O encontro deste ano promete ser tão festivo quanto as edições passadas, segundo Nadir da Rosa, a Nega Ica, coordenadora do evento, que será realizado domingo, no Clube Ipiranga.
Faltam apenas três dias para acontecer o 13º Encontro da Etinia Negra de Içara, festa anual sobre a cultura negra que mobiliza a cidade há 13 anos.
Segundo a coordenadora do evento e presidente da Associação do Movimento da Consciência Negra “Chico Rosa” (entidade que produz a festa), Nadir da Rosa, mais conhecida carinhosamente como Nega Ica, as pessoas estão ansiosas e muitas já compraram o ingresso antecipadamente, na Casa da Cultura de Içara.
“Eu também estou ansiosa, a expectativa é muito grande. Vem gente de várias cidades para prestigiar o encontro”, comenta ela.
Isso se deve por ser o único movimento negro de todo sul de Santa Catarina, atraindo assim pessoas de toda região.
A programação já está definida para o encontro de domingo, dia 17, na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, com a recepção às 9h e o encerramento previsto para às 18h.
Às 10h, haverá uma missa afro na Igreja Matriz São Donato, que terá duração aproximada de uma hora, ministrada pelo padre Antônio, da Paróquia São José, de Criciúma.
Em seguida, às 11h, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes (a antiga Igreja, ao lado da Matriz ão Donato), haverá uma palestra sobre o negro, com a historiadora Derlei Catarina de Luca. Já ao meio-dia, um almoço de confraternização será oferecido ao público na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, no qual serão servidos feijoada, bobó de camarão, xinxim de galinha, macarronada, entre outras iguarias.
Na parte da tarde, a partir das 13h30min, se iniciarão as apresentações culturais, inculsive de dança e a tradicional roda de capoeira. A entrega de troféus pela participação do evento e às pessoas que ajudam o movimento, ocorrerá logo em seguida.
A banda de pagode “Daquele Jeito” irá animar a festa a partir das 14h30min até o encerramento do encontro.
O convite é estendido pela Pastoral do Movimento Negro de Consciência Negra “Chico Rosa” a todas as famílias.
O ingresso para o almoço custa R$ 10,00 e pode ser adquirido durante o evento ou antecipadamente na Casa da Cultura (telefone 3432-5847) ou com a Ica (telefone 3432-3215).
O objetivo do evento socializar a cultura negra em Içara e mostrar que ela é tão essencial quanto todas as outras raças.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário