O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

GERAL - Içara decreta estado de calamidade pública

Sete municípios da Amrec decretam situação de emergência, em Içara chuva provoca vários pontos de alagamento, fazendo com que os moradores abandonem as casas e vão para abrigos.

A Administração Municipal de Içara decreta estado de calamidade pública devido às chuvas que afligem a Região Sul. Mais de 10 bairros foram atingidos e apresentaram pontos de alagamento. As localidades mais atingidas foram os bairros Liri, Barracão, Mirassol, Jussara, Esplanada, Barra Velha, Vila Nova e Nossa Senhora de Fátima.
Os primeiros números apontam que mais de 10 famílias de Vila Nova receberam atendimento da Secretaria de Assistência Social e foram encaminhadas para casas de parentes e de amigos, outras 25 pessoas estão abrigadas no centro de eventos da FAI (Fundação Assistencial de Içara).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Márcio Toretti, bairros onde há afluentes foram os mais prejudicados, causando até fechamento das ruas. Ele acrescentou que cerca de 80 casas teriam sido atingidas no Loteamento Jussara. O coordenador informou que o galpão da FAI e uma escola do Bairro Nossa Senhora de Fátima estão servindo de abrigo aos desalojados.
O Cabo Becker disse que os bombeiros de Içara estão trabalhando intensamente desde a madrugada da quarta-feira, e enfatiza a recomendação aos moradores que deixem as residências quando houver risco de alagamento.
Parte da Rodovia SC-444 que havia sido invadida pela água, no bairro Liri, próximo à Polícia Rodoviária, atrapalhando o trânsito, foi normalizada no período da tarde.
Érica Medeiros Gonzaga construiu a casa há pouco mais de um ano no Loteamento Jussara, e precisou se retirar do imóvel por causa da invasão da água. “Como foi liberado um terreno desse para ser vendido? Investi quase R$ 30 mil no lote, se soubesse que seria assim não teria comprado, aqui não tem nem saneamento básico”, reclama a moradora. A casa de Érica tem 1,5m de alicerce.
Estima-se que nesta quinta-feira, 13, permaneça chovendo, mas em menor quantidade, cerca de 3mm. Para a Defesa Civil de Içara o dia será de verificação dos estragos, limpeza e início dos trabalhos.
Mais sete cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) decretaram situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário