O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Edição 1.778: EDITORIAL - Feliz Ano Novo e paz para todos

Pegue a esteira e o seu chapéu, o guarda-sol, quem gosta, leve cerveja, e vai para a praia aproveitar as férias.
O Jornal Içarense paralisa as atividades neste dia 31 e retorna dia 11 de janeiro com as baterias recarregadas.
Para todos que nos acompanharam, escrevendo ou lendo, desejamos um Ano Novo repleto de sucesso, realizações, saúde e que possamos estar juntos nesta empreitada de levar dia-riamente os fatos ocorridos em Içara, no Estado e no país. Até 2010.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane Mendes

Plano de Saúde para tratamento médico

Valor do tratamento médico não poderá mais ser limitado pelo plano de saúde decidiu o STJ.

Por diversas vezes planos de saúde são notícia no judiciário, sendo que várias das cláusulas são colocadas em questão pelos usuários, que somente quando precisão utilizá-los percebem que adquiriram um serviço imaginando algo que na prática não se realiza.
Esta semana o consumidor usuário de planos de saúde teve uma boa notícia, a exemplo do que já havia sido decidido quanto ao período de internação do paciente, que não pode mais ser limitado pelos planos, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que também o valor de tratamentos e de internações dos usuários associados não poderá ser limitado, reconhecendo que a limitação de valor é demasiadamente prejudicial ao paciente, sendo nula a clausula que a prevê.
Segundo o ministro relator do processo no STJ, a limitação contratual do custo do tratamento médicohospitalar fere o propósito do próprio contrato do plano, uma vez que o consumidor, ao contratar um plano de saúde, visa assegurar os meios necessários para a cura, o que fica totalmente comprometido com a imposição de limites de valor de tratamento.
Esta decisão de nosso Superior Tribunal de Justiça, que é um precedente para outros casos semelhantes que chegarem ao judiciário, visa evitar que pacientes associados de planos de saúde, após vários meses mantendo o plano e se imaginado seguros em caso de necessidade de atendimento médico, se vejam obrigados a abandonar o tratamento uma vez que o “crédito” para o mesmo expirou.
Entendemos que o limite de valor para tratamentos médicos imposto pelos planos de saúde é inclusive uma afronta ao princípio da dignidade humana, uma vez que, quando a pessoa se encontra em um estado tão debilitado, que é uma doença, ainda precisa passar por uma situação em que se vê obrigado a aban-donar o tratamento de que necessita ou fazer malabarismos econômicos para arcar com os custos do mesmo, ainda que tenha mantido religiosamente o pagamento do plano de saúde.
Portanto, se encontrando o paciente usuário de planos em situação semelhante, em que vê comprometido seu tratamento médico pela limitação de valores, deve o mesmo buscar os meios judiciais cabíveis para assegurar seu direito a saúde, a vida e a dignidade.
Feliz Ano Novo a todos!!!

POLÍTICA - Uma histórica política de 48 anos de emancipação

Içara comemora 48 anos de emancipação política, marcada pela face de um povo que carrega consigo o privilegio de ser a gente mais doce do Brasil e muita história de luta e superação.

Registros da historiadora Elza de Mello Fernan-des, no livro “Içara, NossaTerra, Nossa Gente”, dão conta que Urussanga Velha é o lugar mais antigo e a base do município, que foi a continuidade da sesmaria de Laguna, fundada em 1676.
Dados históricos relatam que em 1875 foi criada a terceira entrância em Tubarão, a quem Içara ficou enquadrada; em 1890 Urussanga passa a pertencer à comarca de Araranguá, então criada; em 1892 passa a pertencer ao Distrito de São José, de Criciúma; em 1900 a comunidade de Urussanga Velha começa a se organizar e em 1933 torna-se Distrito, com o nome de São Sebastião.
A construção da estrada de ferro Dona Tereza Cristina, em 1919, marcou a vinda de várias famílias para o local e foi o pontapé para o desenvolvimento da localidade culminando na emancipação política de Içara em 30 de dezembro de 1961, com a nomeação de Ascendino Pavei como chefe do Executivo, que permaneceu até 1963.
Desde as primeiras eleições, em 7 de outubro de 1964, quando foi eleito Ân-gelo Lodetti como o primeiro prefeito içarense, Içara está na 12ª Administração Municipal:
>Ascendino Pavei
>Ângelo Lodetti
>Ascendino Pavei
>José Dal-Toé
>Ramos Rousseng
>Arthur Zanolli
>Heitor Valvassori
>Arthur Zanolli
>Deobaldo Pacheco
>Júlio Cesar Cechinel
> Heitor Valvassori
>Gentil Dory da Luz, atual gestão.
“A cidade está mudando. Adotamos um novo jeito de governar com foco nas pessoas”, analisa Da Luz, sobre o primeiro ano de mandato, já programando o 50° aniversário.

COLUNISTA - Maso Nyetto


”Fomos criticados e demos a volta por cima, mostrando que a Casa ficou do tamanho, conforto e qualidade que os içarenses merecem.”. Declaração de Acirton Costa (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores de Içara, sobre a nova sede do Legislativo içarense.

Prefeito Gentil da Luz
ou Monge da Luz, afirmou que está muito feliz e que, mesmo com todas as dificuldades, tanto na administração quanto no processo de cassação que corre no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), é uma pessoa realizada.
Agradece aos seus colaboradores, que tem dado conta do recado, e espera que o Ano Novo seja menos salgado que 2009.
Gentil da Luz afirma que as mudanças já começaram a ocorrer e que Içara está ficando mais humana. Também frisou que tem convicção de que será absolvido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que vai concorrer a reeleição em 2012.
O povo içarense, independente da cor partidária, deve torcer para que Gentil da Luz realize um bom mandato, com realizações de muitas obras, pois quem ganha, com isso, é a própria comunidade.

O Samae
Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara encerrou o prazo de recadastramento dos beneficiados pela chamada tarifa social, nesta quarta-feira, dia 30.
Para o recadastramento, o titular da conta de água deve apresentar um documento de identificação e Carteira de Trabalho.
Aquele que possui filhos em casa teve que apre-sentar, também, a Certidão de Nascimento, além da Carteira de Trabalho dos demais moradores da casa.


O vereador (1)
Joaci Domingos Pereira (PP), o Boca, entrou nesta quarta-feira, dia 30, com um Mandado de Segu-rança contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Içara.
A fundamentação da liminar é a ausência do parecer das comissões do Legislativo, conforme ex-plicou o representante do legislador, advogado Gabriel Schonfelder de Souza. Ele citou, ainda, a falta de publicação do projeto de lei.

O fato (2)
foi contestado pelo Procurador do município Walterney Réus, que informou estar dentro dos prazos para efetuá-la. Réus acrescentou que o vereador Joaci Pereira votou pela dispensa de parecer das comissões o que exclui o interesse de agir do vereador, que é um dos condicionantes para legitimar um processo.
As informações são da Rádio Difusora de Içara.

Prefeito de Içara
Gentil Dory da Luz (PMDB) decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, nas re-partições públicas do municipio.
Todas as Secretarias estão fechadas.

Jornal Içarense
paralisa as atividades hoje e retorna no dia 11 de janeiro, com as baterias recarregadas.Desejamos aos nossos leitores, assi-nantes, anunciantes e colaboradores um Ano No-vo de sucesso.

VARIEDADES - Consultor de Seguros: parceiro

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.





Alcino Fernandes Neto, o Chimba, é um içarense nato, de família tradicional, filho de Alcides Fer-nandes (em memória) e Anna Escaravaco Fernan-des, que desde a adolescência passou a ajudar nos negócios familiares, do qual fez parte por 20 anos. Segundo ele, lidar com o público sempre foi uma de suas paixões.
Seguiu carreira pública no Setor de Compras da Prefeitura de Içara, por alguns anos e então aderiu à uma nova profissão: a de Consultor de Seguros.
Fernandes destaca que é com a busca por eficiência, a atenção no atendimento ao cliente e o conhecimento na área que conquista a consultoria de seguros de pessoas e empresas de toda a Região Carbonífera. “Desta forma posso atuar perante o importante papel de proporcionar segurança e tranquilidade à vida de muitos catarinenses”, enfatiza.
“É um ramo de atividade com o qual me identifico por gostar de trabalhar com público. Vejo a profissão como possibilidade de ajudar pessoas nas horas difíceis. Além disso conquistamos bons amigos”, comenta Alcino.
Para ele é primordial oferecer bom trabalho e sempre buscar novos serviços para oferecer aos clientes.
“Minha principal meta é crescer junto à corretora de seguros e fidelizar os segurados através de bom atendimento. Somos parceiros deles, oferecemos mais do que ressarcimento: orientamos os clientes quando tem algum problema”, ressalta Chimba, acrescentando que espera sempre que o segurado nunca precise usar o seguro, mas te-rá sempre uma garantia, caso ocorra algum sinistro.
A corretora em que Alcino trabalha oferece seguro de transporte, veículos, residencial, empresarial e de vida. Eles trabalham com várias seguradoras, que tem coberturas diversas. Os interessados podem pedir um orçamento sem compromisso. Telefones para contato: 3432-3687 ou 99187591.
Casado com Marlene Zeferino Fernandes, pai de Luciana e Ana Luisa. Alcino também participa e realiza ações junto à comunidade. É sócio do Rotary Clube de Içara, vice-presidente da S.R.E. Ipiranga, Presidente do Conselho Curador do Hospital São Donato de Içara, além de ser membro do Movimento de Irmãos da Paróquia de São Donato e contribui na área do Esporte Amador.

ESPORTES - Segunda rodada do Praião será disputada em 2010

No primeiro fim de semana de 2010, os jogos já começam forte para as equipes que irão disputar a segunda rodada do Praião, procurando um resultado significativo em busca da pontuação.



Neste fim de semana será realizada a segunda rodada do Praião 2009/2010 Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, que conta com 12 equipes disputando a taça mais cobiçado do verão.
As equipes, que foram divididas em duas chaves, jogam em turno único, classificando as oito melhores, independente do grupo.
Içara está bem representada na competição regional, com Vila Nova, E.C. Praia e São José que estão na Chave B.
O vice-campeão da edição passada, o Vila nova teve um tropeço na estreia contra a Carbonífera Criciúma e garantiu o 10° lugar na tabela. Já o estreante São José amargou um empate contra o Alô Você. Mas foi o E.C.Praia que fez o dever de casa na estreia e apoiado pela torcida venceu, o Comerciário, por 2 a 1 e garantiu o segundo lugar na tabela classificatória.
As equipes pretendem continuar se empenhando dentro da arena de areia com objetivo de pontuar na tabela e com isso passar a fase seguinte do Praião, que passa a ser disputada em fevereiro.