O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Edição 1.785: EDITORIAL - Cuidado com a pessoa que não olha nos olhos: pode ser traíra

O século 21 está sendo marcado como uma época de concorrência, de busca de espaço e de sobrevivência nesta selva de pedra. E com isso o ser humano atropela os outros indivíduos, sem ética e nem moral, procurando impor o eu, esquecendo-se do nós, da coletividade.
O egoismo está tomando conta da sociedade, que forma pessoas individualistas, que não tem coragem de olhar nos olhos do outros, que a qualqer momento vão ter o tapete puxado. Essa é a pessoa traíra, que esquece daqueles que lhes ajudaram em um momento de dificuldade, e se tiver que logra-lo, fará sem remorso nenhum. Isso acontece no ambiente de trabalho, familiar, social, político, esportivo, enfim, em todos os setores da sociedade. Não se pode cuspir no prato que comeu, como diz um ditado antigo, o mundo é redondo e a vida faz voltas, um dia é da caça e outro do caçador, e por aí vai.
Quem já não deu oportunidades a terceiros e lá na frente não teve decepções? É nestas situações que a gente aprende a conhecer as pessoas. E olha, que traíra tem em todos os cantos. A falta de humildade e o egoismo estão invadindo os lares, sendo que em muitos deles, estão transfomando pessoas sem escrúpulos, ambiciosas que não enxergam um palmo a sua frente, somente o seu umbigo. Cuidado com o Judas, você pode ser o próximo a ser traído.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


A cultura
de um povo


Içara por sua peculiaridade historicogeográfica possibilitou a fixação dos povoadores lusoaçoria-nos, desenvolvendo uma cultura típica que permaneceu quase intacta ao longo de mais de um século de existência, desenvolvendo uma economia de subsistência: agricultura, pesca e o artesanato funcional de agulha e linha, cestarias e teares. Além das atividades socioeconômicas, a fé e a sabedoria popular foram os alicerces para a prática de vida, desenvolvida no quase isolamento em que viveram as localidades litorâneas entre o mar e a floresta.
Somente a oralidade quebrou o anonimato com as cantigas dos Ternos-de-Reis, as apresentações dos folguedos do boi-de-mamão. As danças e os cantares trazidos do alémmar, misturados as crendices,aos causos e aos pasquins de alguns poucos letrados de Içara, divulgaram às novas gerações a este ser e fazer cultural plasmada em nossas comunidades litorâneas.
Pois bem, hoje já temos estudos, inclusive com dissertação de mestrado em uma Associação Cultural Açoriana Içarense; Academia Içarense de Letras e de Artes; e, em contra-partida uma festa que divulga a etnia açoriana como carro chefe. É a costumeira Festa da Tainha revestida de novos valores, organizada no coração das comunidades de base açoriana de nosso município. Mas o que nos causa estranheza, e está sendo cobrado entre nós, idealistas e participantes do fazer sociocultural açoriano, é não sermos convidados para participarmos da festa.
Sempre que houve eventos no Centro de Içara éramos convidados. Até mesmo na Festa de São Donato, quando há a presença das diversas etnias colonizadoras do município, fomos convidados a participarmos das festividades.
As localidades que festejam o seu padroeiro nos convidam com nossos modestos cantares ou danças. Forquilhinha, sempre nos convidou para a Festa das Etnias. Estamos pensando se o que nos colocou na geladeira e não nos reconhece como grupos formados, registrados e ativos. Será a mudança da coordenação do departamento cultural, da comissão da festa, ou da ad-ministração municipal? Mas o certo é que estamos esperando uma resposta.
O livro “O saber popular: mitos ritos e folclore”, é direcionado a uma cultura formadora da população desta localidade festiva e as pesquisas são genuina-mente içarense. Não sei por que o saber e o fazer de outros municípios é mais interessante do que o nosso ser e fazer autêntico içarense e rinconense.
Pois bem, nós da ACAI Associação Cultural Açoriana de Içara, da AILA Academia Içarense de Letras de Artes estamos no aguardo de uma resposta da comissão organizadora da Festa, especialmente da manifestação açoriana, o que não aconteceu até hoje
Em outro evento estadual, o AÇOR, também nos deixou de fora do evento. Como nos calamos, o fato acabou se repetindo. Hoje não queremos e não podemos silenciar, pois achamos que respeito é fundamental.
Parodiando o sábio da cultura popular catarinense, Franklin Cascaes, digo: só amamos aquilo que conhecemos, e se ainda não conhecemos, precisamos ir em busca para sermos autêntico e fazermos as coisas com sabedoria. E garanto que já temos no município de Içara uma boa contribuição bibliográfica, é só consultar nas nossas livrarias e elas com certeza fornecerão os nossos subsídios.
Por fim, apelamos para a Câmara Municipal que nos deu o aval de utilidade pública, que estamos requerendo um espaço, se possível.
Até a próxima semana com mais um assunto da nossa terra, nossa gente.

POLITICA - Direção do Sindserpi aguarda audiência com Gentil da Luz

Minuta do projeto de plano de cargos e salários dos servidores do Samae ainda não foi entregue à Câmara de Vereadores e o Sindicato dos Servidores Públicos espera que isso ocorra em fevereiro.



A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi), aguarda para essa semana uma audiência com o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), para a discussão do plano de cargos e salários dos servidores do Sa-mae de Içara.
Conforme a presidente do Sindserpi, Vera Regina Vieira, a implantação do plano de cargos e salários dos servidores, é uma medida administrativa que deveria ser tomada já no início da implantação do órgão, especialmente, no momento em que os trabalhadores concursados receberam a convocação e tomaram posse dos seus cargos. “Nosso objetivo é cobrar do prefeito o não envio do projeto de lei à Câmara de Vereadores de Içara para discussão e votação, como ficou acordado no final do ano passado”, salienta Vera.
A questão, que vem sendo discutida pelo sindicato desde o início com a administração municipal, foi debatida com o prefeito em 2009, quando a assessoria jurídica do Sindserpi elaborou uma minuta do projeto de lei e encaminhou até a prefeitura. Depois de ser revisado, foi praticamente aprovado, e o chefe do Executivo comprometeu-se a enviar o projeto para a Câmara até o final de dezembro, fato que não aconteceu até a semana que passou.
De acordo com Vera, o plano de carreira e cargos rege a vida do trabalhador durante sua carreira, e tem como finalidade dar sequência às ações administrativas, o aprimoramento e a eficiência do Samae como serviço público. Os cargos são definidos de acordo com o serviço prestado e a complexidade da função, onde o servidor pode avançar na carreira pelo tempo de serviço que desempenhou, ou por méritos.
Um ofício foi encaminhado para o gabinete do prefeito na semana passada, solicitando a audiência e a retomada das reuniões a respeito do plano dos cargos do Samae. “Nossa expectativa é que a audiência seja marcada ainda nesta semana para que as conversações sejam retomadas o mais brevemente possível, e que o prefeito justifique o fato de não ter cumprido sua parte no acordo que firmamos no segundo semestre de 2009”, conclui a líder sindical.
A assessora de imprensa da prefeitura Alexandra Cavaller, informou que a reunião está marcada para 26 de janeiro, às 14h. Contudo, ela não conseguiu fazer contato com a Sindserpi.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Soube disso através de comentário, comigo não houve esta conversa. Nós temos o Pedro Dionísio Gabriel como candidato do PP a presidente da instituição”. Declarações do ex-vice-prefeito Naelti Vianna (PP) no início do ano sobre os comentários de que estaria encabeçando uma chapa de oposição, junto com o PMDB, contra o presidente Pedro Dionísio Gabriel


Grupo de Manoel Mota (PMDB)
com reduto de Içara estiveram reunidos com o deputado estadual, nesta terça-feira, em Florianópolis.
Segundo o assessor Fábio Freitas, o deputado deu prazo até o final do mês para que o Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) indique Wagner Pizzetti como secretário de Obras. Caso isso não ocorra o grupo de Mota passará a fazer pressão sobre o chefe do Executivo.
Da Luz havia me confirmado, anteriormente, que tinha um compromisso com Manoel Mota e que o nome que ele indicar terá o seu aval.
O que está parecendo é que Gentil da Luz deve estar sendo pressionado por algumas pessoas do PMDB, que não comungam com o nome de Pizzetti. Mas, se o prefeito tem a caneta, com tinta, na mão, já deveria ter nomeado Pizzetti.

O PP
deveria fazer uma rifa ou uma campanha em favor dos demitidos da ex-Afasi, que parecem estar vivendo em dificuldades.
Afinal, eles foram contratados pela administração anterior, que era do PP, e até o momento não fez nada pelos demitidos.
Pelo menos eu não vi, não ouvi e nem li.

Adilor Guglielmi
o Dóia, continua em busca de apoio em favor da candidatura à deputado estadual pelo PSDB.
Os diretórios de Içara e de Criciúma já se manifestaram a favor do tucano içarense.
A vereadora Tati Teixeira também colocou o bloco na rua e conta com o apoio de Henrique Salvaro.

Ex-presidente do PT
e moradora da Zona Sul do Balneário Rincão, Maria Canever da Sil, critica que as estradas estão emburacadas, intrasitáveis, uma delas é a Rua Antônio Manuel Machado, próximo a Igreja Sagrada Família.
Ela denúncia, com fotos, que no dia 12 de janeiro de 2010, um operador de uma retroescavadeira abria a sequência da Avenida Valdemar Carlos Petrini, Quadra 4, colocava a areia no caminhão caçamba placas MCM 7822, ambos da Prefeitura de Içara, e que o material era vendido para aterrar lotes particulares. O prefeito Gentil da Luz, no mínimo, deve conferir se a denúncia é procedente e apurar o caso, punindo os envolvidos.

GERAL - Loteamento Jussara ganhará posto de ESF

Unidade de Estratégia e Saúde da Família deverá ser inaugurada na próxima quarta-feira (27). No local, serão desenvolvidos programas para diabéticos, hipertensos e gestantes.



O Loteamento Jussara, localizado em Içara, vai ganhar uma unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF). O antigo posto, que foi fechado no dia quatro de janeiro, já não conseguia atender a demanda no atendimento.
Conforme a Gestora de Saúde Mira Dagostim, as negociações tiveram início no ano passado, quando findou o aluguel. “O posto era pequeno, e sempre procuramos respeitar as normas da vigilância, aliando à isso a humanização no atendimento”, ressalta a gestora.
A previsão é que até quarta-feira da semana que vem (27), as instalações já possam abrigar a nova equipe de oito pessoas: uma clínica geral, a doutora Renata França, um a nefermeira, dois técnicos em enfermagem e quatro agentes de saúde, que atenderão os bairros Ana Elisa, Jardim Bethania, Linha Zilli, Santa Catarina, além do Loteamento Jussara. Ainda nesta semana, será realizado um mutirão de limpeza no local.
A coordenadora do Programa Saúde da Família, Glícia Pagnan, afirma que esse será o diferencial na área da saúde. “Vamos desenvolver programas com os diabéticos, hipertensos as gestantes. Queremos disponiblizar aos profissionais a autonomia para chamem os profissionais, quando notarem a necessidade de consultas especializadas”, ressaltou Glícia.
Os gastos na mudança do local, foram com o aluguel e a aquisição de divisórias, já que a antiga estrutura foi reaproveitada.”
A orientação para as pessoas que precisam de atendimento médico, é que se dirijam ao posto de saúde da Vila Nova.

POLÍCIA - PMRv está sem pátio para colocar carros apreendidos

O pátios, onde fica os carros apreendidos pela PMRv, localizado no bairro Jardim Silvana, pode ser extinto, já que a prefeitura de Içara pretende recolher o terreno para novas obras.



O terreno no bairro Jardim Silvana, em Içara, onde o Deinfra (Departamento de Infra-estrutura de Santa Catarina) usa como garagem para os veículos apreendidos pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) terá que ser desocupado e devolvido para a Administração Municipal, que pretende repassar a associação de moradores para construção de uma área de lazer.
Segundo o sargento Soares, da Polícia Militar Rodoviária de Cocal do Sul, as ordens são de seguir o planejamento do Deinfra. “Esperamos as ordens repassadas por eles, e a única informação que foi repassada é que as transferências dos carros sejam feitas ao Pátio do DJ, em Criciúma”, comenta.
O responsável pelo Deinfra de Criciúma, Mário Sonego, não foi localizado, mas segundo o técnico Augusto Conte a ordem é não colocar mais carros no local.
O secretário de Planejamento Diego Vitorasse afirmou não saber nada sobre o assunto.



Posto de combustíveis é assaltado



Um assalto a mão armada na noite desta segunda-feira, dia 18 de janeiro, a um posto de combustíveis, no bairro Jardim Elizabete, na Rodovia SC-444, movimentou a Polícia Militar de Içara,
Por volta das 22h15min, dois homens armados invadiram a loja de conveniências do Auto Posto Cardoso, localizado na Rodovia Paulino Burigo, (SC-444), entrada do bairro Jardim Elizabete, e roubaram, duas bolsas com os pertences pessoais de dois funcionários. O caixa já estava fechado e não tinha dinheiro.
Os proprietários do estabelecimento, que já foi alvo de assalto pela segunda vez, em sete meses, começam a ficar preocupados com a falta de segurança no município.
Os assaltantes fugiram a pé e ainda não foram encontrados.
De acordo com informações da Polícia Civil de Içara, os posto de combustível de pequeno porte são sempre os maiores alvos dos assaltantes, devido o número reduzido de funcionários e tendo uma maior facilidade no momento da fuga.
A maioria dos postos de combustíveis do município atendem somente até as 22h com o intuíto de evitar assaltos.

VARIEDADES - CEI de Içara levará o nome de Zilda Arns

Administração Municipal de Içara vai homenagear a pediatra catarinense, natural de Forquilhinha, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu no Haiti, vítima de um terremoto, há oito dias.



Será encaminhado, ainda esta semana, à Câmara de Vereadores de Içara o Projeto de Lei que dá o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, para o Centro de Educação Infantil (CEI), em fase de construção, localizado no bairro Primeiro de Maio, em Içara.
A iniciativa partiu do Prefeito Gentil Dory da Luz e vai ser a homenagem do município para a fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso, que se tornou cidadã honorária de Içara em 2005.
Zilda Arns Neumann faleceu no dia 12 de janeiro, vítima do terremoto que matou mais de 200 mil pessoas no Haiti, n o Caribe. “Esta homenagem, mais do que justa, se dá por todas as ações e feitos realizados pela doutora Zilda Arns, e principalmente pela Pastoral da Criança, que tanto faz por crianças de todo o mundo inclusive de nosso município”, destacou o Prefeito de Içara, acrescentando que “o nome da cidadã içarense Zilda Arns em um Centro de Educação Infantil vai levar para as crianças referências de alguém conhecida internacionalmente por seus atos de bondade, generosidade e sabedoria”.
O CEI Zilda Arns vai ter cerca de dois mil metros quadrados de área construída e atender 120 crianças entre zero e seis anos no período integral. A obra está sendo executada em parceria entre a Administração Municipal de Içara e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Programa Pró infância , o custo aproximado é de R$ 1 milhão. O prazo para conclusão é final do primeiro semestre de 2010.
Nesta terça-feira, foi realizada a Missa de Sétimo Dia em memória de Zilda Arns Neumann, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Forquilhinha, terra natal da médica sanitarista.

ESPORTES - Segundo Tempo realiza novo projeto de férias

O Projeto Segundo Tempo prepara, para o no de 2010, novas metas, e a primeira a ser apresentada nas comunidades é o “Recreio de Férias”, que será implanta em todos os bairros de Içara.



O Projeto Segundo Tempo, que em 2010 vai proporciona esporte e lazer para cerca de 1,2 mil crianças e adolescentes de Içara no próximo ano letivo, promove entre os dias 25 e 29 deste mês, o “Recreio de Férias”, para todas as crianças das dez comunidades atendidas pelo projeto, inclusive as que não participam das atividades rotineiras. Além de esporte e lazer, todos os dias, das 9h às 16h, em cada comunidade, haverá suporte de mo-nitores do projeto e almoço, no local, para todos participantes.
“O Projeto Segundo Tempo, criado pelo Ministério dos Esportes, realizado pelo em Instituto Contato, conta com a parceria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e Administração Municipal, tem atividades durante o ano letivo e, nesse período de recesso escolar promove o Recreio de Férias para dar oportunidade de esporte e lazer nas comunidades”, explica o coordenador pedagógico do programa no município, Adenilson Monteiro.
De segunda a sexta-feira da próxima semana, em cada comunidade, ocorrerão atividades como gincanas e brincadeiras, esportes de quadra (voleibol, futsal, basquete e handebol), jogos de mesa (dama, dominó e xadrez), além de oficinas de construção de brinquedos, desenho e pintura e, ainda, passeios e apresentações culturais, informa Paulo Roberto Sabino, coordenador técnico do Projeto Segundo Tempo.
Crianças e adolescentes interessados devem procurar a associação de moradores da comunidade para providenciar a inscrição. O “Recreio nas Férias” vai ocorrer nos bairros Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Silvana, Cristo Rei, Bairro Aurora (Mineração), Boa Vista, Lagoa dos Freitas, Pedreira, Vila Nova e Balneário Rincão.
O principal objetivo da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, qé a interação do esporte com a comunidade, descentralizando as atividades esportivas na cidade e o Projeto Segundo Tempo vem a ser um parceiro, ajudando a descobrir novos atletas.
Devido birras políticas quase que o Segundo Tempo não veio para o município, em 2008.

DIDTRITO - Segue na Barra Velha a Campanha de Mamografia

A campanha teve inicio em setembro de 2009 e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até junho e no município a meta é realizar 7.500 mamografias de acordo com a Secretaria de Saúde.



As ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Içara em torno da Prevenção ao Câncer de Mamas seguem nesta quarta-feira, 20, a partir das 8h, no Balneário Barra Velha. Durante todo dia serão realizadas coleta de preventivo do câncer de Colo de Útero; Exame Clínico de mamas; entregues requisições para Exames de Mamografia para as mulheres com mais de 40 anos; além dos atendimentos básicos de verificação de pressão arterial, teste de glicemia
A campanha teve inicio em setembro e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até junho. Em Içara a meta é realizar 7.500 mamografias e de acordo com a Gestora de Saúde, Mira Dagostin, 30% da meta já foi alcançada, mas é importante a colaboração das mulheres içarenses. “O atendimento é feito diariamente em todas as unidades de saúde dos bairros e basta que as mulheres procurem o local e solicitem o exame. É um direito de todas”, enfatiza.