O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.950 - Içara, 16 de setembro de 2010

Mudança no estatuto gera discussão

(Foto: Arquivo Jornal Içarense)




Clube Ipiranga completa 70 anos de festa e glamour

(Foto: Arquivo Jornal Içarense)






PMRV alerta para o uso do cinto de segurança

(Foto: Arquivo Jornal Içarense)

EDITORIAL - Olhos fixos na Cooperaliança

Três dias após as eleições estaduais os partidos de Içara estarão com a atenção voltada para a assembleia extraordinária da Cooperaliança que tratará da alteração do estatuto, cuja vigência é de 2003.
As duas maiores forças políticas do município, PP e PMDB, devem se mobilizarem, compondo uma chapa para disputar a presidência do Conselho de Administração, que tem como candidato a reeleição o atual presidente Pedro Dionísio Gabriel.
Poderão votarem e serem votados os mais de 28 mil associados da cooperativa.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Dois mundos, duas realidades

Será que existe prazer em viver no mundo dos excluídos? Navegar no mar dos deixados de lado? Estar num segundo plano?
Receber o resto do tempo e uma fatia da alegria?
Estar excluído pode ser brincar de solidão sabendo da realidade. O mundo dos poderosos selecionou. Excluiu pessoas. Segundo sua convivência, escolheu para si as pessoas que lhes seriam dirigidas palavras.
O poderoso sorrie para aquele que, de alguma forma, possa gerar retorno. O poderoso não tem tempo para o insignificante. Sempre está ocupados. Olha de cima para baixo pois sabe que o excluído o aplaudirá quando estiverem no topo – um ato de hipocrisia que enche o ego do poderoso com placebo.
O poderosos seleciona e é selecionado. Não descansamenquanto não for o poderoso dos poderosos. Não adquire para si, e, sim para que os outros saibam que ele adquiriu. Vê nos outros poderosos adversários constantes. Rouba a cena e meta, ser humilde é decadência. O poderoso forma seu grupo, também de outros poderosos com os mesmos pensamentos; alguém ganha. Quem perde é excluído e com o tempo, esquecido. Quem ganha sobe no pedestal da soberba e continua a trajetória do outro engano. O excluído, as vezes não sabe porque é excluído, porém já não se preocupa em estar no pedestal. Não vê adversários e sim pessoas que, de mãos dadas crescem juntas. Os excluídos vivem a simplicidade como um motivo para estar de pé. Estão contentes pelo que são e o que têm não lhes é motivo para perda do sono. As vezes ser excluído não é ser eliminado e, sim ser conduzido a uma vida mais leve onde a pressão da obrigação do mortal, porém felizes. Os poderosos continuarão competindo e nunca saberão quem será o vencedor. Qual é o teu mundo? Quer trocar de mundo?
Até a próxima semana.

POLITICA - Rodrigo Minotto quer trabalhar pela qualificação profissional

Rodrigo Minotto foi secretário executivo do PDT, trabalhando ao lado do atual Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e de Manoel Dias, presidente do partido em Santa Catarina.

O candidato à deputado estadual pelo PDT, Rodrigo Minotto, esteve na redação do Jornal Içarense (JI) nesta quarta-feira, dia 15, para apresentar a história e propostas.
Minotto, natural de Criciúma, conta que, na época em que foi coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santa Catarina, de fevereiro de 2007 a março de 2010, contribuiu para a implantação do programa ProJovem Trabalhador em Içara, no qual 300 jovens do município receberam qualificação profissional. “O resultado positivo foi a inserção destes jovens no mercado de trabalho”, ressalta.
Ao ser secretário executivo do PDT, no Rio de Janeiro, entre janeiro de 2005 e junho de 2006, Minotto trabalhou ao lado do atual Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e do candidato a vice-governador na chapa de Angela Amim (PP), Manoel Dias, que também é presidente do PDT catarinense.
“Aprendi muito com eles, a fazer política com seriedade e transparência. Na Assembleia Legislativa quero contrinuir com a governadora Ângela Amin, buscando fazer um hospital público regional no Sul do Estado”, frisa.
O candidato vem destacando durante a campanha a vontade de mudar o jeito de fazer política. “Acredito que as pessoas queiram um novo jeito de fazer política, no qual o deputado tenha como foco servir às pessoas e não ser servido”, acrescenta ele.
Um dos compromissos de Minotto, caso eleito, é contribuir com políticas públicas para a saúde da juventude. “Quero lutar pela criação de um centro de tratamento para dependentes químicos e usuários de drogas na Região Sul”, explica o candidato.
De acordo com Minotto, existem na região aproximadamente 15 mil pessoas com dependência química. “Se não houver uma ação rápida do Estado, os problemas como insegurança, roubo e destruição da família aumentarão”, enfatiza.
Sobre o fato do presidente do PDT de Içara, Murial-do Canto Gastaldon, apoiar outro candidato, que não é da região, comentou:“A posição do Murialdo é pessoal e não partidária e tenho que respeitá-la. Lamento e estranho também, pois sou o único candidato a deputado estadual do PDT na Região Sul e ele defende o voto regional”, diz Minotto.
Ao ser questionado sobre o apoio a um candidato de Florianópolis, Sargento Soares, Gastaldo explica. “Me identifico ideologicamente mais com o Sargento Soares do que com o Rodrigo, porque o Rodrigo é mais de direita e nós fizemos aliança com o o PT e PP. Eu e o Rodrigo temos ideologias diferentes”, explicou.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Acredito que as críticas são de cunho pessoal e prefiro não me manifestar sobre o assunto.” Presidente da Cooperaliança, Pedro Dionísio Gabriel, sobre as críticas, através de uma nota à imprensa, do ex-contador da cooperativa, Edson Valvassori, o Guegue.

Marcos Rodrigues
presidernte da Associação de Moradores da Lagoa dos Esteves, no Distrito Balneário Rincão, enviou a foto de um caminhão carregado de frangos que atolou na rodovia que está sendo preparada para receber pavimentação asfáltica.
“Estou enviando para vocês as fotos da Estrada da Barra Velha... a tal que o Prefeito (Gentil Dory da Luz) diz estar asfaltando. São fotos de hoje (ontem) à tarde, quando um criador de aves tentava retirar a produção pelo único caminho que lhe era possível. Informo também que todas as máquinas que lá trabalhavam foram retiradas - a última, bem hoje.Toda a comunidade está em pânico. O ônibus não passa faz tres meses e as crianças, que precisam ir à escola, fazem até 6 quilômetros por dia para chegarem até a parada mais próxima. Peço que divulguem para nos ajudarem”, finalizou o presidente.
O secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, deveria cobrar mais agilidade da Confer, empresa responsável pela obra. Se o prefeito, o secretário de Obras ou qualquer outra pessoa ligada ao Poder Público passarem por esses dias pelo bairro pedindo voto para os seus candidatos, com certeza, vão escutar muitas reclamações.

Não dá pra engolir
a desculpa que o presidente do PDT de Içara, Murialdo Gastaldon, deu para apoiar Rodrigo Minotto, alegando ideologia diferente. Qual é ideologia do PDT, que está coligado com o PP, que é de direita.
Para quem prega o voto regional, é bem estranho, Mais parece uma dor de cotovelo, nada mais do que isso.

Deu o que falar
no Rincão o comentário que fiz dos prováveis candidatos à prefeito nas eleições de 2012.
O ex-vereador Francisco Hortêncio Mota, o Teco, é do PP e não do Democrata, conforme divulguei.
A correção veio do presidente do diretório distrital do PP, Vidal dos Santos, que acrescentou o nome de José Luiz da Luz.

Pesquisa feita em São Paulo
mostra que a Tiririca (Francisco Everardo Oliveira Silva), 45 anos, do Partido da República (PR), o humorista palhaço é o preferido do eleitorado paulista para uma vaga na Câmara dos De-putados. De fato Brasília nunca mais será a mesma.
Além de abusar do Slogam, “Pior do que tá não fica”, Tiririca ainda teve a cara de pau de dizer a justiça eleitoral que não tem nenhum bem em seu nome. Para fugir de disputas judiciais, em especial trabalhistas e de pensão alimentícia, colocou tudo no nome de laranjas.
Com certeza, vai ser eleito, e depois os eleitores, ainda, ficam reclamando dos políticos.

Frase
“O homem é igual a relógio, depois do primeiro defeito, nunca mais anda direito.” (Anônimo).

GERAL - Possível reforma estatutária da Cooperaliança causa discussão

Antigo contador da cooperativa diz que alterações visam benefícios pessoais; representantes do órgão afirmam que reforma prevê mais clareza aos associados; e votação será no próximo mês.

(Foto: Alex Cichella/ Jornal Içarense)
A nova regulamentação ainda nem foi aprovada, mas já causa polêmica entre entre um grupo de associados da Cooperativa Aliança.
Em carta enviada à imprensa, o ex-contador da Cooperaliança, Edison Valvassori, apontou que as alterações no estatuto visam beneficiar o atual presidente Pedro Deonísio Gabriel, para que o mesmo possa se reeleger no próximo ano.
Segundo Valvassori, o estatuto vigente, que sofreu última alteração em 2003, “foi amplamente discutido com a sociedade” e foi “aprovado que os candidatos eleitos da cooperativa não poderão participar de dois pleitos consecutivos, a partir daquela data”.
Ele afirma ainda, na carta, que as mudanças impediriam que os funcionários da Cooperaliança se candidatem à cargos públicos, o que para ele “acaba com o direito do cidadão”.
O presidente da cooperativa respondeu às alegações, na companhia do assessor jurídico, Gilberto Lima, do gerente administrativo, Tarcísio Lima, e da assessora de imprensa, Taís Fernandes.
Os mesmos afirmam que a reforma estatuária será realizada para que seja ajustado ao Código Civil e a também a Legislação Cooperativista, sendo que o estatuto vigente é de 2003.
“É importante ressaltar que a alteração do estatuto tem como objetivo estabelecer uma única interpretação”, destacou o gerente administrativo da .
A respeito de uma segunda candidatura, eles afirmam que não há nenhum impedimento, e ressaltam que o atual presidente pode ser candidato novamente, assim como todos os 28 mil cooperados.
Sobre a determinação do afastamento de servidores, em caso de candidatura a funções públicas, a cooperativa justifica que o dispositivo fere as leis trabalhistas, já que o funcionário é obrigado a pegar licença sem remuneração. Em razão disso, a Cooperaliança já foi condenada pela Justiça a pagar o salário dos afastados em período eleitoral.


Na carta, o antigo contador, diz ainda que a nova regulamentação prevê a extinção das auditorias. Mas, os representantes da cooperativa afirmam que as auditorias continuarão sendo realizadas, compreendendo a prestação de contas do Conselho de Administração, parecer do Conselho Fiscal e de uma auditoria independente, sendo o último item acrescido ao texto proposto.
Valvassori questiona na carta a atuação do presidente, dizendo que o mesmo se elegeu “irregularmente, promove aquisições sem aprovação da assembleia geral e vende o patrimônio sem a devida avaliação“.
Gabriel se defende, alegando que “as acusações são de cunho pessoal” e que prefere não se manifestar sobre o assunto.
A Assembleia Geral Extraordinária para votação da reforma estatuária está marcada para dia 7 de outubro, nas dependências do Ginásio de Esportes da Escola Estadual Salete Scott dos Santos, no Centro.

POLÍCIA - Motoristas ainda apresentam falhas na utilização do cinto de segurança

Levantamento aponta que a maioria dos motoristas não utiliza o cinto de segurança no banco traseiro e a não utilização do dispositivo é a terceira maior causa de morte nas estradas do país.

(Foto: Arquivo Jornal Içarense)
Dados divulgados recentemente apontam que 90% da população brasileira utiliza o cinto de segurança apenas nos bancos da frente. A não utilização do dispositivo seria a terceira maior causa de mortes nas estradas do país.
O sargento Clésio Silvestre da Polícia Rodoviária Estadual (PMRv), destaca que o uso do cinto de segurança é obrigatório a todos os ocupantes dO veículo.
“Muitas pessoas dizem que não sabem que a obrigatoriedade também vale para o banco traseiro”, acrescenta o sargento.
De acordo com ele, a maioria dos usuários da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444) respeita a norma de segurança. “Quando verificamos nas abordagens que o cinto não está sendo usado, o ocupante é notificado e o veículo só é liberado após a colocação do cinto. Porque não adianta multarmos se não cumpri-mos com o objetivo principal, que é de orientar”, explicou.
“É importante que exista consciência de que o cinto é essencial para se preservar a vida das pessoas no trânsito”, considerou o sargento rodoviário.
A guarnição da PMRv de Içara cumpre cronograma de palestras sobre o trânsito em escolas e empresas da região.
Para a Semana Nacional do Trânsito, do dia 18 a 25 de setembro, os policiais a-guardam determinação do comando de Florianópolis.
Sobre a fiscalização da regularização do transporte infantil, vigente há duas semanas, o sargento comenta que até o momento os motoristas têm respeitado a nova norma do Código de Trânsito Brasileiro . “Os motoristas estão conscientes da importância da segurança das crianças e estão se adequando a nova lei”, finalizou.

VARIEDADES - Clube Ipiranga completa 70 anos

Clube Ipiranga completou 70 anos de fundação nesta terça-feira, dia 14 de setembro, e agiliza os preparativos para o tradicional Baile de Debutantes, que apresenta jovens à sociedade içarense.

(Foto: Bruna Borges/ Jornal Içarense)
A Sociedade Recreativa Ipiranga foi fundada no dia 14 de setembro de 1940, tendo como primeiro presidente Angelo Lodetti, que ficou por seis anos na função, até 1946. Desde esta época, já passaram pela instituição mais de 20 presidentes.
Segundo a secretária do Ipiranga, Sandra Maria Bento Bazzi, há poucos registros sobre a história do clube. As atas arquivadas datam a partir dos anos 80.
O Clube Ipiranga já passou por várias reformas e alterações na estrutura durante a história. Recentemente foi criado um projeto para reformar a parte exterior do prédio, com data para início ainda indefinida.
O atual presidente, Edson Luiz Pizzetti, está no cargo há dois meses e já sente a responsabilidade de estar à frente do mais renomado clube de Içara.
“Estou no início da gestão como presidente e já temos agora o Baile de Debutantes, um evento bastante esperado pela sociedade. É um trabalho que exige muita responsabilidade. Estamos trabalhando para que tudo dê certo. Os integrantes da diretoria têm me ajudado para que o evento se concretize”, explica.
Sobre o convite para ser presidente do clube, Pizzetti conta que foi um reconhecimento dos sócios ao trabalho dele na diretoria. “Me fizeram o convite e aceitei. É um desafio muito grande, pois o clube tem muitos sócios patrimoniais e poucos contribuintes”, destaca Pizzetti, convidando todos para o baile.

ESPORTES - Tudo preparado para a final do Içarense 2010

As equipes do Vila Nova e do União da Praia, que empataram no primeiro confronto, estão prontas para a decisão do Municipal, domingo , no Estádio Dego Rocha, no Módulo Esportivo

(Foto: Maso Nyetto/ jornal Içarense)

A decisão do Campeonato Içarense deste ano, Taça Empresas Rio Deserto, será domingo, no Estádio Dego Rocha, no Módulo Esportivo João Ramos Rousseng, em Içara.
Pela categoria titular Vila Nova e União do Sul, estão igual na vantagem, já que na partida de ida, o jogo terminou em um 0 a 0, embaixo de muita chuva. Em 2002 o Vila Nova levou a vantagem sobre o adversário ao vencer por 1 a 0 e ficou com o título municipal.
Na edição de 2009 a taça de campeão ficou com os atletas do Barracão que venceram a equipe do Praia pelo placar de 2 a 0.
O técnico do Vila Nova, Valmor Bonassa, confirmou que os atletas estão bem motivados para a última partida. Sendo que muitos deles nunca chegaram tão longe em uma competição tão importante como O Içarense. “Nós sabemos que será uma partida difícil, pois, ambas as equipes tiveram um bom desempenho durante a competição e entram em campo com força total, somente pensando na vitória”, explicou, complementando. “Estamos estudando alguma estratégias para a partida, mas o que mais queremos, no momento, é a presença da torcida neste jogo, pois ela faz a diferença para a equipe, e não será diferente neste domingo”.
O Vila Nova ainda terá a chance de ser campeão nas duas categorias, pois está presente também no aspirante, só que em desvantagem, por ter perdido a partida de ida para o União do Sul, pelo placar de 1 a 0.
Ficou definido pela Liga Atlética Içarense (LAI) que o valor do ingresso para a final será de R$ 3. Dos recursos arrecadados na bilheteria, 40% será destinado a equipe campeã. Os vices levarão 30%, enquanto a LAI, organizadores da competição, terá direito a 25%. Os 5% restantes serão divididos entre as equipes aspirantes.