Auditores da Anel levantam estudos e a redução pode variar de 8 a 11% nos grupos A e B. O processo da revisão iniciou em outubro de 2008 e vai ser concluído em julho de 2009.
Durante o período de 18 a 29 de maio a Cooperaliança recebeu a visita de auditores de Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel. O motivo da fiscalização foi a validação das informações da base de remuneração do segundo ciclo de revisão tarifária, o primeiro ciclo foi em 2005.
As informações prestadas à Aneel foram levantadas pelo Centro de Avaliações e Perícias de Engenharia Ltda, empresa autorizada pela própria Agência para realizar o serviço. O processo da revisão iniciou em outubro de 2008 e vai ser concluído em julho de 2009 com a Audiência Pública, em Içara, a ser realizada pela Aneel.
O resultado preliminar já apresentado pela Agência Nacional, já sinaliza uma redução que varia de 8 a 11% para os grupos A e B. “Essa redução é resultante de todo um trabalho feito pela Cooperaliança na melhoria de redes, redução de custos, diminuição de perdas, investimentos em qualidade, treinamento pessoal, implantação da ISO-9001, além de reavaliações feitas pela Agência em custos por eles administrados”, explica o contador da empresa, Daniel Vieira.
Além da revisão que ocorre de quatro em quatro anos, anualmente a própria agência promove revisão das tarifas, chamado processo de IRT (Índice de Reajuste Tarifário), que leva em conta a inflação, custo da compra de energia e desempenho da concessionária.
Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário