O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ESPORTES - Projeto Segundo Tempo interage com famílias

O Projeto Segundo Tempo continua com as atividades regularesnos bairros de Içara.

Com o objetivo de interagir os pais com o projeto, os coordenadores realizaram reuniões nas comunidades para fazer a entrega dos uniformes.

Na segunda-feira, os encontros ocorreram no Bairro Vila Nova, na sede da Associação Atlética, e também no Balneário Rincão, no Centro Comunitário.

Ontem as reuniões foram nas localidades de Boa Vista e do Cristo Rei.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO - Chapa de consenso nas eleições do Rincão não é unanimidade

Critérios para a definição da chapa de consenso no Rincão gera polêmica e dificulta entendimento entre os partidos. Jurê não abre mão da vaga do PMDB na candidatura à prefeito.

Assim que o Ministro Marco Aurélio de Mello pediu arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 3097 que impedia a efetivação da emancipação do Balneário Rincão, lideranças políticas passaram a defender a formação de uma chapa de consenso entre os partidos do distrito.

Essa conciliação beneficiaria a estruturação do novo município e permitiria o estabelecimento de uma Adminstração Municipal multipartidária em função do objetivo comum de desenvolvimento das potencialidades turísticas do balneário, desejo que todas as siglas partidárias e, primordialmente, a população rinconense e de toda a Região Sul do Estado prioriza.

Segundo o ex-vereador presidente da comissão pró-emancipação, Jairo Celoy Custódio (PMDB), as conversas sobre o consenso ainda estão nos bastidores e não houve reunião com qualquer partido em busca desse entendimento. “Até agora só conversas de bodega, pois estamos aguardando a publicação no Diário Oficial para então iniciar as discussões”, enfatiza.

As negociações não serão fáceis, há discordância entre os partidos quanto aos critérios para a escolha dos candidatos à prefeito e à vice-prefeito. O certo é que cada grupo político, uma vez confirmada a emancipação do Balneário Rincão, almeja ter o Poder Executivo para si.

Exemplo claro disso é o posicionamento do vereador peemedebista, Jurê Bortolon. “Sou a favor da chapa de consenso apenas se o candidato a prefeito for do PMDB. Porque somos o maior partido no Distrito”, afirma com convicção o representante rinconense no legislativo.

Bortolon não entrega se sairá candidato à prefeitura do novo município, porém o consenso, para ele, é a formação de uma chapa cujos candidatos sejam: prefeito peemedebista e vice-prefeito escolhido por consulta popular dentre os demais partidos.

“Essa questão já ventilava em 2003 no início do processo de emancipação. Vou ajudar a administrar o novo município, mas já tenho o meu mandato co-mo vereador, temos grandes lideranças no balneário. Os rinconenses podem contar com pessoas que vão fazer do Rincão uma grande cidade”, finaliza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Stop Shop Lanches agora sob nova direção

No Bairro Primeiro de Maio, a Stop Shop Lanches, sob a direção de “Preto” e “Nega”, prepara aos domingo churrasco e pagode, além de oferecer TV com canal pago de esportes, aos clientes.

Há 26 dias, a Stop Shop Lanches está sob a direção de Altair Andrade (Preto), da esposa Aldete Cavalheiro (Nega), da filha Cybele Andrade e do sócio Alexandre Mangilli.

O nome é temporário, segundo Preto. “Estamos pensado em alguns nomes, mas nada definido”, comenta ele, que tem experiência de 30 anos na área.

Além de um ambente espaçoso, confortável e asseado, a atual Stop Shop Lanches oferece uma churrasqueira, que é livre para a comunidade utilizar para encontros, como de times de futebol, de torcidas ou de amigos em geral.

Nas quartas e nas sextas-feiras à noite, a lanchonete oferece dobradinha e galinha com polenta, chegando a atrair entre 70 e 80 pessoas.

A Stop Shop abre no início da tarde e não tem hora para fechar, mas, segundo Preto, “depois das 22h, a Lei do Silêncio é sempre respeitada aqui”.

No dia 12 de setembro, domingo, os proprietários planejam um dia de confraternização na lanchonete, iniciando às 8h, com direito a pagode, fogo de chão e bastante diversão.

Além de uma nova pintura e um novo nome, a direção da lanchonete pretende também ampliar a cozinha e fazer aquisições de alguns equipamentos, “mas vamos começar devagar”, completa Nega.

Além da mesa de sinuca, a lanchonete tem ainda um televisor com canal privado de esportes, para que os clientes possam se reunir para assistirem a dezenas de jogos dos Campeonato Brasileiro.

O ambiente externo também é muito confortável, com mesas e bancos, tanto cobertos quanto ao ar livre. “Estamos nos preparando já para a temporada de verão”, comenta Preto, entusiasmado.

Vale a pena conferir esse novo point de diversão no Bairro Primeiro de Maio.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Sem pistas sobre carro incendiado encontrado na Praia de Barra Velha

Polícia de Içara não tem pistas sobre o veículo que foi encontrado há dois dias na orla da Barra Velha, todo incinerado e sem placas, que foi guinchado e encaminhado para perícia.

Um Ford Focus completamente incendiado foi encontrado na faixa de areia da Barra Velha, em Içara, pela Polícia Militar.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar (PM) de Criciúma, o veículo foi achado por volta das 16h, do dia 31 de dezembro.

O carro estava abandonado e sem placas. A PM acionou a empresa Farol Guinchos, que rebocou o carro para perícia.

Segundo o motorista da Farol Guinchos, Lauro Morona, que foi quem efetuou o rebocamento, não havia marcas de pegadas ou de carro nas areias da barra.

“Pela posição em que o carro estava, percebe-se claramente que alguém tentou levá-lo em direção ao mar, mas como ele aparentemente estava atolado, atearam fogo ali mesmo”, comenta Morona.

As polícias de Içara não têm pistas ou outras informações que indiquem se o carro foi roubado ou não.

Aguarda-se a averiguação da perícia da Polícia Civil.

Fotos: Djonatha geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - “Secretário de Obras só promete pavimentações”, alegam moradores

Mais moradores içarenses procuram imprensa para tornar pública a indignação de não serem atendidos pela Secretaria Municipal de Obras, que promete há meses pavimentar as ruas.

“Ele sempre promete para a semana que vem ou o mês que vem, que nunca chegam e nada é resolvido”, reclama Valmor Bonassa, morador da Rua Antônio Ferreira, localizada no Bairro Vila Nova, que tem problemas com poeira e buracos e não recebe a pavimentação prometida pelo atual secretário de Obras de Içara, José Eloir do Nascimento.

Segundo Bonassa, há meses que os moradores da rua Antônio Ferreira pagaram pela pavimentação, mas como há na rua o campo de futebol, pertencente à Administração Municipal, a empreiteira responsável, ArteVila, parou o trabalho quando chegou naquele trecho, pois a Secretaria de Obras não teria pago a sua parte, de aproximadamente R$ 3.620,00.

As obras estão paradas há aproximadamente três meses. “O secretário de Obras de Içara, há duas semanas não nos dá satisfação alguma. Na sexta-feira retrasada (dia 21 de agosto), funcionários vieram aqui e fizeram a topografia, e foi só. José Eloir prometeu recomeçar os serviços no dia 24 de agosto, mas até agora nada”, conta Bonassa, que juntamente aos demais moradores, já decidiram que não querem mais a pavimentação e exigem o reembolso.

Já segundo o secretário, houve um acordo entre a administração pública e a empreiteira, a qual consiste em cada uma pavimentar meio trecho da parte concernente ao campo de futebol, o que equivale a 720m² ao todo.

O responsável pela Arte Vila, Hudson Ricardo Colonetti, não confirmou os depoimentos, pois estava em Criciúma e só daria entrevista pessoalmente, o que não foi possível até o fechamento da edição.

Ainda assim, segundo Nascimento, o combinado ficou de a equipe da Secretaria iniciar a primeira metade da pavimentação e a empreiteira continuar em seguida.

“Precisávamos contratar dois funcionários para continuar as pavimentações, mas eles já estavam trabalhando em outra obra e não poderiam por agora. Preferi esperar porque sei que trabalham com qualidade, não adianta eu fazer um serviço ruim”, explica José Eloir, prometendo que “ainda nesta semana, no mais tardar sexta-feira”, já recomece a pavimentação da rua em questão.

Secretário de obras de Içara, José Eloir do Nascimento, comenta outras reivindicações

A reclamação de Bonassa e dos demais 17 moradores da Rua Antônio Ferreira, em Vila Nova, é comum a diversos outros cidadãos içarenses, como os moradores da Rua Geral do Bairro Alto Alegre, da Avenida Diomício Freitas, no Bairro Presidente Vargas (PV), do Bairro Nossa Senhora de Fátima, que pedem o reparo de nove pontes, dentre outras localidades.

Entretanto, o secretário municipal de obras, José Eloir do Nascimento, garante que todos esses casos estão sendo averiguados:

No Alto Alegre, desde 31 de agosto, um caminhão-pipa está molhando as ruas de areião. A pavimentação dependerá da liberação de recursos do governo estadual, para quem o prefeito de Içara pediu auxílio financeiro.

Já o caso da Avenida Di-omício Freitas será discutida quando houver a Mesa do Prefeito no PV. É improvável que aconteça a pavimentação ainda neste ano.

Sobre as pontes no Nossa Senhora de Fátima, apenas uma será reconstruída, as demais vão depender de uma previsão da planilha da Secretaria de Obras de Içara.

Fotos: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Unidades de Saúde terão cartão ponto funcionando em 15 dias

As Unidades de Saúde de Içara possuem aparelho digital de cartão ponto cujo funcionamento será regularizado até dia 15 de setembro, segundo a gestora municipal de Saúde Mira Dagostim.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Içara desta segunda-feira, dia 31 de agosto, o vereador Jurê Bortolon (PMDB) apresentou a Indicação n° 316/09 referente ao funcionamento do cartão-ponto nas Unidades de Saúde do Município.

De acordo com o vereador peemedebista o registro dos horários de entrada e saída dos funcionários da Saúde, principalmente, dos médicos, melhoraria a qualidade dos serviços.

Bortolon afirma que “os médicos são contratados por 4 ou 6 horas e alguns estão trabalhando apenas 2 ou 2,5 h”. Ele tomou a iniciativa de fazer a indicação para que “o prefeito Gentil da Luz fique ciente da situação e tome as medidas cabíveis.”, explicou.

Cobra melhoria na comunicação entre Câmara de Vereadores e Secretariado Municipal: “reuniões rotineiras entre vereadores e o colegiado aproximaria os gestores da Câmara”, sugere Bortolon.

A gestora da Secretaria de Saúde de Içara, Mira Dagostim confirmou a existência do cartão-ponto digital nas Unidades de Saúde. Ela argumenta que os aparelhos estão desligados devido a um problema técnico que já está sendo solucionado. “No início da gestão ocorreram problemas e o sistema precisou ser reinstalado. Até o dia 15 de setembro o cartão-ponto estará funcionando, até porque esse registro é obrigatório para qualquer funcionário público”, relata Dagostim.

Na sede da secretaria o aparelho digital está em pleno exercício e a frequência de todos os servidores está sendo registrada regularmente. Segundo a gestora a troca de profissionais da área também contribuiu para a demora da utilização do aparelho eletrônico, porque é necessário cadastrar os novos funcionários.

A enfermeira-chefe da Policlínica, Postode Saúde Central, Magda Andréia de Brito, disse que “no local não há problemas com horário dos médicos pois o atendimento é agendado. Os médicos tem contratos entre 10 e 20 horas semanais; divide-se por cerca de 15 minutos para cada paciente e obtém-se o número de consultas de cada profissional”.

Magda faz o registro dos horários dos funcionários da Unidade de Saúde manualmente assim como a enfermeira-chefe do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Raichaski, Laura Magé, que afirmou que geralmente preenchem a ficha com os horários de entrada e saída da médica, R. B., uma vez por semana. “A doutora cumpre com o horário corretamente, pela manhã, normalmente, das 10 h às 12 h e pela tarde ela fica das 13 h até umas 16 h”, informou Laura. A repórter do Jornal Içarense esteve na unidade às 15h30min, mas R. B. já havia encerrado o expediente. E não foi possível fazer contato com ela.

O ex-gestor da Saúde de Içara, Valmor Rosso, conta que na administração anterior os aparelho do cartão-ponto funcionavam e que cumpriam com a exigência contratual do Ministério da Saúde (MS) para os PSFs. “Exigíamos o cumprimento contratual das 8 horas diárias como define o MS”, declarou.

A fiscalização só é feita mediante denúncia “se for comprovado que os médicos não estão trabalhando o tempo designado pelo contrato a Secretaria poderá perder a verba do PSF”, esclarece Rosso.

A nutricionista do Posto de Saúde Central, Raquel de Oliveira, é favorável ao cumprimento de horário: “aprovo o cartão-ponto; meu contrato de 20 h semanais é respeitado e os agendamentos estão sendo atendidos”.

Sobre o Hospital São Donato a representante da administração, Morgana Zock, diz que “os médicos não cumprem horário e sim seguem uma escala pré-determinada. A prefeitura tem um contrato de prestação de serviço com o HSD que cobre a urgência e emergência com um valor fixo mensal de R$ 48 mil: “mas o próprio Hospital contrata a equipe médica e estabelece os horários que julgar necessários”, informa.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apurou, segundo o site do órgão, que a maioria dos municípios tem problemas com o cumprimento da carga horária dos profissionais da área de Saúde e que pede uma melhor fiscalização do povo.

Fotos: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: A violência sexual como doença (Parte 2)

Pedofilia, estupro, assédio e exploração sexual são considerados violência e abuso sexual.

Existem quatro categorias distintas de abuso sexual:

  • Pedofilia
  • Estupro
  • Assédio Sexual
  • Exploração Sexual Profissional

Em todas elas, existe necessidade de tratamento tanto dos abusadores, quanto das vítimas. Não é raro ocorrer que a vítima torne-se um abusador no futuro.

Estupro (Violência, violação e ataque sexual).

O Estupro é definido como o ato físico de atacar outra pessoa e forçá-la a praticar sexo sem consentimento. Pode ser um ataque homossexual ou heterossexual, estando a pessoa consciente ou não (sob efeito de drogas ou em coma). Geralmente o estuprador é homem e tem sentimentos odiosos em relação às mulheres, sentimentos de inadequação e insegurança em relação a performance sexual. Pode apresentar desvios sexuais como o sadismo ou anormalidades genéticas com tendências à agressividade.

A vítima normalmente é estigmatizada, havendo uma tendência social de acusá-la direta ou indiretamente por ter provocado o estupro. Sente-se impotente até mesmo em delatar o estuprador, que muitas vezes é alguém já conhecido, sentindo-se muito culpada e temerosa de represálias. Muitas vezes, pode sentir que o estupro não foi um estupro, que foi uma atitude permitida e de responsabilidade dela. Tal atitude dificulta o delato do crime. Os sentimentos de baixo auto-estima, culpa, vergonha, temor (fobias), tristeza e desmotivação são comuns.

A ideação suicida pode piorar o quadro. São comuns sintomas similares ao Estresse Pós-Traumático (Transtorno de Ansiedade comum em soldados pós guerra).

O tratamento da vítima consiste em conscientizá-la de que o estupro foi um ataque sexual, um crime, envolvendo pessoa conhecida ou mesmo uma pessoa desconhecida com a qual a vítima possa ter marcado um encontro às escuras.

Assédio Sexual (Molestamento, Coação Sexual)

O Assédio Sexual inclui uma aproximação sexual não-bem-vinda, uma solicitação de favores sexuais ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual.

Existem leis que protegem as pessoas de preconceitos sexuais, tomando-se por base tais situações.

Existem dois tipos:

  • quando existe uma pressão sobre a vítima para esta prestar algum favor sexual ou se submeter de alguma forma por estar hierarquicamente abaixo ao molestador;
  • quando há uma pressão para a vítima sentir-se em um ambiente desagradável por ser de sexo específico. Por exemplo, uma mulher ser hostilizada ou não-bem-vinda por ser uma mulher em um determinado ambiente de trabalho, fazendo com que se sinta tão mal a ponto de ter de abandoná-lo ou permanecer nele com sofrimento.

O tratamento para essas vítimas consiste em ajudá-las a tomar medidas legais contra o molestador, treinando-as para identificar quando estão sendo submetidas a esse tipo de abuso.

A Exploração Sexual Profissional ocorre quando há algum tipo de envolvimento sexual (ou intimidade) entre uma pessoa que está prestando algum serviço (de confiança e com algum poder delegado) e um indivíduo que procurou a ajuda profissional.

Pode ocorrer em todos os relacionamentos profissionais nos quais haja algum tipo de poder de um indivíduo sobre o outro. Exemplos são relações como a do médico-paciente, psicólogo-paciente, advogado-cliente, professor-aluno e clérigo-paroquiano.

Restrições à intimidade sexual entre profissionais da área médica e pacientes são já citadas no juramento de Hipócrates, que data quatrocentos anos antes de Cristo, proibindo esse tipo de atividade sexual. Atualmente, tanto o código de ética médica como o código dos psicólogos postulam os mesmos princípios, considerando seríssimos os danos causados ao paciente.

É sempre muito difícil tratar um paciente que foi explorado por um médico ou terapeuta. Há uma incapacidade da vítima para confiar novamente, impossibilitando a aliança terapêutica, extremamente necessária para desenvolver o relacionamento saudável médico-paciente e a obtenção de sucesso no tratamento. Geralmente busca ajuda somente quando foi delatado e indiciado. Existem ainda poucos serviços especializados e direcionados ao tratamento dessas situações.

A violência sexual como doença (Parte 1)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Médicos e os livros-ponto

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1697: EDITORIAL - Imprensa tem que ser livre

Nos 15 anos de existência, o Jornal Içarense sempre procurou pautar-se na transparência, mas nem sempre agradou a todos, como a políticos, empresários, policiais, que foram notícias, mas não da forma como desejavam. Entraram pela porta dos fundos.

Durante esse tempo, alguns anunciantes se envolveram em fatos negativos, tentaram amordaçar o periódico com a troca do dá-lá-dá-cá, com a ameaça de cancelar o apoio caso a notícia fosse veiculada.

Mesmo com a liberdade de imprensa, há empresários que acham que o peso do dinheiro fala mais alto, afinal, a prática da corrupção é uma constante, em todos os meios.

O Jornal Içarense vai continuar relatando os fatos pautado na transparência e quem não quer ser notícia procure andar na linha do trilho, caso contrário, será manchete.

O apoio do anunciante é importante para a sobrevivência de um periódico, agora, não se pode servir a dois senhores. Ou se é de Deus ou do diabo, por que não se consegue enganar a todos em todo tempo, pois um dia a máscara cai.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.