O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de março de 2010

VARIEDADES - Resgate de memória cultural engaja alunos e comunidade

Dando continuidade as ações do projeto “Eu e você todos pela educação”, a E.M.E.F. Tranquillo Pissetti promove exposição com objetos antigos, resgatando memórias e histórias de família.






Dando continuidade as ações do projeto “Eu e você, todos pela educação”, a E.M.E.F. Tranquillo Pissetti, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, realizou nesta quinta-feira a exposição “Resgate da nossa história”, onde os alunos de quinta a oitava série trouxeram objetos como moedas antigas, utensílios de uso doméstico, como ferros de passar roupa, notas antigas, aparelhos de som e telefonia, o livro de registros do ano de 1942, uma máscara vinda da cidade italiana de Veneza, e o xodó da exposição, um carro modelo A-Ford, do ano de 1929, entre outros.
Conforme a diretora da instituição Cléria Batista, o objetivo do evento foi o resgate de valores, e o apoio da comunidade foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. “O assunto faz parte do tema do nosso projeto, e toda a comunidade esteve envolvida. Dessa forma, conseguimos fazer o resgate de como os avós e bisavós viviam, podendo entender as transformações e construindo assim o futuro”, ressalta a educadora.
Já para a professora de história Tânia Estanislau da Silva, que foi a organizadora da exposição, relatou que a idéia amadureceu durante uma conversa dela e da aluna Mariah da Silva Zanette, da quinta série, cujo avô emprestou o carro para o ato. “Estavamos conversando, e ela comentou a respeito do carro, dando a sugestão. Com isso, vemos que o professor também aprende com os alunos”, argumenta, relatando que sempre trabalha com os objetos na questão do resgate da cultura e do tempo e também elogiou a participação ativa dos alunos e da comunidade local, e encerra, citando uma frase do historiador Jacques Logoff. “A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que to-ca, pode e deve fornecer informações sobre eles”.Já a aluna Mariah, comenta que está gostando da exposição. “Estou achando legal, conhecendo várias coisas diferentes”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário