O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.927 - Içara, 12 de agosto de 2010

Estudantes comemoram data com atividades nas escolas






Sete toneladas de anchovas foram pescadas no Rincão







Incêndio em casa no Balneário Rincão pode ser criminoso

EDITORIAL - Povo tem que participar mais

A Administração Municipal de Içara realizou na noite de ontem uma Audiência Pública no Plenarinho da Câmara Legislativa para tratar sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no exercício de 2011 e contou com poucas pessoas.
Ou a Administração Municipal de Içara não fez divulgação suficiente ou a comunidade está desinteressada nas ações do Poder Executivo. A participação popular é importante para que ocorra as melhorias. O povo não pode cruzar os braços e ser omisso.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane Mendes


Direito do consumidor

Cobrança de serviços não não solicitados por cliente é abusiva e pode gerar dano moral.

Uma prática constante das grandes empresas é o Telemarketing. É um grande transtorno receber ligações indesejadas oferecendo serviços dos mais diversos que o consumidor não tem qualquer interesse. Ocorre que tais serviços indesejados podem ir muito além do mero aborrecimento de receber uma oferta de telemarketing indesejada.
Além de ter que ouvir as mais variadas ofertas de serviços indesejados, muitas vezes o consumidor é surpreendido por uma cobrança destes serviços, que jamais usou e jamais solicitou. São pacotes de serviços telefônicos, cartões de crédito, pacotes de serviços bancários e uma infinidade de serviços que geram taxas, anuidades e uma série de débitos, tão indesejados quanto os serviços. E, infelizmente, não são raras as vezes em que o consumidor tem seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito por dívidas de serviços não solicitados.
A cobrança indevida de serviços que o consumidor jamais contratou é ilegal e abusiva. Constatando-se que os serviços nunca foram solicitados, tampouco o consumidor os autorizado, deve a empresa que cobra indevidamente por esses serviços devolver em dobro os valores cobrados, conforme determina o art. 42 do Código de Defesa do Consumidor. O abuso cometido pela empresa em total desconsideração para com o consumidor causa transtorno e aborrecimento ao cidadão que são passiveis de indenização.
O Código de Defesa do Consumidor é uma legislação moderna que prevê vários direitos ao consumidor, fazendo com que o mercado se torne melhor e com produtos e serviços mais seguros. Entretanto, é dever do consumidor denunciar os abusos sofridos para que, sistematicamente, as empresas e fornecedores respeitem as normas vigentes e a dignidade do consumidor.

POLITICA - Ada De Luca visita Içara

A deputada estadual e candidata à reeleição Ada De Luca (PMDB) veio à Içara encontrar-se com os companheiros de campanha e lideranças da região nesta quarta-feira, dia 11.

A deputada estadual Ada De Luca (PMDB), que concorre novamente a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, esteve em Içara na tarde desta quarta-feira, dia 11, para visitar companheiros de campanha e reunir-se com lideranças da cidade.
A candidata esteve na sede do Jornal Içarense, junto com o prefeito Gentil Dory da Luz, com o presidente da Câmara de Vereadores, Acirton Costa, do ex-vereador Jairo Celoy Custódio, e assessoras.
Ada conta que está tendo uma boa receptividade na campanha, assim como teve durante os quatro anos de trabalho. A deputada diz que é bastante solicitada para visitar os municípios, tanto pela história e trajetória política, quanto por ser a única mulher do PMDB eleita.
Ela elegeu-se a deputada estadual em 2006 com mais de 30 mil votos. “Sou conhecida por minha franqueza e transparência, além do costume de dar respostas rápidas”, explica.
Na terça, Ada esteve em Lauro Müller para ministrar palestra sobre a Lei Maria da Penha. “Por ser ex-presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Amparo à Família e à Mulher; sou bastante solicitada para tratar de temas relacionados à mulher”.
Gentil da Luz ressaltou benfeitorias na cidade que foram conquistadas com o trabalho de Ada na Assembleia Legislativa, como a informatização do Hospital de São Donato e obras de pavimentação. “Além de me ajudar no Estado, ela tem ajudado também em Brasília, por isso a apoiamos”, destacou o prefeito.
Para Costa, o apoio à candidata se deve a atuação dela no município. “A Ada é uma cidadã içarense e tem contribuído muito com o município. Ela sempre ajuda o Hospital São Donato. Com a reeleição dela, vamos garantir que os recursos continuem vindo para a cidade”.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Eles querem minha força eleitoral e não querem minha força política.Algumas pessoas têm preocupação de perder a hegemonia do partido”, Governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que disputa vaga ao Senado, em resposta aos tucanos que pedem mais empenho dele na campanha do presidenciável José Serra.

A reunião
que deveria ocorrer nesta quarta-feira, em Jaguaruna, entre vereadores daquela cidade com os de Içara, foi transferida para outra data.
O encontro, que seria para discutir sobre a Ponte do Torneiro, cuja obra está parada cerca de dois anos, foi adiado porque o vereador Darlan Carpes (PP), autor do requerimento, estava em Florianópolis, e não chegaria a tempo na reunião.
Recentemente a comissão da Câmara, presidida pelo vereador Diego Vitorassi, esteve em Jaguaruna, e informou que a obra iria reiniciar. Também esteve no JI, em data anterior, o ex-vereador Wagner Pizzetti, afirmando que seria dado andamento da obra.
Pelo que sei a comunidade está revoltada com alguns políticos e deve dar o troco nas urnas. Por enquanto, somente os pilares estão prontos.

Vereadores de Içara
votaram pelo fim da cobrança da taxa de cole-ta de lixo aos moradores da cidade isentos do pa-gamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A lei foi ‘derrubada’ e de forma retroativa.
Ou seja, se o prefeito Gentil da Luz aprovar a votação dos vereadores, o Samae precisa devolver os valores cobrados desde o início do ano.
A expectativa é grande por parte da comunidade.

O Comando
Nacional dos Bancários entregou ontem a pauta de reivindicações da Campanha de 2010 à Fenaban.
Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 11% (inflação do período mais 5% de aumento real), Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil para cada funcionário, piso salarial no valor mínimo do Dieese (R$ 2.157,88).

Enquanto a deputada Ada de Luca
conta com apoio do Prefeito de Içara, Gentil Da Luz, e do Presidente da Câmara, Acirton Costa, o suplente de deputado federal e candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, Acélio Casagrande, busca apoio no presidente estadual do PMDB e candidato a vice-governador, Eduardo Moreira.

Frase
“A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo.” (Abraham Lincoln - 16º presidente norte-americano - 1809-1865).

GERAL - Pescadores capturam lances de 5 toneladas de anchova

Depois da temporada da tainha, que foi fraca, os pescadores da região do Balneário Rincão, estão vibrando com os lances das anchovas, que em 15 dias totalizou mais de 10 toneladas de peixe.

Após um período de safra fraca, as redes dos pescadores do Distrito Balneário Rincão, em Içara, ganharam volume. Nos últimos dois dias, mais de 10 toneladas de anchova foram capturadas na localidade da Zona Sul.
O último grande lance, foi recolhido na manhã de ontem, com cerca de cinco toneladas. O grupo utilizou uma rede de quase 1,8 mil metros, com dois barcos. Apesar do auxílio de 30 pessoas para puxar o capturado, a rede acabou arrebentando e foram perdidos 300 metros de rede.
Os lances de pexes pegos nas redes dos pescadores Renê Feliciano, da Barra do Torneiro, em Jaguaruna, e João da Barra Velha, do Balneário Rincão, deverão ser vendidos a um supermercado da região.
O vento Sul e o frio intenso teriam contribuído para o sucesso dos pescadores, que entraram no mar as 8h e lançaram os quase 1,8 mil metros de rede, que ficou cheia de peixes ainda na parte da manhã.
Há cerca de 15 dias, outro grupo de pescadores da região recolheu um lance de sete toneladas da anchova.
Alguns meses atrás, os pescadores da região enfrentavam dificuldades em função do fracasso da safra da tainha e estavam desmotivados, mas, agora com a temporada da anchova, o ânimo tomou conta dos homens do mar.
Um dos mais animados era o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, que tem acompanhado os pescadores nos momentos bons e ruins.

POLÍCIA - Discussão entre vizinhos deixa homem ferido com quatro disparos

Homem de 23 anos é atingido por quatro tiros na manhã de ontem, autor alega que a vítima agredia a filha de 17 anos e afirma que se entregará à Polícia Civil na presença de um advogado.

Relação extraconjugal teria motivado tentativa de homicídio entre vizinhos na manhã desta quarta-feira, 11, no Loteamento Antônio Lima, em Içara.
Por volta das 9h30min, A.D.I., 40 anos, teria disparado quatro tiros contra E.S.O., 22 anos.
Moradores do local identificaram o autor dos disparos como um vizinho da vítima. Em consulta ao banco de dados, a Polícia Militar encontrou o telefone do suspeito.
Conforme o sargento Fontoura, o homem assumiu a autoria do crime e afirmou que se apresentará a Polícia Civil, assim que tiver o suporte de um advogado.
Os bombeiros que prestaram atendimento, apontam que os disparam atingiram a as regiões do tórax pelas costas, o abdomên próximo a virília, o quadril e a nuca. De acordo com informações do Hospital São Donato, o rapaz foi operado e está sob cuidados médicos.
A sogra da vítima, afirmou que o rapaz teria relações extraconjugais com a filha, de 17 anos, do autor dos disparos. Ela acrescentou, que na última semana, o vizinho fez ameaças portando um facão, o que teria levado o jovem a registrar um Boletim de Ocorrências.
O rapaz é casado e a esposa espera o terceiro filho.
D. alegou que a filha era constantemente agredida pela vítima, sem mencionar se haveria envolvimento afetivo entre eles
Agora o caso está sob investigação da Polícia Civil.

POLÍCIA - Incêndio no Balneário Rincão teria sido criminoso


Jovens alcoolizados são suspeitos de realizar atos de violência e vandalismo no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Na noite de terça-feira, 10, o Corpo de Bombeiros Militar de Içara utilizou cerca de 6 mil litros de água para conter as chamas em uma casa na Zona Norte da localidade.
Marcas na porta, apontam que a residência pode ter sido arrombada, antes do incêndio. Apenas parte da alvenaria foi salva pelo fogo, enquanto a parte construída em madeira ficou totalmente queimada.
Já, uma residência em frente a casa incendiada, teve a porta arrombada, mas nenhum objeto teria sido levado. De acordo com o proprietário da residência, está é a quarta vez que este tipo de delito acontece, sem que alguém seja preso pela contravenção.
Um vigia noturno relatou ao dono da casa, que três elementos, aparentando serem menores de idade, em movimentos suspeitos, estariam no local na noite em que ocorreu o incêndio.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), há fortes indícios de que o incêndio tenha sido criminoso.

VARIEDADES - Escolas celebram o Dia do Estudante com atividades

A maioria das escolas do município de Içara realizaram atividades com diversos temas envolvendo os alunos, entre eles, a conscientização do meio ambiente e ações sociais, nesta quarta-feira.

O Dia do Estudante, 11 de agosto, foi marcado por ações nas diversas instituições de ensino de Içara.
A Escola Lúcia De Lucca, realizou uma passeata a fim de promover a conscientização ecológica juntos aos estudantes.
Os 75 alunos da escola distribuíram panfletos, confeccionados por eles mesmos, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar do Meio Ambiente. “Só pelo fato dos alunos terem saido além dos portõespara levar um pouco de conhecimento sobre o Meio Ambiente, já valeu a pena”, comemora a diretora Vanderléia Aparecida Pizzetti Nunes.
Os alunos receberam o apoio dos professores e da Equipe Pedagógica, além da utilização de um carro de som para reforçar a mensagem a ser transmitida por meio de músicas relacionadas ao tema da ação social. Após a panfletagem, ganharam lanches e participaram de jogos.
Durante o trimestre, a direção da escola está desenvolvendo o projeto “Família e Escola, Unidas na Construção do Saber”, com o objetivo de oportunizar à família um contato mais significativo com a escola, visando resgatar os valores familiares, o respeito com a natureza e as diferenças sociais. Dentro dos objetivos do projeto, foram criadas a composteira e a horta escolar. “Escola tem que trabalhar junto com a comunidade, de portas abertas”, alerta a diretora Vanderléia.

Os alunos das Escolas Ângelo Zanelato (Primeiro de Maio) e Paulo Rizzieri (Boa Vista) tiveram um dia de integração, participando de jogos no Módulo Esportivo. “Os jogos, além de serem uma comemoração ao Dia do Estudante, fazem parte do planejamento que fizemos no início do ano para integração entre as duas escolas. Os alunos já trocaram cartas e agora participam do campeonato de futebol juntos”, explica a coordenadora pedagógica do Angelo Zanelato, Maria Lúcia Mendes Topanotti. Na terça-feira, dia 10, aconteceu o campeonato para alunos de 1ª a 4ª série e quarta-feira, 11, para alunos de 5ª a 8ª.
“O jogo foi ótimo, ganhamos de 2 a zero da equipe do Paulo Rizzieri”, conta a estudante Maria Eduarda de Oliveira Martins, da 6ª série, da Escola Ângelo Zanelato, que exibia a medalha de primeiro lugar no futebol feminino.
Na Escola Quintino Rizzierri os professores se caracterizaram de personagens famosos e fizeram o show: “Qual é a música?” com a participação dos estudantes. Já a Escola Tranquillo Pizzetti promoveu uma gincana.

ESPORTES - Campeonato Feminino de Futsal inicia nesse sábado

A Competição Municipal, organizada pela Liga Atlética Içarense, começa nesse fim de semana, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, e a expectativa das equipes femininas é grande.

Já foi o tempo em que o futebol era um esporte de exclusividade dos homens. Hoje em dia as mulheres estão com um nível técnico igual ou até mesmo superior ao dos marmanjos
Em Içara não é diferente, a Liga Atlética Içarense (LAI) organiza há dois anos o Campeonato de Futebol de Salão Feminino, onde muitas jovens do município e da região encontram no esporte uma forma de se divertir.
O Campeonato de Futsal Feminino deste ano contará com a participação de dez equipes, que se dividirão em duas chaves, de acordo com o congresso técnico, realizado a cerca de duas semanas.
A competição está marcada para iniciar neste sábado, dia 14 de agosto, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges (Complexo Esportivo João Ramos Rousseng), e tem a previsão para encerrar no dia 25 de setembro.
Na Chave A estão: Cocal do Sul, Sky Board’s A, Cantinho do Lanche, Vila Nova e Budny.
Já na Chave B encontram-se: Índia Produtos Naturais, Nova Geração, Sky Board’s B, Bonsu-cesso e Plazon (Orleans).
As equipes irão jogar em turno único, sendo chave contra chave, classificando-se os oito melhores times para as oitavas de final.
Segundo o coordenador Pedro Paulo da Rosa, a competição feminina ainda é novidade no município e região, mas as atletas já estão chamando atenção de muita gente. “Não temos a pretensão de formar nem uma atleta, mas muitas dessas jogadoras podem fazer um bom papel no esporte amador”, finalizou Rosa, que também é árbitro de futebol no município.