O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VARIEDADES - Paranaense criadora do hino dos 50 anos fala sobre concurso

Recém-chegada à cidade, a vencedora do concurso para escolha do Hino dos 50 de Içara, Denise Garcia Reis Constantino, teve de pesquisar muito para compor a letra e a música.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A história de Içara, mar-cada pela construção da Ferrovia Dona Teresa Cris-tina, e a possibilidade de ver a própria composição publicada em um livro so-bre a cidade, motivaram a paranaense Denise Garcia Reis Constantino, de 31 a-nos, a inscrever-se no con-curso para escolha do Hino dos 50 Anos de Içara.
Denise, que mora há quatro meses na cidade, soube do concurso através da filha, Ana Júlia de Aze-vedo Constantino, que fez um trabalho escolar sobre o tema. “Na escola da mi-nha filha foi divulgado o concurso e os alunos fize-ram um trabalho de com-posição da letra e da músi-ca. Achei bastante interes-sante e fui conferir o edi-tal”, conta Denise.
A paranaense, que tra-balha como assistente co-mercial em Criciúma, vem de uma família de músicos e dava aulas de técnica vo-cal no Paraná. “Eu já havia composto algumas músi-cas para a igreja, mas nada registrado em cartório, co-mo foi feito com o hino dos 50 anos”, relata.
Denise diz que, ao pes-quisar sobre o tema do livro ‘Além dos Trilhos do Trem’, achou a história de Içara bonita.
Apesar de muita pesqui-sa sobre a origem e as carac-terísticas do município, a inscrição foi feita “em cima da hora”. “Fiquei despreo-cupada porque pensava que o prazo era para o mês seguinte. Por um acaso pensei em conferir o edital novamente e levei um sus-to, pois estávamos numa segunda-feira e o hino já deveria ser entregue na sexta-feira”, ressalta.
Denise compôs o hino em uma semana. “Na ter-ça-feira escrevi o esboço, quarta-feira fiz as corre-ções, quinta-feira gravei a música no estúdio, regis-trei em cartório na sexta-feira de manhã e à tarde entreguei na Casa da Cul-tura”, descreve a compo-sitora, que contou com o apoio do marido.
O resultado foi esperado com bastante expectativa pela a família. “Recebi um e-mail da organização do concurso na terça-feira, dia 17, informando que havia ganhado. Logo que vi o e-mail, comecei a tremer. Fiquei muito contente, não só pelo prêmio em dinhei-ro, que é muito bom, mas também pelo fato de o hino ficar registrado na história do município. Não é um prêmio que se ganha e de-pois fica esquecido, pelo contrário, vai ser exposto na Câmara Municipal e na prefeitura, além de publi-cado em livro”, enfatiza.
Sobre a aplicação dos R$ 5 mil que vai ganhar, De-nise ainda não sabe.
“Não sabemos ainda o que vai ser comprado com o dinheiro, mas, posso ga-rantir que veio em um mo-mento muito bom, pois acabamos de nos mudar e ainda faltam coisas para nossa casa”, comemora.
Denise explica que está gostando de morar em Iça-ra por ser uma cidade boni-ta e menos violenta que o município onde morava no Paraná. “A qualidade de vida aqui é muito melhor. Além disso, era um sonho nosso vir morar em Santa Catarina. Sempre gosta-mos de passar as férias em cidades do Estado”, diz a jovem, que participa do lançamento público do hino, em sessão solene na Câmara Municipal de Iça-ra, no dia 6 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário