O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VARIEDADES - Pastoral da Criança de Vila Nova de luto

A coordenadora da Pastoral da Paróquia São Miguel, no bairro Vila Nova, em Içara, disse que a morte de Zilda Arns chocou a todos mas o legado que ela deixou nunca será esquecido.




Ainda abalada pela morte da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, a coordenadora da Pastoral da Paróquia São Miguel, do bairro Vila Nova, em Içara, Nair Sartori Calegari, destacou que o trabalho desenvolvido com gestantes e crianças deverá continuar a ser realizado em Içara, no Estado no Brasil e em outros 27 países em que Zilda difundiu as suas ideias.
Sob a coordenação de Nair, são atendidas em média 700 crianças por mês de zero à seis anos e 45 gestantes. Os projetos desenvolvidos pela equipe são de prevenção e cuidado com a nutrição dos bebês, além de campanhas de incentivo ao aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida e distribuição da multimistura (farinha a base de farelo e mais 14 ingredientes) para as famílias carentes. Ainda há a prevenção contra doenças, com o controle do cartão de vacinação e cursos para as mães, explicando os cuidados básicos que elas devem ter com os recém nascidos, evitando acidentes.
Na Casa da Pastoral, mantida pelos sócios contribuintes, estão sendo desenvolvidos cursos de aperfeiçoamentos, em parcerias com instituições da região, como os de informática e assistente de vendas. O Projeto Projovem Trabalhador também é realizado no local.
Todos os serviços prestados são realizados por voluntárias, que entregam á familias necessitadas os enxovais confeccionados no Bercinho da Esperança.
Criada por Zilda juntamente com a igreja católica, a Pastoral é ecumência e procura atender à todos, independente de religião. “A Zilda foi sempre uma mestra em solidariedade, fraternidade. Lutou a vida toda para que as crianças tivessem vida, e vida plena. A Pastoral procura seguir esses princípios”, relata Nair, com emoção.
Zilda mantinha contato direto com as paróquias, enviando cartas em que expressava suas opiniões e preocupações.
No dia 18 de abril, data em que a Pastoral de Forquilhinha, coordenada pela religiosa Ilda Arns faria 25 anos, estava marcada uma grande festa, contando com a presença da Zilda, que morava em Curitiba e esteve presente nos aniversários de 10, 15 e 20 anos. Entretanto, ainda não houve consenso sobre o que será feito. O que está certo até o momento, é que a data será comemorada. Zilda será homenageada em uma missa na próxima terça-feira, às 19 horas em Forquilhinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário