O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Edição 1.740: EDITORIAL - Cartão vermelho nos maus políticos

O cartão vermelho é usado no futebol para punir o atleta que co-mete uma falta no adver-sário ou por ofensas ao árbitro. Com esse ato infracional o jogador é obrigado baixar a cabeça e sair do campo.
Usando esse exemplo, o povo deve estar mais a-tento a jogada do mau político e passar a distri-buir cartão vermelho para ele, que aparece, apenas, de quatro e quatro anos (e não são poucos) para garimpar votos. Já está mais do que na hora do povo saber distinguir o lo-bo do carneiro para depois não reclamar que escolheu o nome errado.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Juiz poderá arquivar processo pela cassação do Gentil em Içara

Representação Eleitoral N° 2647, pela cassação do mandato do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e do vice José Zanolli (DEM), poderá ser arquivado pelo juiz Marco Augusto Ghisi.

O processo N° 2647 que pede a cassação do prefeito, Gentil Dory da Luz (PMDB), e do vice-prefeito, José Zanolli (DEM), aguarda a sentença do juiz da 2ª Vara da 79ª Zona Eleitoral na Comarca de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado. O que deverá acontecer entre esta semana e o início da outra, de acordo com o juiz.
Ele informou que estava aguardando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o Recurso Contra a Expedição do Diploma (Reced) 43 contra os requeridos para analisar a Representação Eleitoral aqui, em instância inferior. “Estou estudando o acórdão da sentença do TRE para verificar se os fatos analisados aqui são os mesmos de lá. Se forem haverá a prejudici-alidade a questão, não cabendo manifestação de opinião sobre o mérito do assunto que já foi julgado em 2º grau”, explicou o juiz.
Segundo ele não faz sentido uma instância inferior, independente do tema, se manifestar sobre um processo, se identicar nas informações, que já recebeu sentença em instância superior.
Portanto, se o juiz Marco Au-gusto entender que os dados dos dois processos são iguais deverá determinar a extinção do processo, ou seja pelo arquivamento da Representação Eleitoral Nº 2647.
O advogado da Coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, Gabriel Shonfelder de Souza, relatou que os fatos de ambos os processos são os mesmo, mas que são independentes não devendo haver influência de um pa-ra outro. “Nós recorreremos, caso a decisão do juiz seja pelo arquivamento, visto que entendemos que ele deve julgar o mérito da a-ção”, declarou. Souza afirmou que a cassação de Gentil em Içara teria o efeito imediato, portanto a coligação requerente conta com essa sentença também.
Já a advogada da Coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, Katherine Sch-reiner, disse que essa possibilidade é uma novidade e que prefere se manisfes-tar depois que a sentença sair, respeitando a decisão judicial qualquer que fosse. “O objeto da ação é o mesmo, o tipo de processo é que é diferente. Na Comarca de Içara é pela cassação do mandato e no TRE pela cassação do diploma”, explica.
Termina nesta quinta-feira, 5 de novembro, o prazo para apresentação de recurso contra a decisão do TRE sobre o Reced 43, que cassou o mandato de Gentil e José. Katherine afirmou que está finalizando-o e irá a-presentá-lo hoje no Tribunal Regional Eleitoral, que analisará se o recurso deve ir para o Tribunal Superior Eleitoral. Quanto à entrada do advogado Fernando Neves na causa, para defender o prefeito içarense, ela disse que por enquanto assina o processo sozinha e falará sobre o assunto se o fato se concretizar lá na frente

GERAL - MIV denuncia derramamento de resíduos em rio de Treviso

Integrante do Movimento Içarense pela Vida (MIV), Geraldo Baldissera, informou que a co-munidade de Treviso solicitou ajuda, no sábado, 31, sobre poluição em rio por mineradora.



