O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.1964 - Içara, de outubro de 2010

Dóia foi o candidato eleito mais votado em Criciúma
(Bruna Dall Pont/Jornal Içarense)



Talentos dão brilho ao Festival de Dança
(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)



Colônia Z-33 inicia construção da Casa do Prscador
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Alteração do estatuto da Cooperaliança

Passado as eleições estaduais toda atenção dos partidos de Içara está voltada para a Assembleia Ex-traordinária da Cooperaliança que vai tratar da alteração dos estatuto.
Um dos itens que está criando polêmica é o que apro-va a reeleição do atual presidente Pedro Dionísio Gabri-el. Segundo a assessoria jurídica mesmo sem alteração do estatuto Gabriel pode ser candidato tanto quanto os demais 30 mil associados.
Lideranças políticas já estão se mobilizando para votar contra, mas pra isso terão que ser a maioria no Ginásio de Esportes do Salete Scotti dos Santos nesta quin-ta-feira, pois a assembleia é soberana.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas
em Crônicas (62)


O 5 de outubro é uma data especial para nós, Acadêmi-cos da AILA – Academia Içarense de Letras e Artes. Foi nesse dia de 2007 que nos reunimos, em um Sarau organi-zado pela Silézia Pizzetti e pela Lurdete Gonçalves, coordenadoras da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, e, com a presença da secretária Municipal de Educação, Terezinha Casagrande Valvassori , e fundamos a atual Associação de Escritores Içarenses. Era um sonho antigo de intelectuais içarenses. Olho a nominata dos presentes e revejo todo o evento. Éramos quarenta pessoas presentes, e que sonhavam com um espaço para expressarmos o fazer literário desde a gênese até a perpetuação. Algumas destas pessoas já não estão mais entre nós: Casimiro Tibincoski, Chico Poeta. Mas assim mesmo eles estiveram presentes e deixaram para a AILA a contribuição que entre nós será eterna. As gerações se sucederão, porem os registros escritos permanecerão e serão acessados por tempos incontáveis. Esta é a valorização da escrita.
Procuro entre os presentes e observo os perseverantes. A primeira assinatura do livro de fundação da Aila é a de Bonifácio Espíndola Neto, uma pessoa idealista, que ama a cultura e tem um imenso potencial. Segue a lista com o nome da Edith Lodetti, atualmente afastada por motivos de saúde. Na sequência vem Sônia Ribeiro Batista, atual presidente da AILA. Ela respira poesia e não mede esforços para manter a AILA funcionando. É éa que nos fornece a sala que denominamos a Casa do Escritor Içarense. Seguindo com o nome de Vanderlei Mendes. Está registrado também o nome do Altamiro Dagostim, Conselheiro de Honra a quem tantas vezes recorremos. Em seguida lêse o nome de Maria Goretti Demos, a amiga de todas as horas, iluminada por uma fé viva e carismática em todos os sentidos. Logo em seguida está registrado o meu nome, seguido de João Paulo de Luca Júnior, Gesiel Silveira Gonçalves, Silézia Pizzetti Agostinho, Leonarda da Silva Fernandes e Maria de Fátima Pavei.
Pois bem, da lista de quarenta presentes sobraram nove. Estes permaneceram e fizeram solidificar a idéia, fortalecidos por novos convites, e novas adesões. Agora, organizada é hora de solenemente dar posse aos 22 acadêmicos, no próximo sábado, dia 9: Alcides Goulart Filho, Alveri Barbosa, Bonifácio Espíndola Neto, Adaise Felipe Luiz, Ederaldo da Silveira, Ellen, Elza de Mello Fernandes, Gesiel Silveira Gonçalves, Geovani Duarte Oliveira, Giane Rabelo, Iede Cardoso dos Santos, José Vital Estácio,João Paulo de Luca Júnior, Leonarda da Silva Fernandes, Maria de Fátima Silveira Pavei, Maria Goretti Demos, Maria Zélia Réus, Maria Zélia Rodrigues, Ronaldo Davi, Silézia PIzzetti Agostinho, Sônia Ribeiro Batista e Vanderlei Mendes. Há outros que não estarão presentes devido a problemas de saúde e em outra ocasião serão também solenemente empossados.
O produção literária da AILA está expressa nos vários lançamentos que a Casa da Cultura anuncia e que as livrarias oferecem aos leitores. Um dos escritores com mais produção literária é Gesiel Silveira Gonçalves com uma variada bibliografia e a produção de uma revista – Gêneses. O professor Alcides Goulartti Filho é autor e organizador de várias obras de pesquisas acadêmicas, uma contribuição sólida à UNESC, a Instituição de trabalho. Alguns acadêmicos que ainda não possuem obras, já direcionam os escritos para um próximo lançamento. O lançamento mais próximo será a edição “Eco de Duas Vozes”, uma parceria das escritoras Fátima e Elza e marcada para ser lançada em outubro na Casa da Cultura.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Comunico minha disposição de deixar definitivamente a vida pública. Ainda não sei qual caminho a tomar mas com certeza continuarei conservando minhas amizades e quando poder fazer o bem, não olharei a quem...um forte abraço..”. Ex-deputado federal e ex-secretário da SDR de Criciúma, Acélio Casagrande (PMDB), depois de ter uma votação decepcionante para deputado estadual em 3 de outubro. Em Içara ele recebeu 1.530 votos, e no total foram 18.286 votos. Muito pouco para quem fez muito por Içara e Criciúma. O ex-prefeito de Içara, Deobaldo Donato Pacheco, era o coordenador dele no município.

Adilor “Dóia” Guglielmi (PSDB)
eleito com 34.667 votos foi o mais vo-tado em Içara, com 5.600 sufrágios, e o terceiro em Criciúma, receben-do 11.541 votos, perdendo apenas para os petistas José Paulo Serafim (12.097) e Décio Góes (11.729). Enquanto Tati Teixeira recebeu 9.409 na capital do carvão e 15.146 no total.
Agora, Dóia, se torna uma das maiores lideranças políticas de Içara e também da Região Sul, e não somente do PSDB. E isso é uma prova de que Clésio Salvaro não teria toda a votação que recebeu em três mandatos como deputado estadual se não fosse a astúcia de Dóia. Hoje, uma referência de Içara para Santa Catarina.
Espero que ele seja um deputado presente e não igual aos outros do PMDB, do PP, do DEM e do PT, que lembram de Içara de quatro em quatro anos, somente nas eleições.

Ivo Carminatti
que ocupou uma Secretaria no Governo do Estado, teve uma votação medíocre. Em Içara ele recebeu apenas 1.235 votos e no Estado 16.949.
Os vereadores Antônio de Mello e Jurê Bortolon eram os coordenadores dele em Içara. Devem estar com os ouvidos doendo de tanta “escutarem” as críticas de Carminatti.

Empresário
Henrique Salvaro entregou no Fórum de Criciúma a carta de desfiliação do PSDB, alegando falta de espaço no ninho tucano. Salvaro garantiu que não pretende filiar-se a nenhuma sigla. Pelo que parece ele decretou guerra contra o sobrinho Clésio. E se for para o DEM, vai encontrar uma aliada: Romanna Remor.


A briga pessoal
entre os petistas Décio Góes e José Paulo Serafim fez com que o PT da Região Sul ficasse sem representante na Assembleia Legislativa por quatro anos. E se não se unirem, daqui pra frente, vão nadar e morrer na praia, novamente.

Ex-vereador
Valmor Rosso (PP) e o grupo dele, saiu vitorioso nestas eleições, pois coordenou a campanha de Jorge Boeira (PT) em Içara e obteve 5.464 votos no município. Ele se elegeu com 84.205 votos.

Outro
que vai colher os louros é o ex-vereador João de Bitencourt (PP), coordenador da campanha do reeleito Altair Guidi (PPS) que recebeu 1.539 votos em Içara e 24.202 em Santa Catarina.

Frase
“Político honesto é aquele que, depois de comprado, permanece comprado”. (Simon Cameron - ex-secretário de guerra norte americano)

GERAL - Associados votam Reforma Estatutária da Cooperaliança

Seis anos após última mudança, cooperados se reúnem para votação de alterações no regimento da Cooperativa Aliança e propostas de emendas geram discussão entre associados.

