O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 27 de junho de 2009

VARIEDADES - Jovens da Paróquia São Donato participam de mais um encontro

“Viver um dia diferente na presença de Deus” é o objetivo do 5° Encontro Paroquial de Jovens, que ocorrer neste domingo, em Içara, segundo o coordenador do grupo de jovens, Diego Vieira.

A Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude e o Grupo de Jovens Sacrário Vivo da Renovação Carismática Católica da Matriz São Donato de Içara, promovem o 5° Encontro Paroquial de Jovens, no próximo domingo, dia 28 de junho.

O encontro terá início às 8h, com a missa da comunidade, celebrada pelo padre Eloir Borges, que estará completando um ano de sacerdócio nesse dia.

Logo após, os jovens serão acolhidos no Salão Paroquial, ao lado da Igreja. O término está previsto para as 16h.

Neste ano, o encontro tem como tema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão (Lucas 24:32-34)”. Tema este que está sendo vivido e estudado em toda a Igreja Católica, por ser o Ano Catequético.

O padre Eloir estará com os jovens na parte da manhã. À tarde, o Coordenador Estadual do Ministério das Crianças da Renovação Carismática Católica, Caio Rocha, conduzirá um teatro e a coordenadora paroquial da Pastoral da Juventude, Heldilen Giassi, assessorará um momento de partilha com a juventude içarense.

A animação durante todo o dia ficará com o Ministério de Música Sacrário Vivo de Içara.

A coordenação do encontro promete muita animação, oração, partilha e encontro pessoal com Deus.

O jovem coordenador do grupo de jovens Sacrário Vivo, Diego Vieira, afirma que “a expectativa é grande, estamos preparando este encontro de forma que os jovens possam participar e viver um dia diferente na presença de Deus. Nosso objetivo é possibilitar um caminho para que os jovens tentem se integrar nos diversos serviços pastorais da Igreja”.

O valor da inscrição, incluindo lanche e almoço, é de R$ 2,00, com possibilidade de ser realizada antecipadamente na Secretaria da Paróquia São Donato, em Içara, pelo telefone (48) 3432-3443.

Outras comunidades e paróquias de Içara e região também estão sendo convidadas a participar do encontro, que é aberto para todos os interessados.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Motoristas são condenados por causar mortes no trânsito

Motoristas de Içara são condenados à prisão e à perda do direito de dirigir depois de causarem mortes de inocentes em rodovias da cidade, em períodos de três anos cada.

Três motoristas foram condenados em Içara por provocarem mortes no trânsito. As sentenças judiciais referem-se a acidentes em 2006 e 2007. As penas variam de dois a três anos de detenção e a suspensão do direito a dirigir.

No dia 31 de dezembro de 2006, por volta das 15h. R.V.F. dirigia o gol placas LXH-5635, pela rua Antônio Guglielmi, no Bairro Jaqueline e, ao fazer um retorno, o motorista perdeu o controle do veiculo e acabou atingindo Wilian Lacerda Vicente, que pedalava às margens da rodovia.

O caso complicou mais ainda pois o motorista do veículo não tinha carteira de habilitação para dirigir e por isso acabou fugindo do local, deixando de prestar socorro ao ciclista.

O segundo caso, registrado em 2007, foi iniciado com , S.S.R., o condutor do caminhão Mercedes, placas IFQ-6853, que seguia pela Rua Três Ribeirões, no Bairro Marili, por volta das 17h. Quando o motorista do caminhão foi fazer uma manobra de marcha ré, acabou colidindo em uma motocicleta Honda CG-125, placa LXS-6306, que estava sendo conduzida por A.S.R. e com a caroneira Raquel Borges Recco, que foi atingida em cheio pela carroceria do caminhão e faleceu no local em decorrência da colisão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Procon será fiscalizado em Içara

A criação da fiscalização no Procon de Içara será discutida em reunião promovida pela 2ª Promotoria da Comarca do município na próxima segunda-feira, às 13h30min. O encontro acontecerá nas dependências do Fórum de Içara, com a participação da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/Subseção de Criciúma, Prefeitura Municipal e Procon.

A reunião se deve às reclamações de consumidores de Içara recebidas pela comissão da OAB, que deliberou e enviou ofícios às autoridades locais sobre a ausência de poder fiscalizatório do Procon e sobre as queixas.

A presidente da comissão, Rita de Cássia Pagani de Oliveira, espera que o resultado seja positivo, "para que o Procon de Içara em breve possa contar com o poder fiscalizatório, garantindo a defesa dos consumidores".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Jornalistas e presidente do sindicato participam de fórum

No auditório da Faculdade Satc, em Criciúma, nesta quinta-feira, jornalistas de diversos meios de comunicação da região, junto aos acadêmicos do curso de Jornalismo da Satc, se encontraram com o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Rubens Lunge.

Os objetivos foram debater a decisão do Superior Tribunal Federal, que desobrigou a obrigatoriedade do diploma de Jornalista para exercício da profissão, e propor soluções práticas para a região.

Foi criado um conselho regional de jornalistas e de acadêmicos que deve elaborar uma proposta para apresentar a sociedade.

Lunge falou que há 54 profissões regulamentadas no Brasil, dentre elas Guardador e Lavador de Carros. Já a profissão de Médico não é regulamentada. “Isso porque a classe dos médicos é forte. Se a nossa categoria se unir, seremos mais fortes ainda. Se ficarmos de braços cruzados e conformados, seremos descaracterizados e não só nós perderemos, mas todos os brasileiros”, expôs o presidente.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Aids e drogas são temas do Seminário de Redução de Danos

“Uma nova perspectiva na atenção ao uso de drogas” é o que pretendeu oferecer o Primeiro Seminário Municipal de Redução de Danos Aids/Drogas, que ocorreu ontem em Içara.

Aconteceu nesta sexta-feira, 26 de junho (Dia Mundial de Luta Contra as Drogas), no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara, o 1° Seminário Municipal de Redução de Danos Aids/Drogas.

A Redução de Danos consiste em estratégias individuais e coletivas, que visam a diminuição das consequências prejudiciais do consumo de álcool e drogas, sem precisar se abster destes.

O dia foi marcado pelas palestras (ou Mesas). Cinco ao todo. As quatro primeiras, com apenas um palestrante e um tema cada, a última com todos em uma Mesa Redonda, isto é, um debate assistido.

Os temas abordados foram, respectivamente: Redução de Danos; Drogas na Atualidade e o Panorama do Consumo; Políticas de Prevenção e Atenção às Pessoas que usam Drogas; Direitos Humanos e Aids; Uso de Drogas; Uso de Psicofármacos na Clínica de Dependência de Drogas; Política dos Sistemas de Saúde e de Segurança Pública que assegurem a saúde e o respeito aos Direitos Humanos, sendo agente para construção do exercício de cidadania aos usuários de drogas.

Os palestrantes foram Ricardo Charão, José Francisco Neto, Beatriz Pacheco e Marcos Paulo Nacif.

Para a psicóloga do Programa Municipal DST/Aids, Zulma Pereira Velho, “é o momento para os profissionais da Saúde e da Educação, que estão aqui assistindo as palestras, obterem mais conhecimento e refletirem sobre esses temas fundamentais”.

No local ainda havia a exposição de produtos artesanais criados pela Oficina de Arte “Vida PositHIVa”, composto por um grupo de aproximadamente 30 pessoas soro-positivas do município de Içara.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Itamar pede um cuidado especial com os munícipes

O vereador mais votado de Içara, com 1773 votos, nas eleições de 5 de outubro de 2008, Itamar da Silva, o Ita, esteve sexta-feira na redação do Jornal Içarense e fez uma avaliação dos primeiros meses de mandato na Câmara Municipal de Içara e também da administração do Prefeito Gentil Dory da Luz.

Eleito pelo Partido Progressista (PP), Ita é oposição na Câmara Legislativa, porém segundo ele, os projetos que forem bons para o município, não serão ignorados pela bancada.

O progressista afirma, que houve um grande problema em trabalhar neste começo das gestões Legislativa e Executiva. “Foram seis meses de muitos problemas e poucas soluções, mas eu, como vereador, o que foi possível fazer eu fiz”, afirma o vereador.

Ita, comenta que o prefeito de Içara não cumpriu o acordo com os exonerados da Associação Feminina de Assistência Social (Afasi). “Infelizmente, além de não ter respeitado o acordo firmado. Tem postos de saúde fechados e vias públicas intransitáveis”.

O vereador falou que não está fazendo uma critica a Gentil da Luz, e sim pedindo um pouco mais de atenção com os içarenses.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil da Luz lança projeto de voluntariado para atender solicitações do Bairro Vila Nova

O projeto em Vila Nova terá a finalidade da restauração da praça em frente à Paróquia São Miguel, além de uma ampliação da igreja que será feita em conjunto com a comunidade.

O projeto intitulado “Dia de fazer a diferença” foi lançado na manhã desta sexta-feira (26) pelo prefeito Gentil Dory da Luz, durante reunião na sede da prefeitura com lideranças de Vila Nova, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), mais o secretário de Agricultura, Silvio Viana, e o deputado estadual, Manoel Mota (PMDB).

As solicitações da comunidade de Vila Nova, em Içara, apresentadas pelos padres Silvestre Junkes e Eloir Borges ao prefeito Gentil da Luz, devem ser sanadas, na maioria, através do voluntariado.

“Este é um projeto que já está sendo desenvolvido por mais de 1,8 mil cidades em todo o Brasil e consiste na participação da sociedade em ações coletivas”, resumiu Gentil da Luz.

No mesmo encontro ficou definido que todo dia 30 de cada mês serão realizadas ações por voluntários em parceria com entidades e prefeitura.

Em Vila Nova, o projeto vai ser concentrado para revitalizar a praça em frente à Paróquia de São Miguel, além de uma ampliação da Igreja.

“Com certeza seremos parceiros nesse projeto”, destacou o padre Eloir, acrescentando que a participação da comunidade, do poder público e das entidades constituídas do município pode ser a saída para resolver os problemas pertinentes da cidade de Içara, e acrescentou que entram juntos nesta empreitada.

Fotos: Alexandra Cavaler (Prefeitura Municipal de Içara)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Conferência Municipal dos Direitos da Criança

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Içara realizou nesta quinta-feira, 25, a Sétima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro contou com palestra do Psicólogo Luiz Claiton de Medeiros Ehlers. De acordo com a Gestora Municipal de Assistência Social a proposta da conferência foi discutir e construir uma política municipal, um Plano Decenal para “desenvolver políticas que garantam os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explica.

Segundo a secretária do Conselho de Direito, Daniela Militão de Souza, o encontro teve como desafio elaborar de forma integrada propostas para a Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deverão, posteriormente, “balizar a elaboração de um plano da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Foram realizadas debates em cinco eixos específicos definidos: promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescente em espaços de construção da cidadania e gestão da política.

Participaram do Seminário vários segmentos da sociedade, entre eles secretários municipais, membros das organizações governamentais, conselho tutelar, poder judiciário, coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, membros das organizações não governamentais e sociedade civil.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1651: EDITORIAL - Criação do Ministério da Pesca

Em visita a Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou a Secretaria de Pesca e Aquicultura para Ministério e empossou o catarinense Altemir Gregolin como ministro. A sanção ocorreu nesta sexta-feira em Itajaí.

A nova regulamentação vai permitir que pescadores e empresas de processamento da produção tenham acesso ao crédito rural, como ocorre com os agricultores. A legislação, a partir de agora, vai valorizar as mulheres que desempenham trabalhos complementares ao da pesca, como reparo de redes, serão reconhecidas como pescadoras e terão os mesmos direitos.

Vamos torcer que não seja mais um Ministério para se tranformar em cabide de emprego e um ninho de corrupção.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.