O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.049 - Içara, 18 de fevereiro de 2011

Santa Cruz vai homenagear São Valentim
(Divulgação)


Mais uma farmácia é assaltada no Centro de Içara
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Termina o recesso
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Vereadores voltam as atividades

Depois de 60 dias de re-cesso a Câmara Legislativa de Içara retornou as ativi-dades nesta quinta-feira.
E dois dos assuntos em pauta são sobre a falta de médicos no pronto-socorro do Hospital São Donato e também a contratação de novos assistentes com vin-culação nas bancadas e não mais com a Mesa Dire-tora, como ocorre. Esse pro-jeto deverá dar entrada pe-lo Itamar da Silva (PP).
São dois fatos que vão gerar muitas discussões e entre os 10 vereadores du-rante o mandato.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Espelhos

Olhe-se no espelho, se estiveres sozinho é porque Deus foi buscar os holofotes pra registrar a cena do teu brilho.
Feche os olhos, mas, ao fechar sinta que teus] o-lhos também estarão fechados para a dor, mas abertos para a felicidade.
A paz estará lembrando de ti e a maior alegria é, ao abrir os olhos, contemplar a paz te abraçando.
Faça de conta que tudo é um brinquedo e brincaremos de choro, pois o maior choro é não enxergar tudo isso, mas na hora de se a-legrar, não brincaremos mais, seremos intensos e unânimes em nosso desejo.
Estaremos juntos e brindaremos os momentos como quem sussurra por dias melhores.
Você é o tesouro maior e a melhor notícia do tempo. Você é complemento para as pessoas que se importam contigo e vibram em tua presença.
A peça do quebra-cabeça chamado vida formara a figura mais linda e formosa.
A cada novo ar que respiras teu cheiro está nele: o cheiro de um tempo de regozijo, um tempo de colheita.
Você continuará sendo uma criança. Apenas estará com uns anos a mais, porem não parará de brincar. Cruzará os parques e a diversão estará sendo companheira.
Crescemos mas nunca aprenderemos a ser adultos pois ser pe-quenino nos faz inocentes, porem fortes quando tratamos com nossos objetivos .
Deixe que es-sa paixão te domine. Uma paixão que te presenteia com um bom dia e te faz acreditar que hoje estarás vivendo parte do teu sonho pois, na vida entenderemos que não ter horizontes é, essencialmente a regra para acreditar que o amor existe!!!
Até a próxima edição com mais um assunto de interesse do leitor.
Bom fim de semana a todos!!!!!!

POLÍTICA - Casa cheia marca primeira sessão ordinária da Câmara

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Içara foi prestigiada pela comunidade e lideranças políticas que lotaram a casa para prestigiar a posse de Dilnei Darcy Lima, do PMDB.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os vereadores da Câmara Municipal de Içara retor-naram ao trabalho na noite desta quinta-feira, dia 17.
A primeira sessão ordinária de 2011 contou com a presença de integrantes da Administração Municipal, lideranças políticas e convidados do suplente de vereador do PMDB, Dilnei Darcy Lima, que foi empos-sado durante a reunião.
Lima vai ocupar a cadeira deixada por Antônio de Mello, nomeado como novo secretário de Educação e Cultura de Içara.
Os vereadores aprovaram dez indicações, quatro requerimentos, dois pedidos de informações e uma moção. E o horário político foi usado por oito dos legisladores içarenses.
Darlan Bitencourt Car-pes (PP), presidente da Mesa Diretora para o biê-nio 2011/2012, parabenizou os novos secretários do Executivo e o novo suplente do Legislativo. Além disso, interveio com comentários nas indicações feitas por ele mesmo, duas delas relacionadas ao Hospital São Donato. Carpes pediu que o prefeito Gentil Dory da Luz, que intercedesse junto à Secretaria de Saúde a necessidade de contratar um médico cardiolo-gista, colocando-o à disposição do hospital. O outro requerimento tratava de envio de expediente ao presidente da Unimed de Cri-ciúma, solicitando o cre-denciamento do cardiolo-gista no plano.
Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho do Pereira (PP), destacou novamente a mortandade de peixes na Lagoa dos Esteves, que segundo ele está sendo causada pelo uso de jet-skis e outras embarcações, não permitidas.
André Mazzuchello Ju-coski, o Polakinho (PSDB), falou sobre as obras de esgotamento sanitário e as reuniões que está promovendo para discutir os transtornos junto aos moradores e comerciantes.
Já o ex-presidente da Ca-sa, Acirton Costa (PMDB), apenas agradeceu aos presentes, citando os nomes de alguns deles.
O suplente Dilnei Darcy Lima (PMDB) também a-gradeceu a todos pela oportunidade e apoio, em especial ao PMDB.
O democrata Neuzi Berto Silveira (DEM) defendeu a causa dos fumicultores, que estão com dificuldades em vender o produto e fez elogios ao presidente da Casa que, segundo ele, está se preocupando com os vereadores. “Agradeço ao presidente que comprou celulares novos top de linha para nós”, comentou Silveira.
Diego da Silva Vittorassi (PDT) falou sobre a Ponte do Torneiro, informando que foi concretada nesta quinta-feira.
O presidente encerrou a sessão convidando os vereadores para a eleição dos integrantes das comissões permanentes da Casa, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 21, às 18h. “Esperamos que haja consenso entre os vereadores. Mas, se não for possível, teremos votação para escolha de cada representante”, observou Carpes.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Estamos fazendo o possível para ajudar o Hospital São Donato, repassamos R$ 96 mil, por mês à entidade e os problemas continuam, contamos com o governo do estado para solução deste tormento”. Comentário do Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, no encontro com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, há 15 dias, que gerou uma li-beração de R$ 500 mil para a UTI .

O Hospital São Donato
está passando dificuldades, tudo bem, vamos buscar uma solução para o problema. Principalmente no que se refere ao pronto-socorro, que foi alvo de criticas do vereador Ju-rê Borto-lon, no último sábado.
Mas, para is-so, a direção tem que deixar de empurrar os problemas pra baixo do tapete, que é uma prática antiga, e se aproximar mais da comunidade, que olha a atual diretoria com desconfiança. Já é momento do presidente Acirton Costa prestar contas mensalmente dos recursos recebidos e onde foram aplicados.
O problema do Hospital São Donato é de gestão, a-penas isso. Tem gente que acha que manda e tem gente que faz que obedece.

A Chapa 1
está empenhada em levar o maior número de as-sociados da Cooperali-ança na eleição de sábado, no ginasio da Salete Scotti dos Santos para não ter nenhuma surpresa.

Já a Chapa 2
com o slogan “chapa do tostão contra a chapa do milhão” vem fazendo uma campanha com os pés no chão, mas confiante de uma virada, que é difícil mas não possível.

Gentil da Luz
se reuniu ontem com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para apresentação do balanço da Liquida Içara e das 50 propostas e ações planejadas em parceira com o governo municipal para comemoração do cinquentenário da cidade.
A data será marcada por diversas atividades e para a realização de muitas delas a Administração Municipal vai contar com a parceria da CDL. “Estamos com uma vasta agenda de eventos comemorativos para o aniversário da cidade. A CDL é nossa parceira e irá contribuir muito para o sucesso das festividades”, enfatizou o prefeito Gentil da Luz.
Sobre o Liquida Içara o presidente da CDL, José Dionízio Cardoso, afirmou que foi um sucesso. “Tivemos um saldo bastante positivo, a idéia é ampliar as propostas de venda e talvez os dias da promoção”, ressaltou o presidente da entidade comercial.

Frase
“A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano“ (Voltaire - Escritor e poeta francês - 1684-1778).

GERAL - Cooperaliança inicia montagem de estrutura no Salete Scotti

A eleição da Cooperaliança acontece neste sábado; a equipe da cooperativa começou a preparar a estrutura para receber cerca de 10 mil pessoas; Pedro Gabriel e Cléber da Silva estão no páreo.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A montagem da estrutura, para a realização da As-sembleia Geral Ordinária 2011 da Cooperaliança e a eleição dos novos conselheiros, teve início nesta quarta-feira, dia 16. O processo inicia sexta-feira, dia 18, com a assembleia, e se estende até sábado, 19, dia em que serão escolhidos os integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, além de Delegados junto à Fecoerusc.
Para o pleito de 2011, 33 urnas serão montadas, dividas entre as salas de aula da Escola Salete Scotti dos Santos e o ginásio de esportes. A estimativa da cooperativa é de que pelo menos 10 mil pessoas compareçam para votar.
Entre os assuntos que compõem a Ordem do Dia, está a prestação de contas do Conselho de Administração, acompanhada de parecer do conselho fiscal, referente ao exercício de 2010. O plano de investimentos para o exercício de 2011 e o plano de aplicação dos recursos do Fundo de Assistência Técnica E-ducacional e Social (FA-TES) também serão discutidos no encontro.
A última eleição para o conselho de administração foi realizada em 2007. Na ocasião, 8.633 sócios exerceram o o direito de voto, quase 30% do número total de associados. Em média, 288 pessoas por cada uma das 30 urnas distribuídas nas salas de aula, e em salas montadas no pátio do colégio estadual.
Apenas duas chapas se inscreveram para concorrer às eleições. A Chapa 1, na eleição para o conselho de Administração, é enca-beçada pelo atual presidente, Pedro Deonízio Ga-briel, e tem como vice Jorge Rodrigues. A Chapa 2 traz como candidato à presidente Cléber Luiz Oliveira da Silva, e o vice é Claudi-onor Estacio Rafael.

