O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno


Prurido Anal

O que é?
Quando um paciente se queixa de coceira, comichão ou ardência anal é diagnosticada a afecção de nome prurido anal.
Quase todas as doenças do ânus, canal anal ou reto podem ser acompanhadas de um prurido anal; em algumas ocasiões, não é detectada pelo médico nenhuma outra lesão associada, nesta região. Quando o prurido é a queixa maior do paciente, mas no exame da região o médico constata uma outra doença, que deverá ser tratada inicialmente (hemorróidas, fissura) pois é esta que, em geral, desencadeia ou mantém o prurido anal.
Como se desenvolve?
As lesões cutâneas na região anal (eczemas, infecções da pele e outras irritações) determinam, com muita freqüência, o prurido anal. Verminose (como o oxiúros) pode provocar prurido anal. Por esse motivo, com muita freqüência, o médico solicita um exame laboratorial (parasitológico de fezes) em pacientes que tenham queixas de prurido anal.
Como se trata?
Quase sempre, com o tratamento e a cura dessas lesões, a tendência é de desaparecimento do prurido. Em caso de prurido anal, quando no exame da região não é encontrada outra lesão, a cura é mais difícil. Este prurido, chamado de prurido primário (sem causa aparente), é tratado por métodos de tentativas terapêuticas variadas, e tem uma tendência a ter seu tratamento bastante prolongado, até a obtenção da cura. O prurido é, geralmente, resultado de afecções benignas agudas ou crônicas, mas lesões de características malignas no ânus ou reto também podem estar presentes nos quadros de coceira anal; aconselha-se, pois, a procura do médico para avaliar o prurido, a fim de trazer mais segurança ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário