O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.197 - 23 de setembro de 2011

FRAMBER JÚNIOR/JI
Esportes: Maria da Glória e Silva lidera o número de medalhas no Joesinho



ARQUIVO/JI
Editorial: Presidentes retornam
A extinção da medida cautelar que autorizou o afastamentos dos dois em julho foi publicado pelo juiz da Comarca de Içara nesta quinta-feira




MASO NYETTO/JI
Política: Zé Pizzetti diz que Vitorassi deve definir se fica no PDT ou PT




FRAMBER JÚNIOR/JI
Polícia: Civil investiga desmanche no Marili

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Carpes e Gabriel voltam aos cargos

O juiz Sérgio Renato Domingos ouviu 12 e dispensou nove das 21 testemunhas que haviam sido convocadas para prestar esclarecimentos sobre as cédulas marcadas. O julgamento do caso, entretanto, será feito posteriormente, em gabinete. Sem previsão de prazo para ser realizado. Com isso, a decisão pode não ficar a cargo do atual juiz, pois o mesmo será transferido para outra co-marca até o final da sema-na. Um novo magistrado deve assumir o caso.
Mas, a volta de Darlan Carpes e Pedro Gabriel para as presidências da Câmara Legislativa e Cooperaliança, respectivamente, é fato certo e a correria nos dois locais, também.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Divisão entre pedetistas de Içara causa desencontros

O presidente da Comissão Provisória do PDT afirmou que o grupo não foi convidado para o evento que reuniu partidos de esquerda em Içara; porém o vereador Diego Vittorassi participou.

MASO NYETTO/JI
A notícia sobre o encontro de partidos de esquerda de Içara (PT, PCdoB, PRB e PDT), ocorrido sábado, dia 17, no Centro Comunitário do bairro Jardim Elizabete, chamou atenção da Comissão Provisória do PDT, que disse não ter sido convidada para o evento.
O encontro contou com a palestra do deputado estadual do PDT, Amauri Soares. Do partido, também esteve presente o vereador Diego Vittorassi e a secretária Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Rita de Cássia Vieira.
De acordo com o presidente da Provisória, José Pizzetti, há um grupo de pedetistas, pertencentes ao antigo Diretório, que não está em sintonia com o partido, mas ligado ao ex-presidente do PDT, Murialdo Canto Gastaldon, hoje filiado ao PT.
“As pessoas que foram ao evento estão diretamente ligadas ao Murialdo e só estão hoje no PDT por conta dos cargos que possuem no município. Caso contrário, já estariam no PT”, observou Pizzetti.
O que tem preocupado mais a Provisória é o comportamento de Vittorassi.
“As atitudes que ele tem tomado não condizem com o PDT, sendo que está trabalhando mais pelo PT. Então, deve se decidir. Consideramos ele um dos melhores vereadores da Câmara. Mas, está criando uma barreira com o grupo que o apoiou. O Diego tem um futuro político brilhante, mas se caminhar com as próprias pernas. Acreditamos que ele está sendo induzido por outras pessoas”, ressaltou o presidente da Provisória.
Em contrapartida, o vereador informou que Pizzetti não faz parte do grupo que apoiou sua candidatura. “Ele apoiou o Geraldo Baldissera. Confio muito no grupo que me elegeu e o Zé Pizzetti não faz parte dele. Trabalho pelas pessoas que me ajudaram, sou grato a elas e sei que não querem o meu mal”, disse Vittorassi. O vereador falou também sobre a possibilidade de sair do PDT. “Em princípio, tenho vontade de continuar no PDT. Mas, do jeito que as coisas estão se encaminhando, posso mudar de partido. Acho que o PDT está se perdendo”, declarou.
Vittorassi comentou, ainda, que não tem vontade de ser candidato nas próximas eleições municipais.
“Não pretendo disputar a reeleição. Estou descontente com os encaminhamentos da Câmara. Achei que os processos fossem mais rápidos, mas é tudo muito moroso”, opinou.
Quanto ao “desencontro” no evento de sábado, o vereador disse que esqueceu de avisar a Comissão Provisória. “Assim como a Provisória não me avisou da visita do presidente estadual do PDT, Manoel Dias, ao prefeito Gentil da Luz, no início do mês; acabei esquecendo de avisá-los do evento. Mas, o PDT estava muito bem representando, comigo e com a secretária Rita de Cassia”, explicou Vittorassi.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Estou de mala pronta para ir para o PMDB, não é nada 100%, estamos conversando.” Vereador Joaci Domingos Pereira (PP), o Boca, que está bem próximo de trocar de partido até 7 de outubro.