POLÍCIA - Motorista perde controle e derruba poste na SC-444

Foi registrado pela PMRv de Içara duas colisões envolvendo veículos na Rodovia SC-444 em Içara, em uma delas o impacto foi tão forte que um poste de energia elétrica foi derrubado.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A equipe da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara teve uma noite movimentada, já que teve que atender a duas ocorrências durante a madrugada desta quinta-feira, na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), em Içara.
O primeiro deles aconteceu por volta das 3h10min na localidade de Pedreiras, em Içara. V.S.M., 46 anos, condutor doFiat Uno placas MHR-4256, de Içara, acabou perdendo o controle do veículo e colidiu com um redutor de velocidade.
De acordo com informações dos soldados rodoviários, tanto o condutor quanta a caroneira não tiveram nem um tipo de fe-rimento, houve apenas danos materiais.
A segunda ocorrência a-conteceu algumas horas depois, por volta das 4h-15min, também na SC-444, no bairro Liri próximo ao posto da PMRv. O motorista R.S..E., 23, do Fiesta placas MEQ-1287, de Nova Veneza, não conseguiu controlar o veículo e colidiu com um poste de iluminação, que fica no centro do canteiro do trevo de acesso a localidade. O impacto foi tão forte que o poste de concreto se quebrou. O condutor perdeu o controle por estar conversando com os caroneiros. As quatro pessoas que estavam no carro nada sofreram.
Quarta-feira, uma colisão transversal no viaduto da SC-444 sobre a BR-101, em Vila Nova, deixou femi-nina E.O.S., 32, ferida. Resi-dente em Içara, ela dirigia a moto Honda placa MCX-7818 sentidoBalneário Rin-cão e bateu no Gol placas MHE-6010 que vinha no sentido contrário. Os dois não se feriram.

VARIEDADES - Santa Cruz recebe 29ª Festa de São Valentim

A comunidade de Santa Cruz celebra há quase 30 anos a Festa de São Valentim; a cerimônia, com missa, acontece no próximo domingo, dia 20, a partir das 6h; haverá almoço e sorteio.

(Divulgação)

A comunidade de Santa Cruz, em Içara, recebe no próximo domingo, dia 20, a 29ª Festa de São Valen-tim, promovida pela Paróquia São Donato.
As atividades começam cedo, às 6h, com queima de fogos de artifício na alvorada festiva.
Ainda pela manhã, às 9h30min a imagem de São Valentim será transladada, saindo da Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
A missa acontece às 10h, com benção das chaves de São Valentim e benção da saúde. A liturgia será presidida pelo Padre Marcos Rech.
Ao meio dia os fiéis participam de um almoço festivo, onde serão servidos churrasco, maionese e saladas. Cada prato terá um valor, ainda não divulgado. A dupla Leandro e Sa-brina vai animar os participantes da festa durante a refeição.
À tarde, a partir das 15h, o Grupo Marka também se apresenta, garantindo a música na celebração.
Às 15h30min, haverá o sorteio de uma motocicleta, concorrida na rifa que está sendo vendida a R$ 5.
De acordo com o coordenador da comunidade, O-dirlei Alves, a festividade foi bastante prestigiada nos anos anteriores e a expectativa é que o número de visitantes seja ainda ma-ior. “Muitas pessoas participam, não só de Santa Cruz, mas, também, das comunidades vizinhas”, observa Odirlei.
“É com alegria que a comunidade de Santa Cruz convida para a Festa de seu padroeiro São Valen-tim, protetor dos que sofrem de a-taques epiléti-cos. Além da celebração da Santa Missa, vamos ter o tradicional bom churrasco e o sorteio de uma moto 0km. Que São Valentim, com seu exemplo de amor e doação, nos ajude a sermos homens e mulheres de Deus”, ressalta o coordenador da comunidade.

ESPORTE - Meia Roni não treinou e deve desfalcar Criciúma no sábado

Tigre volta a campo neste sábado para enfrentar a Chapecoense em jogo de mata-matae o vencedor vai encarar o ganhador do confronto entre Figueirense e Joinville, que jogam domingo

(Divulgação)

O técnico do Criciúma, Guilherme Macuglia, começou a definir nesta quarta-feira, dia 16, o time que enfrenta a Chapecoense, sábado, às 19h30min, no Estádio Heriberto Hülse, pela semifinal do Campeonato Catarinense.
O comandante do Tigre não poderá contar com Ro-gélio, que cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. A alternativa deverá ser Rodrigo. Também há desfalques do meio para a frente. O meia Roni está em tratamento médico e não participou dos treinos durante a semana. Desde a partida com o Figueirense, ele sente dores na virilha e nem atuou na derrota por 3 a 2 para o Marcílio Dias, em Itajaí.
O atacante Lucca, que o substituiu no último jogo, com lesão na clavícula, está fora do confronto.
Autor de três gols na competição, Roni está com 80% das condições e vem trabalhando para readqui-rir a confiança e aumentar osaldo de gols.
Caso Macuglia não possa contar com o jogador, ele pode recuar Valdo para o meio na posição de Roni, função em que o atacante também é usado, e optar por Lincom ao lado de Schwenck para compor um ataque goleador, ou escalar Diego Felipe, dentro de campo, como testou no último treino.
Torcedores do Criciúma, com a colaboração do departamento de marketing, estão se mobilizando para participar da carreata de apoio ao time, na tarde de sábado,. A carreata terá início às 14h com saída do Estádio Heriberto Hülse, e seguirá pelas principais ruas da cidade. O departamento de marketing do clube contribuirá com o carro de som. Sem monitora-mento no estádio o número de torcedores não pode ultrapassar de 10 mil.