O Movimento Içarense pela Vida (MIV) denunciou despejo de resíduos poluentes no Rio Mãe Luzia, em Treviso, por uma das mineradoras que atuam no local e que entre elas, segundo o ativista Geraldo Baldissera, figura as Empresas Rio Deserto. As compotas teriam sido abertas, liberando os deje-tos na fonte de água.
Ele contou que a comunidade daquele município pediu ajuda ao MIV, que foi verificar a poluiçção ambiental do rio no último sábado, 31 de outubro. Registraram o fato com fotografias e coletaram amostra de água, cujo aspecto demonstrava presença de sujeira e mal-cheiro.
“Os içarenses querem que essa situação aconteça aqui? Isso é prova de que a Rio Deserto não cumpre que promete”, disparou Baldissera, citando a luta do movimento contra as a-=tividades minera-dorase o receio de que tragam mais degradação ao meio ambiente do município.
De acordo com o integrante do Movimento I-çarense pela Vida a população de Treviso irá apresentar denúncia ao Ministério Público sobre o incidente. “Não existe mina que não polua”, avaliou.
A assessoria de imprensa da Rio Deserto afirmou que a estação de tratamento de afluente da Cruz de Malta foi esquecida ligada entre a noite de sexta-feira, 30 de outubro, e a madrugada de sábado, 31 de outubro, havendo um vazamento de água tratada e um pouco de resíduo, não tóxico. Foi informado ainda que a limpeza da parte do rio afetada fora limpa no mesmo dia e que notificaram a Fatma (Fundação do Meio Ambiente do Estado). A empresa diz que cumpre as exigências legais e investe em inovações para diminuir a degradação ambiental pela atividade desenvolvida.
O Gerente de Desenvolvimento Ambiental da Fat-ma, em Criciúma, Alexandre Carniel Guimarães, não foi encontrado até o fechamento desta edição para falar sobre o caso. Foi deixado recado junto a secretária da Fatma.

POLÍCIA - Corpo de Bombeiros alertam sobre queimadas em períodos de muito calor

O número de queimadas, nesta época do ano, torna-se quase que diário, desta forma os bombeiros de Içara dão as principais dicas para assim evitar uma tragédia ainda maior.



A primavera começa a chegar ao fim e o verão já mostra a sua cara, dando semanas de sol que atingem 35 C° ou mais na Região Sul de Santa Catarina. E com esse clima forte o Corpo de Bombeiros de Içara alerta para os principais cuidados em épocas de calor. Além da desidratação, ou pelos perigos de afogamentos nas praias e lagoas, todo cuidado é pouco com as queimadas nas beiras das rodovias e em terrenos baldios.
Na tarde desta quarta-feira foi flagrado um fogo sinistro consumido a vegetação das margens da Rodovia Paulino Búrigo, na Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
O bombeiro Luiz explica os principais cuidados com as queimadas “Apenas nesta semana já recebemos cinco ocorrências referente incêndios em matas e se o calor continuar, os números tendem a aumentar”, completou. “Os principais causadores, são as chepas de cigarros, uma lata de alumínio ou um vidro”, finalizou.
Em relação às queimadas (Controladas), muito comum em áreas rurais e terrenos baldios Luiz faz as seguintes recomendações. Antes de qualquer incêndio em um terreno é preciso fazer um acerro (uma espécie de caminho ao redor de todo o terreno).

VARIEDADES - Internet sem fio permite a dispensa de linha telefônica

Sistema de internet wireless (sem fio), via rádio, chegou em Içara há 6 meses e já cobre 16 bairros do município. O serviço dispensa linha telefônica, provedor e tem mensalidade fixa.



A Empresa Interligue, instalada em Içara há 6 meses, oferece uma inovação no município: internet com rede wirelless, através de provedor via rádio. Com esse sistema não é necessário ter uma linha telefônica para acessar a rede mundial de computadores.
A recepção do sinal é feita através de antenas externas, uma para cada cliente e mais equipamentos de transmissão, que cobrem uma área de cerca de 15 km, cada. A conexão com os computadores é feita através de cabos USBs.
De acordo com o gerente comercial da empresa, Luiz Carlos Vasconcelos, a idéia de montar o negócio no município surgiu em conversas com amigos que atuam no mesmo seguimento em outras cidades.
Já são 16 bairros içaren-ses cobertos pela internet wireless, que também é banda larga, ou seja, tem-se o serviço por 24 horas sem custo adicional. Paga-se por um pacote fixo mensalmente, de acordo com a velocidade escolhida, es-tão disponibilizados 250 kb/s e 500 kb/s.
O sistema já está instalado no Liri, Bairro Aurora e nesta semana será implantado na Vila Nova. “A meta é chegar até, no máximo, início de 2010, no Balneário Rincão”, afirmou Vasconcelos.
Criada por sócios a Interligue vem conquistando adeptos a este tipo de in-ternet e o gerente comercial, embora não revele o nú-mero atual de atendimentos, relatou que há um número significativo.
“Temos uma boa aceitação, mesmo sendo uma em-presa nova e é essa a nossa expectativa: trazer inovação para Içara”, explicou o gerente comercial.
Segundo ele, são vantagens da internet wireless o fato de não precisar de provedor de acesso, não pagar taxa de telefone fixo e ter uso ilimitado.
Os contratantes do sistema assinam contrato anual, que, de acordo com Vasconcelos não tem multa por cancelamento, contudo os valores pagos não são ressarcidos.
Os equipamentos necessários para o funcionamento da internet são cedi-dos, em regime de como-dato, para a clientela, o que significa que deverão de-volvê-los quando não quiserem mais o serviço.
O pacote com a menor velocidade custa R$ 39,90 e a empresa oferece outros serviços como suporte técnico que possibilitam a viabilidade do negócio.

ESPORTES - Competição de Vôlei de Praia agita escolas de Içara

Neste fim de semana a Fundação Municipal de Esportes de Içara organizou a 1a Copa de Vôlei de Praia, nos naipes Sub-13 e Sub-16, na Escola Municipal Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete.

Neste fim de semana foi realizado, embaixo de muito sol, a 1a Copa da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Vôlei e Praia, nas categorias Sub-13 e Sub-16 nos naipes masculino e feminino, em Içara.
Com a chegada do verão e o hormônio do atletas a flor da pele as competições esportivas já programadas pela fundação começam abrir o calendário de verão 2009/2010.
A competição, que foi realizado na Escola Municipal Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete, em Içara, teve a participação de seis escolas da região, formando assim um total de 104 atletas, divididos em 52 duplas, que disputaram os jogos durante os dias de sábado e de domingo.
Os resultados final do torneio foram os seguintes. Na categoria Sub-13 Feminino terminou assim: 1° Débora e Karini (Quintino Rizzieri); 2° Aline e Jéssica também do Quintino Riz-zieri e 3° Giovana e Ketlen (Maria Arlete Lodetti).
No masculino, confira a classificação: 1°) Raul e Bruno (Quintino Rizzieri); 2°) Bruno e Jorge (Maria Arlete Lo-detti) e 3º) Natan e Cristian (Quintino Rizzieri).
Os maiores tiveram a oportunidade de mostrar os talentos no esporte. No Sub-16 feminino, em primeiro lugar ficou a dupla Fabiana e Beatriz (Quintino Rizzieri), na segunda colocação Daniele e Sabrina (Salete Scotti) e Aline e Natália (Quintino Rizzieri) conquistaram o terceiro lugar.
No naipe masculino, a dupla que subiu o degrau mais alto do pódio foi: Japa e Galego (Salete Scotti), o segundo lugar ficou com Na-tan e Thiago (Cristo Rei) e em terceiro veio Mateus e Thiago (Quintino Rizzieri).
A coordenação da FME destacou o grande desempenhos dos atletas da Escola Quintino Rizzieri, que levaram ao pódio sete duplas, divididas nas categorias femininas e masculinas. Também agradecem o empenho dos professores das escolas participantes que não mediram esforços para que a competição de vôlei fosee um verdadeiro sucesso.
A Fundação Municipal de Esportes de Içara já pensa na continuidade da competição, fazendo reve-zamento de escolas, havendo assim uma interação maior de alunos.