O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1620 - quarta-feira, 13 de maio de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Criciúma: Cassino clandestino é fechado.

Criciúma: Adoslescentes são detidos com facas.

Criciúma: Indulto para 50 presos termina hoje.

Preso suspeito de matar mulher.

Início do policiamento no WTTC.

Homem é preso após buscar garota.

Lula comenta sobre gripe suína.

Papa visita o Muro das Lamentações.

Argentina barra sapatos ao Brasil.

Florianópolis: Encontro de Ajuda Huminatária.

Marcos defende três pênaltis e garante classificação do Palmeiras.

Sub-17 conquista mais um título Sul-Americano.

São Paulo quer Ronaldinho Gaúcho.

Ontem teve mais uma rodada da Bocha.

FME se prepara para competições da Fesporte.

Criciúma Futsal estreia sexta-feira no estadual.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - Escolas de Içara participam da classificatória do JESC

Atletas das Escolas Municipais Maria Arlete Lodetti e Quintino Rizzieri participam dos Jogos Escolares de Santa Catarina, em Urussanga, e vão em busca de vagas para o Estadual.

Os jovens atletas de Içara e região começam a se preparar para as competições nacionais, que tem o calendário no segundo semestre de cada ano.

A partir da tarde ontem até o domingo, dia 17 de maio, acontecerá a etapa classificatória dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC).

Os campões do 28º Jogos Estudantis de Içara (JOESI), estarão em Urussanga buscando mais uma classificação para a etapa estadual.

Entre os atletas que irão participar da fase classificatória estão os representantes das Escolas Municipais Maria Arlete Lodetti (Bairro Raichaski) e Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete), das Escolas Estaduais Professora Salete Scotti dos Santos (Centro), Antônio Guglielmi Sobrinho (Vila Nova) e Quintino Dajori (Presidente Vargas) e de uma escola particular, Colégio Cristo Rei.

Os atletas das escolas estarão representando o município em Urussanga em busca de uma vaga para a próxima etapa.

A Fundação Municipal de Esportes FME Içara tem grande expectativa de que os atletas da cidade consigam classificação em algumas modalidades, como o futebol de salão e o vôlei.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Rede Giassi de Supermercados: um negócio que deu certo

Na história do progresso de Içara, transformações, mudanças e novas técnicas foram implantadas pelo empresário Zefiro Giassi, com o intuito de oferecer qualidade e bom atendimento aos clientes.

O empresário Zefiro Giassi nasceu em 30 de junho 1933, na localidade de Ponta do Mato, em Içara.

Desde cedo, despertou grande interesse pela atividade escolar, optndo por tornar-se professor. Formou-se no Curso Normal Regional em 1951, passando a exercer a atividade de educador na Escola Municipal Morro Bonito.

Neste período, o sistema cooperativo que suscitava fez com que Zefiro se reunisse com os alunos para a compra de materiais escolares com preços mais acessíveis através de uma cooperativa escolar criada por ele mesmo. Nascia então o ímpeto que o transformaria num habilidoso comerciante e empreendedor de Içara.

Em 1960, Zefiro Giassi, após ter deixado os trabalhos do magistério, abre a primeira loja de secos e molhados (tecidos e ferragens) em sociedade participativa com Benevenuto Fiorindo Dalmolin, que permaneceu durante um ano.

Com o crescimento da cidade e o aumento da necessidade da população, a empresa foi também se diversificando, surgindo o comércio de armarinhos e gêneros alimentícios. Os tecidos foram substituídos por materiais de construção. Em 1964, Zefiro decidiu abrir o capital da empresa para novos sócios, surgindo assim a Rede Giassi e Cia.

Desde o início da história da empresa, Zefiro Giassi sempre buscou a informação aliada ao encontro com profissionais de supermercados, com os quais troca experiências afim de que impulsionados por novas ideias, possam ser capazes de modernizar e inovar as atividades em favor da clientela, cada vez mais exigente.

A missão da empresa é comercializar produtos com qualidade diferenciada para satisfação dos clientes e expansão dos negócios.

Hoje a empresa conta com nove supermercados espalhados por SC, com cerca de três mil colaboradores.

No ranking nacional de faturamento de supermercado, ocupa a 21ª posição, sendo o 5° na Região Sul do país e o 2° em Santa Catarina.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Dinheiro some do cofre de posto

A Polícia Civil de Içara investiga o desaparecimento de R$ 10 mil do cofre de um posto de combustível localizado na Rodovia SC-444, no bairro Liri. O cofre não foi arrombado, os funcionários do posto afirmam que todos os dias o dinheiro é retirado do caixa e colocado no cofre.

O caso foi percebido na manhã de ontem quando o estabelecimento foi aberto e, logo em seguida, a Polícia Civil de Içara foi informada do fato. A polícia não encontrou nenhum sinal de arrombamento no local, muito menos no cofre.

No decorrer da semana, os funcionários do posto de combustível devem prestar depoimentos na Delegacia de Polícia Civil de Içara, que continuará investigando.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Major da Polícia Militar esclarece as ocorrências de furto no Rincão

Ao contrário das declarações do presidente do Conseg do Rincão, João Piccolo, sobre a onda de furtos no Distrito, o comandante da Polícia Militar comprova que situação não é alarmante.

As ocorrências de furtos a residências no Balneário Rincão são cada vez menos frequentes, segundo dados da Delegacia de Polícia Civil do Distrito, apresentados pelo comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, o major Jorge Luiz da Silva, em resposta às declarações do futuro presidente do Conselho Regional de Segurança (Conseg) do Rincão, João Piccolo.

Piccolo afirmou que após o término da temporada de Verão no distrito, os assaltos às casas de veranistas têm aumentado. Entretanto, Silva expôs o número de ocorrências registradas de furtos na região em 2009: Em janeiro, 59 residências; em fevereiro, 33; em março, 16; e em abril, 17.

Isso significa que, após a época de verão, a frequência de furtos tem diminuído e, segundo o Major, isso se deve às operações policiais diárias que têm sido feitas na Praia, levando-se em consideração que lá há cerca de 18 mil casas.

A Polícia Militar (PM) conta com dois policiais em uma viatura que faz rondas 24h no Distrito, além de um policial comunitário, pertencente ao Conseg e trabalha de manhã e à tarde, colhendo informações com a população e ainda dispõe de uma moto.

Para o major, a comunidade deve cooperar, no sentido de, se possível, colocar um sistema de segurança nas casas ou ainda, em conjunto com os vizinhos, contratar um guarda, como há em certos locais do Rincão. “Guarda de patrimônio não é função da PM, nós fazemos de tudo para evitar que haja furtos. Nosso trabalho, além de repressão aos criminosos, é de prevenção”, explica Silva.

“Não há como apenas a PM acabar com a criminalidade, sendo que é um fato social, característica imutável de qualquer sociedade humana. Por isso, é necessário trabalhar a questão de prevenção à criminalidade em áreas carentes”, finaliza.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Eleito Conselho Cultural do município

Eleito na última semana, para um mandato tampão de apenas três meses, o Conselho Municipal de Cultura, que tem a incumbência de dinamizar as ações culturais no municipio de Içara.

O presidente Nery Paes de Farias Filho, escritor e residente no Balneário Rincão, salientou que o primeiro passo será a criação de um calendário de eventos que contemple todas as manifestações culturais com pelo menos uma grande festa.

“Todas as ações serão desenvolvidas buscando valorizar sempre o artista local e levar estes eventos até as comunidades, numa espécie de palco giratório”, enfatiza Farias Filho.

O novo Conselho terá reuniões quinzenais, sempre nas quartas-feiras, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, às 19 horas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Vento repentino espalha lixo pelas ruas do Centro de Içara na tarde de terça-feira

Ontem, ao meio-dia, uma ventania levantou lixo pelas ruas do Centro de Içara (sacolas, garrafas, papéis e muita poeira), um pouco antes da chuva transformá-lo em barro.

Segundo o fiscal de Obras, Aurélio Dorschaidt, a Retrans é a responsável pela coleta de resíduos sólidos urbanos. Entretanto, o lixo é jogado nas ruas pelos próprios munícipes irresponsavelmente e vai se acumulando a cada dia. A natureza devolve na medida.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Processo Seletivo em Içara: profissionais aprovados ainda estão sendo chamados

De acordo com a secretária de Saúde, Mira Dagostin, os médicos, o psicólogo e o farmacêutico já estão atuando. Nesta semana, a chamada dos enfermeiros e auxiliares deve ser concluída.

A normalização no sistema de saúde já é praticamente uma realidade no município de Içara. Apesar de todos os transtornos no processo seletivo para a contratação dos profissionais, finalmente a Secretaria de Saúde deverá concluir a chamada ainda nesta semana.

De acordo com a gestora da Saúde, Mira Dagostin, dos 17 médicos chamados, apenas três não quiseram assumir. O restante, 14 médicos (três estão definindo documentações), já trabalham nos PSF’s e postos distribuídos em Içara. Três psicólogos também já foram contratados, um deles atua no programa DST/HIV/Aids, e os outros dois, que trabalharão no Caps - Centro de Atenção Psicossocial - e no ambulatório, devem começar a partir da próxima semana. Uma nutricionista para o Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - também já esta atuando.

Agora, o que falta é concluir as chamadas dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de consultório dentário. As solicitações deram início na última sexta-feira, quando os profissionais foram aprovados pelo concurso. “Estamos chamando devagar para não ter transtornos. Os enfermeiros ou técnicos que estão na lista tenham um pouco de paciência, pois estamos fazendo isso com toda cautela”, apelou Mira.

Além dos médicos, seis especialistas foram chamados para atuar em Içara.

A zona norte do Balneário Rincão e do Balneário Esplanada são os bairros que ainda não possuem médicos diários, já que os chamados desistiram.

De acordo com a coordenadora geral dos enfermeiros de Içara, Glícia Pagnan Silveira, a Secretaria de Saúde deve estar compactuando outros médicos para trabalharem nessas regiões o mais rápido possível.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Grupo quer separar emancipação do Rincão dos interesses partidários

Titulado “Içara Pensa Diferente”, os jovens integrantes do grupo têm como único objetivo: propor a alteração do mapa do distrito, sem que esta questão tenha envolvimento partidário.

Foi em uma conversa informal, em reunião que fazia parte do rotineiro jogo de basquete, que uma turma de amigos do município percebeu a necessidade de voltar a atenção para a possível emancipação do Distrito Balneário Rincão e, consequentemente, a divisão deste desmembramento.

Depois que o assunto veio à tona, os jovens passaram a conversar e apurar mais sobre esta questão, até que, em janeiro de 2009, resolveram criar o grupo multidisciplinar “Içara Pensa Diferente”.

“A ideia surgiu a partir dos interesses de Araranguá, que há alguns anos passou por um processo semelhante de emancipação. O município vizinho ficou com a praia do Morro dos Conventos na emancipação do então Distrito Balneário Arroio do Silva”, exemplificou um dos integrantes do grupo, Eduardo Cardoso dos Santos. “Se foi possível em Araranguá, por quê não aplicarmos a mesma linha também em Içara?”, completou, questionando.

Em visita à redação do Jornal Içarense, alguns dos integrantes do grupo, Fabiano Zeilmann, Daniel Loch e Eduardo Cardoso dos Santos, explicaram que o principal objetivo do “Içara Pensa Diferente” é evitar que a questão da divisão do Balneário Rincão seja levada para o lado partidário. “Queremos tentar criar alternativas para que esta questão de maneira nenhuma seja partidária, mas que seja diretamente voltada para o bem-estar da população, tanto do Rincão quanto de Içara”, explicou Loch, ressaltando que o grupo não tem fins lucrativos, já que é voltado exclusivamente para o bem comum da cidade.

Os jovens resolveram se manifestar depois que leram no JI a manifestação do presidente do Partido Progressista (PP), Arnaldo Lodetti Júnior, que junto a três engenheiros, produziram um novo mapa traçando novas propostas de divisão do Balneário Rincão de Içara (edição n° 1618). “Nós não nos manifestamos antes porque não queríamos que isso fosse para o lado partidário, mas quando vimos que isso já estava começando a acontecer, resolvemos expor o grupo à imprensa”, explicou Santos.

De acordo com os membros do “Içara Pensa Diferente”, uma reunião ocorrerá hoje, às 19h, nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara.

O grupo quer buscar a união das sociedades civis do município, para que estas também voltemas atenções para o interesse da população em geral. Para isso, convidaram para fazer parte da reunião o representante da Unisul de Içara, Sandro Serafim, o presidente da CDL, Jader de Souza, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara, Adalberto Pereira Pizzetti.

“Realmente esta discussão não pode ser levada para questões políticas. A preocupação de Içara deve ser ter uma identidade para se centrar e chegar a um denominador comum”, disse o representante da Unisul, não escondendo o interesse em apoiar o grupo.

Em contrapartida o presidente do Partido Progressista, Arnaldo Lodetti Júnior, afirmou que a idéia do grupo é utópica. “É uma iniciativa saudável, mas foge da nossa realidade. É impossível querer fugir da política. Nós vivemos dela!”, contra-argumentou o progressista.

Fotos: Kelley Alves (1ª) e Djonatha Geremias (2ª e 3ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Ediçã 1620: EDITORIAL - Emancipação do Rincão gera discussão

A emancipação do Balneário Rincão de Içara, depois da aprovação do plebiscito em 14 de setembro de 2003, começou a ser vista como um fato possível mas, foram poucos que se aventuraram neste caminho. Após passar pela aprovação do Congresso Nacional e agora, aguardando o sinal verde do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina para que ocorra a primeira eleição no Rincão, vários grupos tem se mostrado “interessados” em discutir o processo da separação.

Na época que foi delimitada as divisas entre Içara e o novo município, não houve interesse em deixar uma praia e nem lagoas para os içarenses, fato agora levantado por alguns, dentre eles partidos políticos e grupos denominados defensores de Içara, que querem rediscutir o assunto.

É claro que a emancipação do Balneário é uma realidade e um bem necessário para que o turismo na região cresça e se desenvolva, mas fazer um novo plebiscito não será possível, pois vai prejudicar ou até anular o processo iniciado em 2003. A população que votou pelo sim pode se posicionar pelo não e assim a emancipação vai para o beleleu.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.