O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
COLUNISTA - Viviane Maragno,
Ambliopia
O que é? É uma dimi-nuição da acuidade visu-al (visão) uni ou bilateral, onde não se encontra lesão ocular ao exame oftalmo-lógico, que aparece em decorrência de obstáculos ao desenvolvimento da visão.
Como se desenvolve? Acontece dentro dos seis primeiros anos de vida e é reversível quando trata-da em tempo hábil. As cau-sas mais freqüentes são: estrabismo (vesgo) e erro de refração (al-tos graus ou diferenças im-portantes de grau entre os olhos).
Os dois pri-meiros anos de vida são os de maior plasticidade senso-rial, isto é, dentro desse pe-ríodo a criança rapida-mente perde visão quando surge algum problema, bem como recupera pron-tamente com tratamento.
Também as chances de recidivas da queda de vi-são são menores quando o tratamento é feito.
Como se previne? Co-mo estrabismos de peque-no ângulo bem como dife-renças de grau podem pas-sar despercebidas aos pais e ao médico não especialista, a prevenção da ambliopia definitiva está no exame oftalmológi-co de todas as crianças an-tes dos dois anos de idade.
Como se trata? O tra-tamento clássico da am-bliopia é a oclusão do o-lho de melhor visão, sen-do que as ambliopias não tratadas até 8 anos de i-dade são consideradas irreversíveis.
O tempo de o-clusão depen-de da intensi-dade e da idade do paciente. Es-tudos recentes empregando le-vodopa e oclu-são mostraram que é possível melhorar significativa-mente a acuidade visual, independente-mente da idade, em determinados pacientes com ambliopias antes consideradas intra-táveis. Tendo em vista a literatura mostrar que as pessoas com pouca visão em um dos olhos têm maior chance de acidentar o olho de melhor visão, devemos tentar melhorar a acuidade visual do olho com ambliopia sempre que possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário