O objetivo da concessionária de energia elétrica de Içara é beneficiar, tanto o associado quanto o consumidor, deste modo a cooperativa lança novos projetos para beneficiar a todos.
Se em 2008 as atenções da Cooperaliança estiveram voltadas aos cursos profissionalizantes que aconteceram em uma escala maior do que o habitual, no segundo semestre de 2009 é a saúde do profissional o ponto forte a empresa. Tudo para que o atendimento ao associado e consumidor da cooperativa seja feito a cada dia com mais qualidade.
Programa de Conservação Vocal O programa de Conservação Vocal é também uma exigência da Norma Regulamentadora 17 (NR17), em seu anexo II, que diz respeito à capacitação dos tele operadores. Trata-se de a empresa cuidar da voz do atendente, promovendo a saúde vocal, prevenindo alterações orgânicas e cuidando de patologias já instaladas. Tudo isso visando a melhoria na qualidade do atendimento, bem-estar no trabalho, e em consequência colher os frutos da produtividade. “A norma pede que o programa de conservação vocal seja realizado com os tele operadores, mas entendemos que é necessário que também os nossos atendentes presenciais, se assim podemos chamá-los, passem por esse processo. O que faz bem para o nosso colaborador, reflete no bem do nosso associado e consumidor”, declara o presidente Pedro Deonízio Gabriel.
O programa de prevenção é dividido em três etapas, a da informação, a da avaliação e a da monitoração.
A Engenheira de Segurança do Trabalho, Claudia Alexandrino, que é uma das responsáveis pela implantação do programa na empresa, explica que primeiro os colaboradores envolvidos participaram de uma palestra informativa e interativa. Na palestra os participantes foram estimulados a realizar práticas e medidas preventivas em relação ao uso profissional da voz.
Numa segunda etapa, cada colaborador passará pelo processo de avaliação individual em um programa computadorizado chamado voxmetria. É através desse programa que a fonoaudióloga fará as considerações a respeito da voz de cada colaborador. Além dessa avaliação, a postura dos atendentes e alguns vícios de linguagem, também serão monitorados pela profissional contratada.
Ginástica laboral - Segunda, quarta e sexta-feira, já são dias esperados com ansiedade pelos colaboradores da área administrativa e comercial da Cooperaliança. Nesses três dias pelo menos dez minutos da jornada de trabalho é destinada ao programa de ginástica laboral.
O programa combina estratégias informativas e também em forma de motivação afim de melhorar os indicadores relacionados à saúde do profissional e também à qualidade de vida. A não obrigatoriedade de se cumprir a atividade física é justamente o ponto forte da ginástica laboral. Quase que a totalidade dos colaboradores (administrativo e comercial) participam e gostam de realizar a ginástica. Os resultados já podem ser notados claramente. “Além de contribuir para a saúde e qualidade de vida dos colaboradores, as relações interpessoais e aliviando o estresse do dia-a-dia, também contribui para a prevenção de doenças ocupacionais, dentre as quais podemos citar as Lesões por Esforços repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Outros benefícios são a maior disposição para realizar o trabalho, motivação, integração no ambiente de trabalho e auto-estima. Com isso, a empresa se beneficia com a diminuição das incidências de doenças ocupacionais, obtendo maior produtividade e marketing social”, explica a Engenheira de Segurança de Trabalho.
O próximo passo é implantar o programa de ginástica também na área de distribuição da Cooperaliança. A aula inaugural foi realizada na última semana, e agora os colaboradores daquele setor também aguardam ansiosos pelo início do programa, que será no próximo mês. A ginástica é parceira com o Sesi.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário