O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CAPA: Edição2.081 - Içara, 7 de março de 2011

Alunos fazem mural sobre a saúde humana
(Divulgação)


Gentil se compromete com processo de transição
(Nicole Custódio/Divulgação)


TCE pede para sustar contrato com Retrans e Samae acata decisão
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Segurança em Içara é precária

A comissão formada por lideranças do Balneário Rincão, que está à frente das tratativas para a transição do novo município, chamou o prefeito Gentil Dory da Luz para uma reu-nião nesta terça-feira a fim de tratar da divisão da contabilidade dos dois mu-nicípios, prevista na Lei Complementar 135/1995, da Constituição do Estado de Santa Catarina.
Conforme o subpre-feito Jairo Custódio, o prefeito prometeu indicar quatro pessoas da Administração para atender às reivindicações da comissão de emancipação Entre os pedidos está a listagem do inventário do município, para se fazer a divisão dos bens.

POLÍTICA - Comissão pró-emancipação do Rincão faz pedidos ao Executivo

A divisão da contabilidade de Içara, para que haja a transição de receitas e despesas para o Balneário Rincão, foi pauta de reunião de líderes rinconenses com o prefeito Gentil da Luz.

A comissão formada por lideranças do Balneário Rincão, que está à frente das tratativas para a transição do novo município, chamou o prefeito Gentil Dory da Luz para uma reunião a fim de tratar da divi-são da contabilidade dos dois municípios, prevista na Lei Complementar 135/1995, da Constituição do Estado de Santa Catarina.
O encontro aconteceu na noite desta terça-feira, dia 5, no Rincão Praia Clube, no distrito.
De acordo com o subpre-feito do balneário e presidente da comissão, Jairo Celoy Custódio, o prefeito de Içara prometeu indicar quatro pessoas da Administração Municipal para atender às reivindicações da comissão pró-emancipação do Rincão. Entre os pedidos está a listagem do inventário do município, para se fazer a divisão dos bens. “Na próxima reunião que tiver com os secretários, o prefeito vai definir quem serão as pessoas do Executivo responsáveis pelas tratativas com a comissão pró-emancipação. Então, através de decreto, estas pessoas serão nomeadas, assim como suas funções”, informa o sub-prefeito do Rincão.
Ainda segundo Custódio, o prefeito Gentil da Luz se colocou à disposição para continuar dando assistência ao Distrito, com pavimentações nas ruas e inauguração de obras.
O próximo passo a ser dado pela comissão é uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Ca-tarina (TRE/SC).
“Na próxima semana vamos ao TRE/SC. Porém, a data ainda vai ser definida pelo tribunal”, esclarece o subprefeito.
No TRE/SC, as lideranças vão questionar sobre a expedição de títulos eleitorais e criação da nova zona eleitoral, com o cadastra-mento do novo município.
A comissão está esperando a troca de presidente do TRE/SC para ir até a sede , em Florianópolis.
Uma audiência com o presidente da Assembleia Legis-lativa de Santa Catarina (ALESC), Gelson Merísio, também está prevista, para que remeta ofícios aos órgãos competentes para oficializar o novo município.
Os limites do Balneário Rincão já estão traçados a-través de um mapa. Desta forma, as discussões vão girar em torno da divisão do patrimônio móvel do município de Içara.

GERAL - TCE/SC pede sustação de edital do Samae por irregularidades

Uma série de irregularidades foi apontada pelo TRE/SC no edital do Samae para contratação de empresa coletora de resíduos sólidos; o presidente da autarquia já cancelou a licitação.

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) determinou a sustação do edital lançado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara para a contratação de empresa para coleta de resíduos sólidos no município.
O conselheiro-redator do TCE/SC, Adircélio de Mo-raes Ferreira Junior, redigiu o relatório no dia 1º, que foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, dia 5.
De acordo com o documento, a Diretoria de Controle de Licitações e Con-tratações “identificou a e-xistência de uma série de irregularidades de natureza grave”. Foram listados 16 pontos.
Entre as irregularidades está a ausência das anotações de responsabilidade técnica, referente aos projetos e ao orçamento da obra; e exigência de qualificação té-cnica exorbi-tante, restringindo a participação de um maior número de empresas no procedimento licitatório e prejudicando a obtenção de melhores propostas para a administração pública.
O presidente do Samae, Paulo Preis Neto, explica que partiu do Samae o pedido para que o TCE/SC a-nalisasse o edital.
“Conforme as recomendações do tribunal de contas, cancelamos o edital. Vamos refazê-lo e lançá-lo novamente corrigido. A previsão é de que no início da próxima semana já estejamos enviando para o TCE/SC para nova análise”, informa Preis.
Para o edital que foi cancelado, duas empresas concorreram, a ReTrans Reciclagem e Transporte e a Santec Saneamento & Tecnologia Ambiental.
O valor do contrato estava em torno de R$ 1,8 milhão por ano.
A empresa vencedora da licitação não foi conhecida, pois o Samae, ao receber a notificação sobre a irregularidade, decidiu não abrir o envelope.

POLÍCIA - Orla do Rincão liberada para veículos desde 15 de março

O Sub-prefeito Jairo Celoy Custódio afirmou que toda a orla do Balneário Rincão está liberado para o tráfego de veículos desde 15 de março e que a PM fará a fiscalização em caso de infração.

Os muitos veranistas que ainda frequentam o Balneário Rincão começaram a perceber nos últimos dias a invasão da orla por veículos. Este tipo de atividade era extremamente proibida no período de verão, podendo acarretar em multa ao condutor que fosse pego trafegando pela beira-mar.
De acordo com o sub-prefeito do Balneário Rin-cão, Jairo Celoy Custódio, desde dia 15 de março foi firmado um acordo entre a Sub-prefeitura e a Colônia de Pesca Z-33, permitindo que os pescadores se dirijam até a orla com o carro. “Sabemos que nesse período é mais difícil de fiscalizar o abuso dos condutores já que o policialmente é menor, mas, sim, os carros tem total permissão de adentrarem a área da orla, respeitando as leis de trânsito”, comple-mentou Custódio.
O sargento Alexandre Fontoura, da Guarnição especial da Polícia Militar de Içara, que comanda as rondas dentro do Distrito do Balneário Rincão, afirmou que a fiscalização sobre os motoristas que trafegam na orla do Balneário Rin-cão irá continuar. “Não estaremos proibindo os carros de entrarem naquela área, só estaremos verificando se estão respeitando as normas de trânsito, não dando cavalo de pau, ou dirigindo em alta velocidade”, explica Alexandre, complemen-tando. “Em relação aos jovens que no período da noite, utilizam o local para entretenimento e para ouvir música, serão notificados apenas se seu barulho persistirem em incomodar os residentes locais fora isso terão total liberdade em estacionar na beira-mar”.

VARIEDADES - Monitoras da FAI recebem curso de capacitação artística

Através de parceria com empresa de pincéis, a Fundação Assistencial de Içara (FAI) ofereceu curso para monitoras sobre novas técnicas de pintura; nos dias 4 e 5 de abril na sede da entidade.

(Divulgação)

(Divulgação)

A Fundação Assistencial de Içara (FAI) ofereceu às mais de 20 monitoras e co-ordenadoras da entidade, nesta segunda e terça-feira, dias 4 e 5, aulas de capaci-tação artística com novas técnicas de pintura em tela e tecido.
O curso foi ministrado no centro de eventos da FAI pela paulista Lina Me-lão, contratada pela empre-sa Condor, de São Bento do Sul. A parceria foi buscada pela FAI para aprimorar os conhecimentos das moni-toras e melhorar ainda mais o ensino às mais de 1,3 mil mulheres dos 52 clubes de mães e melhor idade de Içara.
“O curso foi gratuito e, a-lém da capacitação, as mo-nitoras ainda receberam um kit de materiais para desenvolver o aprendiza-do e repassar às alunas. Po-demos afirmar que foi um sucesso e, assim que for possível, vamos buscar no-vas parcerias”, comemo-rou a primeira dama e pre-sidente da FAI, Marielza Inácio de Lagos da Luz.
Segundo ela, a FAI tam-bém não teve despesas com o curso já que todo o materi-al disponibilizado foi con-cedido pela empresa patro-cinadora.
Enquanto testava os en-sinamentos adquiridos, a monitora Rosilene da Silva Matos não escondeu a sa-tisfação com a realização do curso. “É uma técnica nova que une luz e som-bras e facilita o trabalho. Fi-ca mais prático e muito ma-is fácil de repassar, o que nos possibilita atender mais alunas e com melhor qualidade”, enfatizou.

ESPORTE - Macuglia não definiu time para enfrentar Figueirense domingo

Após uma reunião dos conselheiros do Tribunal de Justiça Desportivo (TJD) foi aceito que o cartão de Rogélio fosse transferido para Toninho, o arbitro da partida levou um suspensão.


O técnico Guilherme Ma-cuglia, reconheceu, logo a-pós o empate em 1 a 1 com o Joinville, que os dois me-ias canhotos no time titular - Rosembrick e Pedro Car-mona - não surtiu o efeito esperado. E isso pode abrir caminho para a volta de Diogo Oliveira, que está a-guardando uma oportuni-dade para entrar no time.
No treinamento desta quarta-feira, o atleta atuou no lugar de Rosembrick no meio-campo, formando o setor com Carlinhos San-tos, Mika e Pedro Carmona. O time ainda teve a volta de Schwenck, que cumpriu suspensão na última ro-dada, compondo a dupla de frente com Roni.
Outra mudança feita pelo treinador ocorreu na lateral esquerda. Pirão entrou no lugar de Fabiano. E na za-ga, Nirley jogou com Ro-gélio, já que Toninho está suspenso pelo terceiro car-tão amarelo, confirmado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Santa Catarina.
Macuglia manteve An-drey no gol e Fábio Santana na lateral direita. E deve de-finir a escalação para en-frentar o Figueirense, no domingo, no Estádio Or-lando Scarpelli, somente no coletivo de sexta-feira, no Centro de Treinamento do Cristo Redentor.
O jogo é válido pela pe-núltima rodada do returno.
O Criciúma conquistou o primeiro turno e já está ga-rantido na final do Cam-peonato Catarinense.
O Imbituba está pratica-mente rebaixado para a se-gunda divisão de Futebol.
Julgado no Tribunal de Justiça Desportiva da Fe-deração Catarinense de Futebol, o time perdeu qua-tro pontos por escalar um jogador Vitor Hugo contra o Criciúma. O julgamento terminou de 3 votos a 2. Ainda cabe recurso por parte do Imbituba