Faxinal, Distrito Balneário Rincão.
Vestidos de uma túnica branca, os fiéis tiveram uma mensagem sobre a importância do batismo, esta, baseada na bíblia. A palavra foi ministrada pelo bispo regional da Igreja Quadrangular, Caetano Pedro Costa.
Após a ministração os crentes se dirigiram à lagoa para cumprir a consagração com um mergulho nas águas.
Os evangélicos promovem essa cerimônia todas as vezes que o cristão se sente preparado para seguir fielmente a Jesus Cristo. De acordo com a bíblia, Jesus se batizou aos 33 anos, também com um mergulho no Rio Jordão. Isso porque, segundo a crença, o mergulho é sinônimo de reno-vação. Assim, a proposta do batismo è promover um "novo nascimento".

Polícia: Apesar de proibição, motos e bicicletas circulam pela Lagoa do Jacaré

O passeio da Lagoa do Jacaré, no Balneário Rincão, foi inaugurada no final do ano passado. Desde então, funcionam no local uma pista de caminhadas, pedalinhos, um playground e iluminação. As-sim, a pista, como o nome já diz, é destinada à prática de exercícios físicos.
Contudo essa não é bem a realidade apresentada no local: motocicletas e bicicletas passeiam livremente pela pista, correndo o risco de atropelarem os pedestres.
Segundo Valdira Nascimento, moradora e proprietária de uma lanchonete em frente à lagoa, o descumprimento da regra é constante e a Policia Militar nada faz para combater a irregularidade. "Já houve até acidente com bicicletas e pessoas que estavam andando. Nós ligamos, mas eles não vêm. No ano passado, até os policiais circulavam de moto por aqui", relata.
O soldado Jucenir Constantino, da Polícia Militar do Rincão, nega a acusação e afirma que faz o possível para apanhar os ciclistas irregulares, porém até agora nenhum foi capturado. "Só ontem de manhã eu fui no local três vezes, mas quando os delinqüentes avistam a viatura, eles fogem. Não é fácil conseguir alcançá-los", explica.
De acordo com Valdira, as placas que avisam sobre a proibição são retiradas e jogadas na lagoa.
A subprefeitura do balneário agora está aplicando placas de concreto no local, em uma tentativa de acabar com o vandalismo.
Uso de drogas
Além do tráfego indevido, o uso de drogas na lagoa também é motivo de constantes reclamações dos moradores e pessoas que andam no local.
Conforme Pedro Ferreira, policial civil que atua no Balneário Rincão, diversas denúncias são registradas, mas a maioria é de usuários, que só respondem Termo Circunstanciado e são soltos. "Com o Verão, as denúncias envolvendo drogas aumentam 50%", diz o policial.

Geral: Segundo leilão da Vectra é amanhã

Os trabalhadores da Coo-pervectra tentaram, insistiram, lutaram, mas ainda assim, o segundo leilão da massa falida da Vectra Revestimentos Cerâmicos está confirmado e será realizado amanhã, dia 19.
A confirmação veio após a revogação da liminar, que na semana passada impediu a ocorrência.
Quem comemora o resultado é o administrador da massa falida da cerâmica, Agenor Dalfembach Júnior. "Esse é o melhor resultado para todos, pois assim será possível fazer, com a venda, o pagamento das indenizações trabalhistas aos ex-funcionários, que giram em torno de R$ 2,5 milhões", diz.
Segundo Dalfembach, caso a massa não seja arrematada neste segundo leilão, haverá um terceiro, e assim por diante. "Contudo, nós estamos enfocando a venda em bloco, de toda a massa. Se ela não for arrematada quarta-feira, nos próximos leilões nós iniciaremos a venda fragmentada, por partes", explica.
Questionado sobre a situação dos associados da Coopervectra, o administrador não mostrou preocupação. "Nós não temos nenhuma dívida com eles, além das ações trabalhistas, que serão pagas com a venda da massa. Pelo contrário. A cooperativa está utilizando a estrutura sem pa-gar aluguel há dois anos e meio, já estando devendo cerca de R$ 350 mil", afirma. Segundo ele, o uso deteriora a estrutura e dificulte até a posterior venda.
Tanto o presidente da Coopervectra, Danilo Rufino, quanto o advogado Lino, não atenderam os celulares para comentar sobre o assunto.
O leilão da massa falida da Vectra será realizado no Fórum de Criciúma, a partir das 14 horas.

Edição 1.511: Política: Prefeito eleito promete tirar mesa e cadeira da prefeitura

Festa, alegria, discursos e muitas propostas. Esse foi o resumo do evento da coligação encabeçada pelo PMDB (Por Uma Içara Mais Humana) que deixou o Centro Comunitário do Balneário Rin-cão totalmente tomado pela cor vermelha na tarde de sábado, dia 15.
Entre os presentes estavam os vereadores eleitos, os deputados estaduais Manoel Motta e Ada de Luca, o secretário de Segurança Pública Ronaldo Benedet; presidente da Casan, Valmor de Luca; presidentes do PMDB de Içara, Adilton Tramontin e do PMDB Mulher, Vanusa Fernades Mateus; os ex-prefeitos Deobaldo Pacheco e Artur Zanolli, presidente municipal do PSDB, Silvio Viana. Além da comunidade que preencheu todo o salão.
O vice prefeito José Zanolli, frizou que a vitória fazia parte de uma conquista do povo. "Não tenham dúvidas de que a confiança depositada em nós será honrada", disse Zanolli.
Mas o discurso que chamou a atenção dos presentes foi o do prefeito eleito, Gentil da Luz. Ele garantiu que irá trabalhar principalmente nos bairros, pois foram nas comunidades que eles conseguiram grande parte dos votos.
Da Luz ainda lembra os equívocos que ocorreram durante as campanhas. "Eu e o vice-prefeito fomos chamados de moleques pelo adversário (Heitor Valvassori). Mas moleque é quem deixa o Rincão no estado que está", acusa Gentil que também afirma que está mandando o "moleque" embora, ainda em tempo. O discurso do prefeito eleito, seguiu nesta linha. Enquanto apontava os erros daquele que denominou de "Zé pracinha", garantia às pessoas que faria a diferença começando pelo dia 1ºde janeiro,onde retiraria a sala a mesa e a cadeira.