O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Esportes: Final do Praião B pode ser de times içarenses

O Campeonato Praião B está mostrando grande potencial das equipes de Içara e de cidades da região, sendo que dos quatro times participantes três deles são de Içara, São José, Vila Nova e Praia B.

Juntamente com a equipe da Zuleima Elite os clubes içarenses fazem no domingo, as semifinais do campeonato, cujos jogos acontecerão na parte da manhã, à partir das 9h.

O primeiro finalista será conhecido no confronto entre o Zuleima Elite e o Vila Nova. Se a equipe visitante perder, Içara já estará garantida com mais um time na elite do Praião 2009/2010. É que na sequência, o São José enfrenta o Praia B pela segunda vaga na final, o que garante uma equipe içarense na competição no ano que vem.

Nas estatísticas do campeonato, já foram anotados 35 gols, resultando em uma média de 2,3 por jogo. Este é o menor índice das Competições de Verão organizadas pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara. No Praião, são quase 3,12 por confronto. E no Coroa Bom de Bola, são 2,85 gols por jogo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Lagoa dos Esteves sedia o Regional de Snipes

O Fim de semana do Distrito Balneário Rincão não será só marcado pelas disputas de futebol, mas também por mais uma competição de vela na Lagoa dos Esteves marcando a volta da competição.

O clima de fim de semana já começa a se estabelecer no ar, as famílias já planejam o que irão fazer sábado e domingo, e as equipes que disputam os esportes de verão começam a se movimentar e a preparar as estratégias.

Além das tradicionais competições de futebol na orla do Balneário Rincão ainda haverá competições paralelas no Distrito.

Sendo que este fim de semana será realizada a primeira regata Snipes de 2009, no Iate Clube Veleiros da Lagoa (ICVL), na Lagoa dos Esteves, no Distrito Balneário Rincão, em Içara. Respectivamente no sábado e no domingo, deste modo reabrindo o Ran-king da regata. A nova temporada inicia com promessa de entrar para a lista de sedes nacionais, e manter o calendário oficial.

Assim como no último ano, o Regional será formado por nove etapas. Cada uma delas em um mês diferente. A única exceção é janeiro, maio e setembro, datas em que outras provas acontecerão. Em maio, por exemplo, os velejadores concorrerão à Taça Alberto Lineburger.

Em setembro, a novidade é que Içara será a sede do Sul Brasileiro de Snipes. As provas serão realizadas também no Iate Clube Veleiros da Lagoa, entre os dias 5 e 7. A decisão de trazer uma etapa do campeonato nacional foi tomada no final de janeiro, em uma assembléia realizada na cidade de Salvador (BA).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades - Outdoors: impacto visual que estimula e informa a população

Eles enfeitam e informam a cidade, entretêm e muitas vezes até surpreendem a população. Conheça um pouco mais sobre a importância deles para o comércio.

Nos dias atuais, existem tantos outdoors dispostos pelas beiras de rodovias, em terrenos baldios e em edifícios, que muitos deles passam despercebidos. De certa forma, eles já participam da paisagem urbana e do cotidiano das pessoas. No entanto, são eles os responsáveis pela maior divulgação de produtos, eventos e propaganda em geral, principalmente em Içara, onde há uma grande quantidade de outdoors expostos.

Mesmo com a evolução digital de tanta tecnologia, as grandes placas de madeira ou de metal ainda são, desde o surgimento da publicidade comercial na Grécia e na Roma Antiga, um dos meios de marketing (propaganda) mais utilizados e que mais atingem objetivos junto ao consumidor.

De acordo com o proprietário da Adalberto Outdoor, Adalberto Pizzetti, a missão da empresa (e consequentemente a de um outdoor) é a de exibir produtos e serviços, institucionais e promocionais, de forma lucrativa ao cliente, produzindo cartazes e exibindo outdoors para toda a Região Sul catarinense, satisfazendo e surpreendendo o cliente.

De fato, há muitas vantagens em se utilizar a publicidade via outdoors, pois estes são um meio de grande impacto, o que mais exibe o produto (também devido à enorme tela), além de ser instantâneo. A cobertura é irrestrita e a frequência é constante, isto é, não pode "ser desligado". Cada um vê o outdoor ao seu jeito.

Por isso, é um veículo que carrega consigo grande responsabilidade social, cuidando para que a mensagem não venha a agredir nenhum público-alvo a que ela se expõe.

Em Içara, o tema Educação é o mais solicitado para a publicidade em outdoors, seguido por Eventos, Promoções e Moda de Roupas e Calçados.

Para Pizzetti, o principal fator de sucesso dos outdoors é o impacto visual, que não polui o ambiente. Ele ainda ressalta que não existe sequer a tal "poluição visual", pois a propaganda se dá de forma organizada.

Em relação às placas com eventos já ocorridos ou quando as fortes chuvas desgastam ou rasgam os anúncios, ele diz que a empresa se responsabiliza por limpar, cobrir ou restaurar os outdoors.

A Adalberto Outdoors, com o objetivo de dar aos clientes um produto de maior qualidade, está produzindo, no parque Industrial, no Bairro Aurora, cartazes com impressão digital.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Em pesquisa, usuários aprovam serviço da Cooperaliança

Uma pesquisa técnica para conferir o grau de satisfação dos associados e consumidores da Cooperaliança de Içara foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC).

O resultado foi apresentado pelo presidente Pedro Deonízio Gabriel aos delegados e aos integrantes do Conselho Fiscal e Administrativo da empresa, em reunião realizada nesta terça-feira.

A pesquisa foi feita entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, período em que 628 pessoas foram entrevistadas nas quatro cidades que estão dentro da área de concessão da cooperativa de energia elétrica, que são: Jaguaruna, Sangão, Içara e parte de Araranguá.

De acordo com o presidente, o objetivo é avaliar os serviços oferecidos aos consumidores o grau de satisfação dos mesmos em todos os setores da empresa. Para que o associado pudesse dizer com detalhes qual a opinião sobre a Cooperaliança, foram coletadas informações sobre o detalhamento das contas de energia elétrica, os riscos de energia, atendimento igualitário, pontualidade na prestação de serviços de urgência e e-mergência, fornecimento sem interrupção.

Ao todo foram 21 perguntas realizadas. Um dos questiona-mentos que teve a resposta destacada foi com relação a primeira ação que a empresa deve ter este ano. Segundo o presidente, a resposta foi que a Coope-raliança deve continuar o trabalho que vem fazendo, pois está muito bom.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Novos sargentos e soldados integram Polícia Militar de Içara

Em uma celebração oficial, realizada ontem na sede da 2ª Companhia de Polícia Militar de Içara, os novos integrantes se apresentaram ao serviço. Com aumento do efetivo, comandante prevê melhorias.

Nem a chegada da forte chuva desanimou a celebração de apresentação de novos policiais militares à Içara, na tarde desta quarta-feira, que iniciou na rua e acabou sendo finalizada no interior do quartel.

Entre cerimônia formal de apresentação e descontraído coquetel de integração, a animação tomou conta da sede da 2ª Companhia de Polícia Militar, que ontem recebeu seis novos companheiros para o trabalho diário, o de garantir a segurança da população.

Foram apresentados oficialmente, dois novos sargentos, que já haviam iniciado em dezembro e mais quatro soldados, que acabaram de se formar na cidade de Tubarão. "A vinda desses policiais é como a chegada de um filho novo na casa, já que passamos as melhores horas de nossas vidas no trabalho. Eles vêm para somar e conduzir uma nova metodologia de trabalho, sendo úteis para a comunidade", afirmou o Comandante da 6ª região da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, durante a cerimônia. Lideraram o encontro também o comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, Coronel Gilmar Monego e o comandante da 2ª Companhia de PM, Major Jorge Luiz da Silva.

Além da chegada dos novos policiais militares, também foi apresentado o novo presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Içara, Custódio Abílio da Silva, o Nenem, que será uma ponte segura entre PM e comunidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Projeto de educação ambiental inicia com professores de Içara

"Preservar é possível". Este foi o tema principal do circuito de palestras e treinamentos que aconteceram durante todo o dia de ontem para mais de 200 educadores de Içara.

O encontro, denominado Formação Continuada para o Projeto de Educação Ambiental 2009, é uma iniciativa do Siecesc, que é desenvolvida pela Satc desde 2006 e teve, neste ano, início em Içara.

Realizado na Escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, o encontro abordou temas como a importância da água, preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão. Além das palestras, foram feitas oficinas sobre confecção de brinquedos com materiais reciclados e elaboração de projetos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, a bióloga Regina Freitas, a realização das Formações Continuadas foram pedidas pelos educadores. "Nosso objetivo é estar sempre atualizando as informações do projeto e os temas relacionados ao meio ambiente, por isso estamos atendendo esta solicitação", afirma.

As cidades de Araranguá, Criciúma e Urussanga serão as próximas a receber o projeto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: O lixo nas ruas de Içara

Plásticos, papéis de bala e xepas de cigarro invadem o ambiente de Içara. Mesmo havendo diversas lixeiras espalhadas nas principais ruas, a população não perde o hábito de jogar os dejetos no chão.

O verde que beira os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina, em Içara, está aos poucos desaparecendo. No lugar dele, amontoados de lixo se acumulam, tornando o lugar desagradável e exalando mau cheiro.

No entanto, a travessa da Rua Vitória com a Avenida Procópio Lima não é a única que apresenta montes de lixos no chão. Na Praça de Igreja Matriz, é comum ver pessoas abandonando no chão as embalagens dos produtos que consumem. "Um papelzinho de bala não vai fazer diferença", rebate a dona de casa do bairro Vila Nova, Zenaide de Souza, após atirar o lixo na praça.

Contudo, estudos comprovam que o argumento de Zenaide não é dos mais válidos. "Você joga um, e outros milhões jogam também. Este amontoado entope bueiros que promovem as enchentes que vemos. Além do impacto das enchentes, existe a proliferação de doenças que estas águas carregam, e outros fatos mais trágicos", explica o educador Rafael Junqueira.

Além de incômodos e desagradáveis, o lixo jogado nas ruas da cidade exala mau cheiro, além de atrair moscas, baratas e ratos, que podem se tornar fontes e vetores de numerosas doenças transmissíveis ao homem, como a disenteria e amebíase.

Para Junqueira, cada indivíduo da comunidade deve contribuir para a solução do problema.
O aposentado José Borges, morador do Balneário Rincão, já está fazendo sua parte. Logo no início da manhã de ontem, após comer um pacote de biscoitos na Praça de Juventude Fernando Pacheco, levantou-se do banco onde estava sentado e procurou a lixeira mais próxima para depositar a embalagem. Ao ser questionado sobre o ato, afirmou praticá-lo diariamente. "E quando não há lixeiras, guardo no bolso. Não tem problema de esperar um pouquinho até achar o lixo", relata.

Em Içara, os garis que trabalham nas ruas são contratados pela Retrans Reciclagem e Transporte Ltda, que é terceirizada pela prefeitura. Apesar de trabalharem diariamente, os três responsáveis pela parte central do município não conseguem atingir todos os lugares, contando com a população para manter a cidade limpa e protegida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Possamai anuncia projetos e seguimento dos trabalhos

"O objetivo agora é abrir todos os postos de Içara para que tudo fique regularizado. Dentro de duas semanas, possivelmente, todas as unidades estarão em funcionamento. Um dos trabalhos a serem realizados em 2009 será a construção de uma unidade no bairro Nossa Senhora de Fátima, a antiga administração deixou R$ 100 mil em caixa para a viabilização desse recurso, contudo o projeto estava irregular. Iremos reformular o projeto e dar continuidade. Também foram deixados pelos antigos gestores R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos para o Sistema de Saúde. Faremos uma licitação para a compra desses equipamentos em 30 dias. A informati-zação das unidades e a avaliação das condições de funcionamento também farão parte dos projetos realizados ainda neste ano".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1562 - Política: Secretário de Saúde avalia a situação do município

O atual coordenador de saúde do município, Fabrício Pagani Possamai, expôs os maiores problemas encontrados pela nova administração e quais os projetos que serão implantados em 2009.

Em meio a todos os problemas encontrados pelo município, principalmente na área da saúde, o atual secretário, Fabrício Pagani Possamai, relatou sobre o que encontrou ao chegar na Secretaria. Ele ainda concluiu o parecer, frisando os projetos que serão executados nas unidades de saúde em 2009. Confira.

Problemas da antiga gestão
"Além da dívida de aproximadamente R$ 772.044 mil (fora a dívida da assistência social), advinda de fornecedores, o maior problema encontrado por essa gestão foi a questão dos funcionários que tinham vínculo com a Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi). Esse vínculo é extremamente irregular, já que burla a lei das contratações por meio do concurso público. Esse problema trouxe transtorno para o município, pois o atual prefeito se viu na obrigação de fechar algumas unidades de saúde do município, até que as contratações fossem feitas".

Posto de Saúde "24 h" do bairro Vila Nova
"Essa foi outra situação complicada que fomos surpreendidos ao tomar posse da Secretaria. O posto 24 horas na realidade nunca existiu. O que tentaram foi transformar um Programa Saúde da Família (PSF) em um atendimento 24 horas. A lógica de funcionamento de ambos é totalmente diferente. O PSF não tem estrutura, equipe e nem número de funcionários suficientes para bancar um atendimento 24 horas. O que fizeram foi apenas uma ilusão à comunidade. Eles não tinham a aprovação do Ministério Público e nem da Vigilância Sanitária. O posto de saúde do bairro Vila Nova, por enquanto, continuará servindo como sempre serviu: PSF".

Desvinculação do Sistema de saúde e da As-sistência Social
"O município de Içara tem uma população grande. Muitos serviços ficavam acumulados e já sentia-se a necessidade dessa desvinculação para o melhor atendimento à população. Foi um pedido da comunidade e o atual prefeito viu que era uma situação de emergência, então mandou o projeto para a Câmara Legislativa Municipal, onde foi aprovado pelos vereadores".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.