O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Esportes: Tigre perde para Juventude em pleno HH

A derrota por 1 x 0 do Criciúma para o Juventude, na noite desta terça-feira, no Heriberto Hülse, contou com um importante ponto em comum entre as equipes. Ambas estavam sob novo comando técnico na Série B.
O Criciúma está com o interino Luiz Gonzaga Milioli após a saída de Édson Gaúcho, que encerrou o ciclo com a derrota do último final de semana, diante do América-RN. Já o time gaúcho demitiu Zetti e Ivo Wortmann assumiu a equipe pela terceira vez.
Depois de dez rodadas na zona de classificação, o Juventude despencou e está em oitavo, com 29 pontos, seis a menos do que o quarto colocado, o Vila Nova.
Com a derrota para os gaúchos, o Criciúma mantém a rotina de reanimar times que estão a perigo na competição. O novo resultado negativo também amplia mais o sofrimento do torcedor e a crise aumenta no HH, com o Tigre na zona de rebaixamento.
Com a bola rolando os jo-gadores do Tigre não se encontravam em campo e criaram poucas chances de gols.
Aos 43 minutso, Luiz aproveitou o rebote da zaga do Criciúma para marcar o único gol do jogo.O Tigre tentou reagir, mas não conseguiu e saiu de campo ouvindo os lamentos do torcedor.
O próximo compromisso do Criciúma será nesta sexta-feira contra o São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella, no interior paulista. Já o Juventude encara o Bragantino, sábado, em Caxias do Sul (RS).

Variedades: Festival de Dança de Içara mistura pureza da infância à beleza de diferentes movimentos

Valorizar os aspectos psicológicos, sociais, culturais e ainda desenvolver experiências entre alunos e professores, possibilitando o acesso à linguagem corporal através da dança é o principal objetivo da sétima edição do Festival de Dança de Içara.
A organização do evento, que será realizado hoje e amanhã é da Secretaria de Educação do município. Os espetáculos iniciam às 19h.
O Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges será o palco de tudo, onde o corpo vai ser a ferramenta principal de comunicação entre público e os cerca de 800 dançarinos de Içara.
Nas duas noites do evento, a criatividade e a pureza da infância se misturam com os diversificados movimentos corporais na realização das danças.
Se apresentam na primeira noite dezessete escolas do ensino fundamental e na segunda, 18 Centros de Educação Infantil.
No palco, estará o sonho de fada, a alegria da palhaçada, dança do frevo, a Emília boneca de pano, a dança das águas e muito batuque com latas, construídas pelos alunos do Peti.
De acordo com a coordenadora de Educação Física do Município, Rosemari Rech, a ordem de apresentação foi decidida por meio de sorteio. No ano passado, o festival contou com a participação de cerca de 700 dançarinos, 100 a menos que este ano.
O evento busca reunir além de familiares dos dançarinos, os apaixonados pela arte da dança em Içara.

Polícia: Foragido é detido no Rincão

Um homem andava estranhamente pelas redondezas da caixa-d’água do bairro Divinéia, zona sul do Balneário Rincão, na noite de segunda-feira. Alguns policias que passavam pelo local acharam a atitude de G..I.P. suspeita, e resolveram abordá-lo. Depois de pesquisar a ficha dele, descobriram que o mesmo tinha um mandado de prisão em aberto. O elemento foi então encaminhado à Delegacia de Polícia de Içara.
Nesta semana, mais pessoas foram presas na região. Em Araranguá, o casal, L.G., 31 anos, e M.C.A., 33 anos, foi preso em fragrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Os dois eram proprietários de um bar no Centro da cidade e usavam o estabelecimento para vender a droga. Pedras de crack foram encontradas no balcão do bar, embaladas, prontas para comercialização.
Já em Criciúma, um traficante foi preso no fim da manhã de ontem ao chegar no posto de atendimento 24 horas do Bairro Boa Vista. Segundo agentes da Central de Polícia, R.P.B., 23 anos, foi detido quando foi buscar a esposa, que estava em atendimento médico.

Geral: Pavimentação do Anel Viário segue sob viaduto da SC-444 no PV

As obras do Anel de Contorno Viário em Içara seguem aceleradamente. Depois da liberação do viaduto da SC-444, começa agora o trabalho de retirada de material para abrir a estrada sob a obra, que, pavimentada, seguirá em direção à SC 443 e, então, ligará o Anel Viário até a SC 446, no bairro São Simão, em Criciúma.
O viaduto na altura do bairro Presidente Vargas foi concluído há cerca de dez dias e o trânsito já foi liberado por cima da obra. O custo do via-duto foi de cerca de R$ 1 milhão e o valor total do Anel Viário no trecho de Içara, somando-se as desapropriações, obras de arte e pavimentação, é de aproximadamente R$ 21 milhões.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Édio Castanhel, as obras devem estar prontas até o final do ano. "As obras do Anel de Contorno Viário seguem dentro do crono-grama e até o final deste ano devemos concluir os trechos de Criciúma e Içara", destacou. Ele ainda acrescenta que o trecho entre a rodovia SC 444 e a Primeira Linha já está quase todo pavimentado e que o trânsito de veículos deve ser liberado em meados de setembro.
Porém, segundo o gerente de infra-estrutura da SDR, Dalton Damiani, não se pode dar maiores previsões. "Muitos problemas metereológi-cos podem surgir e nós dependemos também da prefeitura", explica.
A estrada começa próximo ao Clube Mampituba, vai até o trevo de Morro da Fumaça, passa em baixo do viaduto no Presidente Vargas, indo até a estrada que liga Içara ao 28° GAC, em Criciúma. Dali, segue até a Unesc.

Política: Carro de Toninho Zanette tem vidro traseiro quebrado

Depois das placas da coligação "Por Uma Içara Mais Forte" (PP/PT/PTB/PSDB) que foram rasgadas e ninguém sabe quem foram os autores do vandalismo, nesta terça-feira foi a vez do Fiesta placas MEV 3569, de Içara, de propriedade do candidato a vereador Antônio José Za-nette (PP),o Toninho, ter o parabrisa traseiro quebrado.
De acordo com a esposa, Simone Valdir Zaccaron Vieira,o veículo estava estacionado na rua Henrique Lage, ao lado do Supermercado Giassi, juntamente com outros nove automóveis, enquanto ela se dirigiu até o comitê do Partido Progressista (PP), partido do prefeito em exercício e candidato a reeleição, Heitor Valvassori, localizado na rua João Lodetti, no centro de Içara. Quando retornou percebeu que o vidro do parabrisa traseiro estava quebrado. "Possivelmente, foi atingido por um pedaço de ferro ou uma barra de ferro. Eles também forçaram a porta lateral esquerda", falou a mulher, que registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Içara.
Toninho, por sua vez, fica chateado com esse tipo de vandalismo, e lembra que desde 1988 participa de eleições municipais, como candidato ou na coordenação e nunca se envolveu em fato parecido. "Não tenho prova para acusar ninguém, mas acredito que o autor deste vandalismo o fez de forma intencional, pois os outros veículos ali estacionados nada sofreram. Nunca cometi mal a ninguém e gostaria que isso não viesse a ocorrer com outros candidatos ou pessoas envolvidas no processo eleitoral no município", comenta Toninho Zanette.

Esportes: PV conquista tricampeonato municipal

O fim de semana foi de festa para os torcedores do Presidente Vargas (PV) com a vitória de 2 x 1 em cima do São José, pela decisão do Campeonato Içarense 2008.
Com a conquista de mais esse título o Presidente Vargas é tricampeão municipal.
Um grande número de torcedores se fez presente no Complexo Esportivo Dego Rocha. Enquanto a torcida Azurra comemorava o título os torcedores adversários reclamavam da arbitragem.
O técnico do PV, Edgar Machado, vibrou muito com a conquista de mais um campeonato e agradeceu o empenho dos jogadores e o apoio da diretoria do clube. "Se eu pudesse dar uma nota a todos eles, é claro que seria 10,pois os jogadores foram ótimos durante toda a competição", afirmou o treinador campeão.
Agora o clube vai dar folga para os jogadores e reinicia as atividades em março na disputa da Copa Sul dos Campeões, competição com os campeões e vices de cada Liga do Sul do Estado.
"A partida contra o São José foi bem disputada, mas tivemos mais sorte e conseguimos sair vitoriosos de campo".
O presidente do Vila São José, Simão Custódio, não foi encontrado
A partida foi marcada por muitos lances de gols desperdiçados pelas duas equipes. Mas no final o placar terminou 2x1 para o Presidente Vargas, com gols de João Carlos e Buiu, descontado Dei-vid para o São José.
José Carlos e Buiu, do PV, terminaram empatados na artilharia, com oito gols cada, e o goleiro menos vazado foi Rosalino, também do Presidente Vargas.

Variedades: Laudo confirma que incêndio no Elias Angeloni começou com curto em refletor

Ontem, a empresa Padoin Engenharia e Projetos Elétricos emitiu um laudo técnico referente a incêndio no teatro Elias Angeloni, ocorrido na noite de sexta-feira, durante a apresentação da peça "Pinocchio". De acordo com o documento assinado pelo engenheiro elétrico Emerson Padoin, um curto-circuito em um projetor que estava instalado na torre de iluminação auxiliar do palco deu início ao sinistro.
Consta no laudo: Observamos que um refletor instalado na torre de iluminação auxiliar do palco estava com o cabo alimentador carbonizado e indícios de decapamento por atrito.
De acordo com a diretora do teatro, Tânia Benedet, os refletores foram locados pela produção do espetáculo.
O parecer técnico emitido pela Defesa Civil municipal apontou que o sistema de segurança do teatro funcionou dentro das normas previstas.
No dia seguinte, o órgão retornou ao local para efetuar o recolhimento e troca de extintores, e analisar as condições.
O Batalhão do Corpo de Bombeiros entregou a Prefeitura de Criciúma uma certidão de ocorrência, relatando que foi constatado pela guarnição que a edificação possuía o sistema de iluminação de emergência, extintores, sistema hidráulico e de abandono do local.
A direção do Elias Angeloni registrou nesta tarde um Boletim de Ocorrência e um inquérito policial será instaurado, para apurar o incêndio, que só causou estragos e não deixou ninguém ferido.

Polícia: Máquinas caça-níquel são apreendidas em bares de Içara

Jogos de azar são proibidos em todo o país, mas as máquinas caça-níqueis tomaram conta de bares e padarias de Içara, principalmente nos bairros.
As apreensões das máquinas caça-níquel são realizadas em operações de abordagens corriqueiras em bares da cidade. "Nós entramos no local e verificamos se há máquinas desse tipo funcionando, assim como se o bar tem alvará, ou se tem algum suspeito no local", explica a Sargenta Maria Aparecida, da Polícia Militar de Içara.
Segundo ela, essas operações iniciaram em julho e até agora a média mensal é de 10 máquinas mês. "Só que às vezes nós não trazemos a máquina inteira, só tiramos uma peça importante para que ela não possa funcionar", conta.
Apesar de o mantimento dessas máquinas ser uma conduta ilícita, elas tomaram conta de bares, padarias e lanchonetes da cidade. Até crianças jogam. Tudo em nome do lucro fácil.
Porém, segundo afirmações da Polícia Militar, as caça-níquel estão diminuindo no município. "Cada vez pegamos menos máquinas pois eles estão ficando com medo de perder muito dinheiro".
Depois da apreensão, as máquinas ficam no depósito da 2° Companhia de Polícia Militar de Içara. Então, segue o pedido para que os policiais possam usar partes dela. "As maiores nós mandamos para a Satc, onde eles as transformam em brinquedos", explica Aparecida.

Geral: Olimpíada da Língua Portuguesa: selecinados alunos da fase municipal

Os içarenses classificados para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", foram selecionados ontem.
Nesta etapa, a comissão julgadora municipal de Içara escolheu os melhores textos de acordo com o número de vagas e de escolas participantes. Foram três poemas, dois textos de memória e dois de opinião.
Depois de passarem pela coordenação, os textos serão enviados para a comissão estadual, que escolherá os finalistas estaduais em cada uma das categorias.
Na mesa de discussão, realizada na Secretaria da Educação de Içara, amantes da arte de escrever, da leitura e da língua portuguesa se reuniram com o intuito de classificar os melhores textos de forma justa.
Das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, Caroline Almeida, repórter do Jornal Içarense, Charles Cargnin, locutor da Rádio Difusora, Derlei De Lucca, professora e escritora, Edna da Silva, professora e representante da Olimpíada na AMREC, Elza de Melo, escritora, Lucas Lemos, repórter do Jornal Agora e Teresa Borges, professora, leram e julgaram os textos de acordo com os critérios de avaliação recomendados. Além disso, acompanhou a discussão, mas não votou, Sônia Scotti Colle, coordenadora da olimpíada no município.
Segundo Edna da Silva, a avaliação foi boa, porém faltou motivação nos artigos de opinião. "Não sei se foi falta de vontade dos alunos ou de preparação dos professores, mas esse gênero foi bem comprometido. Nós esperávamos mais", afirma.
A final será realizada em dezembro de 2008. Em 2006, a menina Joice da Silva, de Içara, ganhou o concurso com uma redação de opinião.

Política: Acusações entre PP e PMDB dá um tempero a mais nas eleições

Nos últimos dias diversas placas da chapa majoritária da coligação "Por Uma Içara Mais Forte" localizadas em vários bairros, apareceram destruídas.
De acordo com a primeira dama, Terezinha Casagrande Valvassori, na manhã de segunda-feira, ao chegar no Balneário Rincão, flagrou dois elementos no Palio preto placas MFW 9758 de Içara, destruindo placas de Heitor Valvassori, que também presenciou o fato. Não reconheceram os dois homens.
O veículo é de propriedade do vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB) e coordenador dos candidatos a vereadores da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", que se defende dizendo que essa não é a prática do PMDB fazer política e a denúncia infundada é uma prova de que o adversário está desesperado.
Por sua vez, o candidato à prefeito Heitor Valvassori (PP), afirmou de que não pode acusar sem provas, mas que isso é amostra de que não estão fazendo uma campanha limpa. "Repudio este tipo de atitude e aconselho aos companheiros e candidatos adversários que não cometam esse tipo de vandalismo, pois o povo içarense não aprova essa prática", finaliza.
Já o candidato Gentil da Luz, do PMDB, afirmou que tem informações seguras de que são pessoas ligadas a coligação adversária que estão quebrando as placas, como fizeram em eleições passadas, para colocarem a culpa nos peemedebistas e siglas coligadas. "O nosso adversário é astuto e sacana, que está acostumado a fazerem mortos a votar, como também pessoas que moram no exterior. Tanto que o coordenador deles, Arnaldo Lodetti Júnior, que está cumprindo pena com trabalhos comunitários, foi preso por estar com-prando votos", critica.
Gentil acrescentou que os adversários querem ganhar as eleições a qualquer custo e continuar na Prefeitura e no Samae para fazer escrituras falsas, dar isenção de IPTU, uma prática de quem está no desespero. "Eles querem se manter no poder a qualquer custo e estão fazendo coisas de bandido, ao afirmar que vamos acabar com as creches, caps, e com a banda marcial. Por isso que a população iça-rense quer dar uma oportunidade a Gentil e a José Zanolli, para fazer de Içara uma cidade mais humana para todos viverem e que não haja coronéis", finaliza Gentil da Luz, candidato à prefeito.

Esportes: PV e São José decidem Içarense

A semana vai encerrando em clima de decisão. São José e Presidente Vargas disputam a partir das 15 horas, a grande final do Campeonato Içarense 2ª Taça Vida Sports/ Agrovida Agropecuária.
No hall do Paço Municipal Ângelo Lodetti, as taças fica-ram expostas durante a semana para a apreciação.
A disputa ocorre no Módulo Esportivo e a expectativa da Liga Atlética Içarense (LAI) é de que um grande número de pessoas assistam a partida.
No jogo de ida, o empate em 1 a 1 marcou o placar. Na decisão, se houver empate a partida será definida nos pê-naltis. Não haverá prorrogação.
O vencedor do 1º turno vai receber o troféu Ademar Bitencourt, prêmio que homenageia o primeiro presidente da LAI. Às 13h 30min é a vez dos atletas da categoria S8b-20 decidirem a outra final que será disputada entre Barão e Jaqueline.

Variedades: Escritores lançam livro de contos em Içara

Ficção, fantasia e crítica. Misture tudo isto a um pouco de realidade e informação: assim surge a crônica. Esse tipo de texto, busca nos fatos do dia-a-dia uma razão de escrever, dando a eles um toque próprio, pessoal.
O livro "Dois Olhares a Quatro Mãos Falam Daquilo Que Ouvem", dos escritores Alexandre Moreira e Fátima Pavei é um apanhado de crônicas, que, além de informar, entretem e formam opinião.
O lançamento oficial do livro será realizado hoje, às 20h, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, no centro de Içara. "Faça seu giro habitual por entre as palavras e sinta nossas vozes lapidando o próprio homem", relata Fátima Pavei.
A renda do livro será revertida à Apae" (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Além de no lançamento oficial, a venda também será feita em livrarias da cidade e na própria Apae.
Alexandre é cronista do Jornal Agora, semanal de Içara. Já Fátima escreve no também semanal, Gazeta e é membro da Academia Içarense de Letras e Artes.
No lançamento, haverá coquetel e animação da Stylo Musical Show.
"O futuro de uma nação é construído pelos livros que você lê". Com estas palavras, Moreira convida os içarense a apreciar o trabalho, que além de trazer conhecimento ao leitor, ainda ajuda a uma séria instituição.

Polícia: Falta de informação deixa motoristas confusos no trânsito do centro

Há exatamente um mês, o trânsito no centro de Içara foi reformulado.
As ruas Henrique Lage e Amaro Maurício Cardoso passaram a funcionar em sentido único. Desde então, a primeira vai em direção a prefeitura, enquanto a outra faz o trajeto contrário.
Segundo o secretário de Obras, Arnaldo Lodetti Júnior, a mudança ocorreu devida a grande movimentação de veículos no local. "Já aconteceram até alguns pequenos acidentes nos cruzamentos. Isso facilita o tráfego dos motoristas", explica.
Porém, segundo alguns motoristas, depois da mudança, a falta de informação vem causando transtornos. "Eu vejo vários carros na contra mão. Acredito que deveria te sido realizada uma panfleta gem, ou algo do gênero, para informar os motoristas da mudança", afirma Aline Silva, gerente de uma loja da Tim Celulares, que fica na rua Henrique Lage. Ela diz que só ficou sabendo da mudança por que trabalha no local.
Segundo Agenor Brunel, chefe do Departamento de Trânsito de Içara, a divulgação foi realizada através da imprensa e de policiais, que estiveram no local, informando os motoristas. "Por enquanto, estão só avisando, daqui uns quinze dias, vamos começar a multar quem estiver na contra mão", alerta. Sobre os estacionamentos diagonais nas duas ruas, Brunel diz que ainda levará cerca de dois meses.

Geral: Cefet prorroga matrículas por falta de inscrições

O prazo para matrícula dos cursos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Içara terminaria, supostamente, ontem ao meio-dia. Porém, o não comparecimento dos futuros alunos fez com que as inscrições fossem prorrogadas. "Nós estamos bem preocupados. Apareceram a-penas metade dos sorteados para fazer a matrícula, por isso estamos prorrogando o prazo", explica a a coordenadora Glória Mariano.
Os cursos oferecidos são os de modelagem, informática, costura e soldagem, sendo que apenas para este último todos os alunos se matricularam. O ensino é gratuito.
O processo de seleção começou com as inscrições dos interessados. Depois, foi realizado um sorteio para a decisão de quem ganharia a vaga. E são estes sorteados que devem se matricular até a próxima terça-feira.
Segundo a coordenadora, quem não o fizer, perderá a vaga. "Se os sorteados não aparecerem, nós vamos abrir vagas aos próximos", relata.
O objetivo do centro é levar ao aluno uma formação que propicie autonomia intelectual, pensamento crítico, preparação básica para o trabalho, cidadania e compreensão dos fundamentos científicos e técnicos dos processos produtivos.
As inscrições estão sendo realizadas no prédio do centro, o antigo Quintino Rizzieri.
O sorteado deve levar duas fotos 3x4, cópia da identidade, do CPF e do comprovante de escolaridade.

Política: Moreira reforça campanha de Gentil e Zanolli

O presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, gravou nesta sexta-feira apoio aos candidatos na chapa majoritária da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", Gentil Dory da Luz (PM-DB) e José Zanolli (DEM-25). A gravação deve ir ao ar no programa eleitoral da semana que vem na Rádio Difusora.
Em visita a redação do JI, Gentil Dory da Luz diz que está sentido a reciprocidade dos eleitores içarenses que primam por uma mudança no Poder Público.
Segundo o peemedebista, tudo isso está ocorrendo devido as propostas de campanha que visam planejamento de Içara. "Queremos fazer uma administração funcional e humanizar a cidade, criando um planejamento em parcerias com empresários e a comunidade que beneficie o crescimento e desenvolvimento do municí-pio. O Poder Público não pode visar lucro e sim administrar de forma transparente buscando ter a credibilidade do povo".
Na quinta-feira, a dupla esteve visitando moradores do Jardim Silvana. Já na sexta-feira, visitaram moradores da Vila Nova durante o dia e a noite participaram de reuniões na Vila São José e também em Vila Nova. No sábado, juntos com candidatos à vereadores, realizam corpo a corpo no bairro Presidente Vargas.