O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Edição 1.826: EDITORIAL - PMDB é um barril de pólvora

A disputa entre PMDB e PP é histórica, vem de pai para filho, e está longe de acabar.
O PMDB é um partido de muito cacique e pouco índio, e isso dificulta o trabalho, principalmente para quem é amador.
Hoje, se percebe que o Prefeito Gentil da Luz está pisando em ovos e que o PMDB é um barril de pólvora, qualquer deslize pode explodir. E o maior agravante é que o partido está deixando ele sozinho a cada dia que passa.
Pelo outro lado, o PP faz uma política mais profissional e espera, pacientemente, que o PMDB deixe o poder, pelas portas dos fundos.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Hipertensão Arterial Pulmorar

O HAP tem cinco causas potenciais que resultam em alterações funcionais das vias aéreas.

A hipertensão arterial pulmonar pode ocorrer por hipóxia, ou por hiperfluxo arterial pulmonar, ou secundáriamente a congestão vascular pulmonar causada pelas valvopatias mitrais, sobretudo estenose mitral.
Desde os trabalhos pioneiros de Cournand e Ranges, procura-se demonstrar os elementos responsaveis pela hipertensão arterial pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica.
Considera-se cinco ca-usas potenciais: 1) aumento da resistência vascular pulmonar, 2) débito cardíaco, 3) volume san-güíneo pulmonar, 4) viscosidade sangüínea e 5) pressão venosa pulmo-nar.
A elevação da resistência na circulação pulmonar e a principal causa da hipertensão pulmonar e resulta da hipóxia, hipercapnia, ácidose, alterações na resistência das vias aéreas e na anatomia do parenquima pulmonar.
A hipóxia crônica, independente da etiologia, leva a alterações funcionais e estruturais nas artérias pulmonares. A alteração funcional limitase a vasoconstrição, enquanto que a estrutural consiste em muscularização de arteriolas pulmonares, ausência de hipertrofia da camada média das artérias musculares e desenvolvimento de musculatura longitudinal na camada intima de artérias e arteriolas
Clínica
O exame fisico pode nos auxiliar na detecção da hipertensão arterial pulmonar secundária. A distensão das veias jugulares e ondas “A” proeminentes refletem uma alta pressão de enchimento ventricular direito, e a presença de ondas elevadas sugere regurgitação tricúspidea secundária.
Uma impulsão sistólica do ventrículo direito, palpável na borda inferior esquerda do esterno e região epigástrica (levantamento sistólico), e sinal de aumento do  ventrículo direito. A ausculta pode mostrar estalido de ejeção no foco pulmonar, resultante da abertura abrupta das cuspides.
Até a próxima semana com a continução.

POLITICA - Zanolli avalia relação com Gentil da Luz

O vice-prefeito afirmou que, mesmo tendo um bom relacionamento, há alguns pontos que eles discordam, mas que buscam um consenso para conseguirem realizar uma boa administração.




O vice-prefeito de Içara e presidente do Samae, José Zanolli (DEM), após declarações dadas a um portal de notícias, voltou a afirmar que mantém um bom relacionamento com o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) mas evitou polemizar.
“Gentil tem as suas idéias, e eu tenho as minhas, é natural que possamos divergir em alguns pontos, mas sempre temos conversado para que possamos chegar a um consenso”, declara.
O vice-prefeito também citou que estão empenhados na captação de novos recursos para serem investidos em obras na infra estrutura do município. “O Gentil está indo, incessantemente, à Brasília, com esse intuito, já que a principal reclamação da comunidade é em relação as ruas”, ressalva, citando que nesta quinta feira, foi liberado R$150 mil para a aquisição de um caminhão.
Sobre a cassação, ele conta que, apesar de haver uma certa preocupação e desgaste, mas que os trabalhos realizados na cidade não estão sendo interrompidos em virtude disso. “Claro que prejudica, mas Içara não vai parar por causa disso. Seria mais interessante que todos estivessem juntos buscando o melhor para Içara. Acho que quem deveria julgar o caso, seria a população nas próximas eleições”, finaliza.
Gentil da Luz não atendeu as chamadas do JI.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Sou contra, pois é uma instituição competente que tem lucros e é extremamente importante para Içara.”. Vereador Itamar da Silva(PP), sobre a gestão compartilhada entre Casan e Samae, que conta com quatro vereadores favoráveis e seis contrários. O assunto deu uma esfriada mas deve voltar a tona em breve.

Comando do PMDB
se reuniu, na noite de sexta-feira, na casa do ex-prefeito de Içara, Bado Pacheco, no Balneário Rincão, para lavar roupa suja.
Os motivos que levaram a marcar a reunião, foram o processo de cassação do prefeito Gentil Dory da Luz, assim como o fato de muito membros do próprio partido não concordarem com as atitudes tomadas por ele, gerando controvérsias dentro da legenda. Outro assunto conversado é a relação entre o Executivo e o Legislativo, que está estremecida.
Gentil prestou contas da sua administração.
Os vereadores Antônio de Mello e Jurê Bortolon, dois criticos da administração, não quiseram falar.
Em mais de 14 meses de poder é a primeira vez que lideranças do PMDB se reuniu para “conversar”. A água teve que bater na bunda para os peedebistas sairem da toca.

Enquanto Dóia (1)
arrebanha apoio a sua pré-candidatura a deputado estadual de lideranças em várias cidades da Amrec o presidente do PSDB do Balneário Rincão declarou a imprensa que os tucanos do Rincão vão abraçar a candidatura de Tati Teixeira.

O tucano (2)
afirmou que o Rincão precisa de uma liderança nova, sem vícios e principalmente que fuja do tradicional, garantindo que o ninho tucano rinconen-se encontrou na candidata de Criciúma.
Porque será que o discurso mudou?

A senadora Ideli Salvatti (PT)
tratou de jogar um balde de água gelada sobre quem ainda vislumbra a chance do PT indicar o vice do PMDB ou do PP. Segundo ela, o presidente Lula da Silva não vai interferir na disputa em Santa Catarina.
“Quem espera por isso pode tirar o cavalo da chuva, levantar e começar a trabalhar. Não vai haver esse pedido do presidente Lula porque ele já está escalda-do com Santa Catarina”.
Ela também fez questão de convidar PP e PMDB para apoiarem sua candidatura. “ PP e PMDB apoiam o governo do PT em Joinville e poderiam estar juntos na disputa pelo governo. Os doispartidos também está juntos na esfera federal”.
A senadora não confirma, mas deve se licenciar do cargo nos próximos dias para se dedicar a campanha ao Governo do Estado. Caso isso ocorra Criciúma ganha um senador, pelo menos por alguns dias. O primeiro suplente da senadora é o ex-vereador Luiz Carlos João, que há oito anos espera a oportunidade de sentar no Congresso Nacional.

GERAL - CDL terá eleição para escolher novo presidente

Foi aprovado em assembleia pelos associados da entidade que haverá uma eleição apenas para a escolher somente o presidente da entidade, no dia 30 de março, às 19 h, no auditório da CDL.



Em uma eleição atípica, onde somente o cargo de presidente será substituído, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara realiza Assembléia Geral com os associados patrimoniais, no dia 30 de março, às 19h, no auditório da entidade, no Talismã Trade Center, no Centro de Içara.
O pleito foi aprovado na tarde de quinta-feira, dia 18, em reunião da direção.
Será um mandato temporário até novembro, onde ocorrerá eleição para todas as funções, que compreenderá um período de três anos a frente da entidade.
O nome do candidato para o cargo ainda não foi definido. As mudanças na CDL acontecem pelo desejo do atual presidente, Jader Ednei de Souza, que teve o posto expirado em dezembro de 2009. “No final do ano passado, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e a Federação Catarinense orientaram as associações que prorrogassem o mandato até dezembro de 2010. Mas como havia programado novos projetos, decidi antecipar minha saída”, explica Souza, que ficou a frente da CDL por dois mandatos.

POLÍCIA - Ciretran de Içara será inaugurado nesta terça

Será aberta ao público, terça-feira, dia 23 de março, a Circunscrição Regional de Trânsito de Içara, que trará mais agilidade nos processos que envolvem os serviços referente ao trânsito.



A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão inaugura a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Içara, na terça-feira dia 23.
A Ciretran vai disponibilizar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, (CNH), que serão remetidos até três dias úteis, além de testes e avaliações, da Carteira de Identidade, emplacamento de carro e todas as questões burocráticas referentes a veículos.
O órgão estadual vai funcionar na Rua 30 de Dezembro, no bairro Jardim Elizabete. O atendimento inicia ainda na próxima semana, com o trabalho de oito funcionários.
O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, também inaugura a revitalização e reforma do Ciretran de Criciúma.
De acordo com o delegado regional Jorge Koch, por mês, são emitidas, pelo Ciretran de Criciúma, até 500 Carteiras de Habilitação para içarenses. "As pessoas não precisarão mais se deslocar até Criciúma para emitir ou renovar a CNH. O Ciretran de Içara terá médicos, psicólogos e será realizado a captação fotográfica digital. Haverá também sala para realização de provas. O dinheiro circulará no município", Falou Koch.
Na revitalização e reforma do Ciretran de Criciúma, foram investidos R$ 700 mil, recursos vindos do Detran. Foi ampliado o espaço físico e feito investimentos na informatização do órgão, com a aquisição de 50 novos computadores, e também feita a climatização do ambiente.

VARIEDADES - Estudantes de Içara se classificam em concurso

Alunas da Escola Angelo Zanellato estão classificadas para a etapa estadual de concurso de redação, e já estão abertas as inscrições para a edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa.



As estudante da Escola Municipal Angelo Zanelatto, do Bairro Primeiro de Maio, em Içara, Camila Porto David, da 8a série e Hyorrana de Souza, da 7a série, estão classificadas para a etapa Estadual do 39o Concurso Internacional de Redação de Cartas, que tem como tema “Escrevendo uma carta para alguém para dizer-lhe porque é importante falar de AIDS e se proteger dela”.
Com apoio e incentivo da Gestora de Educação de Içara, Giovana dos Santos, e da diretora da unidade educacional, Dalva de Mello Martignhago, as alunas escreveram as redações sob a supervisão das professoras de Língua Portuguesa, Sandra Machado Casagrande e Jacimar Correia da Silva, e da auxiliar pedagógica Maria Lúcia Topanotti.
Classificadas na fase estadual as cartas das estudantes seguem para a fase nacional e, consequentemente, podem até chegar à etapa internacional que será realizada em Berna, na Suíça.
Na estadual serão premiadas as três melhores redações de cada regional.
A iniciativa faz parte da Campanha Mundial de Prevenção ao Vírus do HIV, lançada nas empresas de Correios pela UPU, pelo Programa comum das Nações Unidas para o HIV/AIDS, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e UNI Global Union.
Além deste concurso, também está previsto a edição das Olimpíadas de Lingua Português.
Os professores interessados em participar, poderão inscrever-se pelo site www.escrevendoofuturo.org.br.
A coordenadora do Ensino Fundamental de Içara, Conceição Búrigo Li-ma, comunica que podem participar os alunos de 4ª e 5ª séries com o texto em formato de poesia; para 6ª e 7ª o material deve ser artigo de opinião e alunos da 8ª série, escrito em memórias. Todos tem como tema ‘O Lugar onde Vivo’.
No final de 2009 foi realizada capacitação coordenada pela professora Néli Marcos de Souza e a colaboração de Jucelma Cardoso Cipriano, auxiliar de Biblioteca. Os resultados do programa serão divulgados no segundo semestre.

ESPORTES - União Pedreira goleia no Suíço do Barracão

Nesta sexta-feira foi realizada mais uma rodada do Suíço Noturno do Barracão, sendo que o destaque foi a goleada do União Pedreira, de 8 a 2, sobre o Viliçara, para alegria dos torcedores.



As redes balançaram 12 vezes na noite desta sexta-feira em duas partidas válidas pela quarta rodada do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, realizadas na Sede Esportiva do bairro, em Içara.
Na primeira partida o União Pedreira massacrou o Viliçara e venceu de goleada por 8 a 2, com seis gols de França, um de Bruno e outro de Ico. Já Patrick e Cristiano descontaram.
Com gols de William e Mateus o Primus ganhou de 2 a 0 do Arceno.
Na Chave A, as equipes do Ciclosul e Farben estão garantidas na próxima fase. As outras duas vagas serão disputadas entre Tchê Comunicação, União Pedreiras e Tocantis.
Enquanto na Chave B estão garantidos o Marlan Embalagens e Primus. E pelas duas vagas correm por fora Içara Gesso, Cebola e Praia.
Na segunda-feira, dia 22, as disputas ficam por conta de Marlan Embalagens x Cebola, às 20h, e Tocantins x Primus, às 21h.