O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CAPA: Edição2.129 - Içara, 16 de junho de 2011

Comissão Provisória realiza reunião de aproximação
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Educadores participam de debate sobre piso nacional do magistério
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


PM apreende drogas enterradas no Elizabete
(Divulgação)

EDITORIAL - Investigação da PF ainda vai longe

A Polícia Federal (PF) de Criciúma continua a investi-gação sobre a possível fraude em procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Donato, de Içara. A denúncia foi feita pelo diretor clínico Lauro Nogueira ao Ministério Público, em abril de 2010.
A PF está ouvindo os depo-imentos dos pacientes que tiveram os prontuários superfa-turados, que não são poucos.
Em março deste ano, a Secretaria Regional de Saúde e o serviço de auditoria do SUS constataram a suposta fraude, através de relatórios emitidos à Polícia Federal. Porém, os dados não são conclusivos, por isso a investigação continua sem prazo para acabar.
O povo deve ficar ligado pa-ra que não termine em pizza.

CHARGE

De olhovivo na Educação

Ameaça ao corte de ponto é ofensa ao direito de greve

Posicionamento foi feito após o Governo afirmar que entraria com pedido de ilegalidade.

Nesta terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Santa Catarina (Sinte) publicaram uma carta em que reafirmam a legalidade da greve dos professores da rede estadual. O posicionamento foi feito após o Governo afirmar, na segunda-feira, que entraria com pedido de ilegalidade da greve
Leia a carta na íntegra
Na carta, os professores grevistas citam o artigo 9º e 37 da Constituição Federal, além do mandado de injunção 708 do Supremo Tribunal Federal, para se referir que estão protegidos por lei. Eles também afirmam que realizaram a notificação prévia obrigatória para o governador Raimundo Colombo e o secretário Marco Tebaldi.
— Nesse sentido, qualquer ameaça de corte de ponto dos trabalhadores grevistas, bem como a sua efetiva implantação, representa clara e inegável ofensa ao direito de greve — afirma o Sinte por meio da carta.
Os professores falam ainda que se houver desconto dos dias em greve, que representaria falta injustificada, não há dever em repor as aulas para os alunos.
— Havendo o corte do ponto (...) o próprio calendário letivo poderá ser prejudicado e até inviabilizado. Se isso ocorrer, os trabalhadores estarão desobrigados da reposição das aulas — escreve.
O sindicato afirma ainda que a paralisação das aulas não pode implicar em demissão, que seria algo ilegal. No mesmo dia, pela tarde, segundo o Sinte, 42 diretores decidiram não registrar as faltas dos professores em greve.
O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira reuniram os deputados estaduais da base, o colegiado do Governo e os gerentes regionais de Educação, em três reuniões separadas durante esta terça-feira, dia 14, a fim de relatar o contexto de negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC). Eles pediram que os professores voltassem as salas de aula.

POLITICA - Comissão provisória se reúne para discutir os rumos do PP

Na reunião desta quarta-feira, os progressistas de Içara explicaram a alguns integrantes da Comissão Provisória como foi feita a escolha pela Executiva Estadual para unificação da sigla.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A primeira reunião da Comissão Provisória do Partido Progressista (PP) de Içara, realizada no Dire-tório do partido, na noite desta quarta-feira, dia 15, serviu para o grupo fazer acertos relativos a questões passadas, discutir o im-passe gerado pela criação da provisória e programar os próximos passos da sigla içarense.
De acordo com o presidente da comissão, Tarcí-sio Lima, os integrantes a-charam melhor definir u-ma data para a convenção, a fim de eleger o novo Dire-tório, em uma nova reuni-ão na próxima terça-feira, dia 21. “Como este foi o pri-meiro encontro, achamos melhor deixar algumas questões claras para todos e tratar da data da convenção na semana que vem”, disse Lima.
Na próxima reunião, os progressistas vão redigir o edital de convocação para a inscrição de chapas pretendentes a formar o Diretório que, por sua vez, e-legerá a Executiva do PP.
“Vamos cumprir o estatuto para a convocação das inscrições de chapas. A data da convenção deve ser marca-da em até 30 di-as. Não podemos falar a-gora em composições, pois, após publicarmos o edital é que vamos ver a reação dos filiados. Se houver ma-is de uma chapa inscrita, vamos tentar um consenso. Cada chapa pode conter 85 membros”, explicou o presidente.
Dos 18 integrantes da Comissão Provisória apenas o vereador Darlan Bi-tencourt Carpes não compareceu à reunião. Segundo Lima, o presidente do Legislativo estava viajando a serviço da Câmara Municipal.
A Comissão Provisória ficou formada, além de Lima e Carpes, por Heitor Valvassori, Júlio César Cechinel, Júlio De Luca, Arnaldo Lodetti Júnior, Pe-dro Deonízio Gabriel, Dal-vânia Pereira Cardoso, O-lavo Della Bruna, Rodrigo Gonçalves, Claúdio Blis-sari, Naelti Vianna, Fábio Della Bruna Vieira, Valmor Ângelo Rosso, João Batista Rodrigues, Osmar Manoel dos Santos (Marzinho), Itamar da Silva e Joaci Domingos Pereira (Boca).

GERAL - PF ouve pacientes que tiveram prontuários superfaturados

A denúncia feita pelo diretor clínico do Hospital São Donato diz que a instituição cobrou procedimentos do SUS que não eram realizados; suspeita-se que funcionários adulteraram prontuários.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Polícia Federal de Cri-ciúma continua a investigação sobre a possível fraude em procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Donato, de Içara. A denúncia foi feita pelo diretor clínico da entidade, o ginecologista Lauro Nogueira, ao Ministério Público, em abril de 2010.
De acordo com o delegado federal de Criciúma, Ra-fael Broietti, atualmente estão sendo ouvidos pacientes que tiveram os prontuários superfaturados. “Agora não é possível dizer quantas pessoas tiveram os prontuários adulterados, mas, foram muitas”, relata o delegado.
Em março deste ano, a Secretaria Regional de Saúde e o serviço de auditoria do SUS constataram a suposta fraude, através de relatórios emitidos à Polícia Federal. Porém, os dados não são conclusivos, por isso a investigação continua, ainda sem prazo para acabar. “Não temos um prazo estipulado para concluir a investigação. Estamos aguardando a au-ditoria”, diz Broietti.
Ainda em abril de 2010, a Polícia Federal esteve na instituição a fim de recolher documentos administrativos dos anos de 2009 e 2010. Inúmeras caixas com papéis foram levadas em caminhonetes da polícia.
A denúncia feita pelo diretor clínico da instituição dava conta de que o hospital estaria cobrando procedimentos do SUS que não eram realizados, ou seja, eram descritos nos prontuários os mais caros, enquanto que, na verdade, os pacientes recebiam procedimentos mais baratos.
O assessor jurídico do hospital, Juarez Ramos dos Santos, foi procurado pela reportagem do Jornal Içarense, mas está hospitalizado. Segundo o presidente da instituição, Acir-ton Costa, até o momento a Polícia Federal não repassou informações para a direção. “Entregamos a documentação que eles pediram e ficaram de nos dar uma posição”, conta Costa.
Ainda de acordo com o presidente, mais detalhes poderiam ser informados pelo advogado do hospital. Mas, devido a um problema sério de saúde, não comparece à instituição há um mês.
Sobre a outra questão envolvendo o Hospital São Donato que está em investigação policial, o suposto desvio de dinheiro (mais de R$ 100 mil) por parte da direção do Grêmio da instituição, a informação da promotoria da Comarca de Içara é de que deve estar em trâmite na Polícia Civil.

POLÍCIA - Delegado confirma que não há suspeitos sobre vandalismo

Completando uma semana dos casos de vandalismo que atingiram a cidade de Içara, aPolícia Civil de Içara continua sem suspeitos, além de trabalhar com investigações separadamente.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Completando quase uma semana dos atos de vandalismo registrados no município de Içara, contra os carros da Subprefeitura e do SAMAE , além dos danos causados nem uma escola da rede municipal.
A Polícia Civil continua as investigações mas ainda trabalha sem apontar qualquer suspeito.
Conforme o delegado Fernando de Faveri, nenhum autor foi identificado. E, a ligação entre os três crimes também não foi es-tabelecida até agora.
Atualmente, os fatos estão sendo tratados pela Polícia Civil em inquéritos separados. As investigaçõ-es abrangem a depredação de quatro veículos da Sub-prefeitura do Distrito Balneário Rincão, e mais três do Samae, além do arrombamento e a deterioração da Escola Municipal Ângelo Zanelatto, localizada no bairro Primeiro de Ma-io. O prejuízo aos cofres públicos foi estimado em R$ 18 mil.
“A única ligação que temos entre os três crimes são os danos aos bens públicos, já que os estabelecimentos estavam amplamente ligados a Prefeitura Municipal de Içara”, comentou o delegado, acrescentando :”Os investigadores ainda estão apurando os fatos e estamos colhendo alguns depoimentos de funcionais e responsáveis sobre os estabelecimentos”.
De Faveri não confirmou quando poderá concluir os trabalhos ou ter uma informação mais precisa sobre os três casos, mas, salienta que as investigações estão andando de acordo com o esperado pela justiça.
A Administração Municipal de Içara já comentou que pretende acompanhar de perto toda a investigação policial.

VARIEDADES - 17ª Festa da Tainha tem programação definida

A tradicional Festa da Tainha, no Balneário Rincão, chega a 17ª edição, na programação estão previstas apresentações artístico-culturais, almoços e jantares; o evento começa sexta-feira.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Festa da Tainha 2011 acontece neste final de se-mana e os organizadores, Lions Clube Içara-Balneá-rio e Administração Muni-cipal de Içara, divulgaram a programação.
A abertura oficial do e-vento será realizada na no-ite desta sexta-feira, dia 17, às 19h, com a presença de autoridades, no Centro Co-munitário da Zona Norte.
Às 19h30min o grupo da oficina de violão do Façart, de Içara, vai se apresentar e, às 20h, Gesiel Gonçalves e Joel Veiga tomarão o pos-to, conduzindo as apresen-tações durante o jantar na praça de alimentação.
Já no sábado, dia 18, o e-vento começa com uma a-presentação de Boi-de-Ma-mão, pelo Grupo Raízes da Terra, de Itapema, às 19h. Às 19h30min o Grupo Tro-peiros do Sul, também de Itapema, se apresenta.
A programação segue com os grupos Açor Sul, de Sombrio, às 20h; Rancho Açoriano, de Criciúma, às 20h30min; Grupo Alegria, de Porto Belo, às 21h; Gru-po Mixtura, de Bombinhas, às 21h30min. No sábado o almoço começa às 11h e a janta a partir das 20h.
Domingo, dia 19, a festa continua pela manhã, às 11h, com almoço e a apre-sentação Retalhos da inf-ância, do Grupo Cultural de Nova de Santana, de Imbi-tuba. O mesmo grupo con-tinua às 11h30min com Reizado. À tarde é o Façart que inicia os trabalhos, com danças da oficinas de Street Dance e Balé Clássi-co, às 14h e 14h30min, res-pectivamente.
Às 15h o Grupo Soul Dance, de Içara, finaliza as apresentações.
Paralelo à 17ª Festa da Tainha acontece o 3º En-contro Açoriano Estadual.
A Festa da Tainha acon-tece desde 1989 no Balneá-rio Rincão, promovida pelo Lions Clube. A Admi-nistração Municipal de Içara entrou como parceira em 2009, quando iniciou o encontro açoriano.
A Festa da Tainha já têm a rainha e as princesas. As jovens foram escolhidas durante um concurso reali-zado na Praça Matriz São Donato, no dia 31 de maio.
Nove meninas de escolas estaduais e municipais desfilaram diante da mesa de jurados, integrada, além de outras autoridades, pe-lo prefeito Gentil Dory da Luz e pela presidente do Li-ons Clube Içara-Balneário, Izabeth Mendes Niero.
A representante da E.E.B. Professora Salete Scotti dos Santos, Suellen Candioto de Araújo, de 16 anos, foi a que levou a faixa de Rai-nha da festa.
A 1ª princesa escolhida foi Luana Frasson, de 13 anos, da E.M.E.F. Paulo Ri-zzieri (Boa Vista); e a 2ª princesa Jéssica Felipe Martignago, de 14 anos, da E.M.E.F Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete).

ESPORTE - Aulas de Skate atraem novos adeptos ao esporte em Içara

Iniciou nesta terça-feira, dia 14, a primeira aula da Escolinha de Skate da FME, em parceria com a loja Sky Board´s, e no primeiro dia de treino contou com a participação de 20 atletas.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A cidade de Içara conta com uma novidade para os adeptos de esportes radicais, pois foi inaugurada nesta segunda-feira dia 13, a primeira Escola de Skate da cidade e uma das primeiras da região. A estrutura foi montada em anexo ao Complexo Esportivo João Ramos Rousseg, no Centro de Içara.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, percebeu que nos últimos anos o número de a-deptos neste esporte havia crescido muito, por isso tomou a iniciativa de implantar a pista de Skate junto a Praça da Juventude, e logo os skates (carrinhos) começaram a tomar conta da cidade.
E assim, como qualquer outra modalidade esportiva, o Skate tem potencial profissional, e visando a descoberta de novos atletas a FME, juntamente com a loja Sky Board´s, montou o projeto para atender aos içarenses de 5 a 15 anos.
Os trabalho são coordenado por dois instrutores.
A estrutura montada para as aulas inclui caixote, jump e picknick.
A escola teve os trabalhos iniciados nesta terça-feira, dia 14, com 20 atletas, mas o grupo de aprendizes deve crescer bem mais. A expectativa é que atinja cerca de 50 integrantes nas próximas semanas.
Os parceiros estão apostando muito no potencial da escolinha, já que é um esporte promissor.
No primeiro dia, os alunos tiveram aula coletiva. Já, a partir da próxima semana as atividades acontecerão em três níveis. Eles serão divididos entre inici-ante, intermediário e a categoria de aperfeiçoamento. Os treinos acontecerão sempre às terças-feiras, das 9h às 11h30min e das 15h às 17h30min.
Os interessados em participar, podem retirar as fichas de inscriçõe na Loja Sky Board´s, no Centro de Içara. É necessário que tenha a autorização dos país nas fichas de adesão.
Com a formação desta escolinha novos projetos já começam a surgir, como já é de costume, os campeonatos de rua na Praça da Juventude Fernando Luci-ano Pacheco, que podem se tornar ainda mais a-brangentes dentro da cidade, devido o crescente número de adeptos.