O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Edição 1.800: EDITORIAL - Seja cuidadoso, use camisinha e evite a proliferação do DST

Na data de 1º de dezembro é celebrada a Campanha do Dia Mundial na Luta contra a AIDS e várias entidades governamentais e não governamentais estão empenhadas em alertar as pessoas dos riscos de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), caso não se prevenam com o uso de preservativos (camisinhas). A última pesquisa do Ministério da Saúde aponta que o contágio da AIDS tem se proliferado mais nas pessoas da terceira idade do que nos jovens. Todos tem o direito de amar e de sentir prazer, mas que seja de forma preventiva, sem risco.
Preocupada com isso foi lançada segunda-feira, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, a campanha publicitária, focada no Carnaval 2010. O objetivo, é orientar as pessoas quanto à utilização da camisinha durante as relações sexuais, evitando a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), como a Aids, sífilis, gonorréia, herpes, candidíase e cancro mole. O slogan da campanha é “Coloque a proteção antes do prazer: use sempre camisinha”, e haverá mídia, além da distribuição de material informativo e de preservativos durante o Carnaval: mais de 6 milhões de camisinhas e 200 mil leques, com informações sobre as formas de prevenção das DST, entregues através dos agentes de saúde.
Toda a campanha, como a realizada pelo Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e que vai se estender pelos cinco dias de carnaval é bem-vinda. Abaixo a DST, um viva ao uso da camisinha.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (28)

É fevereiro, mês do reinício do Ano Letivo. Para alguns professores, uma chatice ter que retornar para a vidinha de sempre: escola, planejamento, diários de classe, alunos em tardes escaldantes de um verão de 40º. Para os pais, especialmente os pais de alunos de escolas públicas, um alívio por saber que os filhos não ficarão mais no ócio, nas companhias indesejáveis enquanto eles estão no trabalho.
Parece que o peso maior é para o pessoal que trabalha com a educação, afinal, há u-ma rotina e um trabalho mental desgastante. Mas, com certeza há um retorno para um trabalho, base da dignidade humana. Depois, há uma infinidade de acontecimentos no mês de retorno das férias: o carnaval, o início da quaresma, a campanha da fraternidade. Basta trabalhar na metodologia da prática pedagógica que será um reforço cultural. Mas o final do recesso escolar é a razão de minha volta da praia do Campo Bom, onde costumo passar os dias ensolarados mirando o mar e acompanhando a rotina da localidade pesqueira.
O carro percorre as estradas poeirentas do Arroio da Cruz, passamos pelo Tor-neiro e atravessamos a ponte do Rio Urussanga, na localidade de Urussanga Velha. A Capela de São Sebastião tão bem conservada, as casas que margeiam a rodovia sem pavimentação e a igreja evangélica me lembram de uma escassa população. Ao fundo a lagoa fazendo três pontas, como um desenho geométrico. Alguns rostos amigos e acenos das janelas. Os campos amarelados pelo sol e as lembranças me acompanham até o ponto em que avisto a residência do Chico Joca. Antiga e acolhedora, a casa me traz a lembrança de tempos conhecidos pelas recordações de pessoas mais idosas. E entre as recordações que compartilharam comigo, estão os bailes de carnaval. Havia o tempo do entrudo em que a juventude aplicava belos banhos com latas d’água apanhadas dos córregos que desciam para a lagoa. Água límpida e fresquinha que muitas vezes sofria uma infusão de polvilho, farinha de mandioca, argila, ou outro ingrediente que fizesse com que o molhado pagasse um mico danado. Se ele estivesse a caminho para um divertimento, ou para um passeio, certamente teria que voltar para mudar de roupa.
Mas a culminância do entrudo era a terça-feira de carnaval. Festejado diferentemente de Portugal ou de Açores, a juventude local falava em pular o carnaval. O rit-mo diferenciado da dança normal, trazia para o carnaval blocos enfeitados e que marchavam ao som da sanfona e de pandeiros. As letras eram quase sempre repentes do Chico Joca. O que não modificava nunca era o ânimo da juventude.
Ainda no mês de fevereiro as localidades festejavam o Santo Valentim, o padroeiro dos namorados em Portugal e Açores. Se para o carnaval não havia uma data fixa, para o padroeiro dos namorados havia uma data dedicada, e um feriado sagrado entre as localidades mais antigas. Neste dia dança-se em uma das casas de famílias locais, se acaso o salão do Chico Joca não estivesse disponível. Quase todas as capelas faziam o terço em seu louvor, e à tarde era marcada pela atração favorita da juventude; a dança. Era uma espécie de devoção e a juventude parecia animar com o brilho e o vigor da idade. Bons tempos aqueles, dizem as didinhas centenárias.
Hoje o dia dos namorados, comemorado em 12 junho, nos dá como padroeiro Santo Antônio, o santo casa-menteiro. Porém, há apenas o apelo comercial para o presente dos namorados e não mais o fervor pelo seu padroeiro como houve aqui, e ainda há em Açores ou Portugal. O sol quente e a vibração do verão não iluminam e nem aquecem o dia dos namorados nos tempos atuais. E isto se dá pelo efeito da aculturação, da modificação da cultuara de base familiar de nossas comunidades mais antigas, embora ainda haja muitos resquícios para quem conhece a cultura de Nossa Terra e de Nossa Gente.

POLITICA - Gentil promete repassar recurso estadual à ACII

Presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII), Adalberto Pizzetti, questiona o fato da verba de R$ 280 mil ser repassado para a prefeitura, e Gentil garante que recurso será devolvido.

Após o período de duas semanas, o valor de R$ 280 mil, que seria liberado pelo Governo de Santa Catarina à Associação Empresarial de Içara (ACII), no dia 25 de janeiro, através da Secretaria Regional de Criciúma (SDR), ainda não foi depositado na conta da entidade içarense.
Conforme o presidente da ACII, o empresário Adalberto Pizzetti, o dinheiro já chegou do estado, mas contudo, foi depositado na conta da prefeitura de Içara. “O prazo para que o dinheiro fosse depositado para a associação comercial era 25 de janeiro, mas não foi efetuado, pois foi repassado para a prefeitura. Na terça-feira à tarde (ontem) teremos uma reunião em Florianópolis, juntamente com o prefeito Gentil da Luz, o presidente da Câmara de Vereadores Acirton Costa, o deputado Manoel Mota, e o assessor jurídico da prefeitura, Paulo Preis. Esperamos que o Gentil honre com o compromisso de nos devolver o dinheiro”, relata Pizzetti.
Ao ser questionado sobre o assunto, o prefeito garan-tiu que devolverá o dinheiro. “Quando a solicitação foi encaminhada, o pedido foi feito através da prefeitura, por isso que veio direto para nós. Mas, chegamos num consenso que será melhor a própria associação administrar o dinheiro e construir a sede”, afirma Da Luz.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Não tenho posição pois não foi apresentada proposta, não conheço os benefícios e prejuízos. No entanto acho estranho porque a Casan ficou muito tempo em Içara e nunca sobrava dinheiro. Agora tem recurso para implantar a rede de esgoto. É preciso ver se não é só embromação”. Vereador Antônio de Mello (PMDB), sobre a gestão compartilhada, em outubro de 2009.

Com relação
ao meu comentário na coluna de ontem, Lizi Barcelos, secretária do Partido Comunista do Brasil (PC do B) afirma: “Com relação ao convite da vereadora Tati Teixeira de coordenar a campanha dela à deputada estadual em Içara digo o seguinte: sou secretária do PCdoB que tem um projeto político para 2010 com candidatura própria a Assembleia Legislativa, por isso não tenho possibilidade de aceitar o convite”.
Lizi Barcelos ocupou o cargo de secretária-adjunta de Saúde na Administração de Júlio Cesar Cechinel.

Valmiso Pacheco
que é filiado ao PP, será um dos coordenadores da campanha a reeleição do deputado estadual Altair Guidi (PPS), que por muitos anos foi PP.

Prefeito de Içara
Gentil Dory da Luz (PMDB) decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, na segunda e terça-feira, respectivamente.

Jornal Içarense
chega a 1.800 edições, em 16 anos de atividades em Içara. É claro que para chegar até aqui houve apoio de algumas pessoas, não muitas. O importante é que o JI continua com o seu editorial transparente e sem rabo preso com nenhum partido político, entidade ou empresário, o que é muito comum na nossa área.
Tenho convicção que tenho que matar um leão por dia para almejar meus objetivos. Por isso é que o Jornal Içarense é o mais lido de Içara e há 6 anos tem a sua periodicidade diária.

Arthur Zanolli
ex-prefeito de Içara não quer mais saber de política e passa a maioria do seu tempo, descansado, na sua fazenda em Urubici, na serra catarinense.
Quem tem o legado de seguir o caminho da política é o filho José Zanolli (Democratas), vice-prefeito de Içara e presidente do Samae.

Oposição
diaga-se PP pegou férias, pois desde dezembro não fez um comentário sobre o processo de cas-ação do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB).
Esse silêncio pode ser uma prova de que vem chumbo grosso nos próximos dias, quando os vereadores voltarem do recesso.

Leonel Pavan (PSDB)
vice-governador de Santa Catarina surpreendeu nesta segunda-feira ao declarar que tomará posse como governador apenas em abril, quando Luiz Henrique da Silveira (PMDB) deve renunciar para concorrer ao Senado. Pavan considera a decisão a mais natural e sem atropelos. Depois de duas semanas afastados ele retornou as atividades.

GERAL - Procon divulga pesquisa de preço de materiais escolares

Órgão pesquisou 51 produtos de uso diário, em sete estabelecimentos comerciais da cidade, como papelarias e supermercados, e revela uma grande diferença de preço em alguns materiais.



Faltando um pouco mais de uma semana para o início das aulas, o Procon de Içara divulgou uma pesquisa de preços de materiais escolares, realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro.
No geral, 51 itens foram pesquisados, entre eles, caderno, apontador, borracha, lápis e caneta esferográfica, em sete estabelecimentos diferentes, como papelarias e supermercados.
Dependendo do local, o preço do mesmo apontador pode variar de 40% até 400%. Já a caneta esferográfica a diferença fica entre 40% a 110%. O mesmo ocorre com o caderno espiral de 200 folhas para 10 matérias que chega a ter o preço superior a 170% de uma loja para outra.
Conforme o Procon, a pesquisa é fundamental antes de ir às compras, pois as diferenças de preços são significativas. Outra medida para economizar, é evitar de levar os filhos, pois eles influenciam na compra.
A pesquisa completa está disponível na sede do Procon, na Rua São Donato, 498, sala 02. O telefone para contato é 3432-5299.

POLÍCIA - Motorista morre ao colidir em poste na Rodovia SC-444

A Polícia Militar Rodoviária de Içara atendeu uma ocorrência na madrugada desta terça-feira, próximo a Cooperaliança, onde o condutor de um Uno morreu ao colidir em um poste.



Uma colisão em um poste na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), próximo a Cooperaliança, em Içara, na madrugada desta terça-feira, dia 9, provocou a morte de uma pessoa.
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara, Ronaldo dos Santos Crispim, 47 anos, conduzia o Fiat Uno placas IDU-6455 de Farroupilha (RS), no sentido Içara/BR-101, quando perdeu o controle do veículo, saiu da pista e colidiu contra um poste no Km 7,150 da Rodovia SC-444.
O acidente, que ocorreu devido o motorista estar em alta velocidade, aconteceu em uma reta, onde há visibilidade. Crispim não resistiu aos ferimentos e morreu no local da batida.
O corpo foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros de Içara ao Instituto Médico Legal (IML), em Criciúma, e depois foi liberado aos familiares..
A Rodovia SC-444 estava há 42 dias sem acidente com morte, sendo que a última foi de A.A.T., 52 anos, ocorrida no dia 29 de dezembro de 2009.

VARIEDADES - Pastor Pedro Monteiro completa 13 anos em Içara

Pastor Pedro Valentim Monteiro e a esposa Valdeci, comemoram 13 anos de liderança diante das Assembléias de Deus em Içara, com um culto, na sede do Centro, com a presença de outros religiosas.

O pastor presidente das Assembléias de Deus de Içara, Pedro Valentim Monteiro, e a esposa, irmã Valdeci, comemoraram no domingo, 13 anos de liderança na Igreja Evangélica, com um culto. Na data também foi comemorado o aniversário do pastor.
O evento teve início com um louvor entoado pela Orquestra Celebração, e posteriormente a apresentação das autoridades eclesiásticas presentes: o presi-dente da Convenção das I-grejas Assembléias de Deus do Estado de Santa Ca-tarina e Sudoeste do Paraná (Ciadescp), e também pastor de Joinville, Arcelino de Mello, o presidente da Caixa de Evangelização das Igrejas Assembléias de Deusde Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (Ceadescp) e pastor presidente de Criciúma, João Ceno, além do prefeito Gentil Dory da Luz (que fez uso da palavra), e do deputado evangelista de Joinville, Kennedy Nunes.
Também estiveram presentes via internet, os mis-sionários pastores Paulo Silvério, da Espanha e Adonias Ribeiro, do Paraguai, juntamente com suas famílias.
Na sequência da celebração, o casal dirigente evangélico recebeu mensagens de agradecimento.
O culto foi conduzido pelo pastorArcelino, que ministrou a palavra de Deus e realizou uma oração de agradecimento pela vida do pastor e de sua esposa e abençou o casal.
Os departamentos da igreja também presentea-ram os aniversariantes com algumas lembranças.
Próximo ao encerramento do culto, o pastor Pedro Valentim Monteiro assumiu o púlpito, fazendo um agradecimento especial aos que estiveram presentes no evento religioso. Também agradeceu pela vida de todas as pessoas com quem conta com o apoio. “Agradeço pela vida de todas as pessoas que me apoiam nesta grande responsabilidade que é dirigir uma igreja como a do município de Içara”, afirmou o presidente das Assembleias de Içara, citando que cada um tem papel fundamental na obra de Deus.

ESPORTES - Competições de vôlei na arena do Rincão

Aproveitando o feriado de carnaval e a folga de alguns campeonatos, a Fundação Municipal de Esportes prepar competições e atividades paralelas aos eventos tradicionais no Balneário Rincão.



O fim de semana será de poucas atividades esportivas nas areias do Balneário Rincão, já que muitas competições irão parar durante o feriado de carnaval.
Depois de muitos pedidos que chegaram até a sede da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, algumas atividades terão a normalidade seguida, como os programas de ginástica na praia durante o fim de semana, o projeto Férias na Praia. A FME poderá até o fim de semana incentivar outras práticas esportivas nos arenas vazias a beira-mar.
Apesar do Praião não ter rodada durante o Carnaval, a Arena na orla do Balneário Rincão não ficará sem uso. No sábado, dia 13, e domingo, dia 14, acontece a 2ª Etapa do Estadual de Vôlei de Praia. A competição terá confrontos femininos e masculinos.
Conforme a Fundação Municipal de Esportes de Içara, as inscrições podem ser realizadas diretamente na sede da entidade, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, no Centro. Ou, também podem ser efetivadas através da Internet, no e-mail da fundação voleidepraia.fcv.sc@gmail.com.
A equipe da Fundação Municipal de Esportes também estará junto dos foliões que irão participar do CarnaRincão, neste fim de semana, dando dicas de como encarar a maratona de quatro dias do carnaval, como exercícios de alongamento, e mesmo os cuidados básicos de se manter o corpo sempre bem hidratado e em forma.

DISTRITO - CarnaRincão tem sua programação divulgada

Em apenas três dias foram registrados mais de 200 ocorrências no Balneário Rincão e o Corpo de Bombeiros faz uma alerta aos banhistas que tenham muito cuidado ao entrarem na água.



Na tarde de segunda-feira, o prefeito de Içara Gemtil da Luz, juntamente com o sub-prefeito do Balneário Rincão e secretário de obras, José Eloir do Nascimento, organizador do CarnaRincão Clóvis Marcelino, os coordenadores das dez equipes participantes da gincana Verão Mais e representantes dos blocos Casa Verde e Ilê Aylê, divulgaram a programação para o Carnaval 2010.
Segundo o prefeito, a idéia é suprir a carência de festas populares na região, e proporcionar diversão para toda a família.
A expectativa é de que 50 mil pessoas assistem aos desfles, que aconteceram na rua Paraná, bem no centro do Balneário. A partir das 19 horas, as ruas ficarão fechadas, e após os desfiles, haverá shows até as 3 horas da manhã, no palco montado próximo ao calçadão. Ali também ficará as viaturas da polícia, além de um carro da saúde com enfermeiro e médico à disposição.Conforme Marcelino, os desfiles das blocos da gincana terão que cumprir rigorosamente o horário. “Os desfiles estão marcados para as 21 horas. Caso a equipe se atrase, terá o tempo de desfile reduzido. Poderá acontecer de o carro de som ser desligado no meio do desfile”, explica.
Para garantir a segurança, o policiamento será reforçado, assim com o o efetivo dos bombeiros. Há a possibilidade de monitoramento por filmagens.
Segundo a previsão de Nascimento, após cada noite de festa, os funcionários de obras estarão fazendo a limpeza nas ruas, além de um caminhão pipa, lavando as ruas, retirando possíveis dejetos humanos.
Para disponibilizar recusros para a festa, o governo do estado disponiblizou R$ 150 mil, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, já que alguns vereadores votaram contra o repasse de R$ 25 mil. “O veto só nos motivou ainda mais para conseguir os recursos”, afirmou o prefeito.
Em relação ao carnaval de 2011, Marcelino e Da Luz não refutam o projeto de realizalo à beira-mar. “Fizemos na rua Paraná justamente pela questão das marquises, caso hjaa chuva. Depois iremos nos reunir para estudar o que precisa ser melhorado e ter mais apoio”, finaliza o prefeito.