(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)

Cerca de 28 mil associados da Cooperativa Aliança se reúnem amanhã, em Audiência Geral Extraordinária para votação da Reforma Estatuária.
A última alteração do regimento foi realizada no ano de 2003.
“A alteração do estatuto tem como objetivo estabelecer uma única interpretação”, disse o gerente administrativo da cooperativa, Tarcísio Lima. Outra mo-tivação seria a adequação ao Código Civil.
Estarão em pauta 30 emendas, que já causam discussão entre os cooperados. Umas das quais prevê o afastamento de servidores em caso de candidatura a funções públicas, sob justificativa de ferir as leis trabalhistas, já que o mesmo é obrigado pegar licença não remunerada. Situações como está, já teriam condenado judicialmente a Cooperaliança a pagar o salário dos afastados em época eleitoral.
O presidente da cooperativa, Pedro Dionísio Gabriel, teria sido acusado de promover a reforma para benefício próprio, podendo se reeleger. Com suporte jurídico o presidente alegou que não há impedi-mentos para uma nova candidatura.
A assembleia será realizada nas dependências do ginásio da Escola Salete Scotti dos Santos, no Centro do município. A primeira chamada está prevista para às 17h30min.

POLÍCIA - Veículo é furtado próximo da Praça da Igreja Matriz em Içara

O Gol de cor branca foi furtado na tarde desta terça-feira no Centro da cidade e a guarnição da Polícia Militar de Içara fez buscas nas proximidades e não localizou o carro até o fechamento da edição.

(Alex Cichela/Jornal Içarense)

A Polícia Militar de Içara foi acionada no início da tarde de ontem no Centro do município. Por volta das 14h40min, o Gol Branco, placas MBC-1090, de Içara, foi furtado nas proximidades da Praça da Igreja Matriz São Donato.
Conforme informações repassadas pelo sargento Michel, da Polícia Militar de Içara, o carro estaria estacionado na Praça. De acordo com os taxistas que fizeram a denúncia, o proprietário relatou que essa seria a segunda vez que teve um veículo furtado. Até o fechamento da edição, a PM não tinha informações sobre o autor do crime.
Ainda conforme o sargento, no último domingo, 3, foram registradas 12 denúncias de compra de voto em várias localidades de Içara, das 8h30min às 16h30min. Nenhum flagrante foi registrado.
Já uma tentativa de furto foi frustada em Criciúma. M.R., de 27 anos, foi detido na noite de segunda-feira, 5, escondido em um forro de um bar no bairro Pinheiro. O jovem estava na companhia de um comparsa não identificado quando tentavam furtar o estabelecimento. Ele foi indiciado pelo crime de tentativa de furto qualificado.
Em outra ocorrência, também em Criciúma, a Polícia Militar flagrou D.A.F., 24, que estava almoçando na Praça da Igreja Assembleia de Deus, dando bebida alcoólica a um menor de 15 anos. Ao ser repreendido o jovem discutiu com os policiais e foi levado a Delegacia Civil.

VARIEDADES - 10º Festival de Dança envolve alunos de Içara

O festival envolve crianças e jovens de escolas do município, que prepararam as apresentações durante as aulas de Artes e Educação Física; e agora mostram os talentos para a comunidade.

(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)

O 10º Festival de Dança de Içara iniciou na noite de ontem, dia 5, com apresentações de instituições de Ensino Fundamental do município.
O evento continua nesta quarta-feira e é a vez das crianças dos Centros de Educação Infatil mostrarem as apresentações que prepararam para o dia.
“Além de ser uma atividade cultural e recreativa para os estudantes, o festival serve como conclusão das aulas das disciplinas de Educação Física e Artes”, explica o coordenador pedagógico de Educação Física e organizador do evento, Edenilson José Prudêncio.
O Ginásio de Esportes Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, é o palco da atração, que inicia às 19h30min.
Aproximadamente 800 estudantes estão envolvidos no festival. Todas as escolas que participam este ano, não participaram no ano passado.
A abertura e o encerramento do festival ficaram sob a responsabilidade dos alunos da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, com apresentações de balé clássico e street dance (dança de rua).
Ontem, dia 5, se apresentaram as instituições de Ensino Fundamental: E.M.E.F. Vila Alvorada, E.M.E.F. Tranquilo Pissetti, E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola, E.M.E.F Ângelo Zanellato, E.E.B. Professora Maria da Glória, E.M.E.F Paulo Rizzieri, Escola Sonho Dourado (APAE), E.M.E.F Maria Barcellos Puzinski, E.M.E.F. José Réus, E.E.B. Professora Alaíde Tabalipa, E.M.E.F Quintino Rizzieri, além da Escola de Dança Jéssica Santos.
Hoje, dia 6, se apresentarão as crianças dos Centros de Educação Infantil: Aventura do Aprender, Alegria do Saber, Reino Encantado, A Pequena Sereia, Aquarela, Espaço Para Crescer, Procópio Lima, Tempo Feliz, Bem-me-Quer, Algodão Doce e Cinderela. Na mesma noite se apresentarão alunos da Casa da Cultura e da Escola de Dança Jéssica Santos.
O festival de dança faz parte do projeto Cidade que Educa, iniciativa da Administração Municial de Içara, através da Secretaria de Educação e Cultura, visando valorizar os talentos.
Dentro do projeto a Administração Municipal ampliou e reformou três Centros de Educação Infantil (CEI), oferece transporte universitário e técnico gratuito; realiza cursos em parceria com o Pólo de Içara do Instituto Federal de Santa Catarina; entre outras ações educativas.

ESPORTE - Alunos do Quintino Dajori participam de jogos internos

Foi dado inicio o 7° Jogos Estudantis do Colégio Dajori (JESD), as atividades começaram na manhã desta terça-feira com apresentações artísticas e da banda do Colégio Rogacionista.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O esporte sempre integrou as pessoas isso não é diferente em um instituto de ensino. A escola do bairro Presidente Vargas, Quintino Folharini Dajori, realizou na manhã de ontem a abertura do 7° Jogos Estudantis da Escola Dajori (JESD). Todos os jogos e a abertura foram realizados no ginásio de esportes do bairro.
A abertura contou com a pira olímpica sendo acesa pelos estudantes, que hastearam a bandeira do Brasil. Além de apresentações artísticas houve a performance da Banda do Colégio Rogacionista Pio 12, de Criciúma.
A diretora Edna Machado afirmou que as atividades esportivas contarão com a presença dos alunos do ensino fundamental e médio. Tendo no decorrer da semana, atividades de vôlei, basquete, futsal e handebol. Os estudantes serão premiados com medalhas de ouro prata e bronze. “O evento já é uma tradição da escola, os alunos esperam ansiosos todos os anos para participarem do evento”, comentou.
O evento esportivo, que já está no calendário escolar há sete anos, tem como principal objetivo a integração dos alunos de séries diferentes. “O que mais queremos não é saber quem será campeão, nas modalidades, mas sim ver os alunos de séries distintas interagindo entre si”, explicou Edna.
O aluno Lucas de Lima Fernandes, 16 anos, afirmou: “Está é uma das atividades da escola que eu mais gosto, principalmente os jogos de futsal e handebol”.
As competições do JESD serão realizadas nos dois períodos do dia e são abertos a todos que se interessaram em prestigiar as atividades esportivas. Na sexta-feira serão feitas as últimas premiação. Além de apresentações artísticas como celebração de encerramento.

DISTRITO - Sicredi inaugura unidade no Distrito na próxima semana

Em razão da demanda e dos pedidos da comunidade, o Sistema de Crédito Cooperativo instala filial no Balneário Rincão e número de associados deverá crescer durante alta temporada.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com a proximidade da emancipação, o Distrito Balneário Rincão dá importantes passos para o desenvolvimento. No próximo dia 15, a localidade irá inaugurar uma filial do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
Conforme o gerente da unidade de Içara, Fernando Romancini, várias razão motivaram a implantação da filial no Distrito. Dentre elas está a demanda dos locais. “Os moradores e os comerciantes precisam de atendimento integral. A comunidade no Rincão está desassistida no âmbito bancário”, considerou.
Ele acrescenta que o horário de atendimento ainda passa por análise, mas já es-tá definido que a unidade seguirá o funcionamento bancário normal. A filial terá quatro funcionários e um caixa automático 24h. “Já estamos sendo muito bem recebidos pela comunidade. Podemos perceber pelo número de associados que têm crescido bastante”, considera.
Ele aponta que a demanda se tornará ainda maior durante o verão, já que o Distrito se torna opção para centenas de veranistas.
Romancini destaca que Içara será o único município a sediar duas unidades do Sicredi. “A instalação da filial trará muitos benefícios à comunidade e ao banco”, disse.
A unidade está localizada na Avenida Leoberto Leal, em frente a Subpre-feitura. Cerca de 1,5 mil pessoas são associadas ao banco nos municípios de Criciúma e Içara.
Os móveis foram feitos pela Modulari Cozinhas, de Criciúma