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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

GERAL - Içara ganha canal direto com Administração Municipal

Içarense poderá se manifestar ao Poder Público através do site da prefeitura, já a resposta ao cidadão deverá ser concedida em cinco dias úteis; e o 156 deve funcionar na próxima semana

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

(Daniela Soares/Jornal Içarense)
Sem necessidade de i-dentificação ou presencia-lidade, o içarense interessado em direcionar sua o-pinião ao Poder Público conta com uma valiosa aliada: a Ouvidoria. Dos 293 municípios de Santa Cata-rina, Içara é o segundo a contar com o sistema de ouvidoria, inaugurado oficialmente na tarde desta quinta-feira.
“Algumas cidades têm Ouvidoria, mas o sistema como existe em Içara possibilita um controle das informações recebidas”, explica Abelardo Matos Filho, representante do Centro de Informática e Auto-mação de Santa Catarina (Ciasc). Ele ressalta que Florianópolis foi a pioneira na instalação do sistema e que a cidade será beneficiada com a aquisição.
As reivindicações ou sugestões podem ser feitas através de um link no site da Administração Municipal de Içara, sendo que o único campo de preenchimento o-brigatório é o comentário. As informações recebidas são repassadas posteriormente a um dos 18 setores da prefeitura de Içara.
“Os servidores públicos estão a-qui para servir à população. Os cidadãos são os nossos patrões”, considera o membro do Comitê Gestor, Gilmar Bonifácio.

Resposta ao cidadão

Após o envio, a tela indicará um número correspondente ao acesso para que o solicitante acompanhe o desenvolvimento da sua constatação.
Uma resposta deverá ser emitida no período de cinco dias úteis. “Talvez não seja uma solução ao que foi solicitado, mas o cidadão terá um retorno neste prazo”, pontua Bonifácio.
O procedimento foi iniciado nesta segunda-feira, dia 17. Desde então, alguns içarenses já utilizaram a ferramenta para se manifestar. Segundo o membro do comitê gestor, uma reunião interna foi realizada em prol de uma reclamação de atendimento.

Um impasse permanece

Apesar de já estar em funcionamento, o atendimento via telefone permanece pendente. De acordo com Bonifácio, a problemática é causada pela operadora telefônica responsável. “Já recebemos muitas garantias de que a linha es-taria disponível”, disse.
Ele estima que o número 156 esteja ao alcance da po-pulação içarense a partir da próxima semana. As ligações serão gravadas e a cidadão também receberá um código para consultar a resposta. Uma ouvidora operacional irá digitar as informações e repassá-las ao sistema.

Uma promessa cumprida

A concretização da Ou-vidoria em Içara é a idea-lização de uma promessa de campanha do atual chefe do Executivo. “A Ouvi-doria será um diferencial no município, mas minha promessa só estará completa com a implantação da Cidade Digital”, disse o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.
Para divulgar a ferramenta aos munícipes, cartazes informativos serão espalhados em lugares públicos e de comum acesso.

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