O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 27 de abril de 2010

VARIEDADES - Livro “Uma História de Luta”retrata vida do ex-mineiro José Paulo Serafim

O lançamento, que será nesta terça-feira no Bar Brahma, em Criciúma, foi organizado pela autora e jornalista Andréa Leonora, baseado na trajetória política e profissional do ex-deputado.


O livro “Uma História de Luta”, organizado pela jornalista Andréa Leonora, que será lançado na noite desta terça-feira, às 19h, no Bar da Brahma, em Criciúma, retrata a trajetória do ex-mineiro, sindicalista e político José Paulo Serafim.
O manuscrito relembra as histórias de lutas de Serafim, desde o movimento sindical que garantiu melhores condições de trabalho e maior remuneração à classe mineira, até a chegada na política, que o levou aos três mandatos como vereador e dois como deputado estadual.
Serafim começou a trabalhar com 14 anos e aos 18 assinou carteira de trabalho pela primeira vez, na Carbonífera Próspera. Mesmo com a pouca idade ele despontou como uma liderança no subsolo das minas de carvão, instituindo a organização e unidade aos trabalhadores. Não demorou para que essa liderança fosse refletida em toda região carbonífera e Serafim assumiu, em 1986, a presidência do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, sendo o líder sindical mais novo da história.
A frente do sindicato, Serafim lutou por melhores condições de trabalho para os mineiros da região, além de maior remuneração pelo trabalho pesado. A insistência na garantia da saúde do trabalhador de sub-solo, através da pressão para que as mineradoras garantissem equipamentos de segurança, gerou resultados como a extinção da doença que mais matava trabalhadores de minas, a pneumoconiose (causada pela inalação constante de ar contendo partículas minerais). Além de garantir a saúde do trabalhador, as lutas sindicais conseguiram uma valorização salarial importante, conquistadas através da pressão dos trabalhadores junto às empresas do setor.
“Organizar em um livro a história desse grande lutador foi muito interessante. Conversando com as pessoas que participaram das lutas ao lado dele a gente passa a ter uma ideia do quanto o Serafim é fiel aos seus ideais, não deixando de lutar nunca pelo que acredita”, afirma a jornalista Andrea Leonora.

O livro aborda também umas das conquistas que Serafim mais se orgulha. Após a falência da antiga CBCA (Companhia Brasileira Carbonífera Araranguá) os mineiros liderados por Serafim assumiram a massa falida, transformando a antiga mineradora em uma cooperativa, onde todos os trabalhadores são donos. A dúvida no setor era quanto à capacidade de simples trabalhadores administrarem uma empresa de grande porte e a Cooperminas atua até os dias atuais como uma das principais empresas do setor na região. “É uma história que me deixa orgulhoso. Ao ler o livro relembrei todos esses momentos de lutas intensas, relembrei os grandes companheiros que sempre estiveram ao meu lado para que lutássemos por um mundo mais justo e igualitário”, finaliza José Paulo Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário