O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Geral: Famílias limpam túmulos para o Dia dos Finados

Na próxima quarta-feira, 2, é Dia de Finados; e desde a semana passada as famílias católicas içarenses estão indo aos cemitérios a fim de preparar os túmulos para visitação no feriado.

BRUNA BORGES/JI
A movimentação no cemitério municipal no Bairro Primeiro de Maio, em Içara, tem sido intensa desde a semana passada, devido às famílias que se dirigem ao local para limpeza dos túmulos e preparativos para o Dia de Finados.
De túmulos simples a capelas mais sofisticadas, todas as estruturas estão recebendo reparos para a visitação do feriado católico de quarta-feira, dia 2.
De acordo com a administradora do cemitério, Nadiabel Teixeira, as reformas e construções encerraram no último dia 20. “Agora, o cemitério está aberto para visitas e limpeza. Os serviços estão transcorrendo normalmente”, explica Nadiabel.
A administradora conta que está trabalhando a conscientização das pessoas para que não entrem de carro pelo portão principal.
“Temos o estacionamento que pode ser usado. Estamos tentando proibir a entrada de veículos pelo portão da frente, o que costuma acontecer”, conta.
Nadiabel também orienta para que as famílias limpem os túmulos e capelas durante todo o ano, não só na véspera de finados.
“A Secretaria de Obras tem nos ajudado a manter o local organizado. Mas, as pessoas devem colaborar durante o ano, pois há muito trabalho”, enfatiza a administradora.
O cemitério municipal possui 5.287 gavetas. A expectativa é que passem pelo local neste feriado de dez a 15 mil pessoas.
Dona Áurea de Oliveira Valvassori foi uma das pessoas que estiveram no cemitério nesta segunda-feira, dia 31, para preparar o túmulo do marido. Ela e a filha, Ivone Garcia, comentaram que o local já é bem cuidado e que não há muito trabalho a fazer.
Outra içarense que vai todos os anos para limpar o túmulo de parentes é Amélia Garcia Fernandes.
“Todos os anos limpamos, trazemos flores e colocamos uma foto nova”, comenta Amélia.
Desde a última semana, a Secretaria de Obras faz reparos nos cemitérios do município. Estão sendo feitas pintura de muros e meio-fio, cortes de grama, e colocadas camadas de areão nos acessos às capelas.
Além do cemitério municipal, Içara tem outros seis: Pedreiras, Vila Nova, Esperança, Lagoa dos Esteves, Urussanga Velha e Terceira Linha.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário