O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1607 - quinta-feira, 23 de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Iniciada a campanha de vacinação contra a gripe.

Brasil: Judiciários oferecem 800 vagas.

Araranguá: Briga por R$ 50,00 acaba em morte.

Criciúma: Assaltante leva R$ 20 mil de idosa.

Fechado outro ponto de tráfico em Criciúma.

Adolescente testemunha estupro e morte de colegas.

Mulheres encontradas mortas são identificadas.

Perícia descarta colisão do ônibus de turistas argentinos idosos.

Adolescente seá julgado por assalto.

Sharp lança celular a energia solar.

Presidente do irã acusa Israel de racista.

Caderno Especial de Divulgações (8 páginas).

Figueira empata com Ponte Preta e está fora da Copa Brasil.

Sport, Cruzeiro e São paulo vencem na Libertadores.

Criciúma está pronto para confronto de hoje à noite.

Empresários enxergam lucros no esporte amador.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

VARIEDADES - Escoteiros de Içara ajudam a preservar o meio ambiente

Sem apoio do Poder Público, o Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco participa de projetos ambientais de preservação de árvores ameaçadas de extinção na região litorânea.

“Escotismo não é só fazer acampamentos, nos dedicamos também às questões ambientais”, relatou o presidente do Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco, Jorge Sérgio Rabassa (mais conhecido como Félix Rabassa).

Atualmente, contando com um corpo efetivo de 25 membros, o grupo participa de projetos de preservação ambiental, como o Projeto Quati, cujo objetivo é replantar árvores frutíferas que não eram mais encontradas em Içara.

Segundo Rabassa, “o grupo de escoteiros desenvolve atividades e ações educacionais que contribuem para a formação de um bom cidadão, isto é, participativo, solidário e voluntário. Engajar-se em questões sócio-ambientais faz parte desse caráter”.

Outros projetos já estão em andamento para os anos 2009 e 2010, como os projetos Restinga e Recuperando a Içaroba, árvore que deu nome ao município e que, graças à exploração no século passado, quase não existe mais na região.

Ainda há outro projeto, denominado “Ferrovia das Palmeiras”, que pretende plantar Palmeiras às margens da Ferrovia Tereza Cristina, podendo tornar-se, segundo Rabassa, possivelmente uma atração turística no município.

Entretanto, o Poder Público de Içara, de acordo com o presidente do grupo de escoteiros, não dá o devido apoio. O presidente informou que o grupo não cobra nada dos afiliados e, se não fosse pela ajuda das empresas privadas (Rio Deserto, Epagri, Fatma, entre outras), o grupo não teria como se manter e já estaria extinto.

“Por várias vezes conversei com o prefeito, Gentil da Luz, e ele sempre diz que vai ajudar, mas na hora de nos ceder um ônibus (já que há vários parados à disposição da Apae, por exemplo) ou algum outro recurso, dá mil desculpas”, disse Rabassa.

Além disso, as escolas também não dão incentivo. Segundo o presidente, pelas instituições educacionais por onde passam, diretores e diretoras dizem que o escotismo é bom, ajuda os jovens, tiram fotos dos escoteiros uniformizados e coisas do tipo, mas não divulgam, não apoiam e nem incentivam os alunos a participarem.

Para a escoteira há 8 anos, Rafaela Cardoso, falta a participação dos pais, que desconhecem o grupo, que tenta resignificar valores em uma juventude informatizada demais.

As reuniões do grupo ocorrem sábado à tarde. Informações no 3432-6864.

Fotos: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Campeonato Içarense 2009: Doze equipes já confirmadas

Foi realizado na noite de segunda-feira uma reunião na sede da Liga Atlética Içarense (LAI), no Complexo Esportivo João Ramos Rousseg, com o objetivo de discutir os andamentos do Campeonato Içarense de Futebol 2009.

Foi confirmada a presença de 12 equipes: Barão, Barracão, Vila Nova, União da Praia, Jaqueline, Presidente Vargas, Atlético Içarense, Esporte Clube Praia, União do Sul, Praia, Liri e São José.

As equipes interessadas em participar da competição municipal devem procurar a secretaria da LAI.

O sorteio das chaves será realizada ainda mais perto do Campeonato Içarense, que tem data de início prevista para o dia 17 de maio.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Farben e Quarta-Linha garantem vaga na semifinal do Barracão

Depois do Moniari e Praia, que conseguiram classificação na segunda-feira, foi a vez de Farben e Quarta Linha, garantirem passaporte à semifinal do Campeonato Suíço Noturno do Barracão.

Está chegando a reta final do Campeonato Suíço Noturno do Barracão e duas equipes já garantiram classificação à semifinal: Quarta Linha e Farben. As outras duas vagas serão disputadas nesta sexta-feira entre Moniari x Primos e Praia x Só Silva. As equipes do Moniari e da Praia somente não se classificam se forem goleadas.

Pela terceira rodada da segunda-fase, na segunda-feira o Moniari venceu por 2 a 0 o Só Silva, e manteve a invencibilidade e também não sofreu nenhum gol na competição municipal. Os gols foram marcados por Gilson e Élcio.

Na outra partida da rodada o time da Praia ganhou de 3 a 1 dos Primos, que por falta de reservas para fazer substituições abandonou o jogo nos cinco minutos do segundo tempo, depois que dois jogadores simularam contusões. Uma possível punição será definida pela Junta Desportiva da Liga Atlética Içarense (LAI).

Nesta qaurta-feira, foram realizadas mais duas partidas. Com empate em 1 a 1 com Volnei Automóveis a Quarta Linha se garantiu na próxima fase, com gol de Gelinho. Rudnei marcou para o adversário.

Já a Farben conseguiu a classificação sem suar a camisa. Venceu por WO o Inimigos da Bola.

Na avaliação da Liga Atlética Içarense (LAI), os competidores (dirigentes e jogadores) estão de parabéns por manterem o nível dentro do campeonato de futebol suíço.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Içara: PM apreende mais máquinas caça-níquel

A Polícia Militar de Içara apreendeu, nesse feriadão, cinco máquinas caça-níqueis em funcionamento em alguns bares da cidade.

O Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), apreendeu no Caldo de Cana Vieira, no bairro Vila Nova, uma máquina caça-níquel e em seguida mais uma, no bairro Elizabeth, no estabelecimento Bar do Nanico. Já na segunda-feira, apreendeu no centro da cidade, no estabelecimento denominado Bar Palmeiras, uma máquina caça-níquel, na sequência e pela quinta vez, foi apreendida mais uma máquina no Bar Terceiro Mundo, no bairro Raichaski. Também no bar Manos Lanches, bairro barreiras, mais uma máquina foi recolhida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Atendente é agredida no Posto Central

Após a conturbada situação que se instalou na PoliClinica Central, na manhã desta quarta-feira, em Içara, quando a funcionária Silvania Possamai, responsável pelos agendamentos de consultas com especialistas, foi agredida por uma cidadã, foi comunicado que todos os pacientes que se encontravam na fila tiveram as consultas marcadas.

Foram realizados 65 agendamentos para adultos e 24 para crianças com médico endocrinologista. Todos serão atendidos até o final de maio.

Hoje, dia 23 de abril, as consultas para dermatologistas no mês de maio serão marcadas. São 80 vagas disponibilizadas.

Na sexta-feira, dia 24, em torno de 200 consultas, também para maio, estarão sendo agendadas para mé-dico ortopedista.

A Secretaria de Sáude de Içara também informou que as filas que se instalam são alheias à vontade da Administração Municipal, pois o agendamento acontece durante todo o dia, das 7 às 12 horas, e das 13 às 16 horas. Mesmo com o tumulto ocorrido o tempo de espera na fila foi de uma hora e meia, o que não ocorre nos outros dias quando a espera não ultrapassa os 40 minutos. Vale lembrar que mesmo em consultórios particulares a espera não é pequena. Sobre a agressão, as providências legais estão sendo tomadas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Suicídio choca moradores do bairro Poço Oito

Mais um suicídio foi registrado no município, nesta quarta-feira, morador de 43 anos do bairro Poço Oito, que tinha histórico de depressão se enforcou na própria residência, chocando vizinhos.

Depois da tragédia ocorrida no Bairro Marilli, onde o morador se suicidou e veio a óbito após tomar alta dosagem de remédios, o novo episódio que marcou o município ocorreu no bairro Poço Oito, em Içara.

V.V.B morava sozinho, próximo ao Mercado Souza Neto. Ele tinha histórico de depressão e, segundo informações da Polícia Civil, a família já tinha vendido um terreno para pagar o tratamento de depressão de V.

“Nós fomos informados da ocorrência pelo Corpo de Bombeiros. Quando chegamos ao local ele já não apresentava nenhum sinal de vida”, contou o investigador da Polícia Civil de Içara, André Serra.

O homem amarrou um lençol no forro da casa, pressionou sobre o pescoço e se jogou, vindo a morrer.

De acordo com Serra, a Polícia Civil encontrou remédios Tarja preta espalhados por toda a casa. “Aqui nós não temos nenhum registro de tentativas de suicídio dele. Mas pelo que vimos a situação já estava bem preocupante”, completou o investigador.

Quem ligou para os bombeiros avisando o ocorrido foi o irmão da vítima. Segundo informações do Corpo de Bombeiros o horário do suicídio foi por volta das 10h, meia hora antes da equipe chegar ao local.

A Polícia Civil não seguirá com investigações, pois já constataram que se tratou de um suicídio cuja causa foi a própria depressão, na qual sofria o morador de Poço Oito.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: “Mesa com Prefeito” chega a Barra Velha

Prefeito Gentil da Luz, colegiado e algumas entidades organizadas participaram da abertura oficial na segunda-feira, dia 20, no Centro Comunitário de Barra Velho, no Distrito Balneário Rincão, em Içara do Projeto Mesa do Prefeito nas Comunidades.

O projeto tem como objetivo aproximar a população da Administração Municipal criando um maior vínculo contribuinte com o desenvolvimento de cada localidade, e como o foco principal levar qualidade de vida para os cidadãos içarenses elevando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Içara.

“Agora não viemos pedir voto. Voltamos à comunidade para fazer o que é necessário e apresentar o ‘time’ que escolhemos para fazer de Içara uma cidade mais humana. Primeiro vamos fazer o que é necessário, depois o que é possível e também fazer o que parecia impossível que é dar solução aos problemas enfrentados pela população”, salientou o prefeito.

Na ocasião, ainda afirmou que a licitação para pavimentação da estrada que liga Barra Velha a Lagoa dos Esteves deverá estar sendo assinada em 60 dias.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Obra da 3ª Vara não tem previsão de término devido crise financeira

A previsão para a conclusão do prédio da 3ª Vara do Fórum de Içara era para o final desde ano. Contudo, o momento é dramático e o Tribunal de Justiça economiza gastos, e a obra deve atrasar.

No início, o objetivo era apenas a ampliação do Fórum de Içara. Posteriormente o Tribunal de Justiça constatou que o município, de fato, precisaria de uma 3ª vara e aprovou a instalação. A construção já esta sendo feita e a reforma do prédio deve ser concluída até o começo de julho, como prevê o diretor e juiz do fórum Fernando Medeiros Ritter.

“Nós teríamos uma terceira vara e, pelos meus cálculos, até o final deste ano ela já estaria funcionando. Porém, devido a crise financeira vivida por todo o mundo, atualmente o Tribunal não arrecada recursos suficientes para manter uma terceira vara”, explicou Medeiros.

A ampliação da estrutura do Fórum deve ser entregue pelos engenheiros já no final deste mês. Depois disso inicia-se a instalação dos ar-condicionados e móveis dos prédios.

De acordo com a previsão do diretor, no começo de julho tudo já estará pronto, inclusive a construção da 3ª vara que ficará esperando a autorização do Tribunal de Justiça para a instalação.

“Construção é uma coisa, instalação é outra. Hoje o Tribunal não tem recurso nem para o mutirão de conciliação, que foi cancelado aqui no município para economizar gastos”, disse Medeiros, argumentando que manter uma vara gera custos, já que comporta mais um cargo de juiz e de seis a oito funcionários.

A Segunda Vara na Comarca de Içara foi implantada no dia 26 de outubro de 2007, e desde então, os profissionais têm trabalhado em locais apertados sem o mínimo de conforto.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Pautas trancadas resultam em prejuízos à população

Cerca de 800 crianças do município podem ser prejudicadas caso o impasse ex-afasi, que envolve a prefeitura Municipal e os vereadores de oposição, não seja solucionado ainda nesta semana. Trata-se do Projeto Segundo Tempo, um programa federal cujo repasse do governo é de R$ 500 mil. Porém, o projeto que confirmaria o convênio com a instituição está trancado na Câmara de Vereadores de Içara. Na sessão da última segunda-feira os vereadores de oposição se retiraram da Casa no momento em que os projetos foram colocados em votação.

Mais 12 projetos também estão trancados na Câmara. De acordo com o vereador Osmar dos Santos (PP), o Marzinho, enquanto a questão dos ex-funcionários da Afasi não for solucionada as pautas continuarão trancadas. “Provavelmente o presidente terá uma conversa ainda hoje (ontem) com o prefeito para tentar resolver a questão”, contou Marzinho. Ao ser questionado sobre outros projetos que estão sendo prejudicados e, consequentemente, crianças que deixarão de ser beneficiadas por causa de um grupo, ele disparou: “A culpa não é nossa! Isso é um problema da administração Municipal. Nós fizemos um acordo com eles e eles não estão cumprindo. O próprio Tribunal de Contas já garantiu que não existe esse redutor”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Processo de cassação de Gentil: defesa foi entregue nesta quarta

A próxima audiência do processo de cassação do prefeito Gentil Dory da Luz e do vice José Zanolli será no dia 19 de maio. A advogada do prefeito entregou ontem o documento de defesa.

A tentativa da oposição, por meio do Judiciário, que tem como objetivo a cassação do prefeito e o vice de Içara teve mais um capítulo nesta quarta-feira.

A advogada de Gentil da Luz, que é responsável pela defesa do processo de cassação, os documentos de defesa ao Juiz Eleitoral.

O prazo seria até a última sexta-feira, dia 20, contudo, devido às novas provas emitidas pela oposição o prazo foi prolongado. “Nós tivemos um prazo de cinco dias para analisar tu-do o que já havia no processo. Porém, como a outra parte apresentou novas provas o prazo foi prolongado e nós estamos entregando a defesa do prefeito antes deste prazo”, explicou a advogada Katerine Schrainer. A ação em questão é baseada nas prestações de contas do prefeito.

De acordo com o advogado do Partido Progressista (PP), Gabriel Schonfelder de Souza, autor do processo, a próxima audiência será no dia 19 de maio, onde mais defesas do prefeito e do vice serão ouvidas pelo juiz eleitoral da comarca de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado. Paralelo a isso, o vice-prefeito José Zanolli já havia entregue o documento de defesa na semana passada.

Novas documentos foram inseridas pela oposição neste processo. Trata-se de “uma gravação provando as irregularidades do atual prefeito de Içara na prestação de contas”, como disse Schonfelder na ultima audiência, que ocorreu no dia 2 de abril.

O outro processo, que está sobre os cuidados do TRE, diz respeito ao uso indevido de meios de comunicação por parte do prefeito e do vice na época de campanha. Ambos aguardam decisão do Tribunal Regional Eleitoral.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Negro

Atravessando o Atlântico nos porões dos navios negreiros, os africanos trouxeram a Religião Islâmica para o Brasil. Africanos do norte da África, que tiveram influência dos povos mulçumanos.

Mais precisamente na Bahia, o Islã fincou raízes, até hoje praticamos ritos islâmicos sem saber. O patuá teve origem no islamismo, como os escravos não podiam praticar a religião ou levar o Corão (livro sagrado do Islamismo) consigo, escreviam trechos do Corão em pedaços de papel, embrulhavam, amarravam bem e penduravam no pescoço, daí a origem do patuá. Quem foi na Bahia e não trouxe um?

Os negros mulçumanos tinham uma língua escrita, conheciam medicina, comércio, contabilidade e administração. Era um povo instruído. Enquanto os colonizadores portugueses eram, na maioria, analfabetos.

Foi difícil controlar um povo com tanta sabedoria, houve várias rebeliões. A submissão pregada no Corão aqui foi invertida, passou a significar rebelião contra o amo. “Alá não quer injustiças contra suas criaturas”. É difícil de acreditar, mas Maomé teve participação na história do Brasil.

O colonizador branco, com medo do saber do negro africano, tratou de reprimir qualquer manifestação, sendo religiosa, social ou de estudo. Eles tiveram êxito. Ao longo do tempo, os negros ficaram sem instrução, isto foi decisivo para este flagelo nos dias de hoje. Os negros ou descendentes encontram muitas dificuldades no emprego na escola, na sociedade, é tudo com muita superação.

Os escravos foram libertos para único e exclusivamente aliviar os gastos nas fazendas. Foram colocados na rua. Sem terra, sem roupa, sem comida, subiram para os morros e de lá poucos conseguiram sair.

O governo Federal até tenta curar esta chaga na história do Brasil, são as cotas nas universidades, instituiu o ensino de História da África nas escolas (lei 10.639 de 2.003).

Contudo, essas medidas não surtiram resultados satisfatórios. Acredito que o preconceito, ou melhor, a ignorância impede as mudanças.

Dóris Iolanda Dagostim dos Santos, professora

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1607: EDITORIAL - Falta de bom senso prejudica Içara

A Administração Municipal de Içara vem, desde 1º de janeiro, se degladiando com vários problemas e um deles é referente aos demitidos da Afasi. Depois de muitas discussões e acertos referentes aos salários atrasados e ao 13º, ficou definido no termo de adesão que a rescisão seria parcelada em dez pagamentos. Após os ex-funcionários terem aceito o acordo, a Administração Municipal impôs que seria descontado 30% dos 178 demitidos, o que levou a classe buscar apoio nos vereadores de oposição, que, solidários, resolveram não aprovar nenhum projeto do Executivo.

Com isso, projetos importantes, como o Segundo Tempo, que depende da aprovação para captar recurso federal no valor de R$ 500 mil, podem ser perdidos.

A situação está ficando no campo político e a falta de bom senso por parte da Administração Pública pode prejudicar o andamento de algumas ações dentro do município.

O problema de Içara não se resume aos demitidos da Afasi, cuja rescisão já deveria estar regularizada.

Até parece que é uma questão de honra por parte de algumas pessoas ligadas à Administração Municipal ganhar essa queda-de-braço, que tem apenas um prejudicado: o cidadão içarense, que paga seus impostos e quer ver obras, fato que ainda não ocorreu com o atual governo. É claro que a situação vai ser resolvida, mas poderia ter sido há mais tempo, evitando desgaste na mídia e também com a população. Para quem prega um governo mais humano, essa não é a forma correta...

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.