Sandra Cureau
Procuradora Geral Eleitoral, Sandra Cureau, enviou novo parecer à Justiça Eleitoral contra a criação do PSD nesta terça-feira, 20.
O documento evidencia deficiências no processo que corre no Tribunal Superior Eleitoral. Destaca-se o número insuficiente de assinaturas. Foram apuradas 220 mil, quando o necessário é 490 mil. O vice-prefeito de Içara, Zé Zanolli aposta na homologação do partido, mas não esconde a preocupação.
“A gente tem essa preocupação sim. Não podemos ser tão irresponsáveis de dizer que essa possibilidade não existe. Mas, acreditamos, pois as pessoas têm nos passado muita segurança”, admitiu Zanolli, em entrevista ao Difusora Notícias desta quarta-feira, dia 20. “Vamos aguardar. Temos outras situações. Outros partidos têm conversado com a gente. Vamos sentar com nossas lideranças e tomar a decisão em conjunto”, completou, referindo-se ao plano B.
Zanolli, pela declaração, afirma que, caso o PSD não receba a homologação, poderá ir para outra sigla.
Mas, qual? Voltar para o DEM ou para o PP? Qual caminho Zanolli deve seguir? Entre em contato com o Jornal Içarense e dê sugestões

Rápidas
* Prefeito Clésio Salvaro deve ser convocado para depor na CPI do Esgoto que tem como pivô o empresário Hudson Colonette, da Artevilla, de Içara.
* Cerca de três anos Gentil da Luz e José Zanolli vivem na sombra do processo de cassação que tem mais um capítulo nos próximos dias.
* Diego Vitorassi tem que se definir se fica no PDT ou vai para o PT, afirma José Pizzetti, presidente da Comissão Provisória do PDT.
* Senador Cristovão Buarque (PDT) foi condenado por confeccionar material publicitário no valor de R$ 146 mil para fins eleitorais com dinheiro público.
* Buarque já esteve em Içara recentemente e uma das suas falácias era contra a corrupção no Poder Público. Tem políticos em Içara que são seguidores dele.
* Reginaldo de Jesus, o Dedê, homem de confiança de Jorge Rodrigues, foi contratado pela Coopera-liança e dá suporte em todos os setores.
* Mas, agora, que o Pedro Deonízio Gabriel retornou ao cargo o Rodrigues volta a ser vice. O dia de ho-je promete na Cooperaliança.
* O mesmo deve ocorrer na Câmara Municipal de Vereadores, com a volta de Carpes a presidência. Uma coisa é certa: a CPI vai ser arquivada.
* PMDB realiza nesta sexta-feira, em Esplanada, mais uma reunião do partido para tratar sobre as filiações. No mês passado o encontro foi no Tereza Cristina.
* Vereador Jurê Bortolon deve assumir em breve o comando da subprefeitura do Balneário Rincão em substituição a Jairo Celoy Custódio.
* Custódio, que há poucos dias perdeu o irmão Gilmar, deve ocupar outra pasta dentro da Administração Municipal de Içara.


Frase
“A corrupção, as medidas provisórias, o vazio do congresso, são os mosquitos que contaminam a democracia.” Cristovão Buarque (PDT), senador brasileiro.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Panfletagem na Marcos Rovaris contra exploração infanto-juvenil

Exploração e abuso sexual, violência física e psicológica, negligência, bullying e outros problemas contra crianças e adolescentes têm crescido no Estado; Içara combate com informação.

FRAMBER JÚNIOR/JI
Sábado, 24, é Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Para chamar atenção da sociedade içarense quanto à gravidade do problema, a Administração Municipal de Içara, junto com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda; está promovendo desde segunda-feira, dia 19, a Semana Contra a Violência e Exploração Infanto-Juvenil.
As equipes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Programa de Atendimento Especializado na Família e Indivíduos (PAE-FI) estão fazendo panfletagem em toda a rede de saúde e também nos órgãos de proteção, além de visitas a escolas, núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e comércio. Três outdoors foram colocados na cidade para alertar sobre o tema.
Nesta sexta-feira, dia 23, está programada uma abordagem de veículos e de civis na Rua Coronel Marcos Rovaris, das 8h às 12h.
“Pretendemos, com estas ações, chamar atenção das pessoas e também das autoridades para um problema tão próximo de nós”, explicou a secretária da Pasta Rita de Cássia Vieira, que ainda lembra que denúncias contra exploração podem ser feitas pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar, pelo 3432-7668.
Em 2010, o Disque 100, número nacional para recebimento de denúncias de atos de violência contra crianças e adolescentes, encaminhou para o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) 1.316 denúncias de violência contra crianças e adolescentes, que englobam exploração e abuso sexual, violência física e psicológica, negligência, bullying e outros.
Destas, 397 foram especificamente denúncias de exploração e abuso sexual infanto-juvenil.
Os dados de 2011 do Disque 100 apresentam um agravamento do quadro, pois somente até o mês de agosto foram recebidas 1.242 denúncias, sendo 461 de exploração e abuso sexual infanto-juvenil.
Mas, apesar de desatualizados, números do Programa Sentinela, que presta apoio às vítimas de abuso e violência sexual, mostram um quadro que deve ser ainda mais grave: entre 2006 e 2008 foram atendidos 21.856 casos de abuso e exploração sexual, o que revela uma média de 607 casos por mês ou 20 casos por dia em Santa Catarina.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Desmanche de carro é encontrato por vítima

O desmanche foi encontrado pela vítima que investigava o paradeiro de seu veículo, ao receber informações sobre um suposto cemitério de carro, foi até ao local e confirmou a suspeita.

DIVULGAÇÃO
Diversos peças de carros e de motocicletas foram encontrados por D.M.W, um cidadão içarense que teve o veículo furtado, e soube que em um local deserto, no Loteamento Mari-li, em Içara, estava sendo usado como desmanche de carros.
W. formalizou a denúncia na Polícia Civil de Içara, que esteve averiguando no local e constatado o fato. O terreno parecia estar sendo ocupado há um bom tempo para “esfriar” e desmanchar veículos, frutos de roubos na região. Sem nenhuma construção por perto e somente mato ao redor o local tinha indícios de movimento constante em dois acessos. As primeiras investigações da Polícia Civil indicam que muitas pessoas frequentavam o possível desmanche no Marili.
Segundo in-formações do delegado Fernando de Faveri, um sus-peito foi identificado mas não pode revelar o nome para que não comprometa o restante da investigação, que corre em sigilo.
Cerca de cinco carros foram achados no local.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Destaque Içarense 2011 já tem data confirmada

Os içarenses votaram nos cidadãos, empresas e entidades que foram destaque durante o ano; eles serão premiados com o troféu Destaque Içarense 2011, no dia 26 de novembro, no Clube Ipiranga.

As urnas já foram recolhidas com os votos da população aos 100 cidadãos, empresas ou entidades içarenses que mais se destacaram na comunidade durante o ano, Nas respectivas áreas de atuação.
Com os nomes já indicados, o Jornal Içarense (JI) comunica que o Destaque Içarense 2011 acontecerá no dia 26 de novembro, sábado, na Sociedade Recreativa Ipiranga, Centro.
O JI realiza o evento pelo 13º ano consecutivo. Durante a noite, além da entrega de troféus, é oferecido jantar para ganhadores e convidados.
As urnas para depósito dos votos foram disponibilizadas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Prefeitura Municipal de Içara, Câmara Municipal de Içara, Giassi Supermercados, Subprefeitura do Balneário Rincão e Abimar Supermercados, entre outros lugares.
Mas, nestes dois anos, a maioria dos votos foi recebida pela internet, através do site: www.votedestaque.com.br. A votação via web foi divulgada na contracapa do jornal por aproximadamente dois meses.
Também foram publica-das sugestões de categorias a serem indicadas.
“Nada mais justo é premiar essas pessoas e empresas que se destacaram durante o ano em diversos ramos de atividade no municípios”, ressalta o jornalista Vilmar Santos Nietto, o Maso Nyetto. “O próximo destaque pode ser vo-cê”, lembra.
O Destaque Içarense é um evento que também comemora mais um ano de conquistas do Jornal Içarense, rumo aos 18 anos de periodicidade em Içara, contribuindo para o crescimento do município ao registrar os acontecimentos diariamente na cidade.
Já fez um ano que o JI trocou de sede. A redação passou a atender na Rua Natal Tassi, nº 360, Centro, no dia 9 de agosto de 2010.
Devido ao crescimento do jornal e às necessidades de ampliação, teve que deixar a antiga sede, que era locada. Até o dia 6 de agosto de 2010, o periódico estava localizado na Rua Vitória, nº 828, Centro de Içara, onde permaneceu por quatro anos.
Além da redação, o local possui uma sala para o departamento financeiro, sala de reuniões, telemarketing e recepção. Faça uma visita e seja parceiro do Jornal Içarense.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Escolas Maria da Glória e Silva e Quintino Rizzieri lideram o Joesinho

FRAMBER JÚNIOR/JI
Mais de 600 atletas, com idades de 10 a 12 anos, de dez escolas municipais, estaduais e particulares participam da décima edição dos Joguinhos Estudantis de Içara – Joesinho, no Ginásio Ergínio Januário Borges, que teve início na segunda-feira e encerra nesta sexta, 23.
Durante a semana foram conhecidos os campeões do atletismo, do handebol, do tênis de mesa, do xadrez, do basquete, do vôlei nas categorias masculinas e femininas.
Hoje, último dia da competição municipal, haverá apenas a disputa do futsal masculino.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.