O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CAPA: Edição2.124 - Içara, 9 de junho de 2011

Proerd completa 10 anos de serviços prestados
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


PP e DEM discutem aliança em 2012 no Balneário Rincão
(Arquivo/Jornal Içarense)


Avani promete a Gentil fazer acesso ao Poço 3
(Divulgação)

EDITORIAL - Políticos do Rincão buscam coligação

PMDB do Distrito Balne-ário Rincão está se refor-çando visando as eleições de 2012, a primeira que vai formar o novo município de Santa Catarina e para isso foi buscar aliados nas si-glas adversárias, PP e PSDB.
Apesar das baixas que te-ve, perdendo filiados importantes, o pré-candidato do PP do Rincão, Naelti Vi-anna, segue confiante nas alianças e já começou con-versação com o ex-verea-dor e ex-subpre-feito Olírio José Lino (DEM).
Mas o que vale é o voto nas urnas, os partidos que articularem mais apoios de peso sairá vitorioso no primeiro pleito do Rincão.

CHARGE

De olhovivo na saúde

RS confirma a primeira morte por gripe suína

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta quarta-feira a primeira morte por gripe suína (H1N1) no Estado em 2011.
Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), foram notificados 87 casos suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A H1N1, com três confirmações. A primeira vítima fatal da doença no Estado é uma mulher de 48 anos, moradora do município de Anta Gorda, a 187 km de Porto Alegre.
Conforme a Secretaria, os primeiros sintomas foram sentidos no dia 29 de maio. Após ser transferida para a UTI do Hospital de Caridade de Três Passos, a 477 km de Porto Alegre, a vítima sofreu complicações em decorrência da doença e morreu na última segunda-feira, dia 6 de junho. “O óbito está sendo investigado e todas as medidas necessárias foram adotadas”, diz a Secretaria de Saúde em nota.
Apesar da morte, a secretaria afirma que a situação da gripe suína está sob controle no Estado até o momento. “Todos os municípios contam com medicamento antiviral e outros insumos necessários para o enfrentamento da circulação viral”, diz a nota.
Os profissionais de saúde dos hospitais são orientados a notificar novos casos da doença para as Secretarias Municipais de Saúde
Para evitar a transmissão do vírus, a população deve lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe - como febre, tosse e dores no corpo. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades du-rante uma semana.
Os integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde - que ainda não se vacinaram devem buscar imunização, informando-se junto à secretaria municipal de saúde de sua cidade sobre os locais que ainda disponibilizam as doses contra a Gripe Influenza (H1N1)

POLÍTICA - Vice-presidente do PP do Rincão fala sobre as alianças e perdas

O PP do Balneário Rincão está trabalhando para a formação do time de vereadores e em conversação com lideranças de outros partidos para formação de chapa à majoritária em 2012.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Apesar das baixas que te-ve nos últimos dias, perdendo filiados importantes, o Partido Progressista (PP) do Balneário Rincão, em Içara, segue confiante e em conversações para coligações em 2012.
Recentemente, o vice-prsidente da sigla rinco-nense, Naelti Vianna, conversou com o ex-vereador Olírio José Lino, o Olirão (DEM), com quem diz ter bastante afinidade.
“Não há aliança feita, pois isto depende de discussões com o partido. Mas, existe sim uma afinidade entre mim e o Olirão. Somos amigos e temos negócios juntos”, comenta Vianna.
Olirão confirma a sondagem do vice-presidente progressista. “Ele esteve na minha casa, junto com outras pessoas do PP. Porém, o que existe agora são espe-culações. Estou conversando com lideranças de vários partidos. O fato de o município ser novo gera muitas expectativas. Esta-mos ‘namorando’ ainda”, fala o ex-vereador.
Porém, para Olirão, a tendência dos democratas do Rincão é manter a aliança com o PMDB, caso Içara fa-ça o mesmo. “Temos vontade que fique como está em Içara. Mas, a gente não sabe o dia de amanhã, por isso temos que conversar com todos os partidos”, observa.

GERAL - Administração Municipal escolhe empresa para rever Plano Diretor

Insatisfeita com o diagnóstico do projeto do Plano Diretor de Içara, feito pela empresa Hardt Engemin, a Administração Municipal está em processo de contratação da empresa Geo Cidades.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

As ações de elaboração do Plano Diretor de Içara, paralisadas desde setembro de 2010, devem continuar no próximo mês.
A Administração Municipal vai contratar a empresa Geo Cidades para fazer o diagnóstico do projeto do Plano Diretor, já elaborado pela empresa Har-dt Engemin, de Curitiba.
“Como o valor do contrato para o serviço é considerado baixo, não há necessidade de abrir concorrência entre outras empresas. A equipe técnica da Geo Cidades, sob o comando do arquiteto e urbanista Edson Luis Cattoni, vai analisar e avaliar a proposta de minuta para o Plano Di-retor, ou seja, tudo o que já foi feito até agora pela Hardt Engemin vai ser estudado, a fim de saber o que precisa ser refeito”, explica o integrante do Comitê Gestor da Administração Municipal, Gilmar Bonifácio. Segundo o integrante do Comitê, o diagnóstico feito pela Hardt En-gemin não atendeu às expectativas da Administração Municipal. “Foi feito de forma não participativa, o que fere o estatuto das cidades”, esclarece.
O diagnóstico da empresa em processo de contra-tação vai ficar pronto em aproximadamente 30 dias.
“Depois de pronto, vamos fazer uma audiência pública para apresentá-lo e um cronograma de ações, com discussões na comunidade”, ressalta Bonifácio.
O arquiteto e urbanista Edson Luis Cattoni é especialista na elaboração deste tipo de documento. “Ele presta consultoria para o Ministério Público, entre outros órgãos, e foi o responsável pelo Plano Diretor do município de São José”, enfatiza o integrante do núcleo gestor.
Ainda de acordo com Bo-nifácio, entidades do município, como a CDL e a ACII, estão elaborando um planejamento estratégico da cidade. A ideia da Administração Municipal é trabalhar isto em conjunto com o Plano Diretor. “Normalmente acontece nos municípios as ideias para o planejamento estratégico esbarrarem nas determinações do Plano Diretor. Trabalhar os dois planos em conjunto vai beneficiar a cidade no futuro”, observa.
O diagnóstico do Plano Diretor não vai ficar a cargo da equipe técnica da prefeitura por causa da sobrecarga de trabalho.
“O corpo técnico está to-do envolvido nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Por isso, teremos que contratar uma outra equipe”, esclarece Bonifácio.
O valor da proposta da empresa Geo Cidades é de R$ 7,8 mil, incluindo diagnóstico e apresentação.

POLÍCIA - Proerd comemora 10 anos em Içara e começa novos projetos

A Polícia Militar de Içara, começa a preparar as festividades que irão comemorar os 10 anos do Projeto PROERD dentro do município. O detalhe ficou para os novos planos a ser lançados.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A cidade de Içara, juntamente com a Guarnição Especial da Polícia Militar (PM) comemoram um feito histórico este ano. Os 10 a-nos do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD).
O PROERD tem como missão educar as crianças e adolescentes, no seu ha-bitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a auto-estima do menor e apresentando a ele um modelo positivo de vida sem as drogas.
Dentro de Içara, o projeto é dividido em dois semestres, cada um dividido em nove semanas, com aulas de 45 minutos cada, acompanhadas pelo professor tutor. Lá eles oferecem atividades educacionais, onde os alunos aprendem a resistir os apelos dos traficantes e de usuários de drogas.
São 12 anos do projeto em realização pelo Estado, to-talizando até o momento, 9,6 mil estudantes formados, na cidade de Içara.
De acordo com o soldado Hélio de Souza Nascimento, um dos principais responsáveis do projeto, as comemorações deste ano estão sendo programadas com muito carinho. “Este ano iremos fazer uma formatura única, no período de dezembro, com os cerca de 700 alunos de 2011”. O soldando ainda complementou. “Ainda estamos programando trazer uma personalidade, além de articular uma comemoração junto às festividades dos 50 anos de Içara”.
O projeto atende a crianças do quinto ano letivo. Uma época estratégica, já que este é o último ano em que o aluno tem o contato com apenas um professor, que se tornam tão importantes quanto os pais. Além de ser uma fase onde os menores têm uma mente mais aberta e fica mais fácil de mostrar um novo caminho.
Junto com os 10 anos do PROERD em Içara um novo programa começou a ser implantado. Este ano um projeto piloto na Escola Quin-tino Rizzieri está levando as metas do PROERD aos a-dolescentes do sétimo ano, com faixa etária até 14 anos, caso continuem sendo bem aceito outras escolas serão atendidos no próximo ano.
O PROERD iniciou em I-çara pelas mãos do atual comandante da PM, Cosme Manique Barreto.

VARIEDADES - Jantar dos Namorados do HSD acontece nesta quinta-feira

O 2º Jantar dos Namorados do Hospital São Donato (HSD) será realizado na noite de hoje no Clube Ipiranga; cerca de 250 pessoas são esperadas e os recursos serão investidos na farmácia.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Celebrar o amor ajudan-do ao próximo. Com esta motivação, cerca de 250 pessoas vão participar do 2º Jantar dos Namorados promovido pelo Hospital São Donato, na noite desta quinta-feira, dia 9, no Clu-be Ipiranga, Centro.
No evento, que começa às 20h30min, os convidados vão saborear uma paella, preparada pelo Chefe Mot-ta, e se divertir ao som de música e entrega de brin-des. “Teremos várias sur-presas, entre brindes e a-trações”, garante a direto-ra administrativa do hospi-tal, Cleide Geremias.
O dinheiro arrecadado com o jantar deverá ser in-vestido na farmácia da ins-tituição. “Como consegui-mos quase tudo de graça, de-vemos arrecadar cerca de R$ 6 mil, que serão investidos na farmácia”, conta Cleide.
Os ingressos estão sendo vendidos no próprio HSD e na Prefeitura Municipal de Içara, ao valor de R$ 25.
É a segunda vez que o hospital realiza o jantar beneficente na véspera do Dia dos Namorados.
A direção da instituição está realizando diversas a-ções para pagar dívidas a-cumuladas.
Recentemente, lançou a campanha ‘Luz que vem do coração’, que visa es-timular os içarenses a con-tribuir uma quantia em di-nheiro por mês, através da conta de luz, para ajudar o hospital.
A campanha tem como meta a arrecadação de R$ 50 mil. Os interessados em contribuir devem preen-cher a ficha quem vem junto com a fatura de energia.

ESPORTE - Caiçara já sabe quem é o primeiro adversário no Regional da LARM

O Caiçara iniciará a participação no 63º Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) fora do Estádio Diomício Freitas, enfrentando o Meleiro, em 20 de agosto.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Liga Atlética da Regi-ão Mineira (LARM) divulgou na tarde desta terça-feira dia 7, a tabela com os primeiros jogos da primeira fase do Campeonato Regional da Primeira Divisão marcado para começar no dia 20 de agosto.
A competição conta com a participação de 10 clubes, jogando todos contra todos em turno único, classificando-se os oito primeiros colocados para a 2ª fase. Até a final do campeonato os clubes jogarão no sistema de ida e volta. Será rebaixado para a 2ª Divisão de 2012 o último colocado na primeira fase, que terá nove rodadas
A única equipe içarense a participar da competição, o Caiçara estreia, fora de casa, contra o Meleiro, no Estádio Baixada da Glória. Como são nove partidas na primeira fase o Caiçara jogará quatro partidas em casa e cinco fora.
Na competição de 2010, o colorado içarense chegou até a segunda fase, com um total de 10 pontos. E neste ano, os atletas que já começam a se preparar para a competição almejam alcançar um resultado muito mais significativo que nos últimos anos. A cidade de Içara sempre teve um bom desempenho em competições, como é o caso do Regional da LARM.
A direção do Caiçara vai aproveitar o Campeonato Içarense para observar alguns jogadores que poderão ser aproveitados nas e-quipes titular e junior na Primeira Divisão da LARM.