Para garantir uma transação imobiliária segura é necessário fazer uma análise dos documentos.
Antes de adquirir um imóvel é imprescindível que o comprador tome alguns cuidados antes de concretizar o negócio, do contrário, o que era pra ser a concretização de um sonho poderá causar inúmeros transtornos, se tornando um verdadeiro pesadelo.
É muito importante, em negociações imobiliárias, que antes da compra seja realizada uma correta análise dos documentos, tal prevenção pode evitar dores de cabeça futuras ao novo proprietário.
É preciso conferir, por exemplo, se o imóvel não está sendo hipotecado, com cláusula de inalienabilidade, penhorado por execução de dívida ou se é objeto de usufruto. Também se deve conferir se o imóvel está realmente transcrito em nome do atual proprietário, uma vez que se assim não o estiver, este não poderá transferir o imóvel ao comprador.
Outro fato que também não é incomum é que o imóvel ofertado contenha pendências tributárias. Assim, o pretenso comprador não pode esquecer de analisar tal possibilidade, antes de concluir a negociação.
O ideal é que o comprador já obtenha as certidões antes de consolidada a transação, mesmo antes de qualquer pagamento a título de antecipação. Portanto, para evitar que se invista em um negócio duvidoso, é de suma importância que antes da efetivação da compra de um imóvel a documentação seja cuidadosamente analisada pelo futuro dono.
Sendo assim, quem vai investir as economias na compra de um imóvel deve cercar-se de toda segurança, inclusive procurando profissionais de sua confiança para garantir que o negócio não lhe traga problemas futuros. O que pode parecer uma economia hoje, pode amanhã causar sérios prejuízos.
Até a proxima semana com mais um assunto.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário