O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Polícia: Projeto Sentinela de Içara combate abuso infantil

"Acredite sempre na palavra da criança". Este é o lema do Projeto Sentinela, de Içara, que atende jovens vítimas de violências, em parceria com o Conselho Tutelar do município.
O Programa Sentinela é composto por um conjunto de ações de assistência social, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes vitimadas de violências. Têm ênfase no combate de abuso e exploração sexual, buscando condições que possibilitem o resgate e a garantia dos direitos e o acesso aos serviços de Assistência Social, Saúde, Educação, Justiça.
A idéia vem do Governo Federal, mas é a Administração Municipal quem a concretiza. "Não adianta ter um programa federal, mas sem verbas. A prefeitura ajuda", afirma Maria Aparecida Bertoncini, coordenadora do programa.
Palestras Educativas
As envolvidas no Sentinela tem desenvolvido uma série de palestras educativas para combater os os diversos tipos de violência infantil.
Os encontros acontecem nas escolas municipais e estaduais e ainda, nos clubes de mães. Negligência, violência psicológica, física, e o abuso sexual são temas apresentados. São cerca de quatro palestras por semana. "Quando há casos de violência no bairro, nós vamos ao colégio também", explica.
Além da coordenadora, o projeto está sendo trabalhado pelas psicólogas Salete Casagrande, Carmem Lima Lodetti e a Assistente Social, Solange da Silva, da Afasi e ainda, do Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário