O içarense Jairto Vitto Junior, graduando de Formação Humana e Cristã, atualmente esá fazendo estágio de história no Colégio Cristo Rei, com as turmas do 6° Ano, na disciplina de História, que faz parte do projeto de conclusão do curso acadêmico.
Ele explica que o o objetivo do trabalho é fazer com que os alunos conheçam uma “nova história”, a partir de outras fontes históricas de Içara, como o caso de Pedro Dal Pont, 88 anos, morador do município desde 1936, e um dos primeiros vereadores do município (naquela época eram só 7).
O aposentado contou algumas histórias engraçados do município de Içara, como por exemplo, a briga pelo disputa do santo (São Donato), e também fatos interessantes como por exemplo, como se deu a primeira prisão em Içara. Ele destacou também a importância que a Congregação Filhas do Divino Zelo, teve na evolução política e cultural do município.
Na avaliação do acadêmico a atividade foi muito produtiva, que fez despertar nos alunos o interesse de estudar sobre a história do município, e também a valorização que o idoso deve ter na sociedade. Após a aula, os alunos entrevistaram Dal Pont, questionando como era Içara na época dos avôs e bisavôs.
“Eu também levei algumas fotos antigas e atuais do município e mostrei o que mudou, como por exemplo, as placas de sinalização, estradas, automóveis”, finaliza Júnior.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário