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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

POLÍTICA - Ouvidoria Municipal terá lançamento na segunda-feira

Prometida para o ano passado, a Ouvidoria Municipal de Içara deve começar a funcionar na próxima segunda-feira, recebendo sugestões e reclamações dos cidadãos içarenses sobre a cidade.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, assinou, na noite de 30 de dezembro de 2010, decreto instituindo a Ouvidoria Municipal. Trata-se de um canal de interação entre a Administração Municipal e a comunidade içarenses, com o objetivo de identificar falhas e áreas que necessitam de atenção na cidade.
O serviço tinha prazo para ser implantado em a-gosto do ano passado. Po-rém, devido a atrasos ocasionados pela parte burocrática, foi adiado para outubro, também de 2010. Mas, a implantação acontecerá mesmo neste mês, de acordo com o membro do comitê Gestor, Gilmar Bo-nifácio. “Estamos organizando o lançamento oficial para a tarde desta segunda-feira, dia 17, junto com o novo portal da prefeitura na internet”, explica.
A Ouvidoria vai funcionar através do portal e por telefone. O atendimento presencial não será feito, num primeiro momento. “O atendimento será mais rápido e eficiente através do portal. Entendemos que esta é a melhor forma das pessoas entrarem em contato. Basta acessar a Ouvi-doria, através do link no site, e preencher os dados, com a reclamação ou sugestão, que nós repassamos ao setor responsável, que deve responder em até cinco dias”, esclarece.
A Administração Municipal aguarda a liberação do número 156, pela operadora Oi, para o atendimento por telefone. “A ope-radora prometeu liberar o número também esta semana, estamos esperando. É importante ressaltar que a ligação é gratuita, mas só pode ser feita de telefone fixo, por questões técnicas”, orienta o gestor.
Para o prefeito Gentil da Luz, o canal “permite a a-proximação do cidadão com a administração pública, pois é um caminho de fácil acesso e gratuito para a população expressar sua opinião”.
De acordo com Bonifá-cio, nos primeiros meses, o comitê Gestor ficará responsável pela Ouvidoria e uma pessoa já está sendo treinada para a ouvidoria central, além dos demais funcionários da Administração Municipal. “Nesta terça-feira faremos um treinamento com todos os funcionários da prefeitura, envolvidos direta ou indiretamente. Representantes da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) de Santa Cata-rina e do Centro de Infor-mática e Automação do Es-tado de Santa Catarina (CIASC) também devem vir a Içara, a fim de acompanhar os trabalhos. Estamos cumprindo a meta do governo, de abrir o canal de comunicação na cidade”, ressalta Bonifácio.
O site da prefeitura está passando por uma refor-mulação. A página será integrada ao site da Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

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