O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 16 de maio de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1623 - sábado, 16 de maio de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

BR-101: Dnit admite atraso de 500 dias nas obras.

Tempo: SC registra temperaturas negativas.

Homem descobre traição em filme pornô caseiro.

Gripe Suína já matou quatro nos EUA.

Lula inicia viagem de nove dias.

Quarta Linha: Polícia investiga autores de tiros.

Siderópolis: Trios de assaltantes são detidos.

São Ludgero: Delegao deve ouvir intimados.

Rádio flagra tentativa de extorsão.

Mohammed é condenado a prisão.

Esclarecida morte de doleiro.

Inter deve poupar titulares contra Palmeiras pela Série A.

Adriano fará estreia contra Atlético-PR.

Sete equipes classificadas para as quartas da Libertadores.

Depois de uma semana de folga, as mulheres voltam ao campo.

Atletas içarenses participam do Jesc.

Notas com Rô: fotos sociais e recados.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - Presidente Vargas e São José abrem domingo o Campeonato Içarense 2009

Abertura do Campeonato Içarense 2009 começa com a disputa entre o campeão e vice de 2008, neste domingo, no campo do Presidente Vargas, que deve contar com um grande público.

Depois de muita expectativa, se dará inicio neste fim-de-semana mais uma edição do Campeonato Içarense 2009, que está sendo organizado pela Liga Atlética Içarense (LAI).

Serão 12 equipes de Içara jogando no esquema todos contra todos.

A abertura oficial está marcada para este domingo, às 14h30min, no Estádio Paulino Bif, no bairro Presidente Vargas, em Içara, com um desfile das equipes participantes, e o jogo de abertura com o campeão e vice do ano passado, Presidente Vargas e São José.

A continuação da primeira rodada será no próximo domingo, dia 24, com as seguintes partidas: Esporte Clube Praia x Vila Nova, União do Sul x Jaqueline, Atlético Içarense x União da Praia, Barão x Barra Velha e Barracão x Copaza, que estreia neste ano.

Os organizadores esperam uma competição forte de alto nível como ocorrem em todos os anos.

O coordenador de esporte, Pedro Paulo da Rosa (Pepa), afirmou que depois de uma das reuniões com os dirigentes das equipes, onde foi apresentada a escalação de cada clube, já deu para perceber o excelente nível técnico dos times. “Os clubes estão bem nivelados dando assim mais competitividade entre os jogos, o, que vai ser bom para os torcedores que verão boas partidas”, comentou Pepa, acrescentando que este ano pode ter muitas surpresas entre as equipes participantes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Novo proprietário transforma botequim em Central Lanches

Ao assumir a direção, Arino decidiu mudar os ares do ambiente, repaginando o estabelecimento e os produtos. Agora, além de ter uma melhor clientela, tem novas sonhos para o empreendimento.

No Centro de Içara, um antigo bar foi repaginado pelo novo proprietário e agora conquistou um novo público e transformou o local em um ponto de encontro diário para quem busca especiarias, lanches diversificados e sucos naturais.

O atual proprietário, Arino Joaquim de Brittos, conta que o local, antigamente um bar, tinha uma clientela própria, que passava o dia bebendo cachaça e fumando. “Até cachorros, mal-cheirosos e com pulgas, frequentavam o local”, conta ele.

Com uma nova pintura, bem mais clara, leve e agradável, o ambiente já causou alguns estranhamentos por parte do público até então. Mas só quando cortou a venda de bebidas alcoólicas e proibiu que se fumassem cigarros dentro do estabelecimento, Brittos conseguiu transformar o velho bar em uma lanchonete.

Com a contratação, em dezembro do ano passado, da pasteleira, Rosa Maria Antonello, que trabalha no ramo desde criança, novos tipos de mercadorias (como pastéis de morango) começaram a ser vendidas e um novo público foi conquistado.

“Para cada um cliente de cachaça que eu perdi, ganhei uns 30 novos clientes de lanches”, informou Arino, completando que agora possui um público fiel, principalmente dos lojistas do Centro do município, além de outros novos a cada dia. “Passam por aqui um grande número de pessoas por dia”, disse.

Segundo Rosa, os salgados são feitos ao longo do dia, sem interrupções, por isso sempre haverá salgados quentinhos (e não requentados). “O suco natural também é feito na hora do pedido”, segundo Rosa.

E, de acordo com Arino, não para por aqui. Ele tem projetos de remodelar a fachada do estabelecimento, adquirir uma máquina de crepes e, quem sabe, aumentar o espaço da loja. “Já enfrentei o que tinha de ruim para enfrentar. Daqui para frente, é só crescer”.

A Central Lanches fica na esquina das Ruas Marcos Rovaris e Anita Garibaldi, no Centro de Içara.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Vídeos do posto serão analisados

Segundo o delegado da Polícia Civil de Içara, Ra-fael Marin Iasco, o caso do possível sumiço de R$ 10 mil do cofre do Posto de Combustíveis Liri, no Bairro Liri, na SC-444, em Içara, será investigado por André Serra, plantonista da Polícia Civil, que está substituindo outros dois investigadores.

Serra irá analisar no fim-de-semana os vídeos de segurança do posto para tentar achar indícios de atividades suspeitas.

Funcionários encontram o cofre vazio no dia 12, sem sinal de arrombamento.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - PM prende ladrão de residências no Rincão

O desempregado e viciado em drogas R.B.B., 22 anos, foi visto levando uma máquina de lavar roupa nas costas, populares acionaram a Polícia Militar, que deteve o elemento, que informou ter achado o eletrodoméstico em frente a uma residência, no Balneário Rincão, em Içara.

Ao chegarem ao local, os soldados Rodinei Cardoso e Nazareno de Souza constataram o arrombamento.

Já na Delegacia Civil de Içara, B. confessou ter furtado mais objetos da casa para comprar drogas. Ele disse que daria os nomes dos receptadores para não levar a culpa sozinho.

O dono da residência foi localizado e confirmou que vários coisas foram furtadas.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Ocorrências da semana de acidentes, furtos e violências

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil têm registrado casos de crimes tão frequentes que já são considerados comuns, como acidentes por imprudência no trânsito, furtos e violência.

Crimes tão casuais, já passivamente aceitos como fatos sociais, são registrados diariamente pelas Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

Por imprudência no trânsito, ontem por volta das 13h30min, na SC-444, no Centro de Içara, o Palio placas MBI-1225 de Criciúma, dirigido por N.T., de 51 anos, cortou a frente da motocicleta placas MFH-3586, de Criciúma, fazendo com que o condutor, M.S.H., de 20 anos, sofresse escoriaçõespelo corpo. Ele foi levado em seguida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital São Donato.

Já no dia 14, às 13h, pelo mesmo motivo, uma colisão entre a Van placas MAH-5796, de Içara, diri-gida por G.S.R., de 24 a-nos, e o Corsa placas CBI-7260, de Criciúma, conduzido por G.D.Z.R., 28, que nada sofreram. Entretanto, a caroneira da Van, T.D.S., de 59 anos, teve fratura nas costas e foi encaminhada ao Hospital São Donato.

O caminhão placas IDV-5882, de Içara, pertencente a G.C., 26 anos, foi furtado no dia 13, em frente ao Restaurante Rincão, no Bairro Barracão, em Içara, segundo dados da Polícia Civil de Içara.

Na manhã de sexta-feira, L.S.V., de 24 anos, moradora do Centro de Içara, registrou um boletim de ocorrência por ter sido agredida pelo padrasto, C.F. Ela também registrou ter recebido várias ameaças do marido, E.H.B., segundo dados informados parcialmente pela Polícia Civil.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Abertas inscrições para seleção de cursos do CEFET núcleo de Içara

Administração Municipal de Içara, conforme convênio de cooperação com o CEFET-SC informa a abertura das inscrições destinadas à seleção para o Curso de Formação Inicial Continuada de modelagem têxtil e costura industrial com 15 vagas cada. A idade mínima exigida para preenchimento das vagas é de 16 anos.

As inscrições acontecem de 18 a 22 de maio, no pólo presencial de Içara, no bairro Jardim Elizabete, das 13h30min às 21 horas. No ato da inscrição o candidato receberá um comprovante de inscrição que conterá um número, que será o mesmo utilizando durante do Sorteio Público, que identificará os inscritos.

O processo seletivo será classificatório, a realizar-se mediante Sorteio Público de acordo com o número de vagas, no dia 25 de maio, com início às 19 horas, no local das inscrições. Os 15 primeiros sorteados do curso de Costura Industrial e de Modelagem Têxtil terão o direito de realizar a matrícula; e os demais sorteados classificados aguardarão vagas que poderão surgir pela não realização da matrícula ou desistências; sempre respeitando a classificação.

É facultativo a presença do candidato no momento do sorteio. Caso o número de inscritos em cada turma seja inferior ao número de vagas, não haverá Sorteio Público, sendo que todos os inscritos terão direito a realizar a matrícula.

Os resultados serão divulgados no dia 26 de maio, em mural, no pólo presencial de Içara. As matriculas acontecem de 26 a 29 de maio, das 13 às 22 horas quando os candidatos devem apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento; CPF; comprovante de conclusão de ensino fundamental ou histórico escolar (exceto para costura industrial) e duas fotos 3x4.

Todos os intereçados podem procurar a sede do CEFET Içara no bairro Jardim Elizabete, para maiores informações.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Sindiserp quer implantação do Código de Assédio Moral

Os servidores públicos de Içara, que terão 6,81% de aumento salarial, agora lutam, por meio do Sindserpi, por direitos humanos que garantam os trabalhos na Administração Municipal.

Preocupados com a necessidade de proteção à dignidade do servidor público e da punição ao infrator do assédio moral, o Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi), quer criar o plano do Código de Assédio moral.

“Ao longo dos anos os servidores de Içara sofrem com estes assédios e o motivo principal disso é a questão das siglas partidárias. O trabalhador que é oposição passa a sofrer nas mãos dos administradores. Na administração passada, o assédio teve proporção que resultou em processo judicial”, justificou a presidente do sindicato, Edna Benedet da Silva.

Para o procurador do município, Walterney Réus, a iniciativa é positiva. “Toda regulamentação de conduta ainda é necessária”.

De acordo com este plano, qualquer comportamento, gesto, palavra ou mensagem escrita que possam atingir a dignidade e a integridade dos servidores pode ser considerada prática de assédio moral. Também entra neste âmbito a moral e a saúde do trabalhador.

De acordo com Edna, as consequências do assédio moral são preocupantes. Crises de choro, palpitações, tremores, sentimento de vingança, ideia de suicídio, falta de ar e uso de entorpecentes, entre outros efeitos, fazem parte da vida de quem constantemente é assediado na empresa em que trabalha.

Os servidores aceitaram o reajuste de 6,81% da Administração Municipal.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gravações contra Gentil Dory da Luz não tramitam mais na justiça

As gravações emitidas pelo Partido Progressista com a finalidade de fortalecer as acusações contra o prefeito Gentil Dory da Luz foram arquivadas pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina.

Tratava-se de um áudio mostrando gravações de pessoas da atual administração que supostamente teriam negociado a fraude de uma máquina, onde estariam registradas as compras de combustível em nome do prefeito. “Como é uma gravação clandestina e consequentemente ilícita perante a justiça o juiz entendeu que estes documentos não existem”, explicou a advogada de defesa, Katerine Schrainer. “Mais uma vez conseguimos provar à população que Gentil realizou a compra destes combustíveis de forma correta”, completou.

O processo foi iniciado no dia 13 de abril, quando o advogado do Partido Progressista, Gabriel de Souza, solicitou a “busca e apreensão do equipamento emissor dos tíquetes de combustíveis” referente às eleições de 2008. O fato que gerou repercussão em Içara já está fora de perigo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Emancipação: moradores poderão ter esclarecimentos

O deputado Estadual, Décio Góes (PT), apresentou, no dia 13, um requerimento na CCJ, solicitando uma Audiência Pública no BalneárioRincão, e a resposta deverá sair terça-feira.

Muito se tem falado na emancipação do Balneário Rincão, contudo a população pouco sabe sobre o andamento dos processos.

Há aproximadamente três meses este assunto começou a esquentar e, consequentemente, ferver os bastidores das siglas partidárias de Içara. E a comunidade do Rincão e de Içara, que são os maiores interessados do assunto, só resta esperar por decisões jurídicas, que, na maioria das vezes, não fica clara.

Baseado neste cenário, o deputado estadual Décio Góes (PT) apresentou no dia 13, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), requerimento solicitando que seja realizada audiência pública para esclarecer questões relativas a realização ou não das eleições municipais nas comunidades de Pescaria Brava, no município de Laguna, e de Balneário do Rincão, no município de Içara em função da Emenda Constitucional n. 57, de 18.12.2008.

“Eu considero, de modo geral, que a população não está bem informada sobre este processo. Toda esta questão caiu como se fosse uma bomba, para a surpresa de todos”, considerou Décio. “Queremos esclarecer o máximo possível solicitando a presença do procurados geral do Estado para o esclarecimento da legalidade desta lei”, completou.

De acordo com o deputado, a iniciativa de promover a audiência partiu de um abaixo-assinado promovido pelo Sindicato de Pesca Z-33, antiga colônia. “Recolhemos quarenta assinaturas, tanto dos pescadores quanto da população”, revelou o presidente da entidade pesqueira, João Picollo, que ainda explicou a preocupação dos pescadores em relação a possível emancipação “Com a emancipação virão indústrias para o nosso Rincão, o que poderá gerar poluição, queremos saber até que ponto isso será bom para nós, caso seja feita, realmente a emancipação do Distrito”, comenta.

O requerimento será votado na próxima terça-feira, dia 26.

No mesmo dia 13 de maio, os petistas de Içara de reuniram com o deputado a fim de construir propostas de governo “embasadas nas necessidades do povo”, como informou a presidente petista Maria Canever da Silva.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Saiba como se prevenir das doenças de inverno

Durante os dias frios os casos de doenças respiratórias chegam a triplicar de número em todo o país.

Com a chegada da temporada fria do ano, uma série de infecções respiratórias ganha disseminação fácil e rápida devido à proximidade das pessoas em lugares fechados.

Segundo especialistas, doenças como gripe, resfriados, rinites e até tuberculose chegam a triplicar os atendimentos em hospitais pelo país.

As crianças são reservatórios de agentes infecciosos virais, portanto, possuem uma possibilidade de contágio maior, explicam os especialistas.

Mudanças bruscas de temperatura e a segregação de pessoas em ambientes fechados aceleram a disseminação de vírus, bactérias e fungos por vias respiratórias.

Assim, pessoas que já apresentam uma pré-disposição ou que estejam com o sistema imunológico debilitado no momento, estão mais suscetíveis ao contágio e desenvolvimento da doença.

“É um mito, no entanto, pensar que uma gripe mal curada vá virar uma pneumonia, ou que o mesmo aconteça da rinite para uma sinusite”, comenta João Geraldo Simões Houly, médico pneumologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo.

Prevenção:
A melhor maneira de se proteger da gripe é a va-cina, mesmo com as mutações que o influenza sofre. Os médicos alertam que a eficácia não é de 100%, mas que, no mínimo, a injeção garante sintomas mais amenos. A vacinação tem de ser anual, uma vez que o influenza sofre pequenas mutações todos os anos. Há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites, meningites. O bebê toma três doses, com dois, quatro e seis meses de vida. Depois, um reforço aos 15 meses.

Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Se o ambiente é arejado, a troca de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias.

Agora, se você já foi acometido por uma crise alérgica, veja sete dicas de especialistas:

1) Em dias quentes, lave cobertores e edredons, guardando em seguida no armário o que não for utilizar durante o período;

2) Aproveite para limpar, enrolar e guardar todos os tapetes da casa, que são fonte permanente de poeira e ácaros;

3) Em ambientes acarpetados é necessário passar o aspirador de pó com frequência, mantendo uma rotina de limpeza diária da casa para evitar o acúmulo de pó;

4) Evite manter o lixo dentro de casa;

5) Quando o ar estiver “seco”, utilize um umidificador de ambientes ou substitua o aparelho por bacias com água em todos os dormitórios durante a noite. Isso melhora a respiração e garante um sono mais tranquilo;

6) Não coloque plantas naturais nos quartos;

7) Utilize máscara e luvas de borracha durante a limpeza pesada. O contato com produtos químicas dos produtos de limpeza podem agravar a alergia.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1623: EDITORIAL - Todos querem ser pai e mãe da emancipação do Balneário Rincão

Há aproximadamente três meses, o assunto do município e paralelamente do distrito é o mesmo: a emancipação. Desde que esta questão veio à tona, a movimentação das siglas içarenses nos bastidores é para definir quais serão os representantes da possível eleição. Em contrapartida, a população continua sem entender como está este processo e até que ponto esse possível desmembramento poderá ser realidade.

Diante deste cenário, o verdadeiro dever de qualquer sigla, que é o de lutar pelas causas da população, passa a se contradizer. Antes de escolher qualquer representante para o município, a população precisa de saber todas as causas que serão consequência, caso haja a emancipação. Só dessa forma os partidos terão reconhecimento